No mundo de hoje, só o voto na esquerda é considerado “democrático”

J.R. Guzzo
Manifestantes após o anúncio dos resultados do segundo turno das eleições legislativas francesas, em Marselha, sul de França
Manifestantes após o anúncio dos resultados do segundo turno das eleições legislativas francesas, em Marselha, sul de França| Foto: EFE/EPA/TERESA SUAREZ


A direita ia ganhar as eleições na França – mas quando foi se contar os votos do turno definitivo, deu-se que a direita perdeu. Não apenas não levou a maioria das cadeiras no Parlamento, como imaginou que levaria. Viu a esquerda ficar em primeiro lugar e ganhar força para obrigar o presidente Emmanuel Macron, responsável ao mesmo tempo pelo pânico da vitória da direita e pelo tumulto da vitória da esquerda, a chamar as lideranças esquerdistas para dentro do seu governo.

A “ameaça” que as classes culturais e civilizatórias temiam não se realizou. O que aconteceu foi justamente o contrário: a esquerda mais radical da França, reunida numa “Frente Popular” cujo nome traz as piores lembranças, foi quem elegeu o maior número de deputados – 178, num total de 577 assentos. Junto com os 150 de Macron, que se aliou às forças da esquerda, formam agora a maioria.

A ciência política única que está hoje em vigor determina que existem dois tipos diferentes de voto popular. Quando a maioria dos eleitores vota na direita, não é uma manifestação natural da democracia – é fascismo

Onde foram parar, então, os votos da direita nas eleições europeias e, logo a seguir, no primeiro turno da eleição nacional? Como na natureza, nada se perde e tudo se transforma. A votação do RN, o partido da direita na França, passou dos 88 deputados que tinha para 125 – o que não parece ser uma derrota, e não é mesmo, mas dá apenas medalha de prata.

É a velha história: ficar em terceiro lugar não resolve a vida de ninguém em política sobretudo quando os dois primeiros se juntam para bater em você. A direita francesa vai fazer mais barulho, vai dar assunto para muita mesa redonda em televisão e vai continuar sendo acusada de sintetizar o que existe de pior na humanidade, mas não vai mandar em nada no governo. Tem sido assim há 40 anos. Assim continuará até a próxima eleição presidencial, e depois disso é voo cego.

As eleições na França, assim que apareceram os resultados, foram tidas naturalmente como uma extraordinária vitória da democracia. Mas essas mesmíssimas eleições não estavam sendo denunciadas, até agora, como um perigo mortal para essa mesmíssima democracia? Estavam, mas é assim que funciona o pensamento equilibrado, virtuoso e correto do momento. Eram uma ameaça quando se achava que a direita podia ganhar. Passaram a ser uma vitória do bem quando a esquerda ganhou.

A ciência política única que está hoje em vigor determina que existem dois tipos diferentes de voto popular. Quando a maioria dos eleitores vota na direita, não é uma manifestação natural da democracia – ao contrário, é fascismo, extremismo e “ditadura através do uso do voto”. Quando a maioria vota na esquerda e no “centro” o sinal inverte – nesse caso a democracia está salva.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/jr-guzzo/hoje-so-voto-esquerda-considerado-democratico/

Milei atinge Lula, que sente e não consegue esconder fraqueza moral (veja o vídeo)

Imagem em destaque

A opção do presidente argentino Javier Milei de participar de evento com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em detrimento do encontro da cúpula do Mercosul, atingiu em cheio o petista Lula.

Demonstrando fraqueza, o atual ocupante do Palácio do Planalto criticou a decisão de Milei.

Lula disse que a participação de Milei no CPAC era algo “antidemocrático”.

Sem dúvida, mais um devaneio de “Biden da Silva”.

Presunçoso, arrogante e egocêntrico, o descondenado sentiu.

Veja o vídeo:

https://twitter.com/i/status/1810454830231486533

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/60076/milei-atinge-lula-que-sente-e-nao-consegue-esconder-fraqueza-moral-veja-o-video

Reação da população a perseguição contra Bolsonaro é percebida no voo de retorno de SC (veja o vídeo)

Imagem em destaque

Um trecho de um artigo do jornalista Mario Sabino, publicado no site Metrópoles, explica bem o que ora acontece no Brasil, a perseguição desenfreada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, algo que o povo já percebeu e que só faz aumentar a popularidade do ex-mandatário.

