TRE-PR VAI DECIDIR SE SERVE À JUSTIÇA OU ÀS ESQUADRAS DE LINCHAMENTO POLÍTICO

J.R. Guzzo
Senador Sérgio Moro
Ex-juiz da Lava Jato e senador Sérgio Moro (União-PR)

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná tem diante de si, nos próximos dias, a oportunidade de mostrar aos brasileiros que ainda é possível encontrar juízes de direito no Brasil – segundo o entendimento universal do que deve ser um juiz de direito. Tem diante de si a votação decisiva no julgamento do senador Sergio Moro, no momento em 1 a 1, e pode escolher aí entre servir à Justiça ou obedecer ao sistema de depravação que está liquidando o processo legal, os direitos civis das pessoas e o valor das eleições.

Se decidir que Moro tem o direito de continuar como senador, o TRE estará respeitando a decisão democrática do povo do Paraná, que lhe deu quase 2 milhões de votos nas últimas eleições. Mais ainda, estará declarando que o respeito à lei não foi totalmente eliminado deste país. Se decidir pela sua cassação, ao contrário, vai se associar às esquadras de linchamento político que tomaram o lugar, as prerrogativas e os deveres do sistema judicial no Brasil destes últimos anos.

O julgamento de Moro não tem nada a ver com legislação eleitoral, ou qualquer coisa parecida com a lei. É pura e simplesmente, desde o começo, uma vingança pessoal do presidente Lula contra um dos juízes (foram nove ao todo) que o condenaram à prisão pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Qual a dúvida que pode haver em relação a isso, quando o próprio Lula afirmou com todas as palavras, em vídeo que está gravado: “Só vai estar bem quando eu f* esse Moro”.

É o que o regime hoje em vigor, do consórcio Lula-STF, encomendou ao TRE do Paraná – com o apoio, no caso, do partido do ex-presidente Bolsonaro, que quer a vaga de Moro para si. É uma briga de sarjeta para ninguém botar defeito. Razão legal para cassar o mandato não existe nenhuma: o máximo que puderam inventar foi uma teoria amarrada com barbante segundo a qual Moro não poderia ser candidato a senador porque já tinha sido candidato a presidente e desistido da disputa. As verbas partidárias que gastou então, segundo os acusadores, provocaram um “desequilíbrio” na competição pelo Senado – como se Moro, naquela altura, precisasse de verba do partido para se tornar conhecido dos eleitores.

A cassação do mandato de Sergio Moro, disfarçada pela hipocrisia da “anulação do registro”, seria mais um prego no caixão de uma democracia a caminho do cemitério – e uma declaração pública, por parte do consórcio Lula-STF, que a vontade do povo do Paraná não vale nada. Mesmo que o TRE se decida a aplicar a lei e a fazer justiça, porém, o regime pode continuar com o seu projeto de vingança.

O caso deverá ir para a decisão final do TSE, a polícia eleitoral a serviço de Lula, do ministro Alexandre Moraes e da esquerda em geral – e ali a única lei que vale é aquilo que eles querem. Já cassaram o mandato de outro inimigo político: o deputado Deltan Dallagnol, também do Paraná, que recebeu 350 mil votos e foi o mais votado do estado. Inventou-se que ele não tinha “ficha limpa” para se candidatar, o que não apenas é falso mas um deboche aberto, num país em que o presidente da República foi condenado em três instâncias da Justiça como ladrão. É a democracia do TSE. Pode haver eleição. O que não pode haver é adversário.

FONTE: JBF https://luizberto.com/tre-pr-vai-decidir-se-serve-a-justica-ou-as-esquadras-de-linchamento-politico/

AO VIVO: Prisão de fugitivos após 51 dias atesta fracasso da polícia de Lewandowski (veja o vídeo)

Imagem em destaque

Durante 51 dias as forças de segurança pública do Brasil gastaram milhões e não conseguiram capturar dois fugitivos de um presídio de segurança máxima, atestando o seu próprio fracasso.

Ontem, com a prisão dos dois meliantes a 1.600 km de Mossoró, em Marabá, no estado do Pará, foi revelado que o Comando Vermelho, por meio de uma rede de apoio, auxiliou na fuga.

