Salvo durante os primeiros tempos do regime militar de 1964, poucos partidos ou chefes políticos tiveram um tratamento tão amigo por parte da maior parte da imprensa brasileira como Lula e o PT têm tido nos últimos cinco ou seis anos. Desde que o nome de Jair Bolsonaro apareceu como uma nova realidade da política nacional, proprietários puseram seus veículos e jornalistas puseram sua profissão a serviço do atual presidente – dentro da justificativa geral de que só ele e o seu sistema poderiam “salvar a democracia” no Brasil.
No seu momento mais extremado, esse esforço cívico levou a principal emissora de TV do Brasil a emitir uma sentença que nenhum tribunal deu até hoje para os problemas penais de Lula: “O senhor”, anunciaram no ar, “não deve nada à Justiça”. Depois que o TSE contou os votos da eleição do ano passado e declarou que Lula tinha ganhado, a democracia estava “salva”. Não era mais necessária, portanto, a aliança com o novo regime. Mas o fato é que, por essas coisas da vida, o apoio ficou ainda mais apaixonado.
Após anos seguidos de boa paz, o presidente e o PT começam a denunciar a imprensa como “inimiga” e retomar sua posição-raiz: os meios de comunicação são “monopólios” indesejáveis a soldo da burguesia.
Montou-se nas mesmas regiões da mídia, desde então, uma frente unida de resistência em favor dos novos administradores do Tesouro Nacional – e a coisa até que ia indo bem quando começaram a surgir diferenças de entendimento sobre a natureza da parceria. O governo entende que tem direito a 100% de apoio em 100% das questões e em 100% do tempo. Alguns veículos entendem que não é assim; consideram-se autorizados a discordar em determinadas coisas, e até mesmo a falar mal de Lula, das centenas de ministros, para-ministros e subs dos subs que vêm embaixo quando acham que isso ou aquilo está errado.
Houve, no começo, um pouco de surpresa por parte do governo, logo transformada em impaciência e, agora, em franca indignação. Após anos seguidos de boa paz, o presidente e o PT começam a denunciar a imprensa como “inimiga” e retomar sua posição-raiz em relação à ela: os meios de comunicação, mais uma vez, são “monopólios” privados indesejáveis a soldo da burguesia, do “grande capital” e de tudo aquilo que fingem ser contra. Não admitem meio termo. Ou puxa o saco, dia e noite, ou é inimigo.
Essa neurastenia agressiva veio à luz do sol, com todas suas reservas de rancor, com as críticas de alguns veículos a decisões da Petrobras em geral e, em especial, à sua política de investimentos. A irritação oficial se deve, no caso, às observações que a imprensa fez a respeito do reinício das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco – que deveria custar 2 bilhões de dólares, já engoliu mais de 20 bi, levou a Petrobras a tomar um calote master do companheiro Hugo Chávez e até hoje, após quase dez anos de obra, não está pronta.
Essa refinaria é um dos mais escandalosos fracassos dos governos anteriores de Lula e o pior de toda a história da estatal. Vão enfiar ali, agora, mais 6 ou 8 bilhões de reais tirados do bolso do pagador de impostos. O erro fundamental está na insistência da Petrobras em enterrar dinheiro no refino, onde quer manter um monopólio industrial obsoleto que não consegue atender nem às necessidades internas de produção de combustível. Em vez de se concentrar na área em que é mais bem sucedida, a da produção de óleo, e vender as refinarias para empresas privadas com capacidade e interesse em investir nisso, o sistema Lula decidiu apostar no que não dá certo.
O ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta, que distribui os bilhões de reais em verbas de propaganda oficial do governo, é um dos mais revoltados. Lula também teve o seu acesso de nervos. Diz que toda a corrupção na Petrobras, um marco na história universal da roubalheira, e a sua própria condenação na Operação Lava Jato, foram uma manobra “dos Estados Unidos” para impedir o Brasil de ter uma indústria petroleira. Vem, agora, com a história de que a mídia faz parte dessa conspiração.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/jr-guzzo/lula-paulo-pimenta-imprensa-petrobras-abreu-lima/
Os bandidos que já não são de verdade
Não adianta gritar… Ninguém vai pegar o ladrão, não o que era considerado um ladrão de verdade, e deixou de ser. Pega! Pega! Você vai ficar sem voz, e o criminoso que não é mais criminoso seguirá tranquilamente. E ele ainda vai debochar de você. Ele pode quase tudo, foi autorizado a fazer quase tudo. Pode roubar celular, carro, pode sequestrar, bater em mulher, corromper menores, traficar drogas, fazer contrabando, pode furtar o que quiser, não usar armas ou usar as armas que achar necessárias. Ele precisa sempre ser compreendido e apoiado. Mesmo estupradores e assassinos merecem tolerância e um abraço emocionado… Merecem livros, flores, amor. O que se entendia outrora como bandidagem virou coisa boa, e é um patrimônio nacional.
Eles estão em todas as classes sociais, em todas as áreas, tomaram conta de tudo. Podem odiar, ameaçar, perseguir, torturar. Podem corromper e ser corrompidos. Aceitam triplex na praia, sítio, reformas dos imóveis, depósitos gordos no exterior, presentes caros, verba para instituto, viagens de helicóptero ou de jatinho. Eles podem comprar parlamentares, ou ser parlamentares e se vender. Podem fazer politicagem e politicalha. Gostam de cargos no governo… Gostam de estelionato, todo tipo de estelionato. Podem dilapidar estatais, fundos de pensão… Bandido que não é mais bandido está sempre aí para qualquer negócio. E, mesmo que diga na cara de um juiz desavisado que “seu apego a poder e dinheiro é um vício”, pode sorrir e sambar nas redes sociais.
Os bandidos de verdade não são mais bandidos. Não serão presos. Se estiverem presos, serão soltos. A Justiça já criou jurisprudência sobre isso. Não a Justiça de verdade, essa foi extinta, mas a que decretaram que é de verdade e é detentora da verdade. Se falavam em cleptocracia, passou. Se falavam em roubalheira, passou.
