Uma fuga inédita e o desleixo com a segurança pública

Presídio Federal de Mossoró, de onde fugiram dois detentos na Quarta-Feira de Cinzas.| Foto: Depen/Divulgação

Ainda que o presidente Lula já não use tanto a frase como fazia em sua primeira passagem pelo Planalto, seu governo acaba de registrar mais um “nunca antes na história desse país”. Os presídios federais de segurança máxima, que existem desde 2006, nunca haviam registrado uma fuga sequer – até a manhã da última quarta-feira, quando dois bandidos do Comando Vermelho escaparam da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Até a tarde deste domingo, eles ainda não haviam sido recapturados apesar da enorme mobilização de policiais que procuram os foragidos.

Rogério da Silva Mendonça (apelidado de Querubim, Chapa, Cabeça de Martelo ou Martelo) e Deibson Cabral Nascimento (Tatu, Deisinho ou Deicinho) somam 155 anos de pena de prisão por assaltos a mão armada e haviam sido recentemente transferidos do Acre, apontados entre os líderes de uma rebelião que terminara com cinco mortos naquele estado. Ambos estavam no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que tem regras mais rígidas que as do regime fechado. Com 204 vagas, o presídio de Mossoró estava com lotação inferior a 50%, e contava com 230 agentes penitenciários no fim do ano passado, uma proporção de quase três agentes por prisioneiro. Mesmo assim, as circunstâncias da fuga parecem não validar a qualificação de “segurança máxima”, pois os dois criminosos não precisaram escapar de forma muito cinetmatográfica ou espetacular – pelo contrário, foi uma fuga “que custou muito barato”, na descrição do novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

Se o Estado já não consegue nem conter os bandidos em presídios ditos “de segurança máxima”, sem superlotação, onde teoricamente a vigilância humana e eletrônica é reforçadíssima, que garantias ele pode dar ao cidadão comum?

Luzes que deviam estar acesas estavam apagadas; câmeras que deveriam estar varrendo todo o presídio não estavam funcionando normalmente – e agora alguém haverá de perguntar que tipo de problema especial o Ministério da Justiça de Lula 3 tem com câmeras, já que elas parecem nunca estar cumprindo sua função quando mais se precisa delas –; os materiais de uma obra na penitenciária não estavam devidamente armazenados e foram usados pela dupla para fazer um buraco nas celas e usar um túnel de serviço, depois transpondo um tapume de metal e usando um alicate para cortar grades e finalmente escapar. Como se tudo isso já não fosse um enorme absurdo, Lewandowski ainda acrescentou um insulto adicional à inteligência do brasileiro afirmando que a dupla de bandidos ainda se beneficiou de um timing perfeito, já que no carnaval “as pessoas estavam mais relaxadas”. Os agentes só deram pela falta dos presos quase duas horas depois que eles haviam escapado.

Segurança pública nunca foi o forte do PT – basta observar os índices de violência naqueles estados onde o partido tem governado por mais tempo, já que a maior parte da responsabilidade pela segurança é dos governos estaduais. Há, aqui, uma mistura de incompetência pura e simples com uma ideologia que associa automaticamente pobreza e criminalidade, enxergando bandidos como “vítimas” de uma “sociedade capitalista excludente” e não como pessoas que fazem, de forma livre, escolhas objetivamente erradas – e, neste sistema, as polícias acabam sempre demonizadas, já que sua missão é justamente reprimir os atos dessas “vítimas da sociedade”. Mas ao menos o sistema de penitenciárias de segurança máxima vinha funcionando decentemente mesmo durante as presidências petistas. Ser transferido para um desses presídios – e, pior ainda, ir para o RDD – era algo que qualquer chefão do crime organizado temia, pois isso representaria o fim de sua capacidade de articular ações de dentro dos muros de uma penitenciária, algo que eles fazem com facilidade em cadeias estaduais.