Daí conclui-se que um aparato imenso da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, Polícia Civil e Policia Militar do Ceará foi mais ineficaz que uma rede de apoio do CV.

E pior ainda, eles voltaram para o mesmo presídio, algo que deveria ser evitado, mas pelo jeito querem que eles deem aula de fuga aos demais presos de Mossoró.

E a dupla sequer vai ser separada, devendo continuar juntinha até na solitária.

Parabéns, Ministro Lewandowski!

Veja o vídeo:

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/57272/ao-vivo-prisao-de-fugitivos-apos-51-dias-atesta-fracasso-da-policia-de-lewandowski-veja-o-video#google_vignette

Pela primeira vez, Moraes sente na pele (veja o vídeo)

Imagem em destaque

Durante uma sessão solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta quarta-feira (3), destinada a homenagear o ex-presidente Michel Temer (MDB), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi recebido com uma combinação de aplausos e vaias.

Este momento de polarização de reações levou Wellington Luiz (MDB), presidente da Câmara do DF, a fazer uma pausa na cerimônia, solicitando ao público respeito pelo magistrado.

“Gostaria, gentilmente, de pedir para que respeitem o ministro Alexandre de Moraes, pessoa que é muito bem recebida nesta casa. Não existe ninguém nesta mesa que não mereça aplauso. Eu quero deixar bem claro nosso carinho e respeito por Vossa Excelência, ministro, por tudo que o senhor tem feito pelo povo brasileiro”, afirmou Fagundes.

A chegada de Moraes ao evento, acompanhado de Temer, foi registrada às 19h20, marcando sua presença na celebração que concedeu ao ex-presidente o título de Cidadão Honorário de Brasília. Entre os presentes estavam também o ministro do STF, Dias Toffoli, e Ibaneis Rocha (MDB), governador do Distrito Federal.

Veja o vídeo:

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/57253/pela-primeira-vez-moraes-sente-na-pele-veja-o-video

Padre, ex-apresentador de TV, tem prisão preventiva decretada

Imagem em destaque

O Ministério Público do Rio de Janeiro formalizou denúncia contra o conhecido padre Alexandre Paccioli, acusando-o do cometimento dos crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável, que teriam sido cometidos contra uma mesma mulher, em agosto de 2022 e janeiro de 2023.

Imagem em destaque

A denúncia do MPRJ destaca que o criminoso é um líder religioso pertencente à Igreja Católica, muito carismático, conhecido e influente.

O padre já foi reitor da Igreja da PUC/RJ, responsável pela Igreja de São José, no bairro da Lagoa/RJ, e apresentador de programas de televisão na TV Canção Nova, incluído um programa dedicado às mulheres, denominado “mulheres de fé”. Além disso, foi o fundador da Comunidade Olhar Misericordioso. O seu número de seguidores em redes sociais, somado com o número de seguidores da comunidade, alcança o patamar de 200 mil pessoas.

A pedido do MPRJ, a 1ª Vara Criminal de Nova Friburgo expediu mandado de prisão preventiva contra o religioso, que foi preso no início da tarde desta quarta-feira (03), em Fortaleza, Ceará, na casa de seu pai.

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/57273/padre-ex-apresentador-de-tv-tem-prisao-preventiva-decretada

Surge novo líder no PCC e Marcola é desafiado (veja o vídeo)

Imagem em destaque

Roberto Soriano, o Tiriça, está se fortalecendo dentro do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Segundo informações, sua influência crescente ameaça a longeva hegemonia de Marcola na organização. Na briga pelo controle da facção, Tiriça uniu forças com Abel Pacheco de Andrade, o Vida Loka, e Wanderson Nilton de Paula Lima, o Andinho, atraindo ainda o apoio de dois outros líderes influentes.

O confronto interno ganhou força após a divulgação de uma conversa de Marcola com funcionários da penitenciária federal em Porto Velho, Rondônia, onde ele rotula Tiriça como um “psicopata”.

Esse comentário foi empregado por promotores durante o processo contra Tiriça, resultando em sua condenação a 31 anos de reclusão, em 2023, por ser o articulador do homicídio de uma psicóloga. Com o racha evidente na organização, as autoridades paraguaias já se preparam para eventuais atos de vingança por parte dos membros do PCC detidos no país.

