Lula decidirá nesta quarta se mantém Jaques Wagner como líder do governo no Senado

Senador líder do governo no Senado se reunirá com Lula nesta quarta (24) para decidir sobre seu futuro após ser alvo da PF no caso Master. (Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O futuro do senador Jaques Wagner (PT-BA) na liderança do governo no Senado deve começar a ser definido nesta quarta-feira (24) em uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O horário e o local do encontro ainda não foram definidos, mas, segundo fontes próximas, deve ocorrer no Palácio da Alvorada, a residência oficial da presidência da República.

Wagner foi o principal alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, na semana passada, e enfrenta uma forte pressão dentro e fora da base governista para deixar o cargo. A investigação apura suspeitas de que ele teria recebido vantagens indevidas para atuar em favor dos interesses do banqueiro Daniel Vorcaro e do Banco Master no Congresso.

Entre os elementos citados pela Polícia Federal estão um imóvel de alto padrão em Salvador, repasses financeiros e valores em espécie. O senador nega qualquer irregularidade e afirma que seu patrimônio e movimentações financeiras estão devidamente declarados aos órgãos competentes.

Jaques Wagner vem tentando se segurar no cargo com base em seu histórico de amizade com Lula, de muitos anos e de atuar como uma espécie de conselheiro do presidente. Há ainda, na mesa, a forte relação que o parlamentar tem com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que está rompido com o governo.

Lula, no entanto, depende de Alcolumbre para passar pautas importantes antes do recesso parlamentar com vistas à sua campanha para a reeleição, como o fim da escala 6×1 e a PEC da Segurança Pública. Essa forte relação de Wagner com Alcolumbre torna ainda mais difícil sua decisão pela saída do parlamentar da liderança.

Apesar da pressão, Wagner vem sustentando que não deixará a liderança por iniciativa própria, e que recebeu solidariedade de Lula logo após a ação da Polícia Federal. O presidente, no entanto, tem evitado comentar sobre a situação e o governo não se pronunciou sobre a operação que atingiu em cheio seu principal articulador no Senado.

Embora mantenha solidariedade pessoal ao aliado, Lula também analisa os impactos políticos da decisão. Interlocutores do governo entendem que a permanência de Wagner na liderança pode ampliar o desgaste do presidente e oferecer munição à oposição em um período de pré-campanha eleitoral.

Entre os cenários discutidos nos bastidores estão a saída voluntária do senador, uma solicitação direta de Lula para sua substituição ou, em hipótese considerada menos provável, sua permanência no cargo.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/republica/lula-decidira-mantem-jaques-wagner-lider-governo-senado/

Professora de inglês diz que inventou Pix em ação contra o BC

Pedido de suspensão nacional do Pix foi negado logo no início. BC contestou criticando projeto supostamente plagiado. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Uma professora de inglês e empresária acionou a Justiça Federal contra o Banco Central (BC), alegando que inventou o funcionamento do mecanismo de pagamentos instantâneos antes da criação do Pix. Com isso, ela pede R$ 1 milhão por violação de direitos autorais, além de divisão de lucros e royalties pela utilização do sistema.

Na petição inicial, Anette Toppan aponta para o registro, na Biblioteca Nacional, do que nomeou como Projeto CellToken. O sistema usaria os créditos dos celulares para permitir o pagamento de seus cursos e materiais. Depois de uma parceria com outra empresa, o sistema e a empresa passaram a se chamar “Tá Pago”.

O acesso ao projeto pelo BC teria ocorrido quando a Tá Pago pediu autorização para se tornar um Fintech, fornecendo documentos que detalhariam o funcionamento da tecnologia. Anette chegou a pedir a suspensão do Pix, mas a liminar foi negada pela juíza Iolete Maria Fialho de Oliveira, da 22ª Vara Cível do Distrito Federal.

“Quanto ao pedido de suspensão do Pix, ainda que vigorasse por 1 (um) dia, resultaria em graves prejuízos econômicos à sociedade, uma vez que é notória e amplamente utilizado como o maior meio de pagamento do Brasil, conforme levantamento feito pelo Banco Central em 2024 […], nos quais milhões de reais são movimentados diariamente, […] dada a facilidade de uso e a gratuidade de taxas para pessoas físicas, mas que passariam a enfrentar dificuldades nas transações comerciais com a paralisação”, justificou a magistrada.