Tudo o que era errado foi normalizado, instância por instância, até a última
Nenhuma prova resiste a uma furadeira potente. Nenhuma delação, nenhum acordo de leniência, nenhuma confissão dos bandidos que eram de verdade, nada disso existe mais. Produto do roubo? Nunca houve, claro.
As leis agora têm donos; eles decidem o que vale e o que não vale, de que maneira vale ou não vale e para quem vale e para quem não vale. Revogam-se as disposições (e o choramingo) em contrário. Revoga-se o contrário, o que se opõe ao bandido que era de verdade, e deixou de ser. Não está tudo liberado porque há os novos bandidos, e esses serão condenados. Aos outros nada será imputado. Nem cueca com dólares, nem cueca com reais, nem mala de dinheiro no estacionamento de shopping, nem malas e mais malas em apartamento com milhões e milhões de reais. Qual o problema disso tudo? Temos as nossas tradições, e quem se opuser a elas, mesmo que no plenário da Câmara Federal, vai levar tapa na cara, ou coisa pior.
Quem apoiava os bandidos que eram considerados de verdade e se afastou deles, acusando-os de praticar crimes, agora entendeu como deve ser. Estão todos juntos de novo. Quem não estava com os bandidos que eram considerados de verdade, quem disse que eles voltariam ao local do crime já está lado a lado com eles. Esse é o Brasil pacificado, que transforma o que era ruim em coisa boa, o errado em certo, o desonesto em honesto, os defeitos mais abjetos nas maiores qualidades, os pecados mais horrendos em virtudes quase divinas. Os crimes agora são exclusivos daqueles que não eram bandidos de verdade, que nunca foram. E quem disser o contrário pagará por isso.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/luis-ernesto-lacombe/os-bandidos-que-ja-nao-sao-de-verdade/
Menos de 24 horas após a super live, PF mira Carlos Bolsonaro com mandados de busca e apreensão
A impressão que fica é que a super live realizada neste domingo (28) pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus filhos, teve efeito instantâneo.
Ora, menos de 24 após o encerramento, com absoluto sucesso e incomodando terrivelmente o sistema, a Polícia Federal, totalmente instrumentalizada, bate na porta do vereador Carlos Bolsonaro para cumprir mandados de busca e apreensão, na casa dele e também no gabinete, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
As buscas foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Juíza exilada se transforma na ‘pedra no sapato’ do sistema (veja o vídeo)
O sistema achou que poderia calar a juíza Ludmila Lins Grilo.
Perseguiu insanamente a magistrada e promoveu a sua aposentadoria compulsória.
Inteligente e corajosa, Ludmila começou a agir para garantir a sua liberdade de expressão.
Silenciosamente buscou asilo político nos Estados Unidos.
Hoje, morando legalmente naquele país sua voz tem muito mais peso e está se constituindo numa verdadeira ‘pedra no sapato’ do regime político que impera no Brasil.
Em recente conversa com o senador Eduardo Girão, Ludmila relatou:
“Não queria ter saído no Brasil. Gostaria de morar no meu país. Não vim para os EUA viver o ‘American dream’. Vim porque, realmente, eu não tinha mais condições de viver em liberdade no meu país, de falar livremente. E por isso fui obrigada a sair do país. Mas aqui, nos EUA, pelo menos eu consigo continuar fazendo coisas que eu já não podia fazer no Brasil. Aqui eu posso falar e posso expor ao mundo o modelo da ditadura brasileira.
É um modelo diferente do que o mundo conhece, então é muito difícil explicar para o gringo o que está acontecendo no país. Eles têm aquela ideia de ditadura clássica promovida pelo Executivo de um país, pela pessoa que ocupa o cargo de administração máxima no país, quando na verdade o que existe no Brasil é um modelo de ditadura de base juristocrática. Começou com a ditadura do judiciário, e o poder Executivo atual acabou se beneficiando dessa ditadura que se iniciou no judiciário, e hoje temos um modelo híbrido, em que ambos se retroalimentam”.
A juíza garantiu que continuará expondo o que está acontecendo no Brasil para o mundo, e acrescentou:
“As pessoas não sabem aqui fora. Só as muito politizadas entendem o que está acontecendo no Brasil”.
Confira:
Bolsonaro mostra como se faz live e dá dura lição em Lula (veja o vídeo)
Lula cancelou suas lives semanais depois de passar vergonha, com uma audiência pífia, medíocre.
Isso utilizando toda a estrutura do cargo e fazendo enorme divulgação.
Bolsonaro deu aula de popularidade e fez chacota das lives do descondenado petista:
“Se eu abrir uma live, em um minuto coloco 100 mil”.
Depois, provocado pelo filho Flávio, deu uma ‘dica’ para Lula.
Veja o vídeo:
Carlos Bolsonaro surpreende e conta como era sua relação com Marielle (veja o vídeo)
Na super live ao lado do pai e irmãos o vereador Carlos Bolsonaro surpreendeu ao falar da sua relação com a ex-vereadora Marielle Franco e da tal ‘briga’ que certa imprensa divulga hoje de maneira ‘suja’.
“A minha relação coma Marielle sempre foi de forma muito amistosa”, disse.
E prosseguiu:
“Alegaram em determinado momento que eu tive uma discussão com ela no corredor. E por um acaso, não foi com ela que foi a discussão, foi com o assessor. Eu passei, ele me cutucou chamando de fascista. Ela saiu do gabinete dela, quis ficar a par do que estava acontecendo. Ela que apartou a discussão”.
E revelou:
“A ex-esposa dela (atual vereadora) ocupa o gabinete que é do lado do meu gabinete”.
E concluiu:
“Alguém de bom senso acredita que se um de nós, da nossa família, tivesse feito alguma maldade com a Marielle, ela aceitaria a colocação do gabinete do lado da porta do meu”.
Veja o vídeo:
Involuntariamente o povo brasileiro está financiando um veículo que faz apologia ao terrorismo (veja o vídeo)
O blog chapa-branca petista 247 promoveu uma live com aquele sujeito que fez piada com uma judia sequestrada pelo grupo terrorista Hamas.
