Fim de uma era! Volks encerra produção mundial do Fusca; assista a despedida

"Funcionários se despedem da última unidade do Fusca/ Beetle, no México. Foto: Divulgação''

Uma trajetória de 84 anos chega ao fim. A Volkswagen encerrou oficialmente a produção mundial do Fusca, que passou a ser chamado de New Beetle (o novo besouro) em sua versão moderna, lançada em 1997.

A última unidade deu adeus às 14h20 (de Brasília) desta quarta-feira (10) na fábrica de Puebla, no México. A despedida teve uma cerimônia de agradecimento ao carro mais icônico da indústria automotiva, com direito à música mariachi e muito aplauso.

Os funcionários mexicanos vestiram uma camiseta com a inscrição ‘Bye, Bye Beetle’. Na unidade de Puebla foram fabricados desde 1997 mais de 1,7 milhão de exemplares do Vocho, como o Fusca era chamado por lá. A última unidade foi montada do início ao fim em sete horas.

“Foto: Divulgação”

A montadora também postou um vídeo no Twitter mostrando o momento em que a última unidade deixa a linha de montagem.

https://twitter.com/Volkswagen_MX/status/1149014310888325120?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1149014310888325120&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.gazetadopovo.com.br%2Fautomoveis%2Fvolks-fusca-encerra-producao-mundial-video-despedida%2F

Apesar da atmosfera festiva, a despedida foi em clima de nostalgia por encerrar a produção de um dos carros mais emblemáticos da empresa alemã. O fim já fora anunciado pela VW no ano passado.

A série Beetle Final Edition marcará o ponto final. Serão 65 unidades vendidas no México apenas pela internet, com preços partindo de US$ 21 mil (cerca de R$ 80 mil).

Cada unidade vem com uma placa comemorativa seriada do 1 ao 65 do lado esquerdo. As cores disponíveis são o azul metálico, preto, branco e bege.

“Versão derradeira Beetle Final Edition (à dir) ao lado de um modelo da década de 1930.”

Em todo o mundo, foram produzidas 21 milhões de unidades desde o primeiro exemplar em 1935. Deste total, 3 milhões em solo brasileiro, o que fez do país o terceiro maior produtor do veículo, atrás apenas da Alemanha e Estados Unidos.

A trajetória do Fusca:

1934 – Por ordem de Hitler, o projetista austríaco Ferdinand Porsche é contratado para produzir o projeto do Fusca. O primeiro protótipo surge um ano depois.
1935 – Apresentação oficial do ‘Volkswagen’, com que tinha como peculiaridade a ausência da janela traseira.

“Ferdinand Porsche e sua criação. Foto: Volkswagen/ arquivo”
  • 1936 – Em julho, saem as primeiras unidades do sedã (V1). A resistência delas é testada em um enduro de 50 mil km. No mesmo ano surge a versão conversível.
  • 1939 – Mal os ‘besouros’ começam a ser fabricados quando, no auge da 2ª Guerra Mundial, a produção é interrompida para a montagem de veículos militares, usando o modelo como base.
“Hitler e Porsche no lançamento do Fusca na Alemanha. Volkswagen/Divulgação”
  • 1947 – Onze anos depois do desenvolvimento dos sedãs, a Alemanha realiza as primeiras exportações. Os carros vão para a Holanda e os EUA.
  • 1950 – Em setembro, chegam ao Brasil os primeiros modelos. Cinco anos depois, a fabricante alcança a marca de um milhão de unidades na Alemanha.
“Os primeiros Fuscas produzidos no Brasil. Foto: Volkswagen/ arquivo”
  • 1959 – O Fusca passa a ser feito oficialmente no Brasil, com 54% das peças nacionalizadas. Em 1972 foi a vez de o país atingir o um milhão de veículos.
  • 1984 – Modelo começa a usar o motor 1600, de 46 cv.
  • 1986 – Para fabricar outros modelos, a VW do Brasil abandona a montagem do Fusca. No México, ele continua em linha.
  • 1993 – O sedã volta em 1993 a pedido do então presidente da República Itamar Franco. Com isso ganhou o nome de ‘Fusca Itamar’.
“Presidente da República Itamar Franco no retorno do Fusca. Foto: Divulgação”
  • 1996 – O retorno durou apenas três anos, saindo definitivamente de linha no Brasil. No México, o Vocho, como era chamado o Fusca por lá, permaneceu em produção até 2003.
  • 1997 – Surge o New Beetle, a releitura moderno do velho Fusca. O modelo pôs fim ao legado popular do veículo, assumindo uma proposta mais sofisticada e, por isso, bem mais cara. O carro foi produzido no México e exportado para outros mercado.
D 98/6224 Der newe Beette.
  • 1999 – O New Beetle chega ao Brasil com mecânica do Golf. O motor 2.0 a gasolina era associado ao câmbio automático de 4 marchas.
  • 2006 – O modelo recebe sua primeira reestilização.
  • 2011 – O Beetle muda de geração e a Volks decide resgatar os nomes como o modelo popular era conhecido em diferentes país. No Brasil, vou a chamar Fusca, na França, Coccinelle, e na Itália, Maggiolino.
  • 2012 – O ‘novo Fusca’ estreia em solo nacional com motor 2.0 turbo e opção de câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem. O garoto-propaganda à época era o jogador Neymar.
  • 2017 – O carro se despede do Brasil sem muito alarde.
  • 2018 – Volkswagen anuncia para 2019 o fim definitivo da produção do Fusca, com as últimas unidades recebendo o nome de Final Edition.
  • 2019 – No dia 10 de julho o derradeiro Fusca/ Beetle sai da linha de montagem de Puebla, no México.
https://www.instagram.com/p/BtviUpPFz24/?utm_source=ig_embed

Confira matéria do Site Gazeta do Povo.

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