Essa confiança, no entanto, foi colocada em xeque com a fuga em Mossoró. Se o Estado já não consegue nem conter os bandidos em presídios ditos “de segurança máxima”, sem superlotação, onde teoricamente a vigilância humana e eletrônica é reforçadíssima, que garantias ele pode dar ao cidadão comum? Por isso, recapturar os fugitivos e rever todos os protocolos dos cinco presídios federais para evitar novas fugas, inclusive de chefões do tráfico como Fernandinho Beira-Mar (que também está em Mossoró) ou Marcola (que está na penitenciária federal de Brasília) é o mínimo do mínimo a ser feito; o ideal é tratar a segurança pública como prioridade, estrangular financeiramente o crime organizado, rever o arcabouço legal que facilita a vida dos bandidos pequenos e graúdos. Mas os petistas no governo e os garantistas no Judiciário estariam dispostos a isso?

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/fuga-presidio-mossoro-seguranca-publica/

Mendonça diz que Brasil tomou posição pró-Hamas

A fala do ministro do STF ocorreu durante culto evangélico, em São Paulo

Mendonça posição
Mendonça disse que visitou Israel depois do massacre do dia 7 de outubro | Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça disse neste domingo, 18, que o Brasil abdicou de sua neutralidade diplomática em relação à guerra na Faixa de Gaza. Além disso, o magistrado sugeriu que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tomou posição na guerra e apoia “um grupo terrorista”.

“O Brasil tomou sua posição”, disse Mendonça, durante um culto evangélico na Igreja Presbiteriana de Pinheiros, em São Paulo, cuja transmissão foi feita pelo YouTube. “Em resposta, tomei a minha posição: defendo a devolução de todos os sequestrados. Acho que o erro maior é apoiar um grupo terrorista que mata crianças, jovens e idosos gratuitamente.”

Mendonça visitou Israel depois do massacre do dia 7 de outubro

Mendonça
André Mendonça também disse que ‘o cristão não pode se omitir em relação a questões e condutas em relação às quais estão em jogo princípios e valores essenciais’ | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na ocasião, Mendonça contou que visitou Israel depois do massacre do dia 7 de outubro. No Estado judeu, o ministro disse que conversou com o embaixador brasileiro no país, Frederico Meyer, e pediu neutralidade na guerra.

“Tivemos um almoço com o embaixador e fiz uma colocação: ‘nossa diplomacia é marcada por uma busca de equilíbrio e imparcialidade, então o senhor não acha que se a gente caminhasse mais nesse sentido, em vez de endossarmos uma petição da África do Sul que acusa Israel de genocídio, seria um caminho melhor para sermos agentes de paz?”, disse o ministro, sem citar a data da conversa.

O magistrado disse que a resposta de Meyer foi na linha contrária à posição de neutralidade em relação ao conflito. “Ele me respondeu: ‘no mundo de hoje não há espaço para o cinza, ou é preto ou é branco”, disse.

FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/politica/mendonca-diz-que-brasil-tomou-posicao-pro-hamas/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Estadão alerta para ativismo judicial do STF

Em nome da ‘boa causa’, comprometeram a credibilidade das decisões e a imagem do Supremo, diz jornal

moraes roma
Estadão critica a a adoção de um messianismo justiceiro no Supremo | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

Em artigo publicado nesta segunda- feira, 19, no jornal O Estado S. Paulo, o jornalista Carlos Alberto Di Franco destacou que o ativismo judicial, a forte politização, o excesso de protagonismo e a adoção de um messianismo justiceiro – tudo em nome da boa causa comprometeram a credibilidade das decisões e a imagem pública do Supremo Tribunal Federal (STF).

FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/politica/estadao-alerta-para-ativismo-judicial-do-stf/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

AO VIVO: Lula falou o que quis e ouviu o que não queria (veja o vídeo)

Imagem em destaque

Lula tem o maldito vício de jogar palavras ao vento e não mede as consequências do que fala.

Se dentro do Brasil isso virou motivo de piada, no exterior não é bem assim.

Neste fim de semana, ele simplesmente declarou que Israel está fazendo com os palestinos o mesmo que os nazistas fizeram com os judeus na Segunda Guerra.

Pois bem, imediatamente recebeu uma resposta do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que classificou as falas de Lula como “vergonhosas e graves”.

Netanyahu já convocou o embaixador do Brasil em Israel para pedir explicações.

Com Lula, o Brasil vira um pária internacional.

Parabéns para quem “fez o L”!