Eis o texto:

“A uma parte não desprezível do mundo real, o jornalismo só ajuda a confirmar a crença de que Jair Bolsonaro sofre perseguição política da parte das excelências da Justiça. Talvez até mesmo entre eleitores do PT já comece a surgir a dúvida se não estão exagerando na quantidade de processos contra o ex-presidente da República.

Um colunista disse que o caso das joias pode abalar a popularidade de Jair Bolsonaro, porque é de fácil entendimento para o povo e contraria o discurso de moralidade do ex-presidente da República. Pois tendo a crer que é exatamente o contrário: por ser um caso de fácil entendimento para o povo, Jair Bolsonaro deve sair ainda mais vitimizado.”

De fato, é exatamente isso que está acontecendo. A perseguição do sistema só fortalece a popularidade de Bolsonaro

O próprio Bolsonaro sente isso todos os dias. O voo de retorno de Santa Catarina, onde participou do CPAC 2024, ao lado do presidente argentino Javier Milei, é um exemplo clássico.

Algo impressionante.

Veja o vídeo:

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/60077/reacao-da-populacao-a-perseguicao-contra-bolsonaro-e-percebida-no-voo-de-retorno-de-sc-veja-o-video

AO VIVO: A tenebrosa volta do condenado José Dirceu (veja o vídeo)

Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

Ele quer voltar!

O ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT), classificou a sua condenação no processo do mensalão como “a primeira grande fake news do Brasil”.

A PF indiciou Bolsonaro por peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso das joias. 

O sistema está fazendo de tudo para tirar o capitão do jogo político, mas Valdemar Costa Neto, presidente do PL, garante que Bolsonaro vai conseguir reverter a inelegibilidade e será candidato em 2026.

Para falar sobre esses e outros assuntos, o Raio X da Política recebe o deputado federal Coronel Telhada e o jornalista Diogo Forjaz. Apresentação de Berenice Leite. 

Assista no Fator Político BR, parceiro do Jornal da Cidade Online! 

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/60069/ao-vivo-a-tenebrosa-volta-do-condenado-jose-dirceu-veja-o-video

“O governo Lula desrespeita os produtores rurais” (veja o vídeo)

Imagem em destaque

A importação desenfreada de leite por parte do governo federal está ‘quebrando’ o setor leiteiro nacional. Para a deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC), há um claro desrespeito com os produtores:

“Não há intenção do governo em resolver as crises, e sim de gerar novas crises, haja vista a polêmica do arroz. No que diz respeito ao leite, apresentei o projeto de lei nº 4309, que proíbe empresas brasileiras de reidratar leite na indústria. 

Se fizer isso pode ter multa de até 1 milhão de reais e suspensão do alvará de funcionamento. 

O governo tem que priorizar nosso produto”, frisou, durante entrevista ao programa Fator Agro. 

Veja o vídeo:

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/60058/o-governo-lula-desrespeita-os-produtores-rurais-veja-o-video

Governo Lula leva 16 horas para reagir ao ataque a hospital infantil, e não cita Rússia

Foto da destruição do hospital infantil foi divulgada pelo presidente ucraniano Volodimir Zelenski, nas redes sociais.

O governo Lula esperou para divulgar somente às 23h50 desta segunda-feira (8) uma nota oficial em que se manifesta contra o bombardeio a um hospital infantil em Kiev, da Ucrânia, provocando mortes e destruição, mas a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nem sequer cita a Rússia, que realizou o ataque. O governo brasileiro se manifestou cerca de 16 horas depois do bombardeio. Os principais líderes mundiais condenaram a atrocidade já nas primeiras horas desta segunda-feira, patrocinadas pelas forças de Vladimir Putin, mas o governo Lula se manteve em silêncio. Até porque só costuma reconhecer “vítimas inocentes” na guerra de Israel contra o Hamas, grupo terrorista aliado dos petistas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Até a oposição lembrou a necessidade de o governo brasileiro se posicionar sobre a crueldade, a exemplo do senador Sérgio Moro (União-PR), que cobrou na redes sociais: “Algum comentário?”. Foi ignorado durante todo o dia.

