Ex-deputado federal e procurador são alvos da PF em operação contra fraudes em contratos da Saúde de RR

Abel Mesquita, líder do DEM em Roraima — Foto: Jackcson Félix/G1/Arquivo

Abel Galinha (DEM) é suspeito de fraudar contratos da alimentação destinada aos hospitais entre 2017 e 2019. O procurador estadual Antônio Pereira da Costa também é investigado por receber propina para garantir o esquema.

O empresário e ex-deputado federal Abel Mesquita (DEM) é alvo de operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta sexta-feira (16) contra fraudes em contratos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Roraima entre 2017 e 2019.

O procurador do estado Antônio Pereira da Costa também é investigado por receber propinas para viabilizar as fraudes que movimentaram mais de R$ 14 milhões.

G1 tenta contato com o ex-deputado, o procurador e a Sesau, mas eles não se pronunciaram.

Abel Mesquita é o líder do DEM em Roraima e aliado político do senador Chico Rodrigues, do mesmo partido, que protagonizou o escândalo do dinheiro na cueca na quarta-feira (14). Ele escondeu R$ 33 mil junto às partes íntimas quando a PF cumpria mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Desvid-19.

Segundo a corporação, a ação de hoje é a segunda etapa da Operação Godfather – iniciada em dezembro de 2019 – para desarticular um esquema de desvio de recursos públicos em licitação para fornecimento de comida a hospitais públicos de Roraima.

As duas operações não estão relacionadas, conforme apuração da Rede Amazônica.

Como funcionou o esquema

Conforme a PF, Abel Mesquita influenciou as fraudes durante e após o seu mandato. Ele é suspeito de condicionar os pagamentos da Sesau à empresa que participava do esquema.

A propina era distribuída para garantir pagamentos de faturas, permitir a renovação de contratos e garantir um documento falso de recebimento de refeições destinadas aos hospitais da rede pública estadual.

As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Roraima, após representação policial e manifestação do Ministério Público Federal, que também atua no caso.

Mesquita foi eleito deputado federal em 2014 com 8.834 votos. Em 2018, disputou como vice-governador de Roraima na chapa encabeçada por José de Anchieta Junior (PSDB).

PF em buscas na casa do ex-deputado federal Abel Galinha — Foto: Laudinei Sampaio/Rede Amazônica
PF em buscas na casa do ex-deputado federal Abel Galinha — Foto: Laudinei Sampaio/Rede Amazônica


Be the first to comment on "Ex-deputado federal e procurador são alvos da PF em operação contra fraudes em contratos da Saúde de RR"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*