Prisão de brasileiros ligados ao EI expõe vínculos do Brasil com o terrorismo islâmico

O Estado Islâmico tem sido associado ao Hamas na guerra que ocorre no Oriente Médio| Foto: EFE/EPA/SALVATORE DI NOLFI

Em menos de um mês, o Brasil foi associado a dois casos de terrorismo envolvendo milícias islâmicas, o que mostra uma aproximação cada vez maior da influência desses grupos que pregam e praticam o terror, principalmente a partir do Oriente Médio, no país.

O primeiro caso ocorreu no dia 8 de novembro, quando a Polícia Federal prendeu dois suspeitos de ligação com o grupo terrorista libanês Hezbollah, que planejavam praticar atos contra judeus dentro do país, incluindo ataques a edifícios da comunidade judaica, como sinagogas.

Investigações policiais e documentos divulgados apontam que a milícia adentrou no território brasileiro com o auxílio do Comando Vermelho (CV), grupo criminoso que atua principalmente na fronteira do Brasil e no estado do Rio de Janeiro e que facilitou as atividades dos extremistas libaneses no país.

Um segundo caso aconteceu na Espanha, onde dois brasileiros foram presos acusados de propagar o terrorismo e manter vínculos com o Estado Islâmico.

Segundo as investigações das autoridades europeias, com cooperação da polícia brasileira, a dupla fazia propaganda para os jihadistas na internet e divulgava manuais sobre assassinatos em massa, materiais para confecção de explosivos e envenenamento, histórico de atividades terroristas já realizadas e documentos que, para eles, justificavam a prática de ações suicidas.

Além das já conhecidas conexões do Hezbollah com o CV e o Primeiro Comando da Capital (PCC), esses acontecimentos recentes, com menos de 30 dias de diferença, expõem a abrangência da presença de grupos extremistas, principalmente num período em que diversas guerras ocorrem ao redor do mundo, como no Oriente Médio e no leste europeu, e evidenciam que o Brasil está mais vulnerável aos recrutamentos de organizações criminosas, sendo as duas últimas de milícias islâmicas.

De acordo com a gestora de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP) e analista de inteligência antiterrorista Barbara Krysttal, alguns fatores explicam essa maior abertura do Brasil à influência terrorista.

“Uma das questões que facilitam o recrutamento de brasileiros por esses grupos é que eles se parecem com qualquer pessoa do mundo. No país, temos os mais diferentes povos, então essa miscigenação é um dos fatores que interessam às organizações criminosas, é algo positivo para eles que o recrutado se pareça com qualquer pessoa do mundo na hora de realizar um ataque”, afirmou Krysttal.

Segundo a especialista, outro ponto de destaque que torna o Brasil um atrativo para prospectar esses voluntários é a baixa renda per capita da maioria dos cooptados.

“Não existe terrorismo e crime organizado sem financiamento, portanto, esses grupos possuem várias agências e pessoas que fazem doações para articular as atividades e buscam pessoas com uma renda mais baixa. Geralmente, são pessoas que têm muito tempo ocioso ou que buscam alguma ideologia, elas veem uma possibilidade de atuação dentro de uma área que não conhecem”, destacou.

Para Krysttal, um dos principais motivos que levam brasileiros, a maioria formada por jovens, a se unirem a grupos terroristas como o Hezbollah ou o Estado Islâmico é a busca por poder e reconhecimento.

“Em geral, esses grupos terroristas, especialmente os islâmicos, têm a demonstração de terror como principal marca, eles querem transmitir medo, mostrar que não seguem legislações ou a ética, esse poder aumenta muito o risco reputacional deles. Quando alguém busca por esse tipo de vínculo com essas organizações, é justamente para encontrar um espaço de poder, eles viram fãs”, disse a especialista.

A internet se tornou o espaço mais importante para a propagação do terrorismo. Um dos meios mais eficazes de recrutamento são os grupos criados em redes sociais ou na Deep Web, um espaço oculto da internet muito usado para a prática de crimes, visto que não é facilmente monitorado.

Segundo a especialista, na última década, esses ambientes virtuais têm facilitado a cooptação de pessoas para esses grupos. “Nos últimos cinco a dez anos, isso tem sido mais recorrente. A internet trouxe mais agilidade nesse contato”, destacou.

Para Krysttal, um ponto fundamental para o Brasil evitar a expansão dessas atividades extremistas a nível nacional é a criação de um programa específico voltado para o combate ao terrorismo, que abranja um melhor monitoramento e responsabilização nas redes sociais e investimentos na área de segurança pública, com tecnologia de países exemplos em questões da área.

“A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Defesa Nacional devem ter maior amplitude de transferência de conhecimento e técnicas de diferentes áreas da segurança, precisamos trazer tecnologia e conhecimento desse meio para a inteligência nacional. Isso precisa estar no planejamento estratégico do Plano Plurianual (PPA) do próximo ano”, apontou.

De acordo com ela, um dos grandes desafios enfrentados hoje no país é a falta de transparência sobre os dados relacionados ao terrorismo: “O Brasil não traz esses dados com facilidade, por exemplo, o número de pessoas presas no país por ações terroristas. É importante para que a própria população denuncie, pode ser um vizinho”.