Confira:

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/57267/surge-novo-lider-no-pcc-e-marcola-e-desafiado-veja-o-video

Destemido, Deltan responde Gilmar à altura e faz um desafio

Imagem em destaque

O ministro Gilmar Mendes atacou o ex-juiz Sérgio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol dizendo que eles “roubavam galinhas” na Operação Lava Jato.

Um ataque pessoal e altamente desrespeitoso, que certamente não coaduna com a posição ocupada pelo magistrado.

A resposta de Deltan foi imediata, dura e acompanhada de um desafio.

Eis o que disse:

“Gilmar Mendes, mais uma vez você me ataca, dizendo que roubava galinhas.

Tem coragem de fazer isso frente a frente, ministro?

É fácil atacar atrás do seu megafone supremo sem ser confrontado com a verdade.

Mais uma vez o desafio para um debate respeitoso sobre a Lava Jato.

Você tem a honra necessária para aceitar?”

Nas redes sociais, o posicionamento de Deltan recebeu amplo apoio dos internautas.

Separamos alguns comentários:

– Olhem o absurdo! Um juiz da corte suprema “batendo boca” com um ex-procurador e ex-deputado! Isso jamais estaria acontecendo se o juiz não fosse parcial ou se manifestasse apenas nos autos de um processo! Os juízes da mais alta corte estão ultrapassando todos os limites!

– A atitude do Ministro Gilmar Mendes é absurda, ele se julga modelo da honestidade e da moral! Será que nós brasileiros pensamos isso dele?

– Vai arregar, em um debate não consegue censurar

– Boca de sapo é um frouxo!

– O Gilmar Mendes é um parlapatão.

– Dá-lhe, Deltan! Ao vivo se for possível! 

– Parabéns pela coragem.

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/57269/destemido-deltan-responde-gilmar-a-altura-e-faz-um-desafio

Ministro de Israel ironiza erro de Lula por dizer que 12 milhões de crianças morreram em Gaza

Lula

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, ironizou o erro que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cometeu na quarta (3) ao dizer que 12,3 milhões de crianças morreram em Gaza no contra-ataque israelense ao Hamas.

Em uma postagem nas redes sociais nesta sexta (5), Katz afirmou que “deveria haver uma lei que obrigasse toda pessoa que deseja se tornar presidente a aprender a contar”, marcando Lula na postagem (veja aqui).

Katz se tornou um forte crítico a Lula desde que o presidente comparou a reação israelense ao Hamas com o Holocausto Nazista, classificando-a como um “genocídio” de palestinos.

O petista chegou a ser declarado “persona non grata” em Israel e alvo de constantes pedidos de desculpas pela comparação – o diplomata Celso Amorim, assessor especial de Lula para assuntos internacionais, se colocou contra a retratação.

Na fala de quarta (3), durante a Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília, Lula ainda classificou os bombardeios como uma “guerra insana contra a humanidade”.

“Às crianças, às quase 40 mil que morreram e ficaram órfãs de pai e mãe por causa da Covid. São as crianças que, no Brasil, morrem de desnutrição porque ainda não recebem as calorias e as proteínas necessárias. Mas, sobretudo, é uma homenagem as quase 12 milhões e 300 mil crianças que morreram na Faixa de Gaza, em Israel, bombardeadas em uma guerra insana contra a humanidade”, disse.

Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, cerca de 12,4 mil crianças morreram entre as mais de 30 mil vítimas do conflito. Os números não podem ser checados independentemente.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/republica/ministro-israel-ironiza-erro-lula-12-milhoes-criancas-morreram-gaza/

Lula afugenta o investidor

O presidente Lula, com macacão da Petrobras, durante cerimônia na Refinaria Abreu e Lima, em janeiro de 2024.
O presidente Lula, com macacão da Petrobras, durante cerimônia na Refinaria Abreu e Lima, em janeiro de 2024.| Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Um dos principais desafios de uma economia emergente é atrair recursos estrangeiros; trata-se de tarefa duríssima, pois os países em desenvolvimento não apenas competem entre si, mas também precisam convencer o investidor de que são um destino melhor que economias desenvolvidas, mais sólidas e confiáveis. Com os juros norte-americanos ainda bastante altos para os padrões daquele país, conseguir trazer dinheiro do exterior tem sido ainda mais difícil, já que a tendência é a da chamada “fuga para a segurança” – as perspectivas, que eram de seis cortes nos juros americanos em 2024, agora são de apenas três cortes, com o início do ciclo de afrouxamento previsto apenas para o segundo semestre deste ano.