Desde o princípio do conflito o petista passa pano nas atrocidades da Rússia na guerra, vitimando principalmente a população civil.

Imagens do hospital confirmam a destruição, ao contrário da maior parte dos alegados ataques divulgados pelo Hamas e endossados por Lula.

Lei a nota contorcionista do Ministério das Relações Exteriores, sem citar a Rússia:

O governo brasileiro condena o bombardeio que atingiu hoje o hospital infantil Ohmatdyt, em Kiev, que resultou em número expressivo de vítimas fatais, incluindo crianças. O governo brasileiro reitera sua condenação a ataques em áreas densamente povoadas, especialmente quando acarretam danos a instalações hospitalares e a outras infraestruturas civis, e expressa sua solidariedade às vítimas e a seus familiares. O Brasil exorta as partes no conflito a cumprirem suas obrigações perante o direito internacional humanitário, inclusive a proteção especial conferida a instalações e unidades médicas, que devem ser respeitadas em todas as circunstâncias. O governo brasileiro continua a defender o diálogo e uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia. Até que os atores relevantes se engajem de forma genuína e eficaz em negociações de paz, o Brasil reitera o apelo para que três princípios para a desescalada da situação sejam observados: não expansão do campo de batalha, não escalada dos combates e não inflamação da situação por qualquer parte.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/politica/governo-lula-leva-16-horas-para-reagir-a-ataque-a-hospital-infantil-e-nao-cita-russia#:~:text=O%20governo%20brasileiro%20se%20manifestou,Lula%20se%20manteve%20em%20sil%C3%AAncio.

‘Trabalho intenso’ do governo Lula excluiu carne da cesta básica

Bernard Appy (Foto: EBC)

Representante do PL no grupo de trabalho para regulamentação da reforma tributária, o deputado Joaquim Passarinho (PL-PA) afirma que a exclusão da proteína animal da cesta básica, o que encarece o produto, é trabalho intenso do governo Lula, “foi um pedido da equipe econômica do governo, liderada por Bernard Appy [secretário extraordinário da Reforma Tributária]”, revelou à coluna. Appy é o escolhido do ministro Fernando Haddad (Fazenda), para tocar a regulamentação na Câmara.

Filme repetido

Lula insinuou carne na cesta básica e travou o avanço do projeto. Como no “PL das Blusinhas”, ele disse uma coisa e fez outra. Só quer o bônus.

Jogando para torcida

A fala eleitoreira irritou o presidente da Câmara, Arthur Lira, que tem lembrado que Lula enviou a proposta com a cesta básica sem carne.

Nota de 3

Nem mesmo a Frente da Agropecuária acredita no que o presidente da FPA, Pedro Lupion, chama de “repentino posicionamento” de Lula.

Pra ontem

Relatório da regulamentação passa hoje (9) por escrutínio de líderes da Câmara. A ideia é que a votação também se inicie nesta semana.

Rússia atacou maior hospital pediátrico da Ucrânia (Foto: Divulgação/x/Volodymyr Zelenskyy)

Governo Lula critica ataque a hospital infantil só 16 horas depois, sem citar a Rússia

O governo Lula esperou para divulgar somente às 23h50 desta segunda-feira (8) uma nota oficial em que se manifesta contra o bombardeio a um hospital infantil em Kiev, da Ucrânia, provocando mortes e destruição, mas a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nem sequer cita a Rússia, que realizou o ataque. O governo brasileiro se manifestou cerca de 16 horas depois do bombardeio. A covardia fez todo o mundo protestar já nas primeiras horas desta segunda-feira, condenando a guerra imparável de Vladimir Putin, mas o governo Lula se manteve em silêncio porque só costuma reconhecer “vítimas inocentes” na guerra de Israel contra o Hamas, grupo terrorista aliado dos petistas. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Fingindo-se de morto

Até a oposição lembrou a necessidade de o governo brasileiro se posicionar sobre a crueldade, a exemplo do senador Sérgio Moro (União-PR), que cobrou na redes sociais: “Algum comentário?”.

