Fachin assina mais um acordo com entidade internacional para ‘observação das eleições’

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) assinou o terceiro acordo de cooperação para permitir o envio de missões internacionais para acompanhar o processo eleitoral brasileiro. O novo convênio foi celebrado com a União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore). 

Segundo o acordo, representantes da entidade deverão observar a imparcialidade e independência da votação durante as eleições de outubro. 

O ministro Edson Fachin, presidente do TSE, afirmou que objetivo do acordo é “aprimorar o sistema eleitoral brasileiro”. 

“O tribunal, fiel a sua missão de preparar, organizar e realizar eleições limpas e seguras, abre suas portas à observação e análise internacional, com total transparência para que sejam efetuadas observações e recomendações que colaborem para nosso esforço contínuo e incessante de modernização e aprofundamento da integridade institucional”, disse.

Além da Uniore, representantes do Parlamento do Mercosul (Parlasul) e da Organização dos Estados Americanos (OEA) também foram autorizados pelo TSE a realizarem as missões de observação. Também estão previstas a participação de oito missões de entidades nacionais. 

Missões internacionais de outras entidades também foram convidadas para atuar como observadoras das eleições, entre elas, a Rede Eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Rede Mundial de Justiça Eleitoral, a Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (Ifes). 

A participação de observadores internacionais nas eleições já foi utilizada em outros pleitos no país. Em 2018 e 2020, missões da OEA acompanharam a realização da votação. 

Todos esses acordos com as entidades parecem ter sido feito de maneira muito fácil e natural. O estranho é que quando se trata da participação das Forças Armadas sempre aparece algum ‘problema’ ou impedimento.

Ano decisivo de eleição…

Be the first to comment on "Fachin assina mais um acordo com entidade internacional para ‘observação das eleições’"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*