Veja o vídeo:

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/55956/ao-vivo-lula-falou-o-que-quis-e-ouviu-o-que-nao-queria-veja-o-video

Lula cruzou a linha vermelha e o povo brasileiro pagará o preço

Imagem em destaque

Nunca um líder mundial tinha comparado Israel ao nazismo. Nem mesmo o Irã, que promete destruir Israel.

Netanyahu tem razão. Lula cruzou a linha vermelha. Os brasileiros pagarão o preço. Não falo em guerra, mas sim em sanções, boicotes, retirada de investimentos e de acordos de pesquisa e tecnologia.

São inúmeras as empresas israelenses que atuam no Brasil, como a Elbit Systems, Israel Aerospace Industries (IAI), Israel Weapon Industries (IWI), G4S e Cognyte Brasil. Aqui em Porto Alegre, a AEL Sistemas gera empregos qualificados e renda na nossa cidade.

Muitas destas empresas possuem contratos com o governo brasileiro, especialmente após a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Centenas de outras empresas têm parcerias com empresas israelenses, principalmente startups. Diariamente, consumimos produtos, serviços e apps criados em Israel.

Waze e Moovit, por exemplo, firmaram acordos de tecnologia com empresas e o poder público em todo o país. Em Porto Alegre, a Waze ajuda a prefeitura a planejar o trânsito através de convênio.

Seja sincero. Você manteria investimentos numa nação que o líder acusa você de ser igual a Hitler?

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/55952/lula-cruzou-a-linha-vermelha-os-brasileiros-pagarao-o-preco

Lula não apenas fala, mas age contra Israel

Imagem em destaque

Lula conseguiu, mais uma vez, se superar com sua declaração criminosa, aberrante e antissemita contra os judeus.

Comparar a legítima reação de Israel contra os ataques covardes do Hamas ao que Hitler fez no Nazismo é completamente deplorável, inexplicável!

A vergonha já superou todos os limites e Lula precisa responder pelos absurdos que tem falado contra Israel e o povo judeu.

A banalização do holocausto por Lula é puro antissemitismo e, por isso, apresentaremos juntamente com o Partido Novo notícia-crime à Procuradoria Geral da República para que Lula responda pelo crime de racismo.

A ideologia marxista e atrasada de Lula e do PT nunca deu fruto algum quando colocada à prova. Só gerou morte, miséria e vergonha.

Aliás, a ideologia marxista sempre foi a base para o socialismo e o comunismo, sistemas de poder que acabam com as crenças religiosas e com a pluralidade política e que, assim como o fascismo e o próprio nazismo, deram vazão a ditaduras sangrentas e desumanas.

Lula não apenas fala, mas age contra Israel: prometeu mandar ainda mais recursos para instituições ligadas à ONU que, de forma absurda, foram corrompidas pelo Hamas facilitando a construção de túneis para terroristas. Lula faz isso justamente no momento em que o mundo livre tem repudiado tais organismos e cortado seu financiamento.

Onde vamos parar?

Que vergonha!

O Brasil não merece ser motivo de chacota e indignação internacional e Lula deve ser responsabilizado por sua declaração racista!

FONTE: JCO https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/55954/lula-nao-apenas-fala-mas-age-contra-israel

Planalto e PT acusam Israel de “fake news” e endossam fala de Lula sobre Holocausto

Lula
O presidente Lula (PT) foi declarado “persona non grata” em Israel após comparar a luta contra os terroristas do Hamas às mortes de judeus no Holocausto| Foto: Reprodução/Canal Gov

Após a reação do governo de Israel contra a fala desastrosa do presidente Lula (PT), que comparou a luta contra o Hamas às mortes de judeus no Holocausto, o chefe da Secom, ministro Paulo Pimenta, e a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, acusaram o governo israelense de “fake news” e endossaram a fala de Lula.

Pela redes sociais, Pimenta disse que “o Brasil sempre, desde 7 de outubro, condenou os ataques terroristas do Hamas em todos os fóruns” e que “as palavras do presidente Lula sempre foram pela paz e para fortalecer o sentimento de solidariedade entre os povos”.

Pimenta, no entanto, não citou a relutância do governo Lula em classificar o Hamas como grupo terrorista logo depois dos ataques contra civis israelenses desarmados.

