Quando postei sobre a especulação de um possível acordo, não recebi muitos elogios. Inclusive, recebi alguns palavrões, fato que a até me surpreende.
Mas enfim, esse é o preço de comentar sem paixão. Sair da sua zona de conforto e ver além dos seus anseios pessoais. Uma busca completa pela verdade, mesmo que nem sempre ela seja agradável.
Uma coisa que não comentei no texto do acordo, é que Moraes foi pessoalmente ao Planalto entregar o convite da posse a Bolsonaro. Isso depois da conversa de Valdemar com Fachin, e da conversa de Guedes com outros ministros. Sim, o Ministro da economia também veio conversar com Supremos e juízes do TSE.
Depois disso, nada de ataques, e até troca de presentes. A diferença é que os nove integrantes das Forças Armadas entraram na comissão, e o código-fonte, que era motivo de discussões acaloradas por datas, teve prazo estendido (Com apurações em tempo real kkkk) Carlos (que pediu ao pai para ir) e o Ministro da Defesa estavam na posse, um recado claro para a militância que algo foi costurado, e que eles pertenciam a aquele planejamento.
O que você acha que Luís Inácio sentiu quando Moraes disse que agiria “MINIMAMENTE” e que é normal atualizações da urna no processo, alguns minutos depois de um clima descontraído com o presidente. Claro que o discurso de liberdade e fake news viria posteriormente. É jogo de morde e assopra, e política sempre foi para quem tem estômago.
Os jornais farão recortes, mas não vão mostrar em detalhes essa parte do discurso.
Não se preocupem com as manchetes, nem com o tom ameaçador que vão tentar imputar a Moraes de agora em diante. Os apoiadores vão enxergar que a rixa continua, mas quem está dentro, já percebeu que o clima é outro. Teremos mais tranquilidade e a imprensa vai ter de rebolar para passar a ideia de um ambiente de conflito. Novas garantias foram dadas, e o Sete de Setembro continua firme e forte.
Quando o homem entrou, insistiram para que ele tivesse jogo de cintura e diálogo para conduzir o país. Ganharam uma aula de articulação.
Lição para inimigos:
Cuidado com o que deseja.
FONTE: Jornal da Cidade https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/41486/os-bastidores-da-posse-de-moraes-e-as-revelacoes-nas-entrelinhas-dos-acontecimentos
Procurador eleitoral ameaça impugnar candidatura de Lula por ausência de certidões negativas criminais
O vice-procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco determinou nesta quarta-feira (17), que a coligação “Brasil da Esperança” apresente as certidões criminais de primeira e segunda instância dos 12 processos relacionados ao candidato Lula (PT).
Os documentos são necessários para que o petista não seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
O procurador ameaçou impugnar a candidatura do petista, caso os documentos não sejam apresentados.
“O candidato limitou-se a juntar certidões criminais alusivas a execuções criminais, faltando as certidões criminais de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual, expedidas para fins eleitorais”, disse o procurador em seu despacho.
Paralelamente, o ex-condenado fazia críticas a Lei da Ficha Limpa:
“Foi uma bobagem fazer a Ficha Limpa do jeito que foi feita. Você, muitas vezes, pune uma pessoa e três meses depois ela readquire o direito de ser candidato outra vez. Eu acho que é preciso a gente dar uma rediscutida na Lei da Ficha Limpa”.
Intrigante!
FONTE: Jornal da Cidade https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/41494/procurador-eleitoral-ameaca-impugnar-candidatura-de-lula-por-ausencia-de-certidoes-negativas-criminais
De novo, índice registra deflação em agosto e Brasil segue ‘despiorando ladeira acima’
O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) registrou deflação (queda de preços) de 0,69% em agosto deste ano. No mês anterior, a inflação medida pelo indicador foi de 0,60%. Em agosto do ano passado, a alta de preços havia sido de 1,18%.