Tenorio Sayid, que apareceu durante a semana em evento do ministério dos “direitos humanos”, afirmou que aparentes manchas de sangue nas calças da refém, sugerindo que ela foi violentada, na verdade era uma “marca de merda”.
Outro extremista e apoiador do Hamas que participou da live rechaçou qualquer negociação pela paz, e ainda declarou total apoio ao grupo terrorista e ao atentado que produziu a execução de mais de 1200 israelenses, além de torturas, estupros e sequestros.
O blog petista voltou a ser financiado pelo Governo Federal, sob comando do descondenado. Até novembro de 2023, o aparelho do PT recebeu R$ 500 mil do governo, segundo a revista Crusoé, ou seja, o pagador de impostos está financiando um veículo que faz a apologia do terrorismo.
Leandro Ruschel.
Veja o vídeo:
As mentiras do primeiro ano de mandato de Lula
É notório o hábito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudar de discurso de acordo com a plateia. Mas nem sempre nos damos conta de quantas vezes o petista inflaciona números, cita dados incorretos e responsabiliza os adversários por falhas cometidas por ele mesmo ou seu partido. Sem contar as declarações deslavadamente falsas.
Para demonstrar e mensurar as bravatas de Lula, selecionamos uma série de falas controversas registradas pela imprensa em seu primeiro ano de volta à Presidência da República. Veja a seguir quando, como e por que Lula mentiu.
Janeiro
Dia 8 – A esquerda nunca invadiu os Três Poderes
Ao decretar a intervenção no Distrito Federal após os atos nas sedes dos Três Poderes, Lula disse que “não existe precedente no que essa gente fez”. “Essas pessoas, esses vândalos, que a gente poderia chamar de nazistas fanáticos, de stalinistas fanáticos… Ou melhor, de stalinistas, não, de fascistas fanáticos. Fizeram o que nunca foi feito na história desse país. É importante lembrar que a esquerda brasileira já teve gente torturada, já teve gente morta, já teve gente desaparecida e nunca, nunca, vocês nunca leram uma notícia de algum partido de esquerda, de algum movimento de esquerda que invadisse o Congresso Nacional, a Suprema Corte e o Palácio do Planalto.”
Por que é mentira
Em 2006, mais de 500 integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), uma dissidência do MST, invadiram o Congresso com paus e pedras, quebrando vidros, equipamentos e ferindo pelo menos 60 servidores. O objetivo era entregar uma carta de reivindicações a favor da Reforma Agrária, e os prejuízos na época ficaram em torno de R$ 150 mil.
Em 2013, 300 lideranças indígenas entraram sem autorização no Plenário da Câmara para tentar impedir a tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre mudanças no sistema de demarcação de reservas.
No ano seguinte, o então presidente do STF, Ricardo Lewandowski, suspendeu a sessão na Corte após uma tentativa de invasão de cerca de 20 mil militantes do MST que reivindicavam celeridade na reforma agrária. Eles chegaram a derrubar as grades que protegiam o local antes de serem contidos pela polícia.
Dia 23 – Tudo ótimo na Argentina
Em visita à Argentina, o presidente parabenizou o país pela conquista da Copa do Mundo e elogiou sua situação econômica. “A Argentina terminou o ano de 2022 de forma privilegiada não apenas na economia e na política, mas também no futebol.”
Por que é mentira
Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos da Argentina, o país fechou 2022 com uma inflação de 94,8%, um recorde de mau desempenho em três décadas. Os argentinos ainda enfrentaram baixo crescimento, desemprego e emigração.
Fevereiro
Dia 2 – Paz na Ucrânia
Em sua primeira entrevista como presidente, concedida à RedeTV!, Lula afirmou que queria discutir a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, “porque não tem ninguém falando em paz”.
Por que é mentira
Naquele momento, tanto a Rússia quanto a Ucrânia vinham fazendo declarações no sentido de criar condições para possíveis acordos de paz.
Dia 2 – Presidente do BC escolhido pela Câmara
Ainda na RedeTV!, Lula disse que o atual presidente do Banco Central foi eleito pela Câmara dos Deputados.
Por que é mentira
A escolha da diretoria do BC cabe, desde 1974, ao presidente da República. Como prevê a Constituição, os indicados precisam passar pela aprovação do Senado, por meio de uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos e de votação secreta em plenário. Esse rito não foi alterado pela Lei de Autonomia do Banco Central, de fevereiro de 2021. O que ocorre agora é que o presidente e os diretores da instituição passaram a ter mandatos de quatro anos, que não coincidem com a eleição do presidente da República.
Dia 6 – Bolsonaro é o culpado pelos calotes de Cuba e da Venezuela
Durante a posse de Aloizio Mercadante (PT) como presidente do BNDES, o petista culpou Bolsonaro pelos calotes dados por Cuba e pela Venezuela, que atualmente totalizam cerca de R$ 4 bilhões. “E vamos ser francos. Os países que não pagaram, seja Cuba, seja Venezuela, é porque o presidente [Jair Bolsonaro] resolveu cortar relação internacional com esses países e, para não cobrar, para poder ficar nos acusando, deixou de cobrar.”
Por que é mentira
Os dois países deixaram de pagar o BNDES em 2018, quando o presidente era Michel Temer.
Março
Dia 2 – Economia estagnada
Lula afirmou que “a economia brasileira não cresceu nada, nada” em 2022.
Por que é mentira
O PIB brasileiro caiu 0,2% no quarto trimestre de 2022 em relação ao trimestre anterior, mas a economia do país fechou o último ano da gestão Bolsonaro com crescimento de 2,9% em relação a 2021, conforme divulgado pelo IBGE.
Dia 23 – Armação de Moro
O petista declarou que as ameaças do PCC contra Sergio Moro reveladas pela Polícia Federal eram uma “armação” do ex-juiz da Operação Lava Jato.
Por que é mentira
A PF entregou provas à Justiça do Paraná apontando que, além de Moro, sua mulher e seus filhos estavam na mira do PCC. A juíza da 9ª Vara Federal de Curitiba, Gabriela Hardt, afirmou na ocasião que há provas de que “atos criminosos estão efetivamente em andamento”.
