Um levantamento da Secretaria do Tesouro Nacional a partir de informações do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra que, entre 74 países, o Brasil tem a nona maior despesa com funcionalismo público. A pesquisa, com dados de 2019, considera a proporção dos gastos com servidores ativos em relação ao PIB e inclui o pagamento da folha nos níveis federal, estadual e municipal, além dos benefícios pagos pela administração pública para o sistema previdenciário.
Conforme painel do Tesouro, o Estado brasileiro pagou a servidores públicos o equivalente a 12,9% de seu PIB naquele ano. Em relação aos países do G20 – grupo das maiores economias do mundo –, o Brasil aparece na terceira colocação, atrás apenas de Arábia Saudita (17,1%) e África do Sul (15,2%), e bem à frente de economias mais avançadas como Estados Unidos (8,7%) e Japão (5,2%) – dados da China não estão disponíveis.
Gasto de países com remuneração de empregados em 2019 (em % do PIB)
País | Porcentual |
Kiribati | 30,8% |
Arábia Saudita | 17,1% |
África do Sul | 15,2% |
Dinamarca | 15,1% |
Noruega | 14,9% |
Islândia | 14,4% |
Timor-Leste | 13,1% |
Samoa | 13,1% |
Brasil | 12,9% |
Costa Rica | 12,8% |
Suécia | 12,6% |
Chipre | 12,3% |
Canadá | 12,1% |
Finlândia | 12,0% |
Bélgica | 11,9% |
Croácia | 11,9% |
San Marino | 11,9% |
França | 11,8% |
Quirguistão | 11,5% |
Eslovênia | 11,4% |
Grécia | 11,3% |
Estónia | 11,1% |
Malta | 10,9% |
Bósnia e Herzegovina | 10,8% |
Letônia | 10,7% |
El Salvador | 10,7% |
Áustria | 10,5% |
Bulgária | 10,4% |
Bielorrússia | 10,4% |
Espanha | 10,4% |
Polónia | 10,4% |
Portugal | 10,4% |
Sérvia | 10,2% |
Hungria | 10,1% |
Lituânia | 10,1% |
Ucrânia | 10,0% |
Israel | 9,9% |
Eslováquia | 9,9% |
Luxemburgo | 9,7% |
Austrália | 9,5% |
Chéquia | 9,5% |
Itália | 9,4% |
Rússia | 9,4% |
Reino Unido | 9,0% |
Nepal | 8,9% |
Maurícia | 8,8% |
Quênia | 8,7% |
Turquia | 8,7% |
Estados Unidos | 8,7% |
Paraguai | 8,6% |
Nova Zelândia | 8,5% |
Uzbequistão | 8,0% |
Países Baixos | 7,9% |
Alemanha | 7,6% |
Suíça | 7,5% |
Moldávia | 7,4% |
Chile | 7,1% |
Emirados Árabes Unidos | 7,0% |
Albânia | 6,9% |
Peru | 6,8% |
Irlanda | 6,5% |
Macedônia do Norte | 6,4% |
Coreia do Sul | 6,3% |
Colômbia | 5,7% |
Tailândia | 5,7% |
Ruanda | 5,5% |
Costa do Marfim | 5,2% |
Japão | 5,2% |
Armênia | 5,0% |
Indonésia | 4,9% |
Azerbaijão | 4,1% |
Uganda | 4,0% |
Geórgia | 3,6% |
Mianmar | 3,5% |
Singapura | 3,5% |
Cazaquistão | 2,9% |
Fonte: Secretaria do Tesouro Nacional
Para a economista Vilma da Conceição Pinto, pesquisadora licenciada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), a comparação do indicador no cenário internacional é importante para a verificação de eventuais pontos de excesso.
“Porém é importante frisar que o gasto é uma função que depende tanto da quantidade de servidores quanto do valor pago a esses servidores”, ressalta. “Outro detalhe é que esse número contempla servidores ativos, inativos e pensionistas. Assim, fatores como demografia, por exemplo, também tendem a afetar esses valores.”
Um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), com base em dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2018, mostra que a proporção de funcionários públicos em relação à população era de cerca de 12,5% naquele ano. A proporção está bem abaixo da média dos países da OCDE, que era de 21,1%.
Em termos de quadro de pessoal, portanto, o Estado brasileiro não é necessariamente “inchado”. O dinheiro destinado aos salários e aposentadorias é que está acima da média.
A situação mantém-se como a observada em 2017 em um relatório do Banco Mundial. “A combinação de alto gasto com pessoal, como proporção do PIB, e moderada proporção de servidores públicos, como proporção do emprego, sugere uma situação em que os servidores públicos brasileiros têm altos salários, quando comparados com os dos outros países”, diz o documento.
Segundo o Banco Mundial, um servidor público brasileiro recebe, em média, 19% mais do que trabalhadores do setor privado com função e escolaridade semelhantes. A essa diferença, a entidade dá o nome de “prêmio salarial”. Embora o porcentual esteja linha com a média uma amostra de 53 países, que é de 21%, há grandes diferenças entre as diversas categorias do funcionalismo brasileiro de acordo com a esfera e o Poder em que atuam. O indicador chega a 96% no âmbito federal, e a 36%, no nível estadual, enquanto que não há prêmio salarial no funcionalismo municipal.
Entre os poderes, a média salarial dos servidores do Judiciário chega a R$ 15,2 mil, enquanto no executivo municipal, fica em R$ 2,9 mil, segundo o Atlas do Estado Brasileiro, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), também com dados de 2019.
“Fazendo um paralelo com a reforma administrativa, é importante que o governo busque a melhor forma de alocar seus recursos e de prover serviços públicos para a sociedade. Uma realidade é a diferença salarial entre o público e privado, que em excesso pode gerar distorções”, diz a pesquisadora licenciada do Ibre.
Aprovada em maio pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, a proposta de reforma administrativa do governo federal é tratada como necessária para a reduzir essa diferença de remuneração entre empregados do setor público e do privado.
O texto sofre críticas, no entanto, porque não inclui membros dos Poderes, como parlamentares, magistrados, promotores e procuradores, além de militares. A explicação do Ministério da Economia é que o Executivo não pode definir normas específicas para os poderes Legislativo e Judiciário.
Enquanto se discute a reforma, uma portaria do Ministério da Economia passou a autorizar que militares da reserva e servidores civis aposentados que continuam exercendo determinados cargos recebam tanto os salários quanto as aposentadorias, mesmo que ultrapassem o teto de R$ 39,2 mil. Entre os beneficiados pela medida estão o presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão.
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