Os dados foram divulgados hoje (17) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O IGP-10 acumula taxa de inflação de 8,43% no ano. Em 12 meses, a taxa acumulada chega a 8,82%, abaixo dos 32,84% acumulados em agosto de 2021.
Tanto os preços do atacado, quanto os do varejo, tiveram deflação em agosto. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede o atacado, teve deflação de 0,65% no mês, ante inflação de 0,57% em julho.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, passou de uma inflação de 0,42% em julho para deflação de 1,56% em agosto.
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) também teve queda na taxa de julho para agosto, mas ainda continuou registrando inflação. A taxa caiu de 1,26% em julho para 0,74% em agosto.
Os índices divulgados em reportagem da Agência Brasil confirmam a tendência apresentada pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que registrou deflação histórica de 0,68% em julho e, ao que tudo indica, deve registrar deflação ainda maior ao final deste mês.
Assim, o Brasil de Bolsonaro segue ‘despiorando’ a todo vapor, para desespero da esquerdalha.
O que será que os tais ‘analistas’ vão inventar agora?
FONTE: Jornal da Cidade https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/41489/de-novo-indice-registra-deflacao-agora-em-agosto-e-brasil-segue-despiorando-ladeira-acima
Decisão das Forças Armadas é por apresentação em Copacabana no dia 7 de setembro
O desfile de 7 de Setembro deste ano não será realizado na Avenida Presidente Vargas, tampouco na Avenida Atlântica, em Copacabana.
A cerimônia foi suspensa pelo Comando Militar do Leste.
As Forças Armadas decidiram que serão realizadas apresentações da Marinha e da Aeronáutica no mar e no espaço aéreo de Copacabana, sem qualquer tipo de interferência nas pistas da Avenida Atlântica.
Decisão inteligente ante a impertinência do prefeito Eduardo Paes.
O presidente Jair Bolsonaro deverá marcar presença.
O publico certamente vai vibrar.
E o prefeito terá que ficar caladinho…
FONTE: Jornal da Cidade https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/41495/decisao-das-forcas-armadas-e-por-apresentacao-em-copacabana-no-dia-7-de-setembro
Guedes admite frustração por privatizações e diz que América Latina está “desmanchando”
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que existe uma certa frustração pelo fato de o governo federal não ter conseguido realizar as privatizações almejadas de empresas públicas. No começo da gestão, a expectativa era arrecadar R$ 1 trilhão com a venda de estatais federais. Segundo Guedes, houve dificuldades por parte dos responsáveis pelo projeto no governo e também a questão não foi pautada pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSDB-RJ). O ministro atribuiu a postura de Maia a um acordo com a esquerda. As declarações foram dadas durante um evento com investidores em São Paulo na quarta-feira (17).
“Fica uma frustração das privatizações. Vendemos R$ 260 bilhões de subsidiárias. Na Petrobras vendemos subsidiárias e conseguimos vender a Eletrobras. A política é que vai te abrindo janelas de oportunidade. Você sabe o que quer fazer, mas não consegue fazer. Em todas as dimensões andamos um pouco”, afirmou Guedes no evento, de acordo com declaração publicada pelo jornal Correio Braziliense.
Na mesma ocasião, o ministro da Economia falou sobre a situação de países vizinhos que elegeram governos de esquerda e disse que a América Latina está “desmanchando”. Segundo ele, o Brasil não está nessa condição porque aprovou a Reforma da Previdência no primeiro ano do governo Bolsonaro.
“Se não tivéssemos feito a reforma da Previdência, de olho no fiscal, no primeiro ano de governo, o Brasil tinha dissolvido como a Argentina, que está indo no mesmo caminho da Venezuela. A América Latina está desmanchando”, disse o ministro, segundo O Globo.
Aos investidores, Guedes salientou ainda que a inflação no Brasil está cedendo e que a pandemia atrapalhou o crescimento econômico. Mas, segundo ele, muitos analistas previam recessão no país, pois usam modelos antigos e que isso não se confirmou.