“Nossa solidariedade é com a população civil de Gaza, que está sofrendo por atos que não cometeram. Já são mais de 10 mil crianças mortas em Gaza.  O número de mortos em Gaza está próximo de 30 mil pessoas e, 70% dessas mortes são de mulheres. Ainda, existem cerca de 10 mil pessoas desaparecidas sob os escombros. Em torno de 1,7 milhão de palestinos não têm acesso a água potável, comidas e remédios. A comunidade internacional não pode calar diante do massacre de um povo que não pode sofrer um extermínio pelos crimes cometidos por um grupo que deve ser punido pelo que fez”, disse Pimenta pela rede social X, nesta domingo (18).

A declaração de Lula foi dada neste domingo (18), durante a Cúpula da União Africana, na Etiópia. Na ocasião, Lula fazia críticas aos países ricos que suspenderam o financiamento à Agência das Nações Unidas para Refugiados Palestinos (UNRWA, na sigla em inglês). A UNRWA é acusada pelo governo de Israel de colaborar com o Hamas.

Vale lembrar que o Hamas comemorou a eleição de Lula em 2022 e também emitiu um comunicado, no domingo (18), elogiando o petista pela declaração contra Israel.

Na mesma linha de Pimenta, Gleisi Hoffmann disse que as palavras de Lula não foram dirigidas ao povo israelense, mas ao “governo de extrema-direita de Israel”.

“Nada é tão cruel quanto o que vem sofrendo o povo palestino, vítima de uma política de extermínio orientada pelo preconceito e pelo ódio. O governo de extrema-direita de Israel está levando o país ao isolamento internacional e tem recebido a repulsa da civilização. Deveriam se envergonhar de seus crimes contra a humanidade. Parem com o massacre! Sentem-se à mesa para construir a paz, respeitando o direito de todos os povos à soberania e à justiça”, disse Gleisi pela rede social X.

Ainda no domingo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler “é ultrapassar uma linha vermelha”.

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Isso se trata de banalizar o Holocausto e tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel de se defender”, afirmou o primeiro-ministro.

Na manhã desta segunda-feira (19), o chanceler israelense, Israel Katz, informou que Lula foi declarado “persona non grata” em Israel.

“A comparação do presidente brasileiro, Lula, entre a guerra justa de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que exterminaram 6 milhões de judeus, é um grave ataque antissemita que profana a memória daqueles que morreram no Holocausto. Não perdoaremos e não esqueceremos. Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma personalidade indesejável em Israel até que ele peça desculpas e se retrate de suas palavras”, disse o chanceler.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/republica/planalto-e-pt-acusam-israel-de-fake-news-e-endossam-fala-de-lula-sobre-holocausto/

Foto de perfil de Alexandre Garcia
Alexandre Garcia

O Brasil ajudou a criar Israel

Fala do presidente Lula (PT) sobre o "genocídio" de Israel em Gaza gera crise diplomática para o Brasil.
Fala do presidente Lula (PT) sobre o “genocídio” de Israel em Gaza gera crise diplomática para o Brasil.| Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Todo mundo está preocupado com um rompimento de relações entre Israel e o Brasil. Porque o presidente Lula defende o Hamas e os palestinos, é contra Israel e agora chamou Israel de genocida e comparou Israel com a Alemanha de Hitler e o Holocausto.

Benjamin Netanyahu, que é o líder de Israel, disse que Lula “passou a linha vermelha”, foi além, que são palavras vergonhosas e graves. “Banalizou o holocausto e o direito de Israel de se defender”. Irônico, porque quem propiciou a criação de Israel foi um brasileiro, Oswaldo Aranha, presidindo a Assembleia da ONU. Há esse laço.

O presidente Lula disse isso na Etiópia. Antes de ir, plantou uma oliveira na embaixada da Palestina no Brasil e depois perguntou para o embaixador “quando a oliveira vai dar uva”. O embaixador falou em oito anos, eu diria infinito.

Lula e a primeira-dama Janja foram recebidos no aeroporto do Cairo pelo ministro do turismo. Ele passou o dia todo fazendo turismo. No outro dia, teve um encontro rápido com o general Sissi, que estava mais preocupado em receber Erdogan, presidente da Turquia. Depois, foi para reunião dos países árabes, em Addis Abeba.

