Se a empresa Warner vale 85 bilhões de dólares, quanto poderá valer a Eletrobrás?

Charge do Latuff (Arquivo Google)

Pedro do Coutto

A empresa americana ATT está negociando a compra do canal da Warner que integra o elenco da TV paga no Brasil. Oferta eleva-se até 85 bilhões de dólares. O assunto é objeto de reportagem de Tiago Resende, Folha de São Paulo de terça-feira, e toca também na necessidade de uma mudança na lei brasileira que restringe a presença de canais acima de determinado percentual no mercado brasileiro.

O tema me despertou interesse no sentido de identificar uma base comparativa entre valores de uma ou outra empresa que se encontram em processo de privatização no Brasil. Eu me espantei com a negociação entre ATT e Warner por um valor em torno de 85 bilhões de dólares.

PRIVATIZAÇÃO – Esta matéria foi publicada como disse ontem na FSP. Também ontem O Globo abordou o tema de privatização dizendo que o governo Bolsonaro decidiu manter apenas como estatais a Petrobrás, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. O Secretário especial de desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, destacou no programa traçado pelo governo a privatização da Eletrobrás. Ela reúne Furnas, Chesf, Eletrosul e Eletronorte. Itaipu está fora de cogitação por ser uma empresa binacional.

Mas fico perguntando para dimensionar no que for possível os valores de aquisição de uma empresa por outra. Daí o título deste artigo, porque esta semana o Ministro Bento Albuquerque, de Minas e energia, calculou que a Eletrobrás poderá ser privatizada por 18 bilhões de reais.

UM EQUÍVOCO? – Creio, francamente, que deve ter sido um equívoco, pois se a Warner vale 85 bilhões de dólares, a Eletrobrás não pode valer apenas 4 bilhões de dólares, equivalendo a 18 bilhões de reais. Vale acentuar que a Eletrobrás, não por ela, mas pelas quatro empresas que a compõem, é a segunda maior estatal brasileira. O secretário Salim Mattar precisa agir claramente para tentar fixar o valor de fato da holding elétrica brasileira.

Mas voltando a falar sobre a investida da ATT para adquirir a Warner. o assunto, conforme destaca Tiago Resende, depende de uma alteração na legislação brasileira sobre restrições que tocam um ponto sensível, que precisa ser afastado para tornar possível a operação. Trata-se de mudar um dispositivo legal que está bloqueando a expansão da ATT no mercado brasileiro.

TRUMP PEDIU – O presidente Donald Trump solicitou ao presidente Bolsonaro e também ao deputado Eduardo Bolsonaro iniciativas que tornem a transação possível. O deputado Eduardo articulou uma saída de um obstáculo existente na Agência Nacional de Telecomunicações.

O presidente dos EUA resolveu abraçar a causa da ATT, embora a ATT, se concluído o negócio assumiria o canal CNN, considerado adversário de Trump. A transação envolveria a Sky, empresa que a Globo tentou assumir mas não conseguiu pelos motivos que hoje bloqueiam a ATT. Uma transação sem dúvida espetacular, são 85 bilhões de dólares.

Confira matéria do site Tribuna da Internet.

Be the first to comment on "Se a empresa Warner vale 85 bilhões de dólares, quanto poderá valer a Eletrobrás?"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*