Vítimas civis

Desde o princípio do conflito o petista passa pano nas atrocidades da Rússia na guerra, vitimando principalmente a população civil.

Credibilidade

Imagens do hospital confirmam a destruição, ao contrário da maior parte dos alegados ataques divulgados pelo Hamas e endossados por Lula

Poder sem Pudor

Um burro na plateia

Contam na Bahia que foi animada a eleição para presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa, em janeiro de 2001. Indicado pelo prefeito, o vereador Valdivino Borges fazia seu discurso quando alguém o interrompeu para se referir ao seu pouco estudo: “Sai daí, seu burro!” Valdivino respondeu na lata: “Eu sou burro e sou o presidente da Câmara, e você, que não é, está aí me dando coice!…”

Essa não cola mais

Ellen Gracie, ex-STF, e o ex-ministro da AGU Luís Adams, juristas, fazem o mesmo juízo: a legislação sobre venda de terras para estrangeiro não se aplica na negociação da Eldorado Celulose, que a dupla Joesley e Wesley Batista vendeu e se recusa a entregar à Paper Excellence.

Que joias?

Jair Bolsonaro foi reconhecido em voo de carreira entre Navegantes (SC) e São Paulo (SP) na manhã desta segunda-feira (8). Foi ovacionado pelos passageiros, que logo formaram fila para selfies.

Lula finge não ver

A Rússia bombardeou um hospital infantil em Kiev, da Ucrânia, matando ao menos dez pessoas, e o presidente Lula (PT) nem sequer lamentou a tragédia. Manteve o bico calado porque só reconhece “vítimas inocentes” na guerra de Israel contra o Hamas grupo terrorista aliado do petista.

Procura-se emprego

Sem mandato e prestígio no PT, Jean Paul Prates não deve disputar as eleições deste ano. A ideia é voltar a pedir emprego na iniciativa privada, que o governo a que serviu não para de sacanear na Petrobras.

Frase do dia

“Os preços dos combustíveis explodem no Brasil!”

Jair Bolsonaro sobre reajuste de 20 centavos no preço da gasolina, a partir desta terça

No bolso

Uso de drogas ilícitas em espaço público vai render multa de R$1.412 em Santa Catarina. O projeto foi sancionado pelo governador Jorginho Mello (PL). Vale para parques, vias, instituições e construções públicas.

Recorde mundial

Para Luciano Zucco (PL-RS), o lobby piorou a lei, na regulamentação da reforma tributária: “quando as pessoas se derem conta será tarde demais”, diz o deputado, que prevê recorde mundial de carga tributária.

Diretas já nos TJs

Tramita rápido no Senado, esta semana, a PEC que fixa eleição direta com voto secreto e mandato de dois anos para diretores nos Tribunais de Justiça com 150 ou mais desembargadores: SP, RJ, RS e MG.

Mais imposto, claro

Um dos principais problemas da reforma tributária é a criação de “inúmeras exceções, contaminando a simplificação e trazendo injustiça dentro do próprio sistema”, avalia o deputado Gilson Marques (Novo-SC).

Só para lembrar…

…aumento de 20 centavos já provocou levante que derrubou presidente.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/governo-lula-foi-que-excluiu-carne-da-cesta-basica

Wilson Lima decreta emergência em 22 municípios

“O Decreto de Emergência é importante para que se possa dar amparo legal aos municípios e que eles possam se mobilizar”, explicou o governador (Foto: Antonio Lima/Secom)

O governador Wilson Lima instituiu, nesta sexta-feira (05/07), o Comitê de Enfrentamento à Estiagem e decretou situação de emergência em 20 municípios. Ele assinou, também, um decreto de situação de Emergência Ambiental em 22 cidades do sul do estado e Região Metropolitana de Manaus. As ações foram feitas em razão do período de vazante que já afeta o Amazonas.

“O Decreto de Emergência é importante para que se possa dar amparo legal aos municípios e que eles possam se mobilizar; e que a gente possa, também, estabelecer essa relação e essa comunicação com o Governo Federal. É importante para que a gente tenha um guarda-chuva de legalidade para tomar as decisões e as ações que vamos tomar, para que essa ajuda possa chegar o mais breve possível”, explicou o governador.