“Recentemente, tivemos uma atualização de legislação, mas ela já precisava ser revista, porque não esperávamos tamanha incidência. Quanto mais aumenta o número de países em guerra, mais frágil o Brasil fica”, acrescentou a especialista em segurança pública.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/prisao-de-brasileiros-ligados-ao-ei-expoe-vinculos-do-brasil-com-o-terrorismo-islamico/

A total destruição de uma “Suprema Corte” (veja o vídeo)

O suntuoso prédio onde funcionava a Suprema Corte do Hamas foi totalmente destruído pelas Forças de Defesa de Israel, nesta segunda-feira (4).

Além disso, somente neste domingo (3), pelo menos 200 alvos do Hamas foram atingidos.

O grupo terrorista está pagando caro por ter desrespeitado as regras do acordo para cessar fogo.

Veja o vídeo:

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/53813/a-total-destruicao-de-uma-suprema-corte-veja-o-video

Novo áudio aponta contradição de Janones sobre denúncias de “rachadinha”

O deputado federal André Janones (Avante-MG).
O deputado federal André Janones (Avante-MG).| Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados.

Novo áudio contradiz a versão apresentada pelo deputado André Janones (Avante-MG) sobre as acusações de “rachadinha” feitas por ex-assessores. No trecho divulgado nesta segunda-feira (4) pelo jornal Metrópoles, o parlamentar aparece tratando de assuntos relativos ao exercício do mandato na mesma reunião em que pede parte dos salários dos funcionários para cobrir gastos com campanhas.

Acontece que após o início da publicação das denúncias, na semana passada, o deputado tentou minimizar o escândalo dizendo que os áudios teriam sido gravados quando ele ainda não havia assumido o cargo de deputado e, portanto, estaria conversando com pessoas que, oficialmente, ainda não haviam sido nomeadas em seu gabinete.

“A história: Eu (quando ainda não era deputado), disse para algumas pessoas (que ainda não eram meus assessores) que eles ganhariam um salário maior do que os outros, para que tivessem condições de arcar com dívidas assumidas por eles durante a eleição de 2016. Ao final, a minha sugestão foi vetada pela minha advogada e, por isso, não foi colocada em prática. Fim da história”, escreveu o parlamentar na rede social X após a repercussão das denúncias.

No áudio desta segunda-feira, que se trata de um trecho gravado na mesma reunião com os assessores, Janones reclama de não ter sido avisado a tempo sobre uma movimentação de parlamentares para negociar emendas e se mostra preocupado com a falta de preparação para o seu discurso no Plenário na tarde do mesmo dia.

“Não sei se vocês viram aí nas notícias do Facebook. Já tem uma porrada de deputado que apresentou projeto de lei ontem. Ontem tinha uma fila de 100 deputados apresentando projeto de lei. Eu sequer sabia disso. Por que eu não sabia? Por que não contratei nenhum especialista em técnico legislativo. Hoje tem plenário à tarde. Eu não sei o que que eu vou fazer lá. Vou chegar lá e vou ficar perdido. Não sei como que é, o que eu vou fazer, que horas que eu falo, que assunto que vai ser. Por quê? Porque não contratei ninguém de Plenário”, disse Janones na reunião.

Esse trecho do áudio corrobora com a versão dos denunciantes de que a reunião teria ocorrido no dia 5 fevereiro de 2019, uma terça-feira. A nomeação de Fabrício Ferreira, um dos ex-assessores que acusam o parlamentar de rachadinha, foi oficializada quatro dias antes.

Segundo as denúncias, a reunião aconteceu dentro da Câmara dos Deputados, na sala de reuniões do Avante, partido do deputado. De acordo com o Metrópoles, Janones não sabia que estava sendo gravado.

Denúncias

Janones tem sido alvo de uma série de denúncias de ex-assessores divulgadas pelo Metrópoles.

No início desta semana, o jornal divulgou um áudio em que o deputado cobra de assessores a devolução de parte dos salários.

De acordo com Janones, não se trata da prática conhecida como “rachadinha”, mas de uma contribuição dos assessores para que ele conseguisse recuperar parte do seu patrimônio usado para custear a sua campanha à prefeitura de Ituiutaba (MG), em 2016.

Na terça-feira (28), o jornal divulgou um novo áudio em que Janones pede a assessores para transferir parte do salário para sua conta como forma de criar um caixa para bancar campanhas eleitorais. A estimativa de Janones era de arrecadar R$ 200 mil.

Para Janones, as acusações são “fake news”. O deputado também culpou a “extrema-direita” pela disseminação da reportagem do Metrópoles, jornal com viés de esquerda.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/republica/novo-audio-aponta-contradicao-de-janones-sobre-denuncias-de-rachadinha/

Foto de perfil de Alexandre Garcia
Alexandre Garcia

CPI do Abuso de Autoridade sairá do papel finalmente?