Abril
Dia 14 – Futebol chinês na TV
Em entrevista à CCTV (China Central Television, em inglês), Lula afirmou: “Eu acompanho os jogos do campeonato chinês que passam na televisão brasileira”.
Por que é mentira
Desde 2020, a ESPN não transmite mais as partidas da Superliga Chinesa de Futebol. No momento, os jogos só podem ser vistos no país por meio de streamings pagos.
Dia 22 – Ucrânia e Rússia têm responsabilidades iguais
Durante uma entrevista coletiva concedida em Portugal, o presidente disse que “nunca igualou” as responsabilidades de Rússia e Ucrânia na guerra. “Eu nunca igualei Rússia e Ucrânia. Eu sei o que é invasão e o que é integridade territorial. Mas agora a guerra já começou e alguém precisa falar em paz”, afirmou.
Por que é mentira
Em mais de uma ocasião, Lula responsabilizou os dois países pela guerra, como em uma declaração dada a jornalistas em agosto: “Por enquanto, a gente não tem ouvido nem de Zelensky nem de Putin a ideia de que vamos parar e vamos negociar. Por enquanto, os dois estão naquela fase de ‘eu vou ganhar, eu vou ganhar, eu vou ganhar, eu vou ganhar’, sabe? Enquanto isso, as pessoas estão morrendo”. Em outra entrevista, dessa vez à revista americana Time, quando ainda era pré-candidato à Presidência, ele disse que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, era tão responsável quanto Putin pela guerra.
Maio
Dia 9 – Ucrânia não quis comprar blindados
Em uma entrevista coletiva, Lula disse ser “fake news” que a Ucrânia solicitou ao governo brasileiro a compra de 450 blindados-ambulância para ajuda humanitária.
Por que é mentira
De acordo com o Estadão, o pedido foi enviado ao ministro da Defesa, José Múcio, em 27 de abril. Posteriormente, por pressão do PT, o Itamaraty vetou a venda de blindados à Ucrânia e o país perdeu o negócio, no valor de R$ 3,5 bilhões.
Dia 29 – A Venezuela é uma democracia
Após uma reunião com Maduro em Brasília, Lula disse que considera “a coisa mais absurda do mundo” negarem que o ditador é o presidente da Venezuela, tendo sido eleito pelo povo, enquanto “o cidadão que foi eleito deputado [Juan Guaidó] fosse reconhecido como presidente”.
Por que é mentira
Maduro está no poder há mais de uma década, sem eleições justas. Não há independência entre os poderes e o regime persegue opositores e jornalistas, cometendo violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade.
Junho
Dia 1º – Não indicaria companheiro ao STF
Durante um debate realizado em 2022, na TV Bandeirantes, Lula afirmou que não indicaria uma pessoa próxima ao STF. “Tentar mexer na Suprema Corte para colocar amigo, para colocar companheiro, para colocar partidário é um atraso. É um retrocesso que a República brasileira já conhece muito bem, e eu sou contra”.
Por que é mentira
No dia 1º de junho, o presidente indicou Cristiano Zanin à vaga de Ricardo Lewandowski no STF. Zanin foi seu advogado nos processos da Lava Jato desde 2013 e o responsável pelos recursos no Supremo que resultaram na anulação de suas condenações. “Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF. Não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar ”, disse
Dia 7 – Governo para todos
Logo após as eleições, o presidente disse que foi eleito “para governar para 215 milhões de brasileiros”: “Eu vou governar para todos sem distinção. Sem olhar se é rico ou se é pobre, sem olhar se é de esquerda ou de direita”. A fala foi repetida durante a posse: “Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”.
Por que é mentira
Em 7 de junho, Lula afirmou que tem lado e governará prioritariamente para as pessoas que ajudaram em sua eleição. “E nós queremos lembrar delas depois da nossa eleição. É para elas que a gente deve a nossa votação, a nossa eleição. E é para elas, prioritariamente, que nós vamos governar. Nós temos lado”, disse em um discurso.
Dia 14 – 16 milhões de inscritos no Enem
Em um vídeo divulgado pela Presidência, Lula convidou os estudantes a se inscreverem no Enem, dizendo que o Exame andou “um pouco desmoralizado” na gestão Bolsonaro. “Nós precisamos recuperar a força do Enem, porque o Enem foi a coisa mais extraordinária. Nós chegamos a ter 16 milhões de pessoas inscritas.”
Por que é mentira
O recorde de inscrições na prova foi registrado em 2014, com quase metade do número de participantes mencionado pelo petista: 8,7 milhões.
Dia 13 – Boa relação com o agro
Em uma live, o presidente afirmou que nunca teve problemas com o agronegócio. Dois dias depois, o petista também disse para rádios de Goiás que, de sua parte, a relação é pacífica. “Eu tenho noção do que fizemos, tenho noção que o problema deles conosco é ideológico. Não é de dinheiro. Vamos fazer um bom plano Safra porque queremos que a agricultura brasileira continue produzindo, plantando cada vez mais, para a gente continuar exportando.”
Por que é mentira
Em maio, durante o Agrishow, em São Paulo, Lula chamou agricultores de “fascistas” e “negacionistas”. E em 2022, ainda durante a campanha eleitoral, disse ao ‘Jornal Nacional’ que parte do agronegócio é “fascista e direitista”.
Dia 23 – 33 milhões passando fome
Em Paris, durante uma cúpula realizada para discutir um novo pacto financeiro global, o presidente afirmou: “Treze anos depois, eu volto à Presidência da República do Brasil. E, outra vez, 33 milhões de pessoas estão passando fome.”
Por que é mentira
De acordo com dados da ONU, cerca de 10,1 milhões de brasileiros passaram fome entre 2020 e 2022, o que representa uma redução em relação aos anos anteriores.