O BC contestou os pedidos afirmando que “as ideias, metodologias e fluxogramas nele contidos são, no mínimo, tecnicamente pueris, não passando nada mais de um brainstorm, um rascunho incipiente de um sistema“. O órgão ainda afirma que mecanismos de conversão de créditos em pagamento já existem pelo menos desde 2004.

“A existência de pagadores e recebedores é inerente a todo e qualquer arranjo de pagamento do país, na medida em que a movimentação de recursos financeiros demanda a existência de alguém que envia os recursos – o pagador – e aquele que recebe os recursos – o recebedor”, argumenta.

O processo foi protocolado em setembro de 2024 e segue em tramitação. No último despacho, de maio de 2026, a juíza retirou o sigilo dos autos e negou pedidos para que seja realizada uma perícia e para que o BC seja obrigado a fornecer todos os documentos de funcionamento e atas das reuniões em que o Pix foi planejado. A decisão ainda determina que o órgão monetário traduza e reenvie documentos em inglês.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/economia/professora-diz-que-inventou-pix-em-acao-contra-o-bc/

Espriella diz que Colômbia vai aderir ao Escudo das Américas no primeiro dia do seu mandato

O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, comemora em Barranquilla na noite de domingo (21) a sua vitória no segundo turno (Foto: Mauricio Dueñas Castañeda/EFE)

O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, afirmou nesta terça-feira (23) que o país vai aderir ao plano de segurança Escudo das Américas em 7 de agosto, dia em que o direitista tomará posse.

Espriella fez o anúncio no X, ao agradecer a uma mensagem do secretário da Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, parabenizando-o pela sua vitória no segundo turno da eleição presidencial colombiana, no último domingo (21), quando derrotou o esquerdista Iván Cepeda.

“A partir de 7 de agosto, a Colômbia fará parte do Escudo das Américas. A Colômbia não será mais governada por uma administração complacente com o narcoterrorismo; passaremos a combatê-lo como deve ser. Firme pela Pátria!”, escreveu o direitista.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criou em março o Escudo das Américas, uma coalizão regional para combater o crime organizado, da qual participam governos de direita como os de Argentina, Chile, Equador e El Salvador, mas que não é integrada por países com governos de esquerda, como Brasil, Colômbia, Guatemala e México.

Durante sua campanha, Espriella, que recebeu apoio de Trump, defendeu o enfrentamento ao crime organizado e às guerrilhas da Colômbia, com o encerramento das negociações de paz defendidas pelo presidente Gustavo Petro e por Cepeda e a construção de dez megaprisões de segurança máxima, inspiradas nas ações do presidente salvadorenho, Nayib Bukele.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/espriella-diz-colombia-vai-aderir-escudo-americas-primeiro-dia-mandato/

Quem é Keiko Fujimori, a nova presidente do Peru

A conservadora Keiko Fujimori posa para foto com apoiadoras em Lima (Foto: Paolo Aguilar/EFE)

A apuração do segundo turno da eleição presidencial no Peru indicou na madrugada desta quarta-feira (24, horário de Brasília) a vitória da candidata conservadora Keiko Fujimori, de 51 anos, que concorreu à presidência pela quarta vez, após perder no segundo turno as eleições de 2011, 2016 e 2021.

Filha e herdeira política do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), ela foi uma das primeiras-damas mais jovens do mundo, ao assumir o cargo aos 19 anos de idade, em agosto de 1994, depois que sua mãe, Susana Higuchi, se separou do então presidente.

Keiko estudou administração de empresas na Universidade de Boston e obteve um MBA pela Universidade de Columbia.

Voltou ao Peru em 2005 e, no ano seguinte, foi eleita para o Congresso com número recorde de votos nas eleições para o Parlamento peruano.

