Para começar esse resumo de notícias. Flagrado com dinheiro escondido entre as nádegas durante operação de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal em Boa Vista (RR), na quarta-feira (14), o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) foi afastado do cargo pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). A PF explicou como suspeitou do dinheiro na cueca do senador, onde havia quase R$ 30 mil.
Autorizada por Barroso, a operação Desvid-19 apura desvios de recursos de emendas parlamentares para ações de combate à Covid-19. Mas o “currículo” do senador tem outras suspeitas. Apuração do jornalista Wilson Lima, de Brasília, mostra que o parlamentar usou verba pública para “fazer supermercado”; confira a lista de compra e as notas apresentadas por Chico Rodrigues, que incluem palito de dente, papel higiênico, rosca de coco, manteiga, café, ketchup e açúcar. Além disso, segundo a PF, Chico atuou para fraudar licitações públicas.
[Ex-]amigo. O caso aconteceu no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro disse que daria uma “voadora no pescoço” de membros do governo que se envolverem em corrupção. Até então, Chico Rodrigues era vice-líder do governo no Senado, e foi removido pelo presidente da função. O parlamentar é um velho conhecido de Bolsonaro, a quem já se referiu como “quase uma união estável”. De Brasília, o correspondente Rodolfo Costa conta a trajetória de Chico Rodrigues, da amizade com Bolsonaro ao dinheiro na cueca.
Utilidade pública
Atualização. O Brasil registrou 713 mortes por coronavírus e 28.523 novos casos em 24 horas, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. No total, são 5.169.386 diagnósticos, 152.460 óbitos e 4.599.446 recuperados. No Paraná, apesar da nova desativação de UTIs-Covid em Curitiba, a quinta-feira registrou o maior número de mortes causadas pela doença em outubro; saiba mais.
Mobilidade. Com a redução de casos no Brasil, a Ponte da Amizade foi reaberta em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com o Paraguai. A ponte estava fechada desde março. O jornalista Anderson Gonçalves traz mais detalhes sobre a reabertura, que inclui pedido da prefeitura de Foz para novas UTIs exclusivas para Covid. Também sobre mobilidade, em reportagem, Mariana Ceccon revela que a pandemia destaca uma urgência: a revisão do modelo de transporte público brasileiro.
Política e economia
Bate-boca no STF. O plenário do Supremo Tribunal Federal aprovou por 9 votos a 1 a decisão do presidente do STF, Luiz Fux, que derrubou uma liminar de Marco Aurélio – que mandou soltar o traficante André do Rap, líder do PCC agora foragido. Na quarta-feira (14), o plenário formou maioria, mas nesta quinta Marco Aurélio acusou Fux de autoritarismo. Outros colegas também criticaram Fux pela forma como derrubou a limitar, estremecendo a relação entre Fux e ministros “garantistas”. Por falar no caso, o advogado do traficante disse que “plano de fuga é um folclore”.
Crise fiscal e impostos. A preocupação dos investidores com um possível afrouxamento da austeridade fiscal do governo para criar um novo programa social no lugar do Bolsa Família tem afetado a gestão da dívida pública. A correspondente Jéssica Sant’Ana explica como a situação pode colocar o país à beira de uma crise fiscal. Uma solução parece essencial para criar segurança jurídica aos investidores, algo também essencial neste momento de debate de reforma tributária. Por falar nisso, pela primeira vez, o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu que pode desistir da “nova CPMF”, imposto sobre transações digitais.
Giro pelo mundo. Novos capítulos na “novela” das eleições presidenciais norte-americanas. Após o cancelamento do segundo debate, Donald Trump e Joe Biden disputam a audiência na TV em conversas com eleitores. Vale ainda entender a nova denúncia contra Biden, que teve e-mails comprometedores divulgados sobre relações com uma empresa ucraniana de energia. Na Europa, o negociador do Reino Unido para o Brexit afirmou que está “decepcionado” com a União Europeia, sobre as negociações bilaterais de saída do país do bloco econômico.
Be the first to comment on "O perfil e as compras de supermercado com verba pública do senador flagrado com dinheiro na cueca"