Dia 29 – Venezuela tem mais eleições que Brasil
Em entrevista à Rádio Gaúcha, Lula disse que “a Venezuela tem mais eleições que o Brasil” e por isso não deveria ser classificada como uma ditadura. “Deixa eu lhe falar uma coisa, o conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto de democracia porque a democracia que me fez chegar a presidente da República pela terceira vez. Por isso que eu gosto da democracia e a exerço na sua plenitude.”
Por que é mentira
Relatórios apontam que a Venezuela não coloca em prática conceitos essenciais para a democracia (eleições justas, respeito aos direitos humanos, Estado de Direito, pluralismo político, participação dos cidadãos). Uma reportagem da Gazeta do Povo explicou por que o país é uma ditadura.
Julho
Dia 13 – 186 milhões de casas
O presidente disse para a TV Record que iria reconstruir 186 milhões de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida cujas obras estavam paradas.
Por que é mentira
A própria Secretaria de Comunicação da Presidência teve de corrigir o dado para 186 mil. Segundo o IBGE, em 2022, o número total de domicílios particulares no Brasil não chegava a 75 milhões.
Agosto
Dia 2 – Caranguejo comeu meu dedo
No lançamento de um programa voltado para a atividade pesqueira, o presidente disse que, além de pescador, foi catador de siri e de caranguejo. “Quem não acredita nisso, esse dedo aqui eu perdi pegando um caranguejo, lá em Pernambuco. Essa é a prova da minha relação com vocês.”
Por que é mentira
A Secretaria de Comunicação Social esclareceu que a declaração foi uma piada, mas quem não conhece a trajetória de Lula pode ter acreditado ou ficado confuso. Ele perdeu o dedo mínimo em 1964, quando trabalhava na metalúrgica Independência, em São Paulo. A história foi contada em várias entrevistas (como nesta para Jô Soares e, mais recentemente, para o PodPah) e inclusive ganhou uma dramatização no filme ‘Lula, o Filho do Brasil’ (2009).
Dia 26 – Dilma inocentada das pedaladas
Durante uma coletiva de imprensa em Angola, o petista disse que Dilma Rousseff foi absolvida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região das acusações de pedaladas fiscais. “A Dilma foi absolvida. Eu agora vou discutir como é que a gente vai fazer. Não dá para reparar o direito político.”
Por que é mentira
Dilma não foi inocentada. O TRF-1 apenas manteve o arquivamento da ação, sem julgar se a ex-presidente cometeu o crime. Embora Lula alegue que ela “foi julgada por uma coisa que não aconteceu”, o processo de impeachment foi bem fundamentado juridicamente e teve acompanhamento do Supremo Tribunal Federal.
Dia 26 – Ele é pobre
Na mesma entrevista, o presidente disse que é pobre. “Não pense que eu sou um frustrado porque eu sou pobre. Não pense. Aliás, a Lava Jato, que tentou me perseguir, me deu um atestado de pobreza, porque ficou ‘futucando’ a minha vida, meu telefone, a minha conta bancária, dos meu cinco filhos, invadiu minha casa, foi para a Suíça, foi para o Departamento de Justiça do Estados Unidos e não encontraram um dólar. Não encontraram um centavo. Mas não tiveram coragem de reconhecer, porque já tinham mentido muito para a sociedade brasileira. Eu sei que aqui, em Angola, vocês liam a revista Veja, eu sei que vocês assistem programa da televisão brasileira. Então, a desgraça de uma grande mentira, é que você passa o resto da vida contando ela para justificar a própria mentira.”
Por que é mentira
Na última eleição, o petista declarou ao Tribunal Superior Eleitoral possuir um patrimônio de R$ 7,4 milhões.
Dia 27 – Sem voos para a África
“Eu quero discutir como um país do tamanho do Brasil não tem voos diretos para o continente africano. Quando eu voltar para o Brasil, vou conversar com as companhias aéreas, com o Ministério dos Portos e Aeroportos. Vamos buscar soluções para esse problema”, declarou Lula em uma postagem no X.
Por que é mentira
Por meio do recurso “notas da comunidade”, usuários da rede comprovaram a oferta de voos diretos do Brasil para a Etiópia, Angola e África do Sul.
Setembro
Dia 11 – Desconhecimento sobre Haia
Depois de afirmar que o ditador russo Vladimir Putin não seria preso no Brasil, apesar de ser alvo de um mandado por parte do Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra na Ucrânia, Lula disse que “nem sabia da existência desse tribunal”.
Por que é mentira
Além de ter se envolvido na indicação da primeira juíza brasileira (Sylvia Steiner) à corte de Haia, em 2003, o presidente já estudou recorrer ao TPI contra sua própria prisão. E, em abril do ano passado, afirmou que Bolsonaro “um dia será julgado em tribunal internacional pela sua atuação na pandemia”.
Dia 14 – Terremoto climático
Durante a cúpula do G20, o petista disse que o “terremoto [no Marrocos] não tem muita explicação a não ser a mudança do clima, a não ser o que nós estamos fazendo com o planeta”.
Por que é mentira
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, não existe uma relação entre o clima e terremotos.
Dia 14 – 4,3% de desemprego
Na mesma ocasião, Lula disse que “quando a Dilma deixou o governo, a gente tinha 4,3% de desemprego”.
Por que é mentira
De acordo com dados do IBGE, a taxa de desocupação no último trimestre do mandato de Dilma Rousseff chegou a 11,2%.
Outubro
Dia 5 – Apoiou a Constituinte
“Fui constituinte e participei com o desejo de uma sociedade livre, justa e solidária, que pudesse garantir a erradicação da pobreza e o desenvolvimento nacional e regional”, postou Lula no X.
Por que é mentira
O presidente e o PT criticaram a Constituição de 1988 e só a assinaram por uma questão protocolar. “O Partido dos Trabalhadores vota contra o texto e, amanhã, por decisão do nosso diretório, por decisão majoritária, o Partido dos Trabalhadores assinará a Constituição, porque entende que é o cumprimento formal de sua participação nesta Constituinte”, declarou Lula na época.
Novembro
Dia 14 – 735 milhões de crianças famintas
Durante o programa ‘Conversa com o Presidente’, Lula criticou os recursos gastos com a guerra no Oriente Médio – pois, segundo ele, há “735 milhões de crianças passando fome no mundo”.