Deputados conseguiram as assinaturas necessárias para instalar a CPI, mas o recesso parlamentar se aproxima.
Deputados conseguiram as assinaturas necessárias para instalar a CPI, mas o recesso parlamentar se aproxima.| Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcel Van Hattem (RS), do Novo, conseguiu as assinaturas necessárias para abrir a CPI do Abuso de Autoridade, que se refere especialmente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Era necessário o apoio de um terço dos 513 deputados. Agora, já estamos em dezembro.

No ano passado, Marcel van Hattem e outros conseguiram as assinaturas e protocolaram no dia 24 de novembro, chegou o fim do ano, mas com base no artigo 105, do regimento interno da Câmara, em 31 de janeiro, o pedido foi arquivado. Teve que começar tudo de novo. Deu trabalho, e só fechou o apoio necessário em dezembro, depois que apareceu um morto na Papuda, e depois que o STF atingiu a imprensa, os jornais e a mídia.

O Supremo diz que a imprensa é responsável pelas mentiras, calúnias, injúrias, difamações, de quem for entrevistado. Só depois disso é que Van Hattem obteve as assinaturas que estavam faltando. De modo que eu não sei como é que vai terminar isso, senão vai ser igual a do ano passado.

Sargento preso por 8 de janeiro não estava em Brasília

Por falar em morte na Papuda, olha só que trabalho excelente da jornalista Cristina Graeml, da Gazeta do Povo. Ela descobriu um sargento da reserva, da PM da Bahia, Josafá Ramos, que ficou 49 dias na prisão e agora está com tornozeleira eletrônica, porque alguém em Feira de Santana pegou uma foto dele, fez uma montagem e divulgou como se ele estivesse nas manifestações do dia 8 de janeiro. Quando Ramos estava a 1.400 quilômetros de distância.

Só que não adiantou. Ele saiu da prisão, mas está com tornozeleira. Ele é doente, tem que fazer tomografia, para isso teria que tirar tornozeleira só que foi pedido à Justiça e não foi atendido. Excelente trabalho da jornalista Cristina Graeml, imagino o trabalho de investigação para descobrir esses tantos casos de injustiças com base no 8 de janeiro.

Comerciários formam fila para evitar contribuição assistencial

Imagens mostram filas imensas de comerciários em Santa Cruz do Sul para serem atendidos no sindicato dos comerciários, isso se repete no país inteiro, para não pagar os 6% de contribuição assistencial para o sindicato. O Supremo decidiu que não tem mais imposto sindical, mas o sindicato pode cobrar, descontando em folha, essa contribuição assistencial de 6%, a menos que a pessoa apresente pessoalmente uma carta dizendo que não aceita pagar.

No entanto, o sindicato dificulta tudo para a pessoa desistir. Tem gente chegando nessa fila de Santa Cruz do Sul às 5h e demora três horas para ser atendida. O atendimento lento no sindicato dos comerciários é uma forma de fazer com que a pessoa desista de enfrentar a fila.

Macron rejeita acordo UE-Mercosul

O presidente Lula (PT) está na Alemanha, mas antes esteve na Conferência do Clima, a COP28, em Dubai, mas a notícia principal não é sobre clima, é sobre comércio, porque o presidente da França, Emmanuel Macron, já disse que o governo dele não vai apoiar, de jeito nenhum, a entrada do Mercosul na União Europeia.

Lula tinha falado com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, mas parece que não adiantou nada. Um dos motivos é que ele e Macron estão em divergências absolutas sobre a questão da Faixa de Gaza. O presidente francês apoia totalmente Israel e condena o Hamas e Lula faz o inverso. Macron disse achar completamente contraditória a abordagem de Lula em comparação com a França.

Interessante que, em outra contradição, Lula aceitou o convite para o Brasil entrar na Opep+. A justificativa de Lula para aceitar o convite é que ele pretende convencer o pessoal da Opep a virar energia verde, ou seja, plantar cana e não extrair mais petróleo. Parece piada.

FONTE; GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/cpi-do-abuso-de-autoridade-saira-do-papel-finalmente/

TSE não consegue notificar internautas multados em R$ 20 mil por dia por Alexandre de Moraes

Usuários do antigo Twitter não foram intimados, seis meses após aplicação de multa que pode passar de R$ 600 mil.
Usuários do antigo Twitter não foram intimados, seis meses após aplicação de multa que pode passar de R$ 600 mil.| Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

Dois perfis do X, o antigo Twitter, condenados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, a pagarem multa diária de R$ 20 mil pela “divulgação de desinformação contra as eleições e apologia à intervenção militar” não foram localizados para intimação desde a decisão do ministro no dia 1º de junho deste ano.

Segundo os autos do processo, as contas registradas na rede social pelos usuários Wagner Pereira e Rita de Cássia Serrão foram reativadas junto com outros perfis do antigo Twitter, depois da remoção de postagens com informações falsas. No entanto, a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação apontou que houve reincidência na utilização dos dois perfis para divulgação contra o processo eleitoral “em detrimento da vontade popular registrada nas Eleições 2022”.