Mesmo diante de um cenário em que os títulos norte-americanos parecem mais atrativos, no entanto, um país emergente pode superar ou intensificar esta dificuldade. Uma nação que tenha uma economia pujante, em crescimento, com liberdade econômica e empresas vibrantes, com perspectivas promissoras, terá um mercado de capitais atraente a ponto de ser ao menos levado em consideração por investidores em busca das melhores opções para aplicar seu dinheiro. Infelizmente, não é o caso do Brasil.

A principal razão para a fuga dos investidores é interna: o presidente Lula e seu intervencionismo irremediável, que já causou dano à Petrobras, à Vale e pode ainda fazer um bom estrago em outras estatais e ex-estatais

No primeiro trimestre de 2024, a B3 brasileira teve o pior desempenho em uma lista com 41 índices de cerca de 30 países, incluindo economias desenvolvidas e emergentes. A queda de 4,53% não chega a ser grande em termos porcentuais, mas se dá em um momento no qual a maioria dos outros índices medidos – 33 de 41 – teve alta de pelo menos 1% no mesmo período, com alguns resultados notáveis entre emergentes. A saída líquida de dinheiro da B3 no trimestre foi de R$ 21,2 bilhões, movimento capitaneado especialmente por estrangeiros, com grandes bancos internacionais recomendando venda ou exposição baixa a certos papéis brasileiros.

Há alguns fatores externos contribuindo para este fenômeno, como as incertezas sobre o crescimento chinês, que por sua vez têm efeito sobre empresas de commodities, que constituem parte importante do índice brasileiro de ações. No entanto, a principal razão para a fuga é interna, e está no Palácio do Planalto: o presidente Lula e seu intervencionismo irremediável, que já causou dano à Petrobras, à Vale e pode ainda fazer um bom estrago em outras estatais e ex-estatais em que o governo ainda tem participação acionária relevante. É o voluntarismo do governo que está na raiz da recomendação do Goldman Sachs para que investidores deixassem de lado as ações de estatais brasileiras.

A petrolífera sofreu com a decisão de não mais pagar dividendos extraordinários, revertendo uma política que vinha sendo adotada nos últimos anos e contrariando até mesmo o presidente da estatal, Jean Paul Prates, que defendia uma solução de meio termo – a pressão sobre o Conselho de Administração veio diretamente de Lula. Já a Vale, privatizada ainda nos anos 90 do século passado, trocará de CEO após Eduardo Bartolomeo ter sido fritado pelo presidente da República e perder o apoio da maioria dos conselheiros – um dos que eram contrários à mudança renunciou ao posto e afirmou ter havido “manipulação” e “nefasta influência política”.

Outra gigante, a Eletrobras, tem resistido com mais força às investidas petistas, mas pode sucumbir se o Supremo Tribunal Federal derrubar um trecho da lei que permitiu a privatização da empresa de energia. A legislação aprovada pelo Congresso Nacional prevê que ninguém terá mais de 10% dos votos, ainda que tenha participação acionária maior. Lula foi ao STF alegando que este trecho seria inconstitucional, e a questão ainda não foi definida. Se o governo vencer, isso não significaria apenas a possibilidade de maior ingerência petista na Eletrobras, mas traria uma enorme insegurança jurídica a todo o ambiente de investimentos no Brasil, pois muitos investidores resolveram comprar ações da empresa confiando no que dizia a lei, feita justamente para afastar as interferências políticas da administração da Eletrobras privatizada. Se a lei pode ser revertida neste caso, quem haverá de garantir que o mesmo não ocorrerá em outros casos?