Assim como o pai, que foi condenado por corrupção e violação de direitos humanos (morreu em setembro de 2024), Keiko teve problemas com a Justiça: devido a acusações de lavagem de dinheiro em suas campanhas eleitorais, ela passou quase um ano e meio em prisão preventiva, entre 2018 e o início de 2020. Posteriormente, o caso foi arquivado pela Justiça peruana.

Repetindo o discurso do pai, que derrotou o grupo guerrilheiro Sendero Luminoso e estabilizou a economia do Peru, Fujimori priorizou metas sobre segurança pública e econômicas no seu plano de governo.

Segundo propostas compiladas pelo site Infobae, na primeira área, ela prometeu a criação de Centros de Comando e Videovigilância (C5i) interligados nas 24 regiões peruanas; implementação de mil viaturas de patrulhamento inteligente e 10 mil câmeras por meio de decretos de emergência; construção de quatro megapresídios sob administração temporária das Forças Armadas; expansão das unidades de “Flagrante Expresso”; e bloqueio total de sinais de celular nas unidades prisionais.

Com isso, a conservadora espera até 2031 reduzir a taxa de homicídios em 20% e diminuir a taxa de impunidade de 90% para 50%.

Na área econômica, Fujimori quer fomentar a economia de mercado, manter a independência do Banco Central, reduzir o déficit para 1% do PIB até 2031 e atrair investimentos privados adicionais de até US$ 7 bilhões por ano.

Seu principal desafio será superar a instabilidade política no Peru: o país teve oito presidentes desde 2016, quando o esquerdista Ollanta Humala foi o último mandatário a cumprir na íntegra o mandato de cinco anos, e vários ex-presidentes sofreram condenações judiciais nos últimos anos.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/perfil-keiko-fujimori-nova-presidente-peru/

Sob comando da direita, Equador deixa bloco criado com Cuba, Venezuela e Nicarágua

O presidente do Equador, Daniel Noboa. (Foto: José Jácome/EFE)

O governo do Equador formalizou nesta terça-feira (23) a saída do país do chamado Sistema Unitário de Compensação Regional de Pagamentos, conhecido como Sucre, mecanismo criado em 2009 por governos aliados da esquerda latino-americana, entre eles os de Cuba, Venezuela e Nicarágua, para facilitar o comércio entre os países membros sem o uso do dólar.

A decisão que retirou o país do mecanismo foi assinada pelo presidente Daniel Noboa, de direita, após aprovação pela Assembleia Nacional, o Parlamento do país. O mecanismo havia sido adotado pelo Equador durante o governo de Rafael Correa (2007-2017).

Para Noboa e seus aliados, a permanência no Sucre tinha se tornado um custo sem utilidade prática. A deputada governista Lucía Jaramillo afirmou que o sistema estava ligado a suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro.

“Em teoria, soava moderno, mas na prática foi mais um ato de corrupção do correísmo (movimento político de Rafael Correa)”, disse Jaramillo.

Segundo a parlamentar, o mecanismo não é usado desde 2019, embora o Equador tenha colocado mais de US$ 2 milhões em um fundo mantido em um banco da Venezuela. Ela afirmou que ainda não há respostas claras sobre o destino desses recursos.

Jaramillo também acusou o Sucre de ter sido usado pelo empresário colombiano Alex Saab, apontado como operador financeiro do regime de Nicolás Maduro, para lavar dinheiro.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/sob-comando-da-direita-equador-deixa-bloco-criado-com-cuba-venezuela-e-nicaragua/

Alexandre Garcia

Única ideia do governo contra roubo de celulares é fazer o aparelho avisar que é roubado

Em vez de trabalhar para impedir roubo de celulares, governo se contenta com avisos em aparelhos roubados. (Foto: Imagem criada utilizando ChatGPT/Gazeta do Povo)

O presidente Lula assinou um decreto criando um Banco Nacional de Celulares com Restrição. O celular fica registrado e, havendo uma comunicação de furto ou roubo, esse aparelho exibe uma mensagem indicando que é furtado ou roubado, a fim de avisar quem for comprá-lo. Esse é aquele caso em que Lula disse que era melhor não devolver um celular furtado na delegacia, porque não dava para confiar. Não é novidade que Lula não gosta da polícia; a Adepol nacional até emitiu nota de repúdio contra esse absurdo. São péssimos exemplos vindos de Lula; já houve aquela frase sobre “roubar o celular para tomar uma cerveja”. Mas o celular hoje é a vida da pessoa, está tudo lá. Outro dia, deixei o celular dentro do carro e fui a um evento no Senado. Pensei: “Se levarem o carro, tomara que joguem o celular pela janela, pois o aparelho é mais valioso que o veículo”.