Conforme o ministro Alexandre de Moraes, o valor da multa diária de R$ 20 mil foi imposta na “hipótese de reiteração de divulgação dos conteúdos bloqueados ou de publicação de outras mensagens instigadoras ou incentivadoras de golpe militar,  atentatórias à Justiça Eleitoral e ao Estado Democrático de Direito”, o que teria sido realizado pelos dois perfis com postagens no dia 1º de maio, anexadas ao processo.

À época, o presidente do TSE determinou a “imediata remoção dos links” pelo Twitter sob a pena de multa de R$ 150 mil por hora de descumprimento. A empresa responsável pela rede social foi notificada no dia 5 de junho. As postagens citadas foram retiradas do ar com manutenção dos perfis dos condenados, que ainda não foram intimados pela Justiça Eleitoral. Se levado em consideração o período de 1º de maio até a remoção dos links pela rede social, a multa contra os usuários passaria de R$ 600 mil para cada perfil.

Mas até o momento os responsáveis pelas publicações não foram notificados pelo TSE, de acordo com as informações do processo, que teve o sigilo retirado por Alexandre de Moraes. Em outubro, o ministro informou que a Coordenadoria de Processamento não localizou os endereços para intimação dos envolvidos. Assim, Moraes encaminhou o processo à Corregedoria Eleitoral “para informar os respectivos endereços constantes do Cadastro Eleitoral.”

O corregedor-geral Benedito Gonçalves respondeu que a Coordenadoria de Assuntos Judiciários (Coaju) “apresentou o endereço da eleitora Rita de Cássia Serrão e informou que ‘foram localizadas diversas inscrições em nome de Wagner Pereira, fazendo-se necessário o fornecimento da data de nascimento ou nome materno do eleitor, ou o número de sua inscrição eleitoral’, dados não constantes dos autos.”

No último despacho, do dia 16 de novembro, Alexandre de Moraes determinou o retorno do processo à “Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação para identificação do detentor do perfil denominado de Wagner Pereira.” Procurado pela Gazeta do Povo, o usuário “wagnerP85638598” não respondeu ao pedido de entrevista. No perfil do X, ele informa que é analista de logística, desenhista técnico, patriota e conservador.

Já Rita de Cássia Serrão confirmou que ainda não foi intimada, mas que está em contato com um advogado para orientações sobre o caso. Ela alega que a postagem, alvo do TSE, teve apenas 61 visualizações. “Para quem não sabe, essa é a minha situação, é sim, estou passando necessidades por causa disso”, postou na rede social na manhã deste domingo (3) ao compartilhar a notícia sobre o valor da multa.

A reportagem apurou que integrantes de um grupo no X organizam uma “vaquinha” para arrecadação do montante necessário para o pagamento da multa pela condenação de Rita de Cássia no TSE

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/tse-nao-consegue-notificar-internautas-multados-por-alexandre-de-moraes/

Comissário da UE cancela vinda ao Brasil após ruído entre Lula e Macron sobre acordo Mercosul-UE

O presidente francês Emmanuel Macron
O presidente francês, Emmanuel Macron, chamado por Lula de ‘protecionista’,| Foto: EFE/EPA/MICHEL EULER / POOL

Um dia após as declarações do presidente francês Emmanuel Macron contrárias ao acordo Mercosul-União Europeia (UE), durante a COP28, o comissário de Comércio da UE, Valdis Dombrovskis, cancelou a viagem que tinha prevista ao Brasil para discutir o tema na 63ª Cúpula do Mercosul. A reunião seria na quinta-feira (7), no Rio de Janeiro. As informações são do jornal britânico Financial Times.

Havia a expectativa de que o acordo fosse anunciado na ocasião. Depois da fala de Macron e da resposta de Lula, que acusou a França de “protecionista”, o chanceler argentino, Santiago Cafiero, também descartou a possibilidade de negociação durante a cúpula do Rio de Janeiro.

As discussões para o acordo entre Mercosul e a UE, que ocorrem há mais de 20 anos, parecia ter chegado a um consenso em 2019. A conclusão, no entanto, veio sendo protelada, com novas exigências feitas pela União Europeia, em março deste ano. Pouco depois, em abril, a UE aprovou em abril uma lei anti-desmatamento que bane importação de produtos oriundos de áreas desmatadas depois de dezembro de 2020, criando mais dificuldades.

O Mercosul respondeu em carta e negociadores dos dois blocos continuaram buscando um entendimento. Os ruídos ocorridos na COP28 em Dubai entre Lula e Macron, no entanto, parecem ter jogado um pá de cal nas ambições do Brasil e Uruguai, principais interessados no acordo.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/1765612/

Senadores pretendem atropelar Dino, que enfrenta dificuldades para conseguir votos necessários

A aprovação do nome de Flávio Dino para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) parece que vai ser muito mais difícil do que se imagina.

Senadores declaradamente contrários a aprovação de Dino, pretendem literalmente atropelá-lo no dia 13 de dezembro, para com isso tentar angariar os votos de alguns indecisos.

Por outro lado, Dino parece que está sentindo enorme dificuldade de conseguir os votos que necessita.

Literalmente, partiu para o desespero. Esteve até mesmo pedindo ajuda para o ex-presidente José Sarney, seu inimigo histórico no Maranhão.

