Quem abriu as portas? ONG ligada ao PCC esteve em ministérios do governo

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/Ilustração)

O promotor daquele grupo de combate ao crime organizado, um grupo especial de São Paulo, do Ministério Público, apresentou denúncia formal contra 12 integrantes, inclusive presidente, vice-presidente, de uma ONG chamada Pacto Social e Carcerário de São Paulo.

Essa ONG já foi recebida no Ministério da Justiça, no Ministério dos Direitos Humanos e no Conselho Nacional de Justiça. Por que ele apresentou denúncia? Ele alega que ela foi organizada pelo PCC para defender os interesses do PCC nos presídios. Estão lá o presidente, o vice-presidente e 12 pessoas denunciadas.

Caso Canção Nova

Uma outra questão, o Ministério Público de São Paulo, do interior, contra a Comunidade Canção Nova, que é uma batalhadora pelos valores da Igreja Católica, os valores cristãos, os valores éticos, os valores da família. Ela organizou em 1982 uma fundação para ser a mantenedora, a Fundação São João Paulo II.  

Enfim, é uma tentativa, segundo diz o pessoal da Canção Nova, para laicizar, ou seja, tirar a religião disso. Eu estou contando porque é muito óbvio, sempre foi, desde a Revolução Soviética, desde 1917, que a religião atrapalha. “A religião é o ópio do povo”. E a primeira ação que faz a implantação de um regime comunista é eliminar a religião, como Ortega está fazendo na Nicarágua hoje em dia. Como tantos padres foram sacrificados em regimes da Ásia, da África, e como aconteceu na União Soviética, em que as igrejas cristãs, ortodoxas, foram transformadas em depósitos de cereais, igrejas belíssimas, que hoje estão recuperadas, a gente visita, são maravilhosas, mas eram depósitos de cereais.

Só para lembrar, para a gente se manter atentos a esses movimentos que pretendem substituir a religião pelo Santo Marx, não é?

Corrida pelo avanço digital

E os americanos estão levando um susto! Eu lembro do susto que eles levaram quando começou um satélite em cima da gente dando volta à terra, o Sputnik. Eu tinha 16 anos para 17 anos. Os soviéticos surpreenderam o mundo e os americanos, principalmente. Os americanos só conseguiram se recuperar quando chegaram à lua.

Pois agora têm os chineses com a inteligência artificial DeepSeek, que significa profunda busca, algo assim. Parece que é barato, fácil, adaptável às circunstâncias e acessível. E já fez tremer os grandes do mundo digital, as grandes empresas dos Estados Unidos.

Censura nas redes sociais

Bom, uma outra questão, por que querem tanto censurar as redes? Eu vi que censuraram uma revista do Allan dos Santos e do Lacombe com base na lei brasileira de 2015, que é o marco jurídico da internet. Já existe a lei aprovada pelo Congresso, mas não estão satisfeitos, porque querem censurar mais, sendo que a Constituição proíbe censura, garante a liberdade de expressão sem anonimato.

Mas insistem, por quê? Ora, está muito claro. Porque essa nova linguagem digital, a nova voz da democracia, em que cada cidadão tem voz, nesse mundo digital, a direita e o centro estão conseguindo administrar melhor que a esquerda.

Então, é mais ou menos aquilo: perceberam que o outro time está jogando melhor ou  muda as regras do jogo ou leva a bola. É isso que estão querendo. Só para a gente entender por que falam tanto de censurar, principalmente no Supremo.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/quem-abriu-portas-ong-ligada-pcc-esteve-ministerios-governo/

Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino

Uns voam, outros afundam

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: EFE / Andre Borges)

A humanidade sempre terá resultados desiguais, muito desiguais. Primeiro, porque somos bem diferentes, graças a Deus! Segundo, pois fazemos escolhas muito diferentes. E você pode escolher o que bem entender, só não pode fugir de suas consequências. Escolhas têm consequências.

Os Estados Unidos escolheram Donald Trump para que voltasse à Casa Branca com uma agenda clara: restaurar o império das leis, combater a loucura Woke e preparar o terreno para um crescimento sustentável liderado por empreendedores. Trump chegou a falar para o Congresso abolir o imposto de renda! Isso é música para ouvidos liberais…

Enquanto isso, o Brasil segue ladeira abaixo. E a culpa é única e exclusivamente do desgoverno Lula, que bateu recorde de arrecadação em 2024, com receita de impostos federais totalizando R$ 2,71 trilhões! Ou seja, não falta dinheiro nos cofres públicos, mas o rombo fiscal sob Lula só aumenta, pois temos um governo perdulário, incompetente e corrupto de volta à cena do crime, como diria o vice.