Lula já afirmou que, para ele, as empresas precisam atender aos interesses não da população ou de seus acionistas; não devem se guiar pela busca do bem comum ou pelo desenvolvimento das regiões onde atuam; devem é estar ao serviço do “pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro”, leia-se o seu governo. E falou de modo genérico, sem nem sequer diferenciar entre estatais e privadas, até porque seu comentário havia sido motivado por decisões de negócio da Vale. Enquanto Lula pensar e agir assim, não poderá reclamar ao ver os “dinossauros”, como chamou os investidores, levando seu dinheiro – não só o do mercado de capitais, mas também o do investimento direto, que também está em queda no Brasil – para outros países, promovendo lá o crescimento que poderia estar ocorrendo aqui.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/lula-intervencionismo-queda-b3/

Alexandre Garcia

Lula volta a inventar números sem pé nem cabeça – e o povo aplaude

Lula disse que 12,3 milhões de crianças foram mortas na Faixa de Gaza.
Lula disse que 12,3 milhões de crianças foram mortas na Faixa de Gaza.| Foto: EFE/Antonio Lacerda.

O presidente Lula, consultando uma colinha, disse que queria homenagear 12,3 milhões de crianças bombardeadas na Faixa de Gaza. Toda a população de Israel e da Palestina, somada, dá 14 milhões; como pode haver 12,3 milhões de crianças bombardeadas? E o pior é que a plateia que ouviu isso aplaudiu, entusiasmada; não tinha a menor noção de coisa nenhuma. Para onde vai a nossa democracia desse jeito? O topo está desinformando e a plateia, desinformada, acha bonito.

Irã ameaça Israel, mas não consegue nem proteger seus quartéis

Falando em Oriente Médio, o Irã disse que vai “esbofetear” Israel, que atacou cirurgicamente um consulado do Irã, em Damasco, capital da Síria, matando dois generais e outros integrantes da Guarda Republicana iraniana que estavam lá em um núcleo de organização de ataques bélicos a Israel. Mas os iranianos é que estão sendo esbofeteados. Dois quartéis foram atacados dentro do Irã pelos sunitas, que são contra o governo iraniano, xiita. São as frações dentro do grande Estado muçulmano. E eles têm bases no Paquistão; já tinham atacado também uma delegacia e mataram 11 integrantes das forças iranianas, que revidaram atacando com mísseis as bases sunitas em território paquistanês.

Maduro cria estado dentro da Guiana para tentar unir venezuelanos

Maduro assinou uma lei que cria um estado venezuelano dentro do território da Guiana: o estado de Essequibo. O próximo passo será invadir a Guiana. O ditador também está cercando a embaixada da Argentina, mas Javier Milei diz que não vai levar desaforo mesmo fora de casa. Isso é muito típico de ditadores: quando estão enfraquecidos internamente, inventam perigos fora das fronteiras para tentar unir o povo. Galtieri fez isso na Argentina contra os ingleses, ao invadir as Ilhas Malvinas ou Falklands. Agora, essa ameaça à Guiana e as hostilidades contra a embaixada da Argentina pretendem unir o povo da Venezuela, que terá eleição no meio do ano. Uma eleição, aliás, em cuja lisura ninguém acredita, embora Maduro tivesse assinado acordos com outros países em Barbados, prometendo eleição limpa. Mas até o governo brasileiro está criticando Maduro por estar seguindo a linha de Ortega, da Nicarágua: quem for candidato adversário é cortado. Se bem que aqui no Brasil, cá pra nós, também não pode. Não temos moral para falar dos outros.

Documentos do Twitter divulgados por jornalista americano mostram o que já sabíamos

A esse respeito, aliás, temos o caso do X, ex-Twitter, do Elon Musk: um jornalista americano divulgou documentos mostrando tudo aquilo que nós, brasileiros, já sabemos sobre essa campanha de censura contra a direita no Brasil. Nunca devemos nos esquecer do que está escrito no parágrafo 2.º do artigo 220 da nossa Constituição: “É vedado todo e qualquer tipo de censura política, ideológica ou artística”. É bom lembrar todos os dias, está escrito lá. Faça uma busca na sua internet e decore isso.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/lula-criancas-mortas-faixa-gaza/

Desoneração: Haddad reclama do Senado, mas foi traído no governo e PT

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Ministério da Fazenda/Marcelo Justo.)