Assim, no dia 13, para tentar fulminar Dino, os parlamentares vão questionar o ministro da Justiça tanto sobre a sua omissão em reação aos atos de 8 de janeiro — principalmente sobre as imagens do prédio que foram apagadas — como também sobre casos como a visita dele ao Complexo da Maré, em março deste ano.

Será um dia bastante longo.

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/53815/senadores-pretendem-atropelar-dino-que-enfrenta-dificuldades-para-conseguir-votos-os-necessarios

Presidente do consórcio Nordeste que pagou e não recebeu 300 respiradores, deve assumir a Petrobras

Foto reprodução
Foto reprodução

Parece que Lula precisa ter no comando da Petrobras alguém mais ousado.

Só assim, os ‘áureos’ tempos do  Petrolão poderão ser revividos em sua plenitude.

Diante disso, cogita-se no Planalto que o petista planeja uma reforma ministerial no início de 2024.

Uma das principais mudanças seria a transferência de Rui Costa da Casa Civil para a presidência da Petrobras.

Para quem não se recorda, o ex-governador baiano era o presidente do Consórcio Nordeste na ocasião em que foram comprados 300 respiradores, que nunca foram entregues, de uma empresa de maconha.

Para a PF, Rui Costa alegou que comprou os respiradores que contratou e pagou a empresa Hempcare, especializada em medicamentos à base da maconha, para o fornecimento de ventiladores pulmonares na pandemia porque não fala inglês. Na tradução livre para o português, Hemp significa maconha e Care quer dizer cuidado.

Cara de pau aos extremos…

Certamente, é dessa ousadia que Lula está precisando para reviver o Petrolão.

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/53811/presidente-do-consorcio-nordeste-que-pagou-e-nao-recebeu-300-respiradores-deve-assumir-a-petrobras

Ironicamente, decisão de Moraes será fundamental para a inevitável cassação de Janones

O deputado André Janones por diversas vezes tentou demonstrar uma certa aproximação com o ministro Alexandre de Moraes.

Impossível dizer se realmente eram próximos.

Mas, é fato que com Janones, o ministro sempre foi extremamente tolerante.

Porém, como a vida por vezes é repleta de ironia, é justamente uma decisão de Moraes que está sendo utilizada no pedido de cassação de Janones.

Trata-se de um acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que teve a relatoria de Moraes.

Julgado em 2021, o caso envolveu a ex-vereadora Maria Helena Pereira Fontes (PSL-SP).

Ao determinar a inelegibilidade de Maria Helena por oito anos, o ministro justificou que rachadinha é “uma clara e ostensiva modalidade de corrupção”.

“A reprovabilidade quanto aos fatos foi bem analisada pelo Ministro Alexandre de Moraes, em contexto rigorosamente similar, in verbis: ‘Rachadinha, que consiste no superfaturamento de valor remuneratório individual de cada assessor para posterior apropriação ilícita do agente público de hierarquia e comando na contratação, ou a contratação de funcionário sem efetiva necessidade relacionada à prestação do serviço, funcionando exclusivamente como ‘entreposto’ à utilização da verba pública de forma desvirtuada, pois não voltada a remunerar contraprestação qualquer’”, diz trecho da representação do PL que fez referência à decisão do ministro.

O PL demonstra que a análise de Moraes descreve exatamente a conduta de André Janones.

“A colocação do ministro Alexandre de Moraes é de todo pertinente vez que, categoricamente, o Representado [Janones] diz que irá superfaturar os salários de seus assessores com o objetivo de custear suas dívidas pessoais, mediante desvio de valores”.

A ação reproduz um trecho da gravação na qual Janones diz:

“Tem algumas pessoas aqui, que eu ainda vou conversar em particular depois, que vão receber um pouco de salário a mais. E elas vão me ajudar a pagar as contas do que ficou da minha campanha de prefeito. Porque eu perdi 675 mil reais na campanha. Elas vão ganhar mais, só isso”.

A representação do PL também avalia que o repasse de parte dos salários teria sido imposta aos servidores, uma vez que a cobrança partiu diretamente do deputado. Segundo o documento enviado à Mesa Diretora da Câmara, a prática configura crime de peculato.

“A ‘solicitação’, verdadeiramente impositiva ante a própria ascendência funcional hierárquica entre os envolvidos, era dirigida aos funcionários públicos lotados em gabinete, que deveriam destinar parte dos respectivos salários para o proveito do deputado André Janones, tal como retratado nas matérias jornalísticas e nos áudios revelados. Trata-se do famigerado esquema de ‘rachadinha’ – prática ilegal e odiosa que pode configurar, em tese, crime de peculato”, acusa o PL.

Além do crime de peculato, o PL acusa André Janones por quebra de decoro parlamentar, atos de improbidade administrativa e enriquecimento ilícito.

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/53810/ironicamente-decisao-de-moraes-sera-fundamental-para-a-inevitavel-cassacao-de-janones

Presidente da Guiana desdenha do tirano venezuelano

Irfaan Ali, presidente da Guiana, se dirigiu ao povo de seu país e disse que não há o que temer ante as ameaças da Venezuela, que busca anexar 74% do território do país.