Por que é mentira
O número citado pelo petista corresponde ao total estimado de pessoas que passam fome no planeta, e não apenas de crianças, de acordo com um relatório das Nações Unidas.
Dezembro
Dia 14 – Não é democrático ser amigo de ministro
Durante a abertura da 4ª Conferência Nacional da Juventude, em Brasília, Lula disse que estava feliz por conseguir “colocar um ministro comunista” no STF. “Vocês não sabem como estou feliz hoje. Pela primeira vez na história deste país nós conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista, um companheiro da qualidade do Flávio Dino”, declarou.
Por que é mentira
A declaração revela uma mentira contada por Lula durante a campanha presidencial, no já citado debate da TV Bandeirantes – quando ele declarou que “não é democrático um presidente querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos. Tentar mexer na Suprema Corte para colocar amigo, companheiro ou partidário é um retrocesso”.
Dia 15 – Bolsonaro não inaugurou obras
No lançamento da obra da rodovia Contorno do Mestre Álvaro, próxima à BR-101, em Serra, no Espírito Santo, o presidente disse que Bolsonaro não inaugurou “um metro” de rodovia no estado durante seu governo. “Eu queria fazer uma pergunta para vocês. Eu quero que vocês sejam honestos aqui. Não honestos comigo, honestos com vocês mesmos. Se algum de vocês se lembra de um metro de rodovia inaugurado pelo governo passado neste estado. Se alguém souber, me conte”, disse. E acrescentou: “Em todos os estados que eu vou, eu pergunto uma obra que aquela ‘coisa’ inaugurou”.
Por que é mentira
Durante o governo Bolsonaro, diversas obras foram finalizadas no Espírito Santo. Entre as inaugurações estão o Cais de Atalaia, localizado no Capuaba, em Vila Velha, e o Contorno de Iconha, na BR-101, na região sul do Estado. Além disso, as obras do Contorno do Mestre Álvaro, inauguradas por Lula em dezembro do ano passado, foram iniciadas durante a gestão Bolsonaro.
Dia 16 – Nunca foi ao triplex
Durante a assinatura de um contrato de obras do Minha Casa, Minha Vida em São Paulo, Lula disse: “Até eu posso comprar um [apartamento] desse, até eu. Eu nunca tive apartamento com varanda. Nem o triplex que eles disseram que era meu, era meu. E eu nunca pude ir naquele maldito triplex.”
Por que é mentira
Em uma nota divulgada no dia 30 janeiro de 2016, o Instituto Lula afirmou que ele e a ex-primeira-dama Marisa Letícia (1950-2017) foram ao triplex do Guarujá em 2015. Inclusive há imagens dele no imóvel naquele ano. E, durante um depoimento ao ex-juiz Sergio Moro, Lula também confessou que esteve no imóvel com a mulher, em 2014.
(Colaborou com a apuração David Ágape)
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/ideias/as-mentiras-do-primeiro-ano-de-mandato-de-lula/
PF se frustra ao chegar na casa de Carlos Bolsonaro
Desolação entre os policiais federais.
A PF, hoje totalmente instrumentalizada, que nem de longe lembra a gloriosa corporação que combatia ferozmente os corruptos e quadrilheiros, chegou afoita na casa do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro.
Certamente, pretendiam encontrá-lo de pijamas…
Carlos não estava em casa.
O vereador está em Angra dos Reis, cidade no litoral fluminense de onde participou de transmissão ao vivo com o pai e os irmãos na noite do domingo (28), de uma super live com milhões de audiência.
Além do vereador, conforme informações, um agente da PF, que trabalhou durante a administração Alexandre Ramagem, também é alvo de buscas.
A perseguição política e tentativa de ‘silenciamento’ continua à toda força…
Operação contra Ramagem determinada por Moraes vai contra tudo o que aprendi
Tudo que eu estudei nos últimos 70 anos sobre direito, sobre Estado Democrático de Direito, sobre Justiça, diz que se um magistrado está envolvido em uma causa, ele não pode ser o juiz daquela causa.
Nessa investigação do deputado federal Alexandre Ramagem (PL), quando ocupava a direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), está citado que o pessoal estava tentando monitorar Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Então nenhum dos dois poderia figurar nesse inquérito.
No entanto, foi Alexandre de Moraes quem determinou a busca e apreensão. Muito estranho. Eu não sei como é que um estudante de direito vai compreender uma coisa dessas.
Haia não acatou processo da África do Sul
Outra questão interessante de se abordar é o mais novo fiasco da política externa brasileira. Fomos aderir àquela coisa da África do Sul, que entrou com um processo na Corte Internacional de Justiça (CIJ) da Organização das Nações Unidas (ONU) acusando Israel de genocídio.
A Corte disse que não há genocídio algum e pediu para o pessoal do Hamas libertar os reféns. Mais uma da política externa brasileira, que às vezes deixa o pessoal de Itamaraty arrepiado com as declarações do presidente, mas depois acabam fazendo aquilo que o presidente mandou, como foi o caso dessa adesão à queixa da África do Sul na Corte de Haia.
Silêncio na mídia sobre greve de agricultores europeus
Por falar em Haia, que fica na Holanda, vocês viram aí na velha imprensa, na mídia tradicional, na televisão tradicional, alguma coisa sobre o que está acontecendo na Europa, em países como Holanda, Bélgica, Alemanha e França? Pois eu fico sabendo do que está acontecendo na Europa pelo Sérgio Tavares, que é um jornalista português, que recentemente foi até Davos, na Suíça, e agora está na França.
Na França, os agricultores estão soltando o gado, rebanhos de carneiros, de ovelhas e de vacas no centro das cidades. Estão jogando dejetos, fezes de animais na Câmara de Vereadores, nas prefeituras. Estão tocando fogo e saqueando caminhões que vêm do exterior com importações francesas ou pegam as mercadorias que estão lá dentro e distribuem para entidades benemerentes.