Ele destacou que o Estado tem trabalhado de forma preventiva desde o início do ano, seguindo um planejamento de medidas elaborado ainda em 2023, para que seja possível prestar assistência às populações afetadas de forma mais rápida. “Nós nos antecipamos e a maioria das aquisições que iremos fazer, já houve processo licitatório. Lá no ano passado, a gente trouxe esse aprendizado, por exemplo, cesta básica, água e filtros, tudo isso já conta com processo licitatório”, acrescentou Wilson Lima.

As informações foram divulgadas durante coletiva de imprensa realizada na sede do Governo do Estado, que contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade, dos deputados Dan Câmara e João Luiz, além de secretários de Estado.

Decretos

O Decreto de Situação de Emergência alcança as cidades das Calhas do Juruá (Guajará, Ipixuna, Envira, Itamarati, Eirunepé, Carauari e Juruá), Purus (Pauini, Lábrea, Tapauá, Beruri, Canutama, Boca do Acre) e Alto Solimões (Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins), já afetadas pela vazante.

De acordo com a Defesa Civil, os níveis dos rios em todas as calhas do Amazonas estão abaixo do esperado para o período, se comparado a anos anteriores. A cota do Rio Negro, nesta sexta-feira, por exemplo, chegou à marca de 26,70 metros. Em anos anteriores, as cotas nesse mesmo dia eram de 27,89 metros (2023); 29,59 metros (2022) e 29,87 metros (2021). Essas informações podem ser acompanhadas diariamente no endereço paineldoclima.am.gov.br.

E o Decreto de Situação de Emergência Ambiental abrange, no momento, 22 cidades da região sul e da Região Metropolitana de Manaus. Durante a vigência do decreto fica proibida a prática de fogo, com o sem uso de técnicas de queima controlada nas seguintes cidades: Apuí; Novo Aripuanã; Manicoré; Humaitá; Canutama; Lábrea; Boca do Acre; Tapauá; Maués; Manaus; Iranduba; Novo Airão; Careiro da Várzea; Rio Preto da Eva; Itacoatiara; Presidente Figueiredo; Manacapuru; Careiro Castanho; Autazes; Silves; Itapiranga; e Manaquiri.

“O Decreto de Emergência Ambiental define as atribuições das entidades do governo, seja Bombeiros, Ipaam, Idam, Sema, no combate, em especial, a esses focos de calor. Também traz uma inovação porque determina os critérios de qualidade do ar, uma vez que, ano passado, a gente enfrentou um problema grave com as fumaças que se localizaram aqui em cima da cidade de Manaus; e também proíbe o uso do fogo enquanto persistir a estiagem”, afirmou o titular da Sema, Eduardo Taveira.

Comitê de Enfrentamento

O Comitê de Enfrentamento da Estiagem, instituído também pelo governador Wilson Lima, nesta sexta-feira, é composto de 33 secretarias e órgãos estaduais, entre eles, Defesa Civil, Casa Civil, Segov, Casa Militar, Cosama, as Secretarias de Segurança Pública, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Unidade Gestora de Projetos Especiais, entre outros órgãos.

O colegiado será responsável por deliberar, a partir de agora, sobre as atividades dos órgãos que o compõem, as ações de prevenção, preparação, mitigação e resposta à estiagem.

O secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, reforçou que toda a estrutura estadual tem trabalhado com outros entes importantes para que a assistência aos afetados seja feita de forma ampla.

“O governador determinou que em janeiro, de forma muito providente, fizéssemos todas as reuniões necessárias para envolver toda a cadeia e todo o sistema de Defesa civil, passando pelo Governo Federal, Municipal, mas também as empresas públicas e privadas para que todos, de uma certa forma, pudessem adotar medidas que viessem a mitigar os problemas dessa seca”, disse Máximo.