Ele garantiu que tem apoio internacional e pediu para que os venezuelanos mostrem “maturidade e responsabilidade” para não fazer parte de um “sistema que viola o direito internacional”.

Ele disse ainda que a Guiana está em posição de forte defesa com apoio de vários países, como Estados Unidos, Canadá e França.

“O nível de patriotismo, o amor, a unidade e a união é algo que nós devemos levar adiante para esse desafio”, disse o presidente da Guiana.

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/53809/presidente-da-guiana-desdenha-do-tirano-venezuelano

Com apenas um vídeo, Bolsonaro revela a “verdadeira face” de Flávio Dino (veja o vídeo)

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Ninguém consegue acreditar que Flávio Dino pode se tornar ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

A poucos dias da sabatina, muitas revelações sobre o passado de Dino estão surgindo.

Até o ex-presidente Jair Bolsonaro rompeu o silêncio.

Com apenas um vídeo, ele mostrou a verdadeira face de Flávio Dino e do que o comunista é capaz se tiver o “poder” do Supremo em suas mãos.

Confira:

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/53804/com-apenas-um-video-bolsonaro-revela-a-equotverdadeira-faceequot-de-flavio-dino-veja-o-video

Farra de autoridades na FAB já soma 1.883 voos de jatinho, sem incluir Lula

Ministros acionaram os jatinhos da FAB por 1.883 vezes neste ano (Foto: Força aérea Brasileira)

Ministros de Lula e os atuais presidentes do Senado, Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF), além dos comandantes das Forças Armadas, realizaram até novembro 1.883 voos nos jatinhos do Grupo de Transporte Especial da Força Aérea Brasileira (FAB). O total nem leva em consideração os voos de Lula a bordo ao menos de três jatos e do vice Geraldo Alckmin, que também tem jatinho da FAB à disposição.

Realidade mais cara

O total de quase 2 mil voos de jatinhos tampouco considera a verdadeira migração da comitiva de 400 pessoas à COP28 em Dubai, esta semana.

Uma saudade

Indicado de Lula para o STF, Flávio Dino vai sentir falta de ao menos um luxo no Ministério da Justiça: realizou 93 voos

Micro-alado

Como ministro da Micro e Pequena Empresa, Márcio França não teve reunião com Lula, mas já fez ao menos dois voos nos jatinhos da FAB.

Verde tóxico

Marina Silva, ‘representante’ do Meio Ambiente, requisitou jatinhos, o meio de transporte mais poluente do planeta, 24 vezes este ano.

Wesley e Joesley Batista, figuras controvertidas da J&F – Foto: reprodução de redes sociais.

Ações criam ‘venda de terras’ para J&F não entregar Eldorado

Após derrotas das manobras nas esferas judicial e arbitral para a J&F dos irmãos Joesley e Wesley Batista não entregar o controle da Eldorado Celulose, vendida à Paper Excellence, novas ações – inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF) – alegam outro pretexto para suspender e até “anular” a venda: uma lei que proíbe estrangeiros de comprar terras. O detalhe é que a Paper não quer e nem precisa comprar terras em torno da empresa situada em Três Lagoas (MS).

Disputa bilionária

O controle da Eldorado é centro de uma disputa bilionária que se arrasta há cinco anos entre a Paper Excellence e a J&F.

Objetivo é melar

Antes de apelar talvez a um tribunal desportivo, cinco anos depois, nova ações alegam falsa “venda de terras a estrangeiro” para tentar melar o negócio.

Sem aceitar derrota

As iniciativas tiveram início após o Tribunal de Justiça de São Paulo determinar a J&F a transferência do comando da Eldorado para a Paper.

Camaleão racial

A imprensa ativista já enquadrou Flávio Dino como “ministro negro”, para reduzir as críticas a Lula por não cumprir uma espécie de cota racial no STF. Nega da declaração do próprio Dino à Justiça Eleitoral. Em 2022 e 2018, Dino foi “pardo”. Em 2014, a declaração de cor foi “branca”.

Gilson censurado

A Comissão de Ética Pública da Presidência puniu Gilson Machado com “censura ética” por chamar Lula de “cabra safado, ex-presidiário e cachaceiro”. A pena pouco muda na vida de Gilson e dura três anos.

Lacração evolui

Em 1º de dezembro de 2010, Dia Contra a Aids, Lula lançou campanha contra o HIV, com direito a cerimônia oficial, e recebeu homenagem de ONG. Treze anos depois, a data foi marcada por um repost no ‘X’.

Tiro longo

O deputado Ricardo Salles (PL-SP) disse que se articula com o clã Bolsonaro e políticos conservadores em São Paulo para se opor à reeleição de Ricardo Nunes (PSD), em 2024.

Casa distante

Ocupante da Casa Civil, uma espécie de “chefe de gabinete do governo”, Rui Costa é o 18º ministro no ranking de reuniões com parlamentares, no governo Lula. Não chega nem à metade do 3º colocado, o ministro da Educação, que realizou 369 reuniões com deputados e senadores.