Lula defende Putin, Cuba, Nicarágua e ataca Israel

Lula também defendeu Putin sobre a morte de um opositor, que foi encontrado morto na prisão com hematomas. Todo mundo estava culpando o regime de Putin e Lula fez uma declaração dizendo: “por que essa pressa em acusar alguém? Depois descobrem que não foi e vão ter que pedir desculpas”. Ele é um grande defensor de Cuba também.

Tem cubano lutando do lado do Putin. O Wall Street Journal, desse fim de semana, diz que são de 400 3 mil cubanos, porque eles estão ganhando US$ 2 mil por mês. Em Cuba eles ganham US$ 20 por mês. A mãe de um deles que morreu, foi morto por um drone ucraniano, disse que os cubanos vão todos para a morte. E não são só cubanos, cque são o maior contingente de mercenários. É gente da República Centro-Africana, da Sérbia, do Nepal e da Síria, porque eles recebem cidadania.

Os Estados Unidos estão com 500 mil cubanos que fugiram dessa maravilha de democracia relativa, que Lula elogia, elogia Maduro também. Maduro agora expulsou os observadores do alto secretariado de direitos humanos, que é presidido pela Michele Bachelet, ex-presidente do Chile. Está mandando embora, porque acha que estão se metendo só porque está prendendo os opositores e os candidatos à presidência, tal como o Ortega da Nicarágua.

Psol quer revogar Lei da Anistia de 1979

Lei de anistia. Coisa estranha, o ministro do STF Dias Toffoli é relator de um pedido de 2014 do PSOL para que o Supremo declare que é inaplicável a Lei de Anistia. Ele quer criar um debate sobre a lei de anistia de 1979.

Eu acompanhei isso no Palácio do Planalto. Lembro que o ministro Golbery Silva certa vez me disse rindo “o MDB não quer uma anistia ampla, geral e restrita, porque eles têm medo que o Brizola seja anistiado, entre no país e acabe com a oposição”. Ele ria, pois, o Brizola seria anistiado. Chegou aqui, a Ivete Vargas tinha tirado o PTB dele. Ele criou o PDT.

Em 2010, houve uma ação que foi julgada no Supremo, a Lei de Anistia. A OAB queria revogar a lei. A OAB que fez o maior movimento em prol da anistia. Toffoli se declarou impedido em 2010. O presidente do Supremo, o ministro Cezar Peluso, passou um “pito” na OAB, dizendo que “era uma consciência tardia e anacrônica”.

A ministra Carmen Lúcia deixou uma frase muito importante, não há como julgar o passado aos olhos de hoje. Anistia de 1979 era para pacificar o país. Votaram contra esse pedido da OAB, mantendo a Lei da Anistia: Cármen Lúcia, Peluso, Gilmar Mendes, Ellen Grace, Marco Aurélio, Celso de Mello. Lewandowski e Ayres Brito votaram contra. A Lei da Anistia está fazendo 45 anos. Lá fazia 30 anos.

Olha só o absurdo, porque vai prejudicar exatamente aqueles que eram os guerrilheiros, terroristas, sequestradores, assaltantes de bancos, que eram jovens e que hoje estão com 80 anos no máximo. Se é para pegar o pessoal da chamada repressão, eles já estão com 90, 95 anos, se é que estão vivos. Parece que é para mexer numa brasa pra ver se vem fogo de novo. O ministro Toffoli parece que tá entrando nessa. É um pedido do PSOL, lá de 2014, que apareceu agora.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/o-brasil-ajudou-a-criar-israel/

Foto de perfil de Luís Ernesto Lacombe
Luís Ernesto Lacombe

Seu dinheiro é maravilhoso

Lula usa o dinheiro dos brasileiros como bem entende, sempre ajudando seus camaradas ideológicos.
Lula usa o dinheiro dos brasileiros como bem entende, sempre ajudando seus camaradas ideológicos.| Foto: Marcio Antonio Campos com Midjourney