A maioria do PT, obediente à liderança de Alexandre Padilha (articulação) e Rui Costa (Casa Civil), hostis a Fernando Haddad (Fazenda), apoiou a decisão de deixar caducar a MP de Lula para manter a desoneração das folhas de pagamento. Como a dupla estava ciente, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sentiu-se à vontade. A medida pegou Haddad de surpresa, mas ele preferiu culpar Pacheco pelo desfecho do caso, apesar da afronta que a MP representava para o próprio Congresso.

Pendurado na brocha

Já informado de que a MP caducaria, Padilha conversou com Haddad no mesmo dia, mas, segundo fontes da Fazenda, nem tocou no assunto.

Tiro no pé do PT

Além de atenderem a Padilha e Costa, que não gostam de Haddad, os petistas lembram que, em ano eleitoral, a MP era um tiro no pé do PT.

Bateu desespero

Queixando-se de rasteira, Haddad destacou o secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan, para sair a campo e tentar reverter o quadro.

Horizonte turvo

Já nas primeiras sondagens, Durigan ouviu péssimo diagnóstico: vem aí a dor de cabeça com o Perse e regulamentação da reforma tributária.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Pacheco ‘some’ com PEC antidrogas da pauta

Parlamentares estranharam o sumiço da proposta que criminaliza o porte e a posse de qualquer quantidade de drogas da pauta semanal do Senado. A expectativa era votar a PEC já nesta semana, mas o texto, que precisa de cinco sessões de discussão no Plenário do Senado, só passou por três sessões e sequer consta na pauta da semana. Para líderes, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), empurrou a desculpa da Semana Santa, que esvazia o quórum no Congresso.

Roda-presa

Ao podcast do Diário do Poder, Izaci Lucas (PL-DF) chamou a manobra de “excesso de democracia” do roda-presa Rodrigo Pacheco.

Previsão

Otimista, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) acha que a PEC deve ser votada em primeiro turno na próxima semana, dia 10.

Calendário

Efraim Filho (União-PB) também espera votar o projeto ainda neste mês. Diz que deve ser pautado na segunda quinzena. Não há confirmação.

Poder sem Pudor

Reprodutor de votos

Candidato em 1968 à prefeitura de Barretos (SP), capital da agropecuária paulista, Cristiano de Carvalho era chamado de “velho” pelos adversários. Certo dia, num comício, alguém provocou: “fala mais alto, bagaço!”. Ele respondeu na bucha: “Eu quero lembrar que sou candidato a prefeito, e não a reprodutor. Se a cidade quer um bom reprodutor, vocês devem votar no outro. Mas se deseja um bom prefeito, votem em mim.” Ganhou a eleição.

‘Bolsonarista’ Lula da Silva

Implacável, a internet resgatou post lacrador, já apagado, de Luis Claudio Lula da Silva, filho do presidente acusado de espancar a ex-mulher, em que associa a bolsonaristas crimes contra mulher, inclusive agressões.

Liberdade já era

País de língua portuguesa que se tornou independente há 23 anos, o Timor Leste está sete posições à frente do Brasil, 92º no Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa de 2023.

Respirando por aparelhos

“Rui Costa está respirando por aparelhos?” foi a pergunta brilhante de Ricardo Salles (PL-SP) sobre a investigação da mutreta de respiradores fantasmas fechando o cerco em torno do ministro da Casa Civil de Lula.

Demissão esperada

Damares Alves (Rep-DF) diz que até abriu o Diário Oficial da União para ver se tinha saído a demissão de Rui Costa (Casa Civil), enrolado no escândalo de corrupção dos respiradores fantasmas. Em vão.

Frase do dia

“A luta delas pelas mulheres vale uma meia”

Dep. Nikolas Ferreira(PL-MG) sobre a meia de Frida Kalo usada por Lula, que silencia sobre as agressões do filho à ex-mulher

Lula inimputável?

Deltan Dallagnol, ex-procurador da Lava Jato, quis saber se Lula também vai ser acusado de fake News após inflar de 2 milhões para 12,3 milhões, para atacar Israel, números do conflito na Faixa de Gaza.