Covardia venezuelana

Números mostram a disparidade militar entre a Venezuela e a Guiana. Só de efetivo, são 123 mil para a ditadura de Nicolás Maduro, amigão de Lula que quer invadir o vizinho, contra 3,4 mil homens da Guiana.

Leve aumento

Na sexta-feira (1º), a Suíça anunciou com pompa que congelou US$8,8 (R$43,3) bilhões em bens de cidadãos russos, seguindo as sanções determinadas pela União Europeia. Mas o total em 2022 era US$8,4 bi.

Foi e não voltou

Acompanhamento Real Clear Politics, que mantém a média de pesquisas eleitorais e de avaliação nos EUA, aponta que a rejeição a Joe Biden superou a aprovação em 2021 e, de lá para cá, a diferença só cresceu.

Pensando bem…

…Lula já definiu sua meta para 2024: bater o próprio recorde de viagens internacionais.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/farra-de-autoridades-na-fab-ja-soma-1-883-voos-de-jatinho-sem-incluir-lula

PMDF trabalha sob alerta de sequestros e ataques a policiais militares

As áreas em situação delicada, de acordo com o monitoramento da inteligência, são Asa Norte, São Sebastião e Águas Claras.
Foto ilustra o trabalho policial no Distrito Federal com homens do Grupamento Tático Operacional (GTOP). (Foto: PMDF)

O Comando da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) emitiu alerta sobre a intenção de sequestros e ataques a policiais militares e policiais penais federais por parte da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). De acordo com o documento, o risco é maior para policiais residentes “em sua área de abrangência”.

A Polícia Militar detalhou ainda que as regiões do Distrito Federal em situação delicada abrangem Asa Norte, São Sebastião e Águas Claras. Os batalhões que atendem essas áreas estão sob ‘atenção especial’ e patrulhamento reforçado.

Em virtude do alerta, a Polícia Militar também está realizando pontos de bloqueio no trânsito,  próximo ao Jardins Mangueiral, espaço residencial próximo ao Complexo da Papuda.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/lsf-brasil/pmdf-trabalha-sob-alerta-de-sequestros-e-ataques-a-policiais-militares

MPF diz que PF investiga Braskem há quatro anos, por crimes em Maceió

Inquérito criminal mira petroquímica por causa destruição e tremores em cinco bairros da capital alagoana
Área que margeia a Lagoa Mundaú está sob ameaça de desabamento de mina explorada pela Braskem em Maceió (Foto: Edilson Omena/Tribuna Independente)

Pressionado pela repercussão internacional do processo de colapso em uma das 35 minas de extração de sal-gema da que causaram tremores e destruição de cinco bairros de Maceió, o Ministério Público Federal (MPF) informou, na noite desse domingo (3), que pediu em 2019 para a Polícia Federal conduzir inquérito penal para apurar as responsabilidades da Braskem por crimes resultantes de suas operações de mineração na capital alagoana. A nota do MPF afirma que investigação tramita sob sigilo, “para garantir a efetividade da persecução penal, que é do maior interesse público”.

Sem sinalizar para o ajuizamento de uma ação criminal, o MPF detalhou que a requisição do inquérito policial foi formalizada após o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) emitir laudo conclusivo descartando causas naturais para o fenômeno de afundamento do solo na área urbana explorada pela Braskem por cerca de 40 anos. O laudo foi emitido mais de um ano depois de um terremoto de 2,5 graus na escala Richter sacudir a vida dos maceioenses, em março de 2018. Desde então, cerca de 60 mil vítimas foram forçadas a deixar suas casas e empresas nos bairros do Mutange, Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e em parte do Farol.

“Desde o início, a prioridade foi a salvaguarda das pessoas em área de risco. É notória a complexidade dos fatos em andamento e, portanto, sob investigação, demandando uma apuração ampla, criteriosa e responsável para individualização correta das condutas”, disse o MPF, na nota, emitida enquanto a mina 18 da Braskem segue colapsando, com potencial de abrir um buraco de 150 metros de raio, na margem da Lagoa Mundaú, no Mutange.

Desastre atinge solo do bairro do Pinheiro, desde 2018. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió/Arquivo

A nota da Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República em Alagoas destaca que a responsabilização criminal segue requisitos diferentes da responsabilização civil, que já foi providenciada pelo MPF por meio da ação civil pública n. 0806577-74.2019.4.05.8000, que resultou em acordo com a Braskem reconhecendo sua responsabilidade pelos eventos. E cita a Cláusula 100 do acordo:

“CLÁUSULA 100. A Braskem assume responsabilidade pela reparação do passivo socioambiental decorrente do fenômeno de subsidência percebido nas áreas afetadas pelos Impactos PBM, obrigando-se a adotar as medidas necessárias de mitigação, reparação ou compensação socioambiental, conforme estabelecido no presente Acordo, garantindo os recursos necessários para seu fiel cumprimento.”

E ainda alega que “eventual propositura precoce de denúncia pode levar ao trancamento da ação penal”, ao justificar ser imprescindível a coleta de provas suficientes no inquérito policial conduzido pela PF, para o êxito da persecução penal.

