O problema não é a Janja – mas sim o marido dela

J.R. Guzzo
Lula e Janja
Presidente Luís Inácio Lula da Silva e primeira-dama Janja.| Foto: Ricardo Stuckert/PR


Janja da Silva sempre se comportou com baixíssimos teores de educação antes, e principalmente depois, de mudar para o Palácio do Planalto com Lula. Foi piorando e, agora, acaba de praticar em público o ato mais cafajeste que uma mulher de presidente foi capaz de cometer na história da República. Foi um episódio de sarjeta, mas quando se pensa um pouco, o problema vai muito além de Janja em si. Ela é isso mesmo que mostrou ser ao dizer “fuck you, Elon Musk” – uma figura sem-vergonha, sem caráter e sem noção que caiu de paraquedas na vida publica e não ideia do que significa a noção básica de decência. O problema real, para o público pagante, é o marido.

Lula tem o direito de conduzir a sua vida conjugal com Janja como melhor entende, ou como pode. Mas ele foi declarado presidente do Brasil pelo TSE-STF, e desde então todos os brasileiros estão condenados a conviver com as suas decisões – e as suas decisões, flagrantemente, são resultado direto do que a mulher está querendo. Lula não está lá para isso. Sua obrigação é governar o país e não andar por aí preocupado o tempo todo em saber se Janja aprova ou não o que ele faz – inclusive porque ela não tem a menor ideia do que seja gerir um rocambole sem glúten, ou qualquer outra coisa.

A primeira-dama sempre achou que tem o direito de governar com o marido, como se o Brasil fosse um bem privado do casal, do qual ela teria 50%. Jamais passou pela sua cabeça que casar com o presidente não lhe confere direito nenhum

Já é ruim o suficiente que Lula ocupe o cargo de chefe da nação; não há a menor necessidade, portanto, de piorar as coisas deixando Janja, sua mulher, governar junto com ele, ou em seu lugar. A caricatura clássica do homem velho casado com a mulher mais nova, o bocó de almanaque que se exibe como “homem vigoroso” e vive com medo de contrariar a companheira, sempre é tema de muita piada e zoação no mundo dos seres comuns. “Problema dele”, costuma-se dizer. Mas no caso o problema não é de Lula. É do cidadão que paga a conta – uma conta em dobro quando se considera o prejuízo permanente causado pela presidência paralela de Janja.

A primeira-dama sempre achou que tem o direito de governar com o marido, como se o Brasil fosse um bem privado do casal, do qual ela teria 50%. Jamais passou pela sua cabeça que casar com o presidente não lhe confere direito nenhum; não foi eleita, não passou em concurso público e seu currículo profissional é um triplo zero.

O problema é que o presidente da República concorda com ela – ou, se não concorda, não tem coragem de dizer nada. Na prática, Janja vai tomando decisões. Torra R$ 35 milhões de dinheiro público num “festival de música” que não teve plateia. Exibe-se como estrela de programa de auditório. Faz um insulto rasteiro a um personagem que tem a ver com os interesses do Brasil.

A chave de tudo isso é o medo que Lula deixou se espalhar em torno de Janja. Todos os ministros e demais gatos gordos do seu governo foram proibidos pelo presidente de fazer qualquer crítica à sua conduta ou de discordar das suas decisões. Num governo que reúne provavelmente a maior ajuntamento de puxa-sacos, covardes e bananas jamais montado neste país, é um aviso óbvio. “Não toque. Descarga elétrica dia e noite”. Fica todo mundo quieto, e aí Janja manda Musk “se f.” – na verdade faz o que lhe dá na telha. O máximo que os magnatas fazem é cochichar aos jornalistas, em segredo absoluto, que o xingatório causou “desconforto”. O serviço de propaganda do governo na imprensa repete o que ouve deles. É uma licença formal para tudo continuar exatamente como está.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/jr-guzzo/problema-nao-janja-mas-sim-lula-marido-dela/

O vaivém do pacote de Haddad

Pacote do Haddad ainda não está fechado
O ministro Fernando Haddad durante evento no fim de outubro.| Foto: Diogo Zacarias/MF

O pacote está concluído. Depende só de detalhes. Quantas vezes o Brasil já ouviu essas afirmações nas últimas semanas, sem que nenhum anúncio fosse feito? Pois o ministro da Fazenda, Fernando Haddadrepetiu a mesma promessa na noite de domingo, em entrevista concedida ao canal Times Brasil CNBC. Mas, caso finalmente o pacote venha à luz – e são tantos os obstáculos para que isso aconteça que o ceticismo segue plenamente justificado –, outras partes da entrevista de Haddad dão muitos motivos para preocupação.