Se você acha que seu dinheiro não dá para nada, você está enganado, redondamente enganado. Se falta comida na geladeira da sua casa, sinta-se orgulhoso por estar alimentando as vítimas do comunismo em Cuba. Se é que as 125 toneladas de leite em pó que Lula enviou para o país de seus amigos ditadores vão mesmo ser entregues aos necessitados. Talvez Díaz-Canel prefira garantir para ele e sua turma o café com leite de todos os dias, um mingau, uma tigela de sucrilhos boiantes… Em breve, Cuba receberá também do Brasil milho, soja e arroz, que devem ser fartamente distribuídos aos de sempre. Seu dinheiro está aí para isso, se não para saciar a fome dos que pouco têm, pelo menos para saciar a gula de humanistas e bondosos da estirpe de Fidel Castro e Che Guevara. Que diferença isso faz? E, cá entre nós, um paraíso comunista não pode mesmo precisar de doação de comida…

Seu dinheiro deve estar muito feliz por financiar terroristas. Existe causa mais nobre? Em que outras mãos tudo o que você pagou de impostos seria melhor usado? Lula gosta de você porque gosta do seu dinheiro. E, encha-se de orgulho, você vai ajudar a Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina, o petista já avisou. É… Essa que teve 12 funcionários demitidos por terem participado dos ataques do Hamas contra Israel em 7 de outubro do ano passado. Essa que pagava uma conta de energia do grupo terrorista que mantinha um túnel que passava, por acaso, embaixo do prédio da ONU na Faixa de Gaza. Essa agência que não terá mais a ajuda de países decentes, mas seu dinheiro é indecentemente necessário para dar uma lição em quem se acha o xerife do mundo. Onde já se viu? O Hamas, assim como o seu dinheiro, é tudo de bom.

Se você acha que seu dinheiro não dá para nada, você está enganado. Ele banca de agências da ONU coniventes com o Hamas até viagens da “dama do tráfico” e móveis de luxo para Janja

Seu dinheiro é incrível, bancou a viagem da “dama do tráfico amazonense”, ligada ao Comando Vermelho, até Brasília. Ela foi recebida por secretários do Ministério da Justiça, cujos salários seu dinheiro garante, para reclamar do rigor nos presídios federais. Foi o seu dinheiro também que financiou a construção desses presídios, que nunca tinham registrado uma fuga sequer. Isso até a semana passada, quando dois bandidos também ligados ao Comando Vermelho conseguiram escapar. Veja como seu dinheiro é “efetivo”, em relação à construção dos presídios e também à justa reivindicação da “dama do tráfico”. Tudo parece bem planejado, quando se trata do seu bolso. E os fugitivos do CV já estão por aí, também de olho no seu dinheiro, para manter a tradição.

Seu dinheiro não conseguiu evitar o surto de dengue, mas, convenhamos, isso nunca foi importante. Fique feliz porque Lula e Janja, graças a você, têm um palácio provavelmente sem focos do mosquito transmissor da doença e todo, todo renovado, com móveis, tapetes, lençóis e toalhas de qualidade superior. Veja a felicidade do Lula e da Janja rodando o mundo, com todo o luxo. Sem você, isso seria impossível. Sem você, os companheiros do Lula estariam sujeitos a ter de enfrentar um ônibus leito, não teriam acesso aos jatinhos da FAB. Definitivamente, você é um altruísta.

Para que você não fique se achando muito, vou fazer um rápido resumo de outras maravilhas que o seu dinheiro suado proporciona àqueles que nos levam, de novo, pelo caminho da prosperidade… A refinaria mais cara do mundo, símbolo da ineficiência e da corrupção; um plano furado de salvação da indústria brasileira, um gasto que você já fez, é verdade, que deu prejuízo, é verdade, mas vale a pena insistir. O prejuízo de hoje, nas mãos daqueles aos quais você confia seu dinheiro, é sempre o prejuízo ainda maior de amanhã… E, veja que encanto, é o seu trabalho, o seu esforço, é o seu sacrifício que banca o Judiciário mais caro do mundo, o segundo Congresso Nacional mais caro do planeta (e de outros que porventura existam).

Claro, seu dinheiro não faz milagre, não evitou o déficit fiscal de R$ 230 bilhões em 2023, mas continua para jogo em 2024, e quando for preciso. Gastar mais do que se ganha é coisa bem brasileira. E, para que não reste dúvida de que você se empenha com todas as suas forças pelo bem do país, quero que você saiba: seu dinheiro paga pesquisa de opinião contratada pelo Palácio do Planalto e que sempre mostra a aprovação do Lula em alta. As pesquisas pelas quais você não paga mostram um resultado bem diferente. Não sei mais o que dizer… É incomensurável a utilidade da sua grana para o país. Parabéns!