Comitê Técnico-Científico

O governador também instituiu o Comitê Técnico-Científico para assessorar o Comitê de Enfrentamento sobre o tema Mudanças Climáticas Extremas. O Comitê será composto de dez especialistas em temas específicos relacionados às Mudanças Climáticas Extremas: Recursos Hídricos e Energéticos; Saúde Pública; Educação Ambiental; Ações Degradantes; Impacto Econômico; Prevenção, Mitigação e Adaptação; Segurança Social e Alimentar; Transporte; Florestas e Clima; Impactos de Pesquisas Aplicadas e Tecnológicas.

Entre as atribuições do Comitê Técnico-Científico estarão atividades como manter banco de dados atualizado, apresentar pareceres opinativos sobre estratégias de prevenção, mitigação e adaptação às problemáticas estudadas e suas consequências e propor campanhas de sensibilização, entre outras competências.

Estiagem

Desde o ano passado, o Governo do Amazonas já vinha trabalhando no planejamento de ações para tornar os efeitos de uma possível nova estiagem menos impactantes para a população do estado.

Abastecimento de água potável, insumos e medicamentos para a saúde, produção rural, logística para a manutenção do funcionamento da rede estadual de educação e ajuda humanitária têm sido os principais focos do cronograma de atividades do governo. (Com Ag. Amazonas)

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/amazonia/xwk-amazonia/wilson-lima-decreta-situacao-de-emergencia-em-20-municipios

Incra pede nova análise e caso Eldorado pode ter reviravolta

Eldorado Celulose – Foto: redes sociais.

Uma mudança de rota do Incra movimenta a principal disputa acionária do país entre a J&F e a Paper Excellence pelo controle da Eldorado Celulose.

A Coordenação-Geral de Cadastro Rural (DFC) do Incra, responsável por supervisionar a aquisição de imóveis rurais por estrangeiros, recomendou que o órgão faça uma reanálise criteriosa de aspectos jurídicos incluídos em requerimento apresentado pela Paper Excellence no processo administrativo interno.

O documento reúne dois pareceres de juristas de destaque nacional, que explicam os motivos pelos quais a legislação sobre venda de terras para estrangeiro não se aplica na negociação da Eldorado Celulose. Um deles foi elaborado pela ministra aposentada do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie. O outro é assinado por Luís Inácio Adams, que foi Advogado-Geral da União nos governos anteriores do PT, bem como autor de um parecer em 2010 que defende a limitação de acesso de estrangeiros à propriedade fundiária nacional.

Ao avaliar o requerimento da Paper, o DFC, do Incra, admite a possibilidade de que a transação que envolve a Eldorado não esteja sujeita à legislação que restringe a venda de terras para empresas com capital majoritariamente estrangeiro. Isso porque um decreto de 1974, que é base para a posição da J&F, teria ultrapassado seu limite regulamentador ao extrapolar a legislação sobre o tema, impondo restrições para operações societárias de fusões e aquisições de qualquer espécie e não apenas para aquelas cuja atuação principal é comprar e explorar terras rurais. E caso o decreto seja considerado ilegal e inconstitucional, a disputa pelo controle da Eldorado não dependeria de autorização governamental e, nem mesmo, do Congresso Nacional.

Sendo assim, os técnicos recomendaram que a Procuradoria Federal Especializada (órgão consultivo da AGU vinculado ao Incra) analise e se manifeste sobre este e todos os demais questionamentos jurídicos apresentados pela Paper.

Na avaliação dos técnicos do Incra, o entendimento a ser firmado pode repercutir também em outros processos administrativos que tramitam na autarquia.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/uncategorized/incra-pede-nova-analise-e-caso-eldorado-pode-ter-reviravolta

ELE NÃO QUER A VERDADE

FONTE: JBF https://luizberto.com/ele-nao-quer-a-verdade/

Alexandre Garcia

ENQUANTO LULA VIAJA, GÁS E GASOLINA FICAM MAIS CAROS

Combustíveis
Gás de cozinha e gasolina terão aumento a partir de 8 de julho

O presidente Lula vai à Bolívia, nesta terça-feira, falar sobre gás. No mesmo dia, aqui no Brasil, triste coincidência: o preço do botijão de gás de cozinha terá aumento de quase 10%. Um pouco por causa do preço do petróleo, mas principalmente devido ao dólar, que subiu depois de declarações de Lula. Ele disse que não tinha nada a ver com isso, mas tanto tinha que, assim que deixou de criticar o Banco Central, o dólar voltou a cair. O Banco Central é o zelador da moeda e do crédito. Criticar isso significa abrir portas para a inflação. E, quando falam em gastar mais, sem controle, também surge inflação. E o dólar sobe, porque a moeda nacional se desvaloriza.