Se em ocasiões anteriores a justificativa estava na necessidade de bater o martelo com o presidente Lula, ou na resistência dos ministros da área social, alguns dos quais ameaçaram até deixar o governo em caso de cortes em suas pastas, desta vez a principal resistência estaria nas Forças Armadas. O pacote estaria mirando regras previdenciárias dos militares, um grupo que passou pela reforma da Previdência de 2019 mantendo algumas vantagens em comparação com os trabalhadores da iniciativa privada e até mesmo em relação aos servidores públicos civis – em termos proporcionais, o déficit da previdência dos militares é maior que o do INSS e do funcionalismo civil. As reuniões entre as pastas da Fazenda e da Defesa na semana passada terminaram em impasse.

Haddad admite que não desistiu de sua ideia de seguir arrancando ainda mais recursos da economia real, das pessoas e das empresas, para bancar o Estado

Ainda que os dois ministérios se acertem, no entanto, Haddad entregou, em sua entrevista, o que parecem ser as linhas-mestras do eventual pacote: “fazer com que a despesa cresça num ritmo moderado e que a receita seja recomposta”. Ou seja, não estamos falando em efetivamente reduzir gastos, apenas em moderar seu crescimento. E o que seria um “ritmo moderado”? Se for aquele do arcabouço fiscal, que garante aumento acima da inflação todo ano, independentemente do andar da carruagem da economia, o estrago continua contratado, ainda que para mais adiante. E, ao falar em “recompor a despesa”, Haddad também admite que não desistiu de sua ideia de seguir arrancando ainda mais recursos da economia real, das pessoas e das empresas, para bancar o Estado.

Isso é tudo que o petismo tem para oferecer ao país, mas está longe de ser aquilo de que o país realmente necessita. Ainda que alguns subsídios fiscais oferecidos atualmente não se justifiquem – e não é nosso objetivo neste momento analisar a conveniência de cada uma das várias renúncias fiscais que existem hoje no Brasil –, o caminho, no caso brasileiro, não é o de um “ritmo moderado” de crescimento do gasto público, mas o de autênticos cortes: a eliminação de desperdícios, imoralidades, distorções e absurdos. Não basta coibir supersalários, pois o problema é bem mais profundo: está na estrutura inchada do Estado, que ajuda a perpetuar desigualdade ao pagar muito mais que a iniciativa privada em cargos semelhantes; no financiamento público de campanha; nas estatais dependentes que sugam recursos do contribuinte; e em vários outros sorvedouros de dinheiro construídos ao longo de décadas.

Enquanto o governo não consegue um acordo entre seus integrantes, o pacote vai sendo adiado sob as mais diversas justificativas: a reunião do G20 em curso no Rio é só o pretexto mais recente, e outros ainda podem vir. No entanto, se o espírito das medidas é o descrito por Haddad, de seguir buscando novas fontes de arrecadação para bancar um crescimento “moderado” de gastos, nem é preciso haver detalhamento para sabermos que os mercados podem até se acalmar no curto prazo, mas a bomba-relógio segue armada, com a contagem regressiva apenas correndo mais lentamente. Cortes dignos do nome, ao que tudo indica, só com um outro governo que seja bem mais responsável fiscalmente.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/editoriais/vaivem-pacote-haddad/

Advogado anuncia denúncia no exterior, depois de a mulher de Silveira ser intimada pela PF

daniel silveira

O advogado Paulo Faria, que defende Daniel Silveira, disse a Oeste que vai acionar a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), nos próximos dias, em virtude da intimação da Polícia Federal (PF) contra a mulher do ex-deputado, Paola Silva. Faria falou ainda em levar o caso ao conhecimento de parlamentares republicanos.

Na CIDH, o advogado já representou contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, por crime de tortura a Silveira.

A coluna teve acesso à intimação. No documento, a PF se limitou a informar que Paola tem de comparecer à unidade da corporação, no centro do Rio, no dia 26, para “prestar esclarecimentos no interesse do caso supraindicado”.

“Não fornecemos informações sobre o motivo da intimação ou sobre a investigação, por telefone”, ponderou a corporação. “Para obtê- las, o intimado deve comparecer, pessoalmente, à sede da delegacia.”

FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/no-ponto/advogado-anuncia-denuncia-no-exterior-depois-de-a-mulher-de-daniel-silveira-ser-intimada-pela-pf/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Israel encontra grande quantidade de armas fabricadas na Rússia em posse do Hezbollah

Tropas israelenses em operação terrestre no Líbano
Tropas israelenses em operação terrestre no Líbano| Foto: EFE/Exército de Israel


Um relatório publicado nesta terça-feira (18) pelo Wall Street Journal mostrou que tropas israelenses que atuam no sul do Líbano identificaram grande quantidade de armas russas em posse do grupo terrorista Hezbollah.

Muitas das armas eram originalmente de propriedade do Exército sírio, mas foram fornecidas por Moscou durante anos, informou o jornal americano, citando autoridades de segurança sírias de forma anônima.

Israel ainda não esclareceu como o equipamento de uso militar teria entrado no Líbano, mas tanto a Rússia quanto o Hezbollah lutaram ao lado do ditador sírio Bashar Assad na guerra civil do país, sendo uma das possibilidades de entrada das armas.

