O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes classificou como fake news uma publicação do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no Twitter. O chanceler escreveu na quarta (10) que a decisão do Supremo transfere para estados e municípios decisões sobre o combate à pandemia da Covid-19.
“Depois de uma decisão do Supremo em abril de 2020, governadores, não o presidente, têm, na prática, toda a autoridade para fixar e administrar todas as medidas de distanciamento social”, escreveu Araújo, em inglês, ao compartilhar vídeo da CNN dos Estados Unidos.
Em inglês, o ministro do STF rebateu: “Fake news! Aqui está o fato verdadeiro: a Suprema Corte do Brasil decidiu que as administrações federal, estaduais e municipais têm a autoridade de adotar medidas de distanciamento social. Todos os níveis de governo são responsáveis pelo desastre que estamos enfrentando”.
A decisão do STF sobre competência concorrente entre os entes federativos é de abril de 2020. Na decisão, a Corte entendeu que estados e municípios têm autonomia para adotar medidas de isolamento social, quarentena, suspensão de atividades de ensino, restrições de comércio, atividades culturais e à circulação de pessoas, entre outras, independentemente de ordens contrárias do governo federal.
Be the first to comment on "Gilmar Mendes classifica como fake news publicação de Ernesto Araújo sobre decisão do STF"