“O Ministério Público Federal tem atuado com diligência e dedicação a este caso desde o primeiro momento, estando seguro, como titular da ação penal, que tão logo estejam reunidos os elementos de prova necessários, serão adotadas as medidas adequadas e contundentes”, conclui a nota da Procuradoria da República em Alagoas.

Casas destruídas pelo afundamento do solo causado pela Braskem, no bairro do Farol, em Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/Cortesia

Posição da Braskem

Às 13h do sábado (2), a Braskem emitiu o seguinte posicionamento sobre a situação que causou em Maceió:

A área de risco do mapa definido pela Defesa Civil municipal está 100% desocupada. Os moradores de 23 imóveis que ainda resistiam em permanecer nessa área de risco foram realocados pela Defesa Civil, por determinação judicial.

Importante lembrar que a área de resguardo no bairro do Mutange onde fica a mina 18, cuja realocação preventiva foi iniciada pela Braskem em dezembro de 2019, está desocupada, sem nenhuma pessoa residindo na região desde abril de 2020.

Os dados atuais de monitoramento demonstram que a acomodação do solo segue concentrada na área dessa mina e que essa acomodação poderá se desenvolver de duas maneiras: um cenário é o de acomodação gradual até a estabilização; o segundo é o de uma possível acomodação abrupta. Todos os dados colhidos estão sendo compartilhados em tempo real com as autoridades, com quem a Braskem vem trabalhando em estreita colaboração.

A Braskem continua mobilizada e monitorando a situação da mina 18, localizada no bairro do Mutange.

SITUAÇÃO DAS CAVIDADES

A extração de sal-gema em Maceió foi totalmente encerrada em maio de 2019, e a Braskem vem adotando as medidas para o fechamento definitivo dos poços de sal, conforme plano apresentado às autoridades e aprovado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Esse plano registra 70% de avanço nas ações, e a conclusão dos trabalhos está prevista para meados de 2025.

Das 35 cavidades, 9 receberam a recomendação de preenchimento com areia. Destas, 5 tiveram o preenchimento concluído, em outras 3 os trabalhos estão em andamento e 1 já está pressurizada, indicando não ser mais necessário o preenchimento com areia.

Além dessas, em outras 5 cavidades foi confirmado o status de autopreenchimento.

As demais 21 cavidades estão sendo tamponadas e/ou monitoradas, sendo que em 7 delas o trabalho já foi concluído. As atividades para preenchimento da cavidade 18 estavam em andamento e foram suspensas preventivamente devido à movimentação atípica no solo.

Todo o trabalho segue prazos pactuados no âmbito do plano de fechamento, que é regulamente reavaliado com a ANM.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/mpf-diz-que-pf-investiga-braskem-ha-quatro-anos-por-crimes-em-maceio

Lula fracassa e culpa França por frustrar acordo com Mercosul

Petista reconheceu que Macron derrotou Brasil com países ricos enterrando acordo de europeus com bloco sulamericano
Presidente Lula não avançou acordo Mercosul-União Europeia e culpa a França do presidente Emmanuel Macron, na COP28, em Dubai (Foto: Ricardo Stuckert /PR)

Depois de ter fracassadas suas ambições de firmar um acordo entre os blocos de comércio internacional sul-americanos e europeus, o presidente Lula (PT) culpou países ricos e a França por praticamente enterrar as chances de aliança entre o Mercosul e da União Europeia. A admissão de frustração ocorreu em entrevista coletiva que encerrou sua participação na COP28, em Dubai, neste domingo (3). Um dia depois de o presidente Francêsm Emmanuel Macron derrotar a esperança de Lula e firmar a parceria no evento sobre demandas ambientais do planeta.

“Se não tiver acordo, paciência. Não foi por falta de vontade. Mas a única coisa que tem que ficar claro é que não digam mais que é por conta do Brasil. E que não digam mais que [o acordo] não saiu por conta da América do Sul. Assumam a responsabilidade de que os países ricos não querem fazer um acordo na perspectiva de fazer qualquer concessão”, reagiu o presidente brasileiro.

A fala de Lula responde à postura de Macron, que demonstrou ontem que o lobby do agro francês e europeu está mandando nas conferências ambientais da COP28. O francês defende contrapartidas ambientais do Brasil, enquanto segue contribuindo com o aquecimento global, ignorando a queima de carvão em seu país.

“A França sempre foi o país que criou obstáculos para o acordo do Mercosul com a União Europeia, porque a França tem milhares de pequenos produtores [agrícolas] e eles querem proteger os seus produtos. É isso”, concluiu Lula.

Ontem, o presidente francês defendeu que o acordo é muito antigo e precisa ser refeito, mesmo fazendo parte do grupo que quer triplicar a energia nuclear até 2030, para poder abrir mão do carvão. E teve a cara de pau de afirmar que o agro da França e da Europa está se descarbonizando, acusando o setor agrícola do Brasil de não se adequar a esta exigência ambiental.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/lula-fracassa-e-culpa-franca-por-frustrar-acordo-com-mercosul

Be the first to comment on "Prisão de brasileiros ligados ao EI expõe vínculos do Brasil com o terrorismo islâmico"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*