Estão bloqueando estradas, bloqueando ferrovias, bloqueando portos com milhares de tratores para protestar contra os governos socialistas da França, da Alemanha, da Bélgica. É, inclusive, violento. Há incêndios, já que os agricultores da França colocam fogo em depósitos. Nada disso sai aqui no Brasil. Eu imagino que os chefes de redação recomendam: “não vamos noticiar isso para não dar esse exemplo para o agro brasileiro.” Deve ser isso. Acho que tudo isso é para não mostrar que o agro brasileiro tem força.
Texas mostra como funciona autonomia dos estados americanos
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, quebrou a cara com a história de querer abrir a fronteira do México com o Texas. O governador Greg Abbott, do Texas, que fica em um país onde realmente existe a autonomia entre os estados, diferente do Brasil, disse: “não, não abre, não, fecha a fronteira. Vamos botar toda a guarda que está subordinada ao governo do Texas para fechar a fronteira.”
O Biden disse que vai manter a fronteira aberta. Metade dos 50 estados americanos, 25, disseram: “não, estamos solidários com o governador do Texas. Não entram aqui indesejáveis, gente ilegal”, porque entre os ilegais pode ter muita gente honesta e muita gente desonesta. Muito foragido da justiça de outros países, muitos drogados, muitos traficantes, muitos bandidos. A Europa está sofrendo com isso. A imposição de outras religiões, de outras culturas, é vítima desse novo movimento que eu ouvi um bispo francês neste domingo dizer que é um “novo mundo de agressões”. Bom, não devemos ficar inertes ante agressões. Existe, consagrado pelo direito, o direito de legítima defesa. É o que os texanos e os seus aliados estão fazendo lá na fronteira do México.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/operacao-contra-ramagem-determinada-por-moraes-vai-contra-tudo-o-que-aprendi/
Ataque de drones contra base dos EUA na Jordânia deixa três soldados mortos e mais de 20 feridos
Um ataque com drones, que segundo as autoridades americanas foi perpetrado por milícias ainda não identificadas apoiadas pelo Irã, matou três soldados dos Estados Unidos e deixou mais de 20 feridos em uma base norte-americana localizada no nordeste da Jordânia, perto da fronteira com a Síria, na noite deste sábado (27).
Esse foi o primeiro caso que envolveu mortes de soldados membros de tropas americanas por fogo inimigo no Oriente Médio desde o início da guerra em Gaza, há três meses, desencadeada pelos ataques terroristas do Hamas contra Israel em outubro. Até o momento, mais de 30 soldados da base identificada como “Torre 22” foram feridos, afirmaram autoridades americanas, alertando que esse número ainda pode aumentar.
O Comando Central dos EUA confirmou o ataque em um comunicado divulgado neste domingo (28) e disse que as identidades dos soldados mortos serão reveladas após a notificação das famílias. O presidente Joe Biden prometeu retaliar contra os responsáveis pelo ataque.
“Não tenham dúvida: faremos que todos os responsáveis prestem contas no momento e na forma que escolhermos”, disse por meio de um comunicado divulgado pela Casa Branca. “Jill e eu nos unimos às famílias e amigos dos nossos caídos – e aos americanos de todo o país – na dor pela perda destes guerreiros neste ataque desprezível e totalmente injusto”, acrescentou.
O ataque ocorre em meio a uma escalada de tensões na região, onde os EUA e seus aliados enfrentam a ameaça de grupos armados financiados pelo Irã, que têm lançado ataques frequentes contra as forças da coalizão americana no Iraque e na Síria. Os EUA já realizaram várias ações de represália contra esses grupos, incluindo um ataque recente contra instalações usadas pelo Kataib Hezbollah e outros grupos afiliados ao Irã.
A base americana na Jordânia, vista como uma aliada estratégica dos EUA, serve como um ponto de treinamento e aprimoramento de habilidades para soldados americanos e jordanianos.
Segundo a CNN, o incidente acontece às vésperas das negociações entre os EUA e o Iraque sobre o futuro da presença militar americana no país, que tem sido alvo de críticas por parte de alguns setores políticos iraquianos. Os EUA têm cerca de 2,5 mil soldados no Iraque, que participam de uma missão de treinamento e apoio às forças locais na luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/ataque-de-drones-contra-base-dos-eua-na-jordania-deixa-tres-soldados-mortos-e-mais-de-20-feridos/
Com mais de de 2 milhões visualizações, Bolsonaro ironiza fracasso de Lula no Youtube
A live (transmissão ao vivo) do ex-presidente Jair Bolsonaro neste domingo (28), que passou das 800 mil visualizações, não pára de ser acessada. Às 12h25 desta segunda-feira, o total de visualizações passava de 2 milhões (exatas 2.011.681). Os nímeros superlativos de audiência de Bolsonaro contratam com a audiência das lives semanais do presidente Lula (PT), entre 3 e 5 mil, motivando seu cancelamento.
Durante a live, Bolsonaro afirmou que “mentir não leva a nada”, referindo-se de maneira irônica à notícia do cancelamento das lives do petista, em razão da baixa audiência. Bolsonaro comandou a live aos lado dos filhos que têm mandado: o vereador Carlos, o deputado federal Eduardo e o Senador Flávio Bolsonaro.
Durante uma “superlive”, na qual apareceu vestindo a camisa da seleção de futebol de Israel, Bolsonaro criticou o fato de o atual presidente usar essas lives semanais para dirigir insultos a ele. “Até parece que quando Lula vai dormir, em vez de dizer ‘eu te amo, meu bem’, ele diz ‘Bolsonaro!’”, disse, sarcástico.
O atual presidente iniciou suas lives semanais em junho do ano passado, escolhendo como seu “entrevistador particular” Marcos Uchoa, ex-repórter da TV Globo filiado ao PCdoB, mas as emissões, sempre nas manhas de terça-feira, têm sido um enorme fracasso de público.
