A crise econômica causada pela pandemia de Covd-19 afetou drasticamente os advogados, inclusive muitos fecharam escritórios por dificuldades financeiras. Assim, outro custo arcado pela classe é a anuidade da OAB, mas, em meados do ano passado, 75% dos advogados em atividade no DF ficaram inadimplentes quanto à taxa.
Nesse contexto, o pré-candidato à presidência da OAB-DF Guilherme Campelo, revelou ao site ao Justiça em Foco, que sua primeira ação caso eleito será reduzir 50% a anuidade da Ordem durante 12 meses. A proposta não é de agora: antes de seu aspirantado a presidente, no auge do isolamento social e novamente no começo deste ano, Campelo enviou ofícios à seccional expondo a grave condição econômica da classe e solicitando isenção de uma parcela da anuidade. Entretanto, a entidade não respondeu na primeira vez e negou na segunda.
“É urgente a reavaliação de gastos da seccional. A Ordem precisa dar assistência aos advogados e, se isso não está acontecendo, é necessário mudar a gestão dos recursos que os próprios inscritos fornecem.”, comentou o advogado.
No portal de transparência da OAB-DF, encontra-se sua prestação de contas. Lá, constata-se que ultrapassam meio milhão os gastos com assessoria de comunicação, festa junina e fornecimento de alimentação, nos primeiros 10 meses de 2019. Nesse sentido, Guilherme mostra-se um forte candidato e aponta a um novo fôlego para a advocacia brasiliense. Ainda, afirma: “Com a redução de tais importes, muitos advogados podem ser ajudados. Estou com esses valores em uma planilha, em mãos, para ter uma boa noção administrativa da seccional.”
Be the first to comment on "Pré-candidato à presidência da OAB-DF, Campelo promete redução da anuidade em 50%"