Mas há solução para isso. O problema é que tratamos com muita bondade o ladrão e também quem comete o crime de receptação. É só aumentar bastante a pena para quem comprar coisa furtada. Se está baratinho, desconfie porque é furtado. Desde o fio de cobre roubado da rede elétrica até celulares e rodas de automóveis. Na maior parte das vezes, o ladrão é movido pela oportunidade de vender a mercadoria porque há alguém disposto a cometer o crime de receptação; então, é só aumentar bastante a pena para receptação.

Todas essas bondades de Lula em ano eleitoral serão consideradas compra de votos?

A pena para quem vende ou compra votos chega a quatro anos de prisão e multa. O candidato que estiver envolvido nisso perderá seu registro. E a compra de votos, diz a lei eleitoral, não inclui só dinheiro: oferecer benefícios ou favores, prestar serviços materiais ou de outra ordem, entregar cesta básica, alimentos, combustível, material de construção, marcar consultas médicas ou fazer promessas de emprego, tudo isso configura crime. Só a promessa já é suficiente. O Ministério Público Federal aconselha o cidadão a clicar em “denúncias e pedidos de informações”, entrar com a conta Gov.br e apresentar as provas para fazer a queixa de venda ou de compra de votos.

E aí pensamos: temos Bolsa Família, benefícios para luz, gás, subsídio para o entregador de moto e para o motorista de aplicativo, tudo sendo oferecido em ano eleitoral, por alguém que é candidato à reeleição e tem o poder de dar essas benesses. O que é isso, afinal? É bom que destrinchemos isso, e a Justiça Eleitoral terá de se manifestar sobre esse assunto.

Expectativa de inflação segue subindo, e brasileiro confia menos em Lula

A pesquisa Focus, do Banco Central, já mostra expectativa de inflação de 5,33% para este ano. Mais um pouco e chega ao dobro da meta, que é de 3%. E a consequência é que o instituto Ipsos-Ipec mostrou que 56% não confiam em Lula, contra 41% que confiam. A única região com resultado diferente é o Nordeste, onde há uma abundância de Bolsa Família, até maior que o emprego com carteira assinada. Segundo a mesma pesquisa, 38% dizem que a administração Lula é ruim ou péssima, e 25% dizem que é boa ou ótima. Estamos a quase 100 dias da eleição e hoje tudo se movimenta em função de votos. O Congresso Nacional já está praticamente parando. Agora temos festas juninas e Copa do Mundo. Depois vem o recesso e, em seguida, a campanha eleitoral.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/lula-banco-nacional-roubo-celulares/

Rodrigo Constantino

O garantismo seletivo de Gilmar Mendes: vale tudo para melar as investigações do Master

Hoje vemos muita gente desiludida, cansada, sem esperanças. É tudo que Gilmar Mendes quer para encurralar Mendonça e conseguir atrapalhar de vez com as investigações. (Foto: Victor Piemonte/STF)

Nos últimos dois meses, Gilmar Mendes já concedeu 12 entrevistas. O ministro fala mais com a imprensa do que político em campanha. Nesta segunda (22) ele foi ao Roda Viva, e disparou que André Mendonça cometeu “erro crasso” em delação de Daniel Vorcaro: “Na conversa que nós tivemos, por exemplo, disse-se que o André Mendonça tinha recebido um advogado fazendo proposta de delação seletiva. E aqui há uma impropriedade, porque a lei não permite que o relator participe, ou que o juiz participe, da delação entre o Ministério Público ou a Polícia Federal e o delator”.