A tragédia anunciada vai machucar ainda mais o bolso dos mais pobres, e isso vai jogar a popularidade de Lula no limbo. Se o povo tiver a condição de escolher, o lulopetismo está com seus dias contados

Tudo isso poderia ser bem diferente, e basta observar os rumos da Argentina, com o liberal Javier Milei passando sua motosserra no estado inchado herdado pelos lulistas. Milei, assim como Trump, prepara o terreno para um voo de águia da economia argentina, e os investidores já começam a se posicionar. No Brasil, qualquer “voo” é de galinha, com baixo alcance e insustentável. Até a turma da Globo News já se deu conta do desastre iminente!

“Não tem companheiro, seja no IBGE ou no STF, que consiga dar aquele jeitinho. Não adianta manipular estatística, nem censurar rede social”, alertou Caio Coppolla na CNN Brasil. A tragédia anunciada vai machucar ainda mais o bolso dos mais pobres, e isso vai jogar a popularidade de Lula e seu governo no limbo. Se o povo tiver a condição de escolher, o lulopetismo está com seus dias contados. O problema é confiar no processo eleitoral…

Virou tabu esse tema, eu sei, mas precisamos voltar a falar nisso sim. Até porque voltaram à tona as ordens ilegais que Alexandre de Moraes dava aos seus “jagunços”, misturando funções do TSE com as do STF, mandando usar a “criatividade” quando ficava “cismado”. A PF já disse que não havia um grupo financiador do “golpe”, o que coloca por terra toda a narrativa do suposto golpe.

Mas nada disso importa, não é mesmo? Os donos do poder no Brasil escolheram o caminho do autoritarismo para escantear a direita da disputa democrática, e precisam agora dobrar a aposta a cada dia. O problema é que as escolhas têm consequências. E o mundo voltou a ter xerife. As coisas vão piorar rápido no Brasil lulista.

Resta saber se essa turma será capaz de dar o golpe final e fatal, transformando o país numa Venezuela, ou se o povo vai conseguir se livrar de Lula e Moraes para restaurar a liberdade e a possibilidade de alçar voos decentes, em vez de naufragar de vez.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/governo-lula-argentina-uns-voam-outros-afundam/

Guilherme Macalossi
Guilherme Macalossi

Lula derrete

Lula
Presidente Lula (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Lula vive o pior momento de seu terceiro mandato. E isso se evidencia justapondo os levantamentos dos mais variados institutos de pesquisa e as avaliações que fazem do presidente. A última, da Genial/Quaest, indica que o petista está derretendo. Pela primeira vez desde que tomou posse, sua reprovação supera a aprovação. 49% dos entrevistados tem uma visão negativa de seu governo.

Os números são particularmente ruins para o presidente no Nordeste. A região, que é historicamente um reduto eleitoral do lulopetismo, registrou uma expressiva queda de 8 pontos no seu indicador positivo. E isso, até mais que seu desempenho no Sul e no Sudeste (onde já tem grande rejeição) denota que boa parte do desgaste está atrelada ao processo inflacionário nos alimentos, que é percebido principalmente pelos mais pobres.

O governo entrou em 2025 sob uma pesada desconfiança do mercado, que o vê como leniente com as metas fiscais e o controle da dívida pública. A incapacidade de agir consistentemente pelo lado da despesa fez deteriorar as expectativas, jogando o dólar e os juros futuros para cima. Essa percepção negativa dos agentes econômicos, apontada desde sempre pelo Banco Central, nunca foi coisa de rentista ou especulador, mas um problema estrutural que está na raiz da alta da inflação.

O governo entrou em 2025 sob uma pesada desconfiança do mercado, que o vê como leniente com as metas fiscais e o controle da dívida pública

Só mais recentemente o governo admitiu o problema, mas não sem a miopia ideológica que o caracteriza. E não sem os erros elementares de estratégia, articulação e comunicação que lhe causaram prejuízos políticos em situações anteriores, como no malfadado caso do PIX.