Enquanto um público de 3 a 5 mil pessoas acompanhavam as lives de Lula, na maioria ativistas do PT e jornalistas simpáticos a ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro registrava em suas lives, em algumas ocasiões, a média de 500 mil espectadores ao vivo, número que se ampliava depois. Em 2021, por exemplo, no dia 28 de janeiro, Youtube registrou 578.595 mil visualizações da live de Bolsonaro.
O ministro-chefe da Secom, Paulo. Pimenta, confirmou o cancelamento das lives justificando-o como “mudança de estratégia”.
PL aposta em Ramagem no Rio, mas tem plano B
O PL vai manter Alexandre Ramagem como nome do partido na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro. A menos que o deputado federal seja preso, não há perspectiva, por enquanto, de trocar o candidato, segundo fontes da cúpula do partido ouvidas pela coluna. A avaliação, inclusive, é que a primeira vítima graúda da operação da Polícia Federal deve ser do próprio governo: Luiz Fernando Corrêa, diretor-geral da Abin de Lula. A aposta é de que a queda do chefão dos arapongas se aproxima.
Do limão, limonada
Operação contra Ramagem vai reforçar discurso por limites a ministros do Supremo Tribunal Federal, que fazem o que bem entendem.
Na ponta
Hoje, dentro do PL, eventual sucessão de Ramagem, ainda que improvável, tem o senador Carlos Portinho como mais bem avaliado.
Desanuviar
Portinho precisa convencer Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente e que deve assumir o PL do Rio. O clima entre os dois não é dos melhores.
Opções
Além de Portinho, correm por fora outros nomes que podem assumir a vaga de Ramagem, são os deputados Luiz Lima e Eduardo Pazuello.
Autoridades fizeram 30 voos de jatinhos em 1 mês
Antes mesmo de completar um mês no ano de 2024, ministros do governo Lula, presidentes do Senado e Supremo Tribunal Federal (STF) e o comandante da Marinha já contabilizam 30 voos nos jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB), do chamado Grupo de Transporte Especial (GTE). São as viagens que custam mais aos pagadores de impostos. Nas primeiras duas semanas, Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, estabeleceu um recorde: seis viagens de jatinho em 19 dias.
Segundo
Em segundo lugar, o ministro José Múcio (Defesa), já requisitou os jatinhos para quatro viagens oficiais este mês.
Terceiro
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, realizou três viagens em jatinho da FAB, apenas nos primeiros dias do ano.
Exceção
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), realizou uma viagem, segundo a Transparência da Força Aérea.
Poder sem Pudor
Sem-vergonhice
Certa vez, em 1988, o ex-ministro Nelson Jobim foi dar uma força na campanha do PMDB à prefeitura de Tupanciretã (RS), região em que os candidatos têm o hábito de demonstrar civilidade visitando os palanques dos adversários. Jobim já discursava quando o adversário, Dr. Marcel (PDS), subiu ao palanque. Ele impostou a voz para perguntar à plateia: “Por que será que o Dr. Marcel está no nosso comício?…” O grito de um bêbado estragou a profunda reflexão pretendida por Jobim: “Porque ele é um sem-vergonha, tchê!”
Goleada evitada
Lula tentou aproveitar o término do mandato de Eduardo Bartolomeo na da Vale para empurrar Guido Mantega goela abaixo da empresa. Mas os acionistas passaram a pressionar Bartolomeo por mais um mandato ao menos de dois anos. Se fosse para voto, Mantega perderia de goleada.
Recuo
Crítico do protagonismo assumido nos últimos anos pelo Supremo, o senador Ciro Nogueira (PP-PI) crê que a discrição é o caminho para a pacificação entre os poderes: “É hora de o STF dar um passo atrás”.
Só regimes totalitários
A senadora Damares Alves (Rep-DF) vê prática totalitária na batida da PF contra Ramagem (PL-RJ), “estou cada vez mais convencida de que todo o cenário foi montado para silenciar parlamentares de oposição”.
Gol desaba
Fez mal para o acionista da Gol o pedido de recuperação judicial da companhia aérea nos Estados Unidos. A ação derreteu e fechou em queda de cerca de 8% na sexta-feira (26).
Frase do dia
“A nossa expectativa é que tenhamos a CPI do Abuso de Autoridades”
Marcel van Hattem (Novo-RS) após operações da PF na casa de membros da oposição
Nem bom dia
Não chame para a mesma mesa o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente do PP em Pernambuco, e o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fábio Aragão. Ex-aliados, nem se cumprimentam mais.
Madeixas
André Mendonça mudou a foto de perfil no X, antigo Twitter, e recebeu elogios pela vasta cabeleira. Engraçadinhos pediram contato do médico do implante e sugeriram que ele dê o cartão para colegas do STF.
Ninguém vê
Caminha para acabar o projeto de Lula “Conversa com o Presidente” inventado para ter engajamento nas redes sociais. O programa é um fiasco de audiência. O último penou para ter 5 mil visualizações.
Extrema esquerda quebrada
O partido Democratic Socialists of America (Sociais-Democratas) quebrou, nos EUA. Segundo o New York Post, tem dívidas que superam US$1 milhão, desde a realização de frequentes protestos pró-Hamas.
Pensando bem…
…funcionário da ONU-terrorista do Hamas é novidade
FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/pl-aposta-em-ramagem-no-rio-mas-tem-plano-b
Autoridades dos três poderes fizeram 30 voos de jatinho em 1 mês
Antes mesmo de completar um mês no ano de 2024, ministros do governo Lula, presidentes do Senado e Supremo Tribunal Federal (STF) e o comandante da Marinha já contabilizam 30 voos nos jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB), do chamado Grupo de Transporte Especial (GTE). São as viagens que custam mais aos pagadores de impostos. Nas primeiras duas semanas, Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, estabeleceu um recorde: seis viagens de jatinho em 19 dias. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Em segundo lugar, o ministro José Múcio (Defesa), já requisitou os jatinhos para quatro viagens oficiais este mês.
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, realizou três viagens em jatinho da FAB, apenas nos primeiros dias do ano.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), realizou uma viagem, segundo a Transparência da Força Aérea.
Be the first to comment on "Para Lula e Pimenta não há meio termo: imprensa deve elogiar governo dia e noite"