A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, na sexta-feira (22), na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), no Rio de Janeiro (RJ), a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça. A solenidade marcou a imposição da medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura” e a incorporação das duas aeronaves F-39 Gripen, que chegaram recentemente ao Brasil.
O evento contou com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, acompanhado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, ministros e Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica.
Bolsonaro batizou os novos caças Gripen e assistiu a uma série de demonstrações de combate feitas pelas aeronaves, que cortaram os céus em velocidade supersônica. Um dos momentos mais impactantes foi a simulação de ataques a alvos terrestres com a utilização de munições verdadeiras.
Sobre o dia da Aviação de Caça:
Há exatos 77 anos, no dia 22 de abril de 1945, os Aviadores do Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizaram nos céus da Itália, entre o nascer e o pôr do sol, 44 missões de guerra em um único dia. Em um esforço quase sobre-humano, aquele seleto e reduzido time de pilotos e mecânicos brasileiros estabeleceu uma impressionante marca, a qual não foi suplantada ao longo de toda a campanha na Segunda Guerra Mundial, e talhou em livro de ouro o dia 22 de abril como o Dia da Aviação de Caça brasileira, Aviação que agora conta com o aumento do poder de combate da FAB, por meio da incorporação das modernas aeronaves F-39 Gripen.
Veja o vídeo:
Be the first to comment on "Sob os olhos atentos de Bolsonaro, caças da FAB cortam os céus do país (veja o vídeo)"