O ministro parece ignorar que o próprio colega Mendonça contou isso como algo absurdo, e deixou claro que rechaçou na hora a proposta indecorosa. Gilmar Mendes também finge não saber que, no caso do julgamento de Jair Bolsonaro e seu entorno, o ministro Alexandre de Moraes foi quem cuidou da colaboração de Mauro Cid, inclusive com clara ameaça envolvendo seus familiares. Pau de arara da era moderna, diria o mesmo Gilmar se fosse na Lava Jato!

Esse garantismo seletivo já virou marca registrada de Gilmar Mendes. Ele sempre puxa da cartola essa cartada para liberar bandidos e melar operações importantes contra a corrupção, enquanto faz vista grossa na hora de condenar Bolsonaro. Para melar a Lava Jato vale até aceitar vazamento ilícito obtido por hackers!

Na Lava Jato, a pressão popular foi fundamental para a continuidade das operações contra a corrupção. Hoje vemos muita gente desiludida, cansada, sem esperanças. É tudo que Gilmar Mendes quer para encurralar Mendonça e conseguir atrapalhar de vez com as investigações

O Partido Novo comentou: “Gilmar Mendes já está preparando o terreno para anular o caso Master, como o STF fez com a Lava Jato. Pra isso, faz críticas diárias à condução do processo por André Mendonça. Gilmar Mendes deve ser impedido de julgar qualquer questão relacionada ao Master no futuro”. Deve, mas não vai. Isso é Brasil, afinal de contas. A menos que os “intocáveis” sofram impeachment no Senado, como prega Romeu Zema.

Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Operação Lava Jato, detestada por Gilmar Mendes por ter prendido corruptos graúdos, disse: “Ao ser perguntado sobre quais abusos e excessos enxerga no caso Master, o ministro Gilmar Mendes citou como um dos exemplos a morte de Sicário. Por acaso o ministro Gilmar Mendes está dizendo que a responsabilidade por essa morte é do ministro André Mendonça? Não pode ser”. Não pode ser, mas para criar a narrativa que vai levar à nulidade ali na frente, pode tudo sim!

Barbara, do canal TeAtualizei, chamou a atenção para algo importante: “Todo mundo está enxergando e entendendo muito bem o que o Gilmar Mendes está tentando fazer. TODO MUNDO. A minha preocupação é isso estar sendo feito de maneira tão explícita, sem nenhum receio”. De fato, eles perderam o pudor…

O advogado André Marsiglia, porém, enxergou na postura de Gilmar algum desespero, e procurou ver o copo meio cheio: “Depois de não conseguir formar maioria contra as investigações do caso Master, Gilmar Mendes recorreu ao Roda Viva em busca de holofote e palco para suas críticas. Isso apenas demonstra que os críticos das investigações do Master estão, por ora, sem um plano de ação efetivo”. Que a turma quer melar as investigações já sabemos, mas será que vão mesmo conseguir?

No Brasil, a impunidade tem um passado glorioso e um futuro promissor. Dependemos da coragem de André Mendonça e da independência da Polícia Federal, cujo diretor-geral é o petista Andrei Rodrigues. Não custa lembrar que o atual ministro da Justiça, chefe da PF, foi indicação de Jaques Wagner, o petista alvo da nova fase da operação que investiga o caso Master. Não tente explicar o Brasil para um estrangeiro.

Na Lava Jato, a pressão popular foi fundamental para a continuidade das operações contra a corrupção. Hoje vemos muita gente desiludida, cansada, sem esperanças. É tudo que Gilmar Mendes quer para encurralar Mendonça e conseguir atrapalhar de vez com as investigações. Todo cuidado é pouco…

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/garantismo-seletivo-gilmar-mendes-entrevista-banco-master/

Mendonça cobra explicações sobre suposta oferta de delação feita ao “careca do INSS”

PF investiga se Lulinha, filho mais velho de Lula, tem ligação com o “Careca do INSS” (Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça deu um prazo de 48 horas para que a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape/DF), que cuida do Complexo da Papuda, em Brasília, preste esclarecimentos sobre o relato de um detento. De acordo com o empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, que ficou conhecido como “careca do INSS”, agentes penais o teriam retirado da cela para oferecer delação premiada.