O relatório apontou que o estoque de armamento moderno e sofisticado do Hezbollah superou em muito as estimativas militares anteriores de Israel, tanto em questão de quantidade quanto em capacidade.

Uma fonte do comando das Forças de Defesa (FDI), que lidera o Laboratório Nacional de Desmontagem de Munições, disse ao Journal que entre 60% e 70% das armas encontradas no início das operações terrestres no Líbano eram de fabricação russa. Entre os equipamentos foram identificados mísseis antitanque fabricados em 2020.

De acordo com o jornal Times of Israel, o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tem tentado manter a relação com Moscou estável devido à presença militar da Rússia na Síria, país que possui desentendimentos históricos com Israel.

Por outro lado, a Rússia não esconde suas críticas a Israel desde o início da guerra, em 7 de outubro do ano passado, inclusive recebendo representantes do Hamas no país para pressionar por acordos no Oriente Médio.

FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/israel-encontra-grande-quantidade-de-armas-fabricadas-na-russia-em-posse-do-hezbollah/

Hotel de Lula no Rio tem ovo a R$80 e até vinho de R$9,8 mil

Fachada do luxuoso Fairmont Copacabana, no Rio de JaneiroCláudio Humberto

Enquanto enrola para anunciar corte de gastos, Lula (PT) desfruta de luxuosa hospedagem no Fairmont de Copacabana (RJ), hotel que oferece acesso a outras extravagâncias, além da diária de R$5,3 mil que cada quarto pode custar. Quase quatro vezes o salário-mínimo que ele aumentou em 18 reais, para R$1.412. Lula e Janja têm ao alcance um menu de ricaços como o casal adora curtir mundo a fora. Uma garrafa do tinto argentino Cobos Malbec (2018), sai pela bagatela de R$9,8 mil.

Sem os 10%

Amante de carnes, Lula terá à disposição o Tomahawk maçaricado por R$740. Se pedir uma água, R$20, a nacional. A gringa sai por R$35.

Broa de ouro

Se a fome for pouca, o casal pode pedir mini cachorro-quente. O preço é gigante, sai por R$78. Uma broa de milho custa R$50. Um pão, R$20.

No precinho

O hotel está com ingressos para um “almoço a 8 mãos”, ao preço de R$715. Criança têm desconto, mas só até 10 anos, e paga R$357,50.

Cinquentão

O espetinho de queijo coalho sai por R$50. O ovo mexido com salmão defumado custa R$80. Sem nada, R$55. A tigela de açaí, outros R$55.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/hotel-de-lula-no-rio-tem-ovo-a-r80-e-ate-vinho-de-r98-mil

TCU decide investigar gastança do ‘Janjapalooza’

(Foto: ag. Brasil)Maria Fernanda

O Tribunal de Contas da União (TCU) acolheu a representação apresentada pelo deputado federal Sanderson (PL-RS) e instaurará um procedimento para investigar o uso de dinheiro público no festival popularmente chamado de “Janjapalooza”.

A ação do parlamentar visa esclarecer a aplicação de recursos públicos em um evento que, segundo ele, pode ter infringido princípios constitucionais que regem a administração pública, como legalidade, eficiência e moralidade.

Para Sanderson, o gasto de cifras significativas em cachês de artistas é incompatível com o atual cenário econômico do país, que enfrenta uma crise fiscal que demanda cortes de despesas e rigor na gestão orçamentária.

“Não é admissível que recursos públicos sejam utilizados de forma questionável, principalmente em um momento em que o Brasil exige austeridade e responsabilidade fiscal. Esse tipo de gasto afronta os princípios básicos da gestão pública”, destacou o deputado.

O processo apuratório abrirá espaço para a análise detalhada das despesas e poderá, dependendo de seu desfecho, implicar em sanções administrativas e ações de recomposição aos cofres públicos.

Como noticiou o Diário do Poder, na última semana, o parlamentar apresentou a solicitação ao tribunal.

O evento organizado pelo Ministério da Cultura com a ajuda da primeira-dama, Janja Lula, tem um gasto previsto de R$ 870 mil destinados ao pagamento de cachês para os artistas convidados a se apresentarem no evento.

O governo Lula destinou um montante que Sanderson declarou ser “absurdo”. A Itaipu Binacional e a Petrobras que destinaram R$33,5 milhões ao “Janjapalooza”.

Entre os artistas confirmados estão nomes conhecidos e apoiadores da campanha de Lula em 2022, como: Diogo Nogueira, Daniela Mercury, Seu Jorge, Zeca Pagodinho, Pretinho da Serrinha, Fafá de Belém, Jovem Dionísio, Maria Gadu, Alceu Valença e Ney Matogrosso.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e04-brasil/tcu-decide-investigar-gastanca-do-janjapalooza

Osmar quer saber por que homem-bomba não foi monitorado

Deputado Osmar Terra (MDB-RS) em entrevista ao podcast do Diário do Poder