FONTE: Gazeta do Povo https://www.gazetadopovo.com.br/economia/guedes-frustracao-privatizacoes-america-latina-desmanchando/
De que adianta falar tanto em democracia e agredi-la o tempo todo?
Atenção: esta quinta-feira é o último dia para quem não vai votar no dia 2 de outubro em seu próprio domicílio eleitoral, na sua cidade. Quem estiver em outro estado pode votar só para presidente. Quem estiver no mesmo estado pode dar o voto normal, também para governador, senador e deputados. Mas é preciso procurar um cartório eleitoral e fazer lá o requerimento, registrar-se como eleitor em trânsito.
O fim do uso obrigatório de máscaras em aviões em aeroportos
Também nesta quinta-feira, depois de uns dois anos, não será mais necessário usar máscara em aeroportos e em aviões, por decisão da Anvisa. Permanecem outras regras que, acho eu, deveriam ser para toda a vida: microfiltragem nos filtros do ar dos aviões, distanciamento e, obviamente, uso de máscara por quem estiver gripado, como deveria ser sempre. Aliás, é uma coisa em que eu já insistia: só quem deve usar máscara é quem está doente porque, para quem não está, não parece que a máscara seja uma proteção efetiva contra um vírus que passa por telas em geral. A exigência de máscara já caiu no Reino Unido, na França, em Portugal e nos Estados Unidos, para falar nos principais destinos dos nossos brasileiros viajantes.
Movimentações importantes na campanha eleitoral
E vejam só que interessante este início de campanha eleitoral. Ciro Gomes está pegando o que o PT não quis: aquele programa de renda mínima do Eduardo Suplicy, que ficou furioso em junho, na reunião em que o PT anunciou seu plano de governo, sem a renda mínima. Suplicy se levantou, se queixou e foi embora; Ciro Gomes aproveitou a ideia. Outra notícia da campanha é esse apoio importantíssimo de Gilberto Kassab, o chefão do PSD, aos ex-ministros Tarcísio de Freitas e Marcos Pontes para governo e Senado em São Paulo.
Quem mais fala em democracia é quem mais desrespeita a Constituição
A campanha eleitoral começou e a Justiça Eleitoral está com um novo presidente, que fez um discurso em defesa da democracia. Eu digo que, quando a gente fala muito de arroz e feijão, é porque está faltando arroz e feijão; se a gente fala muito de esgoto e água, é porque está sem água e esgoto. Por que falar tanto de democracia? Será um ato falho? Será que o inconsciente o está fazendo falar?
Porque todo mundo está vendo que há inquérito sem o devido processo legal, que há presos por crime de opinião, censura, desrespeito ao artigo 53, que fala da inviolabilidade do parlamentar por quaisquer palavras. Tem o que aconteceu na pandemia sobre direitos fundamentais, como liberdade de reunião, de ir e vir, de culto. Todo mundo sabe disso, está vendo isso, talvez por isso estejam falando tanto de democracia. Mas quem agride a democracia é quem agride a Constituição, isso é a coisa mais óbvia do mundo. Então, é hipocrisia falar tanto em democracia enquanto se faz tudo isso que estamos vendo.
E já comentei aqui sobre José Levi, o novo secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral, o número dois do presidente Alexandre de Moraes. Quem é ele? Ele foi advogado-geral da União no governo Bolsonaro, foi procurador-geral da Fazenda Nacional no ministério de Paulo Guedes, e foi número dois de Alexandre de Moraes no Ministério da Justiça. Tem experiência, portanto; esperamos que tenha um bom desempenho no TSE.