Ideia única

Esvaziado, o Senado de Rodrigo Pacheco nem sequer realizou a sessão extraordinária prevista para a quinta-feira (4). A rapaziada está focada na janela de transferência partidária e nas eleições municipais de outubro.

Michelle em Maceió

Michelle Bolsonaro acompanha o marido em tour pelo Nordeste. Na manhã deste sábado (6), a ex-primeira-dama promove um encontro do PL Mulher em Alagoas. Será no Spazio Gatti, em Maceió.

Cateter

O governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), passou por cirurgia no coração e deve ficar afastado do cargo até segunda (6). O procedimento foi realizado no Sírio-Libanês, em São Paulo.

Pensando bem…

…a prisão dos foragidos foi providencial para o chefe da Casa Civil, com a reputação em chamas, e para ignorar o caso do filho de Lula acusado agressor de mulher.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/desoneracao-haddad-reclama-do-senado-mas-foi-traido-no-governo-e-no-pt

Respiradores fantasmas: Deputado pede convocação de Rui Costa

PF avança nas investigações sobre escandalosa compra de respiradores (R$48 milhões), autorizada por Rui Costa, que nunca foram entregues

O deputado federal Sanderson (PL-RS) protocolou na Comissão de Segurança Pública um pedido de convocação do ministro Rui Costa (Casa Civil) para falar sobre suposta interferência na direção-geral da Polícia Federal, que investiga o escândalo dos respiradores fantasmas.

Considerando a gravidade dos fatos noticiados na imprensa, que remetem a uma direta intervenção de um Ministro de Estado em um inquérito policial que apura práticas delituosas durante sua gestão no Governo do Estado da Bahia, bem como a competência desta Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado de receber, avaliar e investigar denúncias que afetem a segurança pública”, diz trecho do requerimento de convocação.

O ofício se refere a suposta manifestação de descontentamento do ministro com Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF, que não estaria interferindo contra o avanço do inquérito que pode implicar Rui Costa.

Os respiradores foram comprados no auge da pandemia de covid-19 em um processo repleto de irregularidades. A empresa contratada, que vendia produtos a base de maconha, sequer tinha autorização para comercializar equipamentos hospitalares e muito menos expertise neste tipo de negociação.

A Hempcare, empresa que assinou o contrato com o Consórcio Nordeste, apesar do pujante contrato, tinha capital social de R$100 mil e apenas dois funcionários registrados. A empresa recebeu R$48 milhões e nunca entregou um único equipamento. O pagamento foi autorizado pelo petista Rui Costa, então governador da Bahia e presidente do Consórcio Nordeste.

Em delação homologada no Superior Tribunal de Justiça, a dona da empresa relatou que a negociação foi intermediada por homens que se identificavam como amigos e emissários de Rui Costa e de Aline Peixoto, esposa do petista.

Achei que as tratativas para celebrar o contrato com o Consórcio Nordeste fizeram de forma muito rápida, mas entendi que eu estava sendo beneficiado porque havia um combinado de pagar comissões expressivas aos intermediários do governo”, diz trecho da delação de Cristiana Taddeo, dona da Hempcare.

À época da revelação da delação, Rui Costa negou as irregularidades. Diz que determinou que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia abrisse investigação e os autores do desvio acabaram presos. Sobre o pagamento dos equipamentos antes do recebimento, o petista disse que “no mundo inteiro [as compras] foram feitas com pagamentos antecipado”.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/xwk-brasil/respiradores-fantasmas-deputado-pede-convocacao-de-rui-costa

Acusado de espancar mulher, filho de Lula acusava a direita

Lula (E) com o filho Luís Cláudio, acusado de agressão pela ex-companheira

Acusado de espancar a ex-mulher e também de agressões morais e humilhações, o filho caçula do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já associou em suas redes sociais o crime de feminicídio a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

A postagem foi feita em julho de 2022, antes do mesmo ser acusado, durante a pré-campanha eleitoral. Luís Cláudio disse que era “impressionante” como “em quase todos os crimes de feminicídio” havia um “bolsonarista envolvido”. 

 “É impressionante como em quase todos os crimes de feminicídio, de intolerância religiosa ou política tem um bolsonarista envolvido! Mais uma prova de que a ignorância mata”, escreveu.