Em relato apresentado ao STF na última sexta-feira, o “Careca” teria sido alvo de uma revista em sua cela, após a qual teria sido interrogado sobre o motivo de ainda não ter delatado na investigação sobre descontos ilegais contra aposentados, na chamada “Farra do INSS”.

Mendonça solicitou as informações na noite de segunda-feira (22), e o prazo passa a valer a partir do momento da notificação à Seape. O ministro pede no despacho, que está sob sigilo judicial, que os fatos sejam esclarecidos e que, caso procedam, os agentes penitenciários envolvidos sejam devidamente identificados.

Gazeta do Povo procurou a Seape para esclarecimentos e aguarda uma resposta. Ao jornal Valor Econômico, o órgão informou que não prestaria informações sobre “custodiados específicos”, mas que segue “protocolos operacionais” em suas unidades prisionais. Segundo o jornal, a defesa de “Careca do INSS” não quis comentar o relato.

Histórico

O “Careca do INSS” foi preso em setembro, depois de ser alvo da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal para apurar o desconto ilegal em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo as investigações, ele seria um dos principais operadores do esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões.

Em setembro de 2025, Antunes negou participação no esquema durante um breve pronunciamento à CPMI do INSS. Na ocasião, ele classificou sua prisão preventiva como “uma medida extremamente grave, baseada em premissa absolutamente equivocada”.

A Polícia Federal (PF) investiga o suposto elo entre o filho do presidente, Lulinha e o “Careca do INSS”, além de uma viagem a Portugal paga pelo lobista. Apura-se a existência de uma triangulação de recursos e o uso de empresas de fachada nos pagamentos de recursos, oriundos das fraudes previdenciárias. Em maio, o comando das investigações foi trocado, o que gerou críticas de possível influência política na decisão.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/republica/mendonca-cobra-explicacoes-sobre-suposta-oferta-de-delacao-feita-ao-careca-do-inss/

Flávio supera Lula em 2º turno com 42% a 40%

Flávio Bolsonaro (PL) disputa o governo do Brasil contra reeleição de Lula (PT). (Fotos: Redes sociais/Ricardo Stuckert/PR)

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) detém a preferência de 42% eleitor brasileiro na simulação de 2º turno contra o projeto de reeleição presidente Lula (PT), que pontuou 40%, na pesquisa do Instituto Gerp divulgada nesta quarta-feira (24).

A liderança numérica de Flávio, com vantagem de 1,3 ponto percentual, representa um empate técnico entre os dois pré-candidatos, na margem de erro de 2,19 pontos percentuais da pesquisa. Neste cenário entre os rivais que polarizam a disputa presidencial, 14,8% disseram não votar em nenhum deles, e o Gerp registrou outros 3,5% de não sabe/não respondeu.

No 1º turno, a liderança numérica se inverte, com Lula à frente com 37% das intenções de votos, empatado tecnicamente com Flávio, que obteve 34% de preferência eleitoral. O ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), é o terceiro com 4%; seguido de perto por Renan Santos (Missão) e pelo ex-governador mineiro Romeu Zema (Novo), ambos com 3%.

Por último, empatam com 1% o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa (DC); Cabo Daciolo (Mobiliza); Augusto Cury (Avante) e Samara Martins (UP). Outros 6% disseram não votar no 1º turno em nenhuma das opções da pesquisa, e 11% registraram não sabe/não respondeu.

Na pesquisa registrada no TSE sob o protocolo BR-09657/2026, a Gerp ouviu 2.000 eleitores do Brasil, entre os dias 15 e 20 de junho de 2026. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/politica/flavio-supera-lula-em-2o-turno-com-42-a-40

Oposição aciona o TCU contra gastos excessivos de Lula em campanhas

Senador Rogério Marinho, líder da Oposição no Senado. (Foto: Diário do Poder).

O líder da oposição no Senado e coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro (PL), o senador Rogério Marinho (PL-RN), protocolou junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma representação que pede uma auditoria nos gastos exorbitantes do governo Lula (PT), em campanhas publicitárias de 2026.