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/luis-ernesto-lacombe/seu-dinheiro-e-maravilhoso/

Vergonha: Israel declara Lula ‘persona non grata’ no país até que se retrate

Memorial das Vítimas do Holocausto, em Israel.

O presidente Lula (PT) é “persona non grata” em Israel. Esta é a decisão do governo comunicada pessoalmente ao embaixador do Brasil, Frederico Meyer, até que o petista se retrate de seus insultos àquela Nação amiga.

Esse foi o teor mais significativo da convocação do embaixador “para receber reprimenda” no Ministério das Relações Exteriores israelense. É ma mais grave represália que precede o rompimento de relações diplomáticas.

A reprimenda foi feta ao embaixador brasileiro em local bem significativo. o Museu do Holocausto, e irá vigorar até que Lula se retrate e retire o que afirmou.

“É um grave ataque antissemita”, afirmou o chanceler Israel Katz, ao embaixador brasileiro em tom grave. “Em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, diga ao presidente Lula que ele é persona nom grata em Israel até que ele se retrate”.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/exteriores/ttc-internacional/vergonha-israel-declara-lula-persona-non-grata-no-pais-ate-que-se-retrate

Netanyahu: ‘Lula deveria ter vergonha de si mesmo’

Líder israelense ainda afirmou que presidente do Brasil foi ‘antissemita’ . (Foto: Foto: Evan Vucci/AP)

A reação do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, à fala do presidente Lula, que comparou a resposta bélica de Israel contra o grupo terrorista Hamas às ações de Hitler e ao Holocausto, ganhou mais ênfase, na tarde deste domingo (18), durante a Conferência dos Presidentes das Principais Organizações Judaicas Americanas. Netanyahu afirmou que Lula portou-se como o ‘antissemita mais virulento’ e que o presidente petista Lul deveria ‘ter vergonha de si mesmo’.

“Hoje, o presidente do Brasil, comparou a guerra de Israel em Gaza contra o Hamas – uma organização terrorista e genocida – ao Holocausto. O presidente Silva desonrou a memória de 6 milhões de judeus assassinados pelos nazistas. E demonizou o estado judeu como o antissemita mais virulento. Ele deveria ter vergonha de si mesmo”, afirmou Netanyahu, sendo aplaudido.

Mais cedo, por meio da rede social X, o primeiro-ministro disse que Lula ‘ultrapassou a linha vermelha’ com a declaração que banalizou o Holocausto e informou que convocou o embaixador do Brasil em Israel para reprimenda nesta segunda-feira (19).

Veja a postagem do presidente israelense:

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/lbv-brasil/netanyahu-lula-deveria-ter-vergonha-de-si-mesmo

Genocídio? Covid já matou 16.456 desde início do governo Lula

Lula e sua ministra da Saúde, Nísia Trindade. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula e sua ministra da Saúde, Nísia Trindade. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Os números de infectados e mortos por covid-19 já não são divulgados diariamente pelo Ministério da Saúde desde fevereiro de 2023, mas a doença continua fazendo vítimas, ainda que 547 milhões de vacinas tenham sido aplicadas até dezembro de 2022. Desde o início do atual governo Lula (PT), em janeiro de 2023, até o dia 10 deste mês, o Brasil registrou 16.456 mortes por covid-19, segundo dados do Conass, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde. E não se fala em nova campanha de vacinação.

Ameaça permanece

A morte de paciente por covid em Brasília, quinta (15), fez lembrar, em plena epidemia de dengue, que o coronavírus ainda ameaça.

2,1 milhões de casos

O Conass também contabiliza mais de 2,1 milhões de casos confirmados de covid desde 2023 no Brasil. Foram 15 mil mortes só no ano passado.

Casos aumentam

Somente na última semana epidemiológica registrada pelo Conass são 33 mil novos casos e 164 óbitos relacionados ao coronavírus.

Letalidade maior

A taxa de letalidade em 2023 (0,8%) é maior que a registrada no ano de 2022 (0,5%), quando a campanha de vacinação foi concluída.

