Bebê prematuro atendido no HRN recebe alta depois de seis meses

Hospital Regional Norte (HRN), unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Estado, do Governo do Ceará.

Nascida prematura de 27 semanas de gestação em outubro do ano passado, Vitória Lorrane apresentou muitas intercorrências durante o internamento. Além de complicações respiratórias, um sangramento na cabeça que pode acometer os prematuros evoluiu com um quadro de hidrocefalia. A criança precisou ser submetida a procedimentos cirúrgicos para correção do problema durante a longa internação no Hospital Regional Norte (HRN), unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Estado, do Governo do Ceará.

A recém-nascida foi acompanhada por uma equipe de especialistas até que se recuperou, atingindo o peso para a alta. Aplaudida pelos profissionais do setor de Neonatologia, a criança recebeu alta hospitalar no dia 28 de abril, após cerca de seis meses de internação, e pôde ir para casa em Crateús, a 214 km de Sobral.

O período rendeu para a mãe de Vitória momentos de ansiedade. “O amor chegou mais cedo. Não esperava ela ser prematura. Ser mãe de bebe prematuro, ser mãe de UTI não e fácil. Não sabia o que era ter um bebê prematuro, não poder pegá-la no colo, trazer logo para casa. Ter visto passar por cirurgias e procedimentos aumentava minha ansiedade e esperança de a levar para casa. Graças a Deus eu consegui”, relata Antonia Aparecida Ferreira do Nascimento, 29.

Aparecida diz ser grata a todos os profissionais dos setores pelos quais sua filha passou. “Os profissionais da UCI, UTI e Canguru nos acolheram muito bem. Tenho muito a agradecer por todos os que fizeram muito pela minha filha. Agradeço muito a todos e peço que Deus abençoe a todos. No HRN, eu me senti segura e sabia que os médicos faziam o possível e impossível pela minha filha”, destaca.

A médica Renata Freitas, coordenadora da Neonatologia, explica que os bebês prematuros recebem cuidados especiais na Neonatologia do HRN e a participação dos pais é fundamental no tratamento.”Nos primeiros dias, evitamos manipulação excessiva, deixamos o bebê descansar para que se recupere. Às vezes o primeiro banho só é dado após a primeira semana de vida. Durante o internamento, o bebê pode apresentar muitas intercorrências, o que podem atrasar a alta hospitalar em algumas situações. A participação dos pais desde o início do processo é fundamental para fortalecer esse vínculo com o bebê. Graças a essa proximidade, a senhora Antônia Aparecida conseguiu superar junto com sua filha as adversidades do internamento”, avalia.

Confira matéria do site Governo do Estado do Ceará.

Be the first to comment on "Bebê prematuro atendido no HRN recebe alta depois de seis meses"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*