A médica Natália Schincariol recebeu medida protetiva após registrar denúncia à polícia contra Luís Cláudio Lula da Silva, filho caçula do presidente Lula, por agressão física, verbal, psicológica e moral. A queixa foi registrada na Delegacia da Mulher em São Paulo na tarde desta terça-feira (2).

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e03-brasil/filho-de-lula-ja-associou-violencia-contra-a-mulher-a-extrema-direta

O que o ex-coroinha de Júlio Lancellotti tem a dizer aos vereadores de São Paulo

cristiano gomes - vítima de assédio sexual do padre júlio lancellotti

O jornalista Cristiano Gomes esteve na Câmara Municipal de São Paulo na tarde de quarta-feira 3. A presença não se deu por alguma cobertura. Da galeria, ele viu a maioria dos vereadores paulistanos rejeitar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o seu algoz: o padre Júlio Lancellotti.

Hoje com com 48 anos, Gomes foi vítima do religioso. Em 1987, ele foi alvo de assédio sexual por parte de Lancellotti. O caso ocorreu em momento de luto. Afinal, a abordagem se deu ao fim da missa de sétimo dia em memória da avó materna dele.

À época uma criança de 11 anos e que desempenhava a função de coroinha na Paróquia São Miguel Arcanjo, no bairro paulistano da Mooca, Gomes resolveu nunca mais entrar na igreja que já tinha Lancellotti como pároco. Com postagens feitas há alguns anos em seu perfil no Facebook, o jornalista deu detalhes do assédio em relato exclusivo a Oeste.

Depois de externar o caso na imprensa e conversar, a portas fechadas, com um padre da Arquidiocese de São Paulo que prometeu realizar as necessárias investigações no âmbito da igreja, Gomes acompanhou, diretamente da Câmara Municipal, a ideia de CPI contra Lancellotti não prosperar.

Novamente em contato com Oeste, o ex-coroinha resolveu externar o que pensa a respeito dos vereadores que rejeitaram a abertura da comissão que investigaria Lancellotti e a atuação de organizações não governamentais que trabalham na região da cracolândia. Aos políticos que vetaram a CPI, ele registra uma série de indagações.

“Insensatez? Insensibilidade? Interesses políticos, financeiros ou maldade pura?”, indaga o jornalista. “O que está por trás do desprezo às vitimas de Lancellotti?”

FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/brasil/o-que-o-ex-coroinha-de-julio-lancellotti-tem-a-dizer-aos-vereadores-de-sao-paulo/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

STF protagoniza ‘surrealismo judicial’, afirma Estadão

Zanin - Bolsonaro

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve, na última terça-feira, 2, o entendimento unânime de que a polícia pode solicitar diretamente ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) relatórios de inteligência financeira sem prévia autorização judicial.

O colegiado validou uma decisão do relator, ministro Cristiano Zanin. Em novembro de 2023, o magistrado derrubou de forma liminar uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que havia declarado ilegais relatórios do Coaf requisitados diretamente pela polícia e pelo Ministério Público.

À época, Zanin aceitou um recurso do MP do Pará contra uma decisão do STJ, que considerou ilegais as provas obtidas em um processo por meio de dados do Coaf sem autorização prévia do Judiciário.

Em seu editorial desta sexta-feira, 5, O Estado de S. Paulo chamou a trama de “Surrealismo judicial”. “Depois de cinco anos e centenas de investigações criminais prejudicadas Brasil afora, o STF decide que suas próprias decisões são válidas”, ironizou o jornal.

É que, em 2019, a Corte havia determinado que a polícia e o MP poderiam solicitar informações diretamente ao Coaf ou outro órgão de inteligência financeira caso encontrassem indícios de fraudes em suas investigações.

Parece ter havido o que a gente ” chama de manifesto descompasso”, disse a ministra Cármen Lúcia. “É flagrante a contradição com o que foi decidido pelo STF”, avaliou o ministro Alexandre de Moraes.

FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/imprensa/stf-protagoniza-surrealismo-judicial-afirma-estadao/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Be the first to comment on "TRE-PR VAI DECIDIR SE SERVE À JUSTIÇA OU ÀS ESQUADRAS DE LINCHAMENTO POLÍTICO"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*