Após Lula cobrar seus auxiliares para que buscassem soluções para a inflação de alimentos, o ministro Rui Costa, da Casa Civil, anunciou que o governo ia realizar “um conjunto de intervenções que sinalizem para o barateamento dos alimentos”. Além da polêmica resultante, pelo temor de um tabelamento pela força da canetada, a única medida de fato anunciada, depois dos devidos desmentidos de que não imporia controle de preços, foi a tímida redução do imposto de importação sobre produtos que eventualmente estejam mais caros no Brasil do que no exterior. Uma ação que, todos sabem, não terá qualquer efeito significativo.

Complementarmente a isso, Costa também sugeriu que os brasileiros trocassem a laranja cara por outra fruta qualquer. O que pode acontecer, na medida em que persistir a comédia de erros do lulopetismo, é o eleitor, cansado de substituir os alimentos, acabar trocando de governo em 2026.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/guilherme-macalossi/lula-derrete/

Justiça da Espanha intima Oswaldo Eustáquio para julgar prisão e extradição

Justiça da Espanha intima Oswaldo Eustáquio para julgar prisão
Considerado foragido, Oswaldo Eustáquio enfrentará uma audiência na Justiça da Espanha no dia 6 de fevereiro. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O jornalista Oswaldo Eustáquio foi intimado nesta segunda-feira (27) pela Justiça da Espanha para uma audiência no dia 6 de fevereiro. Serão julgados os pedidos apresentados pelo Ministério da Justiça para que Eustáquio seja preso e cumpra pena no país europeu ou seja extraditado para o Brasil.

Considerado foragido, ele reside na Espanha desde 2023. O jornalista deixou o Brasil logo após as últimas eleições presidenciais por receio de ser preso novamente, pois já tinha sido detido em 2020 e 2021.

Pouco depois, ele teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). À época, o jornalista disse que se considerava um “refugiado político” no Paraguai. Em junho de 2023, Moraes ordenou a inclusão do jornalista na lista vermelha da Interpol de procurados pela Justiça.

Oswaldo Eustáquio é alvo do inquérito das milícias digitais e é investigado pelos crimes de ameaça, perseguição, incitação ao crime, associação criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Moraes solicitou a extradição do jornalista em outubro do ano passado. Em nota, a defesa de Eustáquio disse que “na audiência será evocada a Constituição Espanhola que prevê que nenhum estrangeiro será devolvido ao seu país de origem por questões políticas”.

“Bem como o Decreto Real 12/2009 que expressa que a solicitude de asilo político obsta o seguimento de um processo de extradição em qualquer etapa de que se encontre”, afirmaram os advogados.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/republica/justica-da-espanha-intima-oswaldo-eustaquio-para-julgar-prisao-e-extradicao/

Polzonoff
Polzonoff

Quer dizer que a direita aposta num piriri de Alcolumbre?

ALCOLUMBRE BOLSONARO
Alcolumbre e Bolsonaro no tempo em que era comum usar esse troço ridículo na cara. (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Vi um indignado ex-presidente Jair Bolsonaro dar um pito no senador Marcos Pontes, que ousou desobedecer o líder e se lançar candidato à Presidência do Senado. No que faz muito bem, aliás. Pontes, mais conhecido como Astronauta, concorre com Davi Alcolumbre, que tá com Lula e não abre – e cujo apoio Bolsonaro justifica como uma improvável tacada de mestre.

Disse o ex-presidente que, no caso de derrota de um candidato próprio, a grande tragédia para a direita seria ficar sem comissões que permitissem aos senadores emplacar uma ou outra pauta conservadora. Por isso ele está apoiando Alcolumbre: para viver das migalhas que possam cair do confuso caldeirão regimental do Legislativo brasileiro. E se você não concorda com essa postura, se prepare para enfrentar toda a fúria do dono da direita.

Na ausência de Alcolumbre…

Até aí, tudo bem. É do jogo e do espírito fisiológico de um Bolsonaro que aprendeu a fazer política com o Centrão. A coisa complica, ou melhor, a coisa ganha contornos cômicos quando o próprio Bolsonaro explica a grande estratégica por trás do apoio a Alcolumbre – grande parça de Randolfe Rodrigues e representante do pujante estado do Amapá. A ela, pois.