Barbaridade contra animais no Rio de Janeiro
Por fim, eu queria mencionar a decisão certíssima de um juiz de Mangaratiba, no Rio de Janeiro. Por recomendação do Ministério Público, o juiz decretou a prisão preventiva – não é prisão temporária, é preventiva: para prevenir outros crimes, a pessoa fica privada da liberdade, sob custódia do Estado – do sujeito que matou a pauladas o cachorro Branquinho, um cachorro de porte médio para pequeno. Eu vi as imagens; ele foi flagrado pela câmera, mas matou achando que ninguém estava vendo. Quando soube que tinha sido tudo gravado, ele fugiu. O Branquinho não o estava atacando na rua; foi ele que entrou no terreno para matar o cão, que era de alguém que morava por ali. Depois ele aparece carregando o corpo do cachorro para jogá-lo no mato. É uma maldade o que fez esse Leonardo Gualandi da Silva. Ele estava com um pau de uns 2 metros de comprimento, matou o cachorro a pauladas. Ele está preso porque, se estiver solto, os cachorros, que são os nossos melhores amigos, correrão risco de vida.
FONTE: Gazeta do Povo https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/democracia-alexandre-de-moraes/
Clube Pinheiros rejeita ‘voto de louvor’ a seu sócio Alexandre de Moraes, em São Paulo
Proposta foi vetada por 64 votos a 32 no conselho deliberativo
O Conselho Deliberativo do Esporte Clube Pinheiros rejeitou, na segunda-feira (15), a proposta do conselheiro José Mansur de homenagear o ministro Alexandre de Moraes com “voto de louvor” pela sua posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ministro é sócio do Pinheiros e mora na mesma rua do clube, no bairro nobre Jardim Europa. E teve a homenagem vetada por meio de votação em sistema eletrônico, na véspera de sua posse na Presidência do TSE, com placar de 64 votos contra e 32 favoráveis, e sete abstenções.
Esta não foi a primeira vez em que Alexandre de Moraes foi alvo de rejeição no clube do qual é associado. Em setembro de 2021, policiais militares que fazem a segurança do ministro prestaram queixa junto ao 14º Distrito Policial de São Paulo, após serem informados por vigilantes que quatro indivíduos no bar do Pinheiros proferiram supostas ameaças e injúrias contra o ministro, que não chegou a ouvir as ofensas.
Um dos seguranças do ministro chegou a voltar ao clube e flagrar o associado Alexandre da Nova Forjas “ofendendo” o ministro. E acionou a polícia para conduzir o sócio do Pinheiros ao 14º Distrito Policial, onde este negou os fatos alegados.
FONTE: Diário do Poder https://diariodopoder.com.br/justica/clube-pinheiros-rejeita-voto-de-louvor-a-seu-socio-alexandre-de-moraes-em-sao-paulo
África do Sul suspende sanções contra o frango brasileiro congelado
Em 2021, exportações para a África do Sul superaram US$1 bilhão
O Brasil recebeu positivamente a notícia de suspensão, por até 12 meses, da aplicação dos direitos antidumping contra exportadores brasileiros de carne de frango congelada para a África do Sul, medida que prejudicava a competitividade do produto brasileiro no mercado sul-africano.
Desde dezembro de 2021, a África do Sul vinha aplicando tarifas antidumping contra empresas exportadoras brasileiras, variando entre 6% e 265,1%, adicionalmente ao imposto de importação.
Desde então, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Economia mantiveram diálogo constante com as empresas brasileiras investigadas e com as autoridades sul-africanas, inclusive mediante manifestações técnicas relativas à investigação de dumping.
O governo brasileiro seguirá atento ao caso na expectativa de que a suspensão temporária das tarifas antidumping se torne definitiva.
Em 2021, as exportações brasileiras para a África do Sul superaram 1 bilhão de dólares, dos quais cerca de 17% corresponderam a exportações de cortes de frango congelados.
O Brasil é fornecedor confiável e competitivo de carne de frango. A produção brasileira é importante para a garantia da segurança alimentar em diferentes mercados, sobretudo no atual momento de desequilíbrio das cadeias internacionais de distribuição e de elevação geral de preços.
FONTE: Diário do Poder https://diariodopoder.com.br/exteriores/africa-do-sul-suspende-a-imposicao-de-antidumping-contra-exportacoes-brasileiras-de-frango-congelados
Be the first to comment on "Os bastidores da posse de Moraes e as revelações nas entrelinhas dos acontecimentos"