No pedido, Marinho solicita que o TCU fiscalize as despesas da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), determinando o envio das informações detalhadas sobre todos os gastos com publicidade realizados neste ano.

Também é peticionado o fim de campanhas em andamento e a apuração da responsabilização de agentes públicos envolvidos.

O senador da oposição pede que o tribunal verifique se houve descumprimento da legislação eleitoral.

Segundo a representação, o governo federal já teria gasto R$ 785 milhões com publicidade até meados de junho, valor que superaria em R$ 167 milhões (cerca de 30%) o limite legal de R$ 618,1 milhões para o primeiro semestre de um ano eleitoral.

Um dos principais alvos do pedido é a campanha institucional em defesa do fim da escala 6×1.

Segundo os autos, campanhas para o projeto defendido pelo governo começaram a ser veiculadas antes mesmo de sua apreciação no Congresso Nacional, o que, em sua avaliação, pode se configurar como uso irregular da comunicação institucional, influenciando o debate eleitoral.

Segundo Marinho, a campanha para o projeto consumiu cerca de R$ 80 milhões.

“No caso, há indícios de que a campanha publicitária tenha sido estruturada não para informar a população, mas para defender uma bandeira política específica do Governo Federal, associada diretamente à agenda do Presidente da República, a sua base de sustentação e caráter nitidamente eleitoreiro. Ademais, a extrapolação do limite legal de despesas com publicidade institucional previsto no art. 73, VII, da Lei nº 9.504/1997, apenas potencializa o desvio de finalidade e o gasto ilegal com propaganda”, diz trecho da decisão.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e07-brasil/oposicao-aciona-o-tcu-contra-gastos-excessivos-de-lula-em-campanhas

Nova delação de Vorcaro promete encurralar o coração do governo atual

O ex-banqueiro Daniel Vorcaro – (Foto: Reprodução/Esfera Brasil)

Os bastidores do poder na capital federal seguem sob forte tensão com os desdobramentos jurídicos envolvendo o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master.

Após ter suas duas primeiras propostas de colaboração premiada rejeitadas pela Polícia Federal (PF) e pela Procuradoria-Geral da República (PGR), a equipe de defesa do empresário estuda a formulação e apresentação de um terceiro termo de delação.

O movimento ocorre em meio a uma reestruturação na estratégia jurídica de Vorcaro, que se encontra detido na Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

As negativas anteriores por parte das autoridades investigativas basearam-se na avaliação de que os relatos iniciais eram seletivos e careciam de elementos novos que superassem o que o próprio avanço das apurações já havia consolidado.

Diante do impasse e do risco iminente de transferência para um presídio comum (como o Complexo da Papuda), a defesa técnica passou por mudanças estruturais, focando no detalhamento de informações mais robustas e abrangentes para destravar as negociações com os órgãos de controle.

O potencial explosivo de uma eventual delação homologada reside no alcance das revelações sobre o uso de recursos financeiros no ambiente político.

Diferentemente das especulações iniciais que tentavam associar figuras da oposição a irregularidades, os elementos centrais das tratativas apontam para o direcionamento dos holofotes ao primeiro escalão do atual governo federal e a integrantes da base governista.

Entre os pontos de maior relevância que emergem dos bastidores estão os supostos repasses de quantias expressivas, via caixa dois, para campanhas eleitorais de membros proeminentes da atual gestão e de partidos alinhados ao Palácio do Planalto, além de menções a autoridades de esferas superiores do funcionalismo público.

A estratégia da defesa agora concentra-se em apresentar provas materiais e relatórios financeiros que comprovem a real extensão dessas conexões institucionais, buscando obter benefícios penais mais vantajosos.

Enquanto o novo documento é avaliado e formatado pelos defensores, o caso aguarda definições do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o ministro André Mendonça detém a relatoria do processo e decidirá sobre a manutenção das condições de custódia do ex-banqueiro.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/nova-delacao-de-vorcaro-promete-encurralar-o-coracao-do-governo-atual?dicbo=v2-HHV4HB1

Be the first to comment on "Lula decidirá nesta quarta se mantém Jaques Wagner como líder do governo no Senado"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*