“Estamos negociando a primeira-vice-presidência. Você pode, em uma ausência do Alcolumbre, botar em votação a anistia…”, explicou Bolsonaro em entrevista à revista Oeste. E eu tive que ler mais de uma vez para acreditar no que meus olhos estavam lendo. Na ausência do Alcolumbre, na ausência do Alcolumbre, na ausência de Alcolumbre…

Piriri

Então quer dizer que essa é a esperança da direita? Que Alcolumbre tenha, sei lá, um piriri e precise se ausentar? Enquanto isso o vice, sorrateiramente, sem negociação e nenhuma chance de vitória, e sem levar em conta o ativismo do STF, vai lá coloca a necessária pauta da anistia ou o impeachment de Alexandre de Moraes em votação? Uau. Como ninguém pensou nisso antes?!

Esse plano politicamente medíocre e fadado ao fracasso é bem coisa de quem insistiu em dizer que jogava dentro das quatro linhas e agora corre o risco de ser preso por tentativa de golpe. Ou de quem xingou Alexandre de Moraes de “canalha” para logo em seguida divulgar cartinha pedindo desculpas. Etc.

Pautas nocivas

Diante da justificativa, digamos, pouco inspirada para apoiar Davi Alcolumbre, isto é, as muitas possibilidades (ahã) que a oposição terá de impor sua pauta quando da ausência dele, fico me perguntando se passam pela cabeça de Bolsonaro e da direita pragmática todos as pautas nocivas que Alcolumbre poderá avançar como presidente do Senado.

Ou será que o plano da direita é manter o senador amapaense com um piriri eterno que o impeça de fazer tudo aquilo que, tenho certeza, Alcolumbre já está negociando com Lula, Zé Dirceu, Renan Calheiros, Randolfe Rodrigues, Barroso, Moraes, Dino,…? Se for isso, coitado do Brasil. Coitada da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar (ou melhor, do que resta delas). Coitados dos presos de 8/1.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/polzonoff/direita-alcolumbre-bolsonaro/

Filipe Barros denuncia “golpe contra o Brasil”

(Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) criticou o protocolo de intenções assinado entre o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e a multinacional Ambipar, classificando-o como uma “tentativa de golpe do lulopetismo contra a soberania nacional”. Em entrevista à coluna Entrelinhas, Barros alertou para os riscos do acordo, que permite atuação do grupo privado em uma extensa área de 1,4 milhão de quilômetros quadrados, cerca de 14% do território brasileiro.

O parlamentar ressaltou que a região abriga não apenas comunidades indígenas, mas também reservas minerais e outros recursos estratégicos para o Brasil. Para ele, o governo Lula tem demonstrado um “entreguismo vira-lata”, ao permitir que empresas privadas tenham acesso a territórios sensíveis sem transparência.

Para conter os avanços do acordo, Barros disse que pretende acionar diferentes instâncias institucionais. “Dar amplitude ao caso através da mídia e das redes sociais é primordial, mas, além disso, já estou em busca de providências imediatas”, afirmou. Segundo ele, entre as ações em curso, está a provocação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma vez que as ações da Ambipar cresceram mais de 2000% em 2024, pouco antes da assinatura do acordo com o MPI.

O deputado também comparou a postura do atual governo com a de Jair Bolsonaro, argumentando que o ex-presidente sempre alertou para a necessidade de proteger ativos nacionais. “Bolsonaro sempre alertou sobre a necessidade de defendermos ativos estratégicos para o desenvolvimento do país”, disse Barros.

Conforme o parlamentar, o protocolo de intenções entre o governo e a Ambipar foi assinado durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, sem consulta pública ou licitação. O documento, cujo conteúdo integral ainda não foi revelado, prevê iniciativas em sustentabilidade e gestão de emergências climáticas em terras indígenas.

Diante das críticas, o governo afirmou em nota que “não houve concessão de terras indígenas” e que o protocolo firmado não implica em repasse de verbas ou perda de responsabilidade do Estado. Segundo o MPI, a parceria segue as diretrizes da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI) e respeita a soberania dos povos indígenas.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/entrelinhas/filipe-barros-denuncia-golpe-contra-o-brasil/

Greve na Receita Federal já passa de dois meses e trava comércio exterior

Foto- Marcelo Camargo – Ag.BrasilMaria Fernanda

A greve dos auditores fiscais da Receita Federal, que já dura mais de dois meses, está provocando um verdadeiro colapso no comércio exterior e na logística do país. A estimativa das empresas do setor aponta que cerca de 75 mil remessas expressas de importação e exportação estão paradas nos terminais alfandegários do Brasil, impedindo a circulação de mercadorias essenciais e gerando prejuízos bilionários para empresas e consumidores.

O presidente da FPLM, deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), fez um alerta contundente sobre os impactos da paralisação. “Esses atrasos não afetam apenas as empresas de logística, mas destroem a competitividade do Brasil no mercado global. Produtos essenciais, como kits laboratoriais e peças industriais, estão presos nos depósitos, prejudicando as cadeias produtivas e colocando pequenas e médias empresas (PMEs) em risco”, afirmou o deputado.

Dados do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP) mostram que greves anteriores resultaram em perdas de R$ 3 bilhões em apenas seis meses. Especialistas alertam que a atual paralisação pode ser ainda mais devastadora para a economia nacional.

A greve foi deflagrada em 21 de novembro, após decisão do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional), que reivindica reajustes salariais. Entretanto, para a FPLM e outras entidades, o impacto econômico e logístico da paralisação é insustentável.

“A economia brasileira não pode ficar refém desse impasse. Empresas enfrentam dificuldades gigantescas, consumidores estão frustrados, e o país perde credibilidade internacional. Precisamos de uma solução urgente”, enfatizou Rodrigo Marinho, diretor-executivo do Instituto Livre Mercado (ILM).

A FPLM reforça que o Ministério da Fazenda e o Ministério da Gestão e da Inovação precisam agir imediatamente para destravar as operações e evitar um colapso ainda maior no comércio exterior e na logística do país.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e04-brasil/greve-na-receita-federal-ja-passa-de-dois-meses-e-trava-comercio-exterior

Lula é especialista: em 2007, deportou boxeadores cubanos

Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara (Foto: acervo pessoal)Redação

Lula (PT) ainda finge “revolta” com brasileiros algemados e acorrentados que foram deportados dos Estados Unidos, mas ele próprio fez muito pior com dois boxeadores cubanos que abandonaram a delegação do seu pais, durante os Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, para implorar asilo político. Lula ignorou o drama dos atletas e fez o Brasil passar vergonha, decretando a deportação à força dos rapazes, entregues à polícia política da ditadura que tortura e mata dissidentes. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Os boxeadores que tentavam fugir dos horrores da ditadura bajulada por Lula eram Guillermo Rigoundeaux, 26, e Erislandy Lara, 24.

O governo Lula promoveu uma verdadeira caçada aos boxeadores, afinal encontrados em Araruama (RJ), na região dos Lagos.

Justificou-se a deportação, que chocou pela crueldade e covardia, pelo fato de os atletas estarem “sem documentos”, retidos pela ditadura.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/politica/ttc-politica/lula-e-especialista-em-2007-deportou-boxeadores-cubanos

Rejeição ao governo Lula deve sobrar para Haddad

Fernando Haddad (D), com o chefe Lula (E) (Foto: Ag. Brasil)Cláudio Humberto

Ainda de ressaca pela pesquisa Quaest com rejeição recorde do governo Lula (49%), assessores palacianos dissecam os números para entender a popularidade ladeira abaixo. A eleição está logo ali, por isso ligaram o botão de pânico: a derrota de Lula arrastaria o PT e seus puxadinhos. Incumbida de limpar a barra de Lula, a turma do ministro da Secom, Sidônio Palmeira, muito ligado a Rui Costa (Casa Civil), rival de Fernando Haddad, já trabalha para empurrar a impopularidade para o ministro da Fazenda: estariam na sua área as razões do declínio de Lula.

Péssima fase

Não foi surpresa a rejeição em alta, aferida em pesquisas internas, que Lula mantém secretas. Esperam piora com a alta no preço da gasolina.

Só notícia ruim

A grita contra a espionagem do Pix é o que mais desgastou Lula. Mas há outras questões ligadas a Haddad, como inflação e alta de impostos.

Pai de filho feio

Já como nova diretriz de comunicação, a pesquisa não é para ser comentada pelos ministros. A ordem é deixar cair no esquecimento.

Herança maldita

A Secom até faz mea culpa pela rejeição, mas coloca na conta do Paulo Pimenta, demitido por Lula por causa do baixo rendimento na pasta.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/rejeicao-ao-governo-lula-deve-sobrar-para-haddad

Zucco quer afastamento do ministro da Educação por Pé-de-Meia irregular

Deputado Luciano Zucco . (Foto: Diário do Poder).Camile Soares

Líder da oposição na Câmara, o deputado Zucco (PL-RS), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento do ministro da Educação, Camilo Santana, após irregularidades no programa Pé-de-Meia, que levou ao bloqueio de R$ 6 bilhões pelo Tribunal de Contas da União (TCU), afirma o R7.

Na solicitação, Zucco alega que Camilo teria cometido crime de responsabilidade. O deputado também pediu investigações contra outros ministros, como Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento.

O Ministério da Educação (MEC) negou qualquer irregularidades. “Todos os aportes feitos para o programa foram aprovados pelo Congresso Nacional e cumpriram as normas orçamentárias vigentes. O governo prestou os esclarecimentos preliminares que foram solicitados pelo TCU e, tempestivamente, irá complementar informações”, declarou ao R7.

Os recursos bloqueados são do Fundo Garantidor de Operações (FGO) e Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc), utilizados para abastecer o fundo privado Fipem, sem autorização orçamentária. O TCU argumenta que o aporte foi feito fora das regras fiscais e sem previsão no Orçamento de 2024, comprometendo a transparência e a rastreabilidade.

O governo, por meio da Advocacia Geral da União (AGU) e da Bancada da Educação, busca reverter o bloqueio.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e09-brasil/apos-irregularidades-no-pe-de-meia-lider-da-oposicao-pede-afastamento-do-ministro-da-educacao

Sob Galípolo, Copom deve elevar Selic em 1 ponto nesta quarta

Gabriel Galípolo, novo presidente do Banco Central. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado).Davi Soares

A taxa básica de juros, Selic, deve aumentar um ponto percentual, nesta quarta-feira (29), quando Gabriel Galípolo estreia no comando da autoridade monetária brasileira, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. A definição ocorre sob pressão da disparada do dólar e pelo aumento no preço dos alimentos.

A ampliação prevista para ser elevada de 12,25% para 13,25% será a quarta alta consecutiva da Selic. No último comunicado do Copom, divulgado em dezembro, o comitê sinalizou a intenção de elevar os juros básicos em 1 ponto percentual nas reuniões de janeiro e março. E a continuidade do aperto monetário usa como argumento o agravamento das incertezas externas e nos impactos do pacote fiscal anunciado pelo governo no fim do ano passado.

A decisão final do Copom deve ser divulgada ao fim do dia. A taxa Selic ficou em 10,5% ao ano, entre junho e agosto de 2024. E começou a subir em setembro do mesmo ano, com altas sucessivas de 0,25, 0,5 e 1 ponto percentual.

A alta deve contrariar os anseios do presidente Lula (PT), que iniciou seu governo em uma guerra particular contra o antecessor de Galípolo, Roberto Campos Neto, nomeado pelo rival do petista, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). E marcará a independência institucional do Banco Central do Brasil.

Inflação no radar

Em sua última reunião, o Copom reforçou a preocupação com a pressão inflacionária e não descartou a possibilidade de um ciclo de aperto monetário mais longo. O comitê reiterou a necessidade de uma política contracionista e justificou a manutenção do ritmo de alta da Selic com base na valorização recente do dólar e na escalada dos preços.

O último boletim Focus aponta que a projeção de inflação para 2025 subiu de 4,96% para 5,5% nas últimas quatro semanas. Isso coloca a inflação acima do teto da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), fixada em 3% para este ano, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

O impacto da Selic

A taxa básica de juros serve de referência para as operações financeiras e é o principal instrumento do Banco Central para o controle da inflação. O BC intervém no mercado diariamente por meio de operações de compra e venda de títulos públicos federais para manter a Selic próxima da meta definida na reunião do Copom.

Quando a taxa de juros sobe, a intenção é conter o superaquecimento da demanda, freando o consumo e encarecendo o crédito. Esse movimento ajuda a controlar a inflação, mas também pode desacelerar o crescimento econômico. Os bancos, porém, consideram outros fatores na definição dos juros cobrados do consumidor, como risco de inadimplência, custos operacionais e margem de lucro.

Por outro lado, quando o Banco Central reduz a Selic, o crédito tende a ficar mais barato, estimulando o consumo e os investimentos. No entanto, esse afrouxamento monetário pode resultar em menor controle inflacionário.

O Copom se reúne a cada 45 dias para reavaliar o cenário econômico e definir a Selic. No primeiro dia de reunião, os técnicos do BC apresentam uma análise detalhada do panorama econômico global e nacional. No segundo dia, a diretoria do Banco Central debate as opções e toma a decisão sobre a taxa de juros.

Meta contínua

Com o novo sistema de meta contínua, que entrou em vigor este mês, a inflação é avaliada com base no acumulado dos últimos 12 meses, e não mais exclusivamente pelo índice fechado de dezembro. A meta estabelecida pelo CMN é de 3%, com intervalo de tolerância entre 1,5% e 4,5%.

Isso significa que, em janeiro de 2025, será analisado o comportamento da inflação desde fevereiro de 2024. Em fevereiro de 2025, o período de análise se desloca um mês adiante, iniciando em março de 2024, e assim por diante.

No último Relatório de Inflação, divulgado em dezembro, o Banco Central manteve a projeção de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) feche 2025 em 4,5%. Essa estimativa, contudo, poderá ser revisada conforme a dinâmica do dólar e da inflação. O próximo relatório será publicado no fim de março. (Com ABr)

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/sob-galipolo-copom-deve-elevar-selic-em-1-ponto-nesta-quarta-29

O GROSSO TÁ VINDO…

https://twitter.com/i/status/1884322344728162740

FONTE: JBF https://luizberto.com/o-grosso-ta-vindo/

Obama foi o presidente que mais deportou dos Estados Unidos no século 21

Barack Obama

Os governos de Barack Obama, de 2009 a 2017, registraram o maior número de deportações de imigrantes em situação irregular nos Estados Unidos no século 21.
Dados do Departamento de Segurança Interna (DHS) mostram que mais de 3 milhões de pessoas foram expulsas do pais durante os dois mandatos de Obama.

FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/mundo/obama-foi-o-presidente-que-mais-deportou-dos-estados-unidos-no-seculo-21/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Inflação de alimentos: Brasil é um dos quatro piores na América Latina

A inflação de alimentos no Brasil disparou em 2024 e ficou entre as maiores da América Latina. Com um aumento de 7,69%, o país posiciona-se atrás apenas de Argentina, Venezuela e Bolívia, nações que enfrentam crises econômicas mais profundas. Em contraste, países como México, Chile e Colômbia apresentaram índices bem menores.
O impacto da alta dos alimentos se refletiu na inflação geral, que atingiu 4,83%. Quando se considera apenas a alimentação no domicílio, a taxa sobe para 8,23%. Os números preocupam o presidente Lula da Silva, que prefere atribuir a alta dos preços à valorização do dólar e ao aumento da demanda, enquanto seu governo recebe críticas pela má gestão econômica.

FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/economia/inflacao-de-alimentos-brasil-e-um-dos-quatro-piores-na-america-latina/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Trump assina decretos para restaurar a liberdade de expressão nos EUA

Assim que tomou posse da Presidência dos Estados Unidos, em 20 de janeiro, Donald Trump assinou dois decretos com o objetivo de restaurar a liberdade de expressão no país e investigar práticas de censura promovidas pelo governo Joe Biden.

Intitulado “Restaurando a Liberdade de Expressão e Encerrando a Censura Federal”, primeiro decreto reafirma o compromisso da Casa Branca com a Primeira Emenda da Constituição dos EUA. A partir de agora, nenhum recurso federal deve restringir a liberdade de expressão dos EUA.

Trump destacou que, sob o governo Biden, houve uma “pressão substancial” sobre empresas de redes sociais para censurar conteúdos discordantes.

“Sob o pretexto de combater a ‘desinformação’ e a ‘informação maliciosa’, o governo Biden violou os direitos de expressão protegidos pela Constituição de cidadãos em todo o país”, afirma trecho do decreto.

FONTE: REVISTA OESTEVhttps://revistaoeste.com/economia/inflacao-de-alimentos-brasil-e-um-dos-quatro-piores-na-america-latina/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Be the first to comment on "Quem abriu as portas? ONG ligada ao PCC esteve em ministérios do governo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*