Lula e sua ministra da Saúde, Nísia Trindade. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Distribuidora de energia Enel é alvo de multas milionárias. Foto: Gianpiero Addis/Flickr

Multas milionárias à Enel não serão usadas em SP

São uma pancada maior do que parece as multas aplicadas pela agência reguladora Aneel à distribuidora Enel, em razão do demorado apagão de energia em São Paulo, nos temporais de outubro, mas dificilmente será paga. Como é habitual, a empresa irá recorrer e, perdendo, ainda restará a judicialização. Pagamento mesmo só a perder a vista, talvez na década que vem. E o dinheiro não será destinado à melhoria de qualidade da distribuição em São Paulo, onde se deu o problema, irá para um fundo.

Para SP, nada

O dinheiro das multas vai para a “Conta de Desenvolvimento Energético (CDE)” e sua aplicação é definida anualmente para vários locais do país.

Pancadão Aneel

A maior das multas totaliza R$165,8 milhões, equivalentes a 0,95% da Receita Operacional Líquida (Rol) da Enel, de R$17,4 bilhões.

Infração generalista

As multas lacradoras são à velha Eletropaulo e não a Enel, e no auto de infração há a justificativa genérica: “por não prestar serviço adequado”.

Poder sem Pudor

Dois em um

Além de Petrônio Portela, articulador da abertura política, o Piauí contava com o senador biônico Lucídio Portela. Ao contrário do irmão, Lucídio tinha fama de “autoritário” e “pouco letrado”. Certa vez ele elogiava a ditadura quando citou o escritor Fiodor Dostoievsky. Um senador de oposição aparteou: “Interessante sua citação de Dostoievsky. A propósito, o nobre colega já leu ‘Crime e Castigo’? Reza a lenda que o velho Lucídio acabou a conversa multiplicando por dois o clássico romance da literatura russa: “Li os dois!”

ONU de conveniência

Na turnê pela África, passando pano para terroristas do Hamas, Lula reclamou que “decisões” da ONU não têm sido cumpridas por Israel. E fez constrangedor silêncio sobre a perseguição a funcionários da ONU pelo seu amigo Maduro, ditador da Venezuela, que os expulsou.

Faltou a ‘cola’

Faltou a ‘cola’ O presidente Lula deveria dar uma bronca no dispensivo Celso Amorim. O assessor de política externa não contou a ele algo que publicamente mostrou não saber: Israel não desrespeitou qualquer “decisão da ONU”.

Fui!

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), candidatíssimo à reeleição em outubro, decidiu tirar férias. Mas antes transmitiu o cargo ao presidente da Assembleia pois seu vice, que é do PSB, também decidiu sair do país.

Recorde da década

Os gastos do governo Lula com viagens em 2023 representam quase 25% de tudo gasto com viagens pelo governo federal os últimos dez anos: R$2,1 bi dos R$8,48 bilhões com passagens e diárias desde 2014.

Frase do dia

Ministra culpa o clima…

Evair de Melo (PP-ES) reage à ‘justificativa’ de Nísia Trindade (Saúde) para crise da dengue

Interesses outros

Nem o “golpe”, nem Sisu, muito menos a morte suspeita de opositor na Rússia. O assunto da semana passada, diz o Google Trends, foi o Vasco. Futebol dominou todos os dias da semana, mais uma vez, no Brasil.

Só começou

Nesta segunda (19), o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo vai ultrapassar a marca dos R$555 bilhões pagos pelos brasileiros, apenas em 2024, a título de impostos federais, estaduais e municipais.

Imobiliária secreta

Dados dos 1,5 mil imóveis funcionais do governo federal não são atualizados no Portal Transparência desde o fim do governo Bolsonaro, em 2022. Sob a administração petista, não há novas informações.

Trabalhos

Tanto o Senado, quanto a Câmara dos Deputados voltam ao batente oficialmente, esta semana. A expectativa, pela primeira vez em 2024, é Congresso cheio a partir desta terça-feira (20).

Pensando bem…

…o novo ano começou até em Brasília, mas muitas manchetes não saem de janeiro de 2023.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/genocidio-covid-ja-matou-16-456-desde-inicio-do-governo-lula

Be the first to comment on "Uma fuga inédita e o desleixo com a segurança pública"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*