O botijão de 13 quilos de gás de cozinha será vendido para as distribuidoras por R$ 34,70, aumento de quase 10%. E, pelo mesmo motivo, a gasolina com que você for abastecer vai ter um aumento, também nesta terça, de 7,12%: serão R$ 0,20 a mais para a distribuidora; diz a notícia oficial que isso vai significar R$ 0,15 por litro – eu acrescentaria um “no mínimo”.

* * *

Será que Lula vai entregar mais alguma coisa aos bolivianos? 

Com Lula na Bolívia eu fico preocupado, porque em uma das vezes em que ele foi para a Bolívia deu um pedaço da Petrobras para Evo Morales. Em qualquer outra ocasião, o a entrada do exército boliviano em instalações da Petrobras equivaleria a uma declaração de guerra, mas naquela ocasião não aconteceu nada, foi um presente de Lula. Aliás, na segunda-feira, em Assunção, o dia foi de discursos e da entrada da Bolívia no Mercosul.

* * *

PT bota seus candidatos para tirar fotos com Janja

O PT montou um estúdio em Brasília para prefeitos e pré-candidatos do partido que vão disputar a eleição em municípios com mais de 100 mil habitantes. Eles poderão tirar fotos com Janja e ministros. A recomendação é de cabelo cortado – ou seja, não pode ser cabelão – e roupa clara, se possível não estampada. Nem se falou em vermelho. O PT está sabendo que as coisas não estão boas para o partido. Basta vermos quanta gente vai às ruas quando Lula está visitando uma cidade, e como é quando o visitante é Jair Bolsonaro. Aí concluímos, brincando, que o eleitor de Lula só aparece no dia da eleição, depois some.

* * *

Estado brasileiro já é inchado, e Lula quer aumentá-lo ainda mais 

Lula disse que é preciso ter um Estado maior. Mas o Estado já está muito grande. Vejam o custo do funcionalismo do Estado brasileiro, em porcentagem do PIB, comparado com outros países. A folha de pagamento do Estado brasileiro ocupa 13% de tudo que se produz no país – tudo, serviços, indústria, comércio, agricultura. Na Alemanha, 7,6%; no México, 4,3%; no Chile, 7,2%. E isso não tem nada a ver com direita ou esquerda: o México e o Chile são de esquerda, a Alemanha é social-democrata. O problema é o estatismo, achar que o Estado é mais importante que a nação. É o contrário: o Estado está a serviço da nação. A nação é que faz o Estado para servi-la.

* * *

Direita na França é campeã no voto popular, mas fez menos deputados que rivais

Na França, a direita avançou de 88 para 143 deputados, mas ficou em terceiro lugar na Assembleia Nacional. Foi a campeã de votos, com 37%, mas acabou sendo a terceira em cadeiras. A frente de esquerda teve 26,8% do total de votos, mas vai ter 182 parlamentares, o maior bloco. O partido de Emmanuel Macron recebeu 22,3% dos votos, terceiro lugar em apoio popular, mas ficou em segundo no número de deputados, com 168. Na madrugada de segunda-feira, a esquerda já começou fazendo bagunça, houve muito confronto com a polícia em Paris. Faltam menos de 20 dias para os Jogos Olímpicos, como é que estará Paris? Ah, e só para informar a vocês: quem faz a eleição na França é o Ministério do Interior, lá não tem TSE.

FONTE: JBF https://luizberto.com/enquanto-lula-viaja-gas-e-gasolina-ficam-mais-caros/

NO MERCOSUL SEM MILEI

FONTE: JBF https://luizberto.com/no-mercosul-sem-milei/

Be the first to comment on "No mundo de hoje, só o voto na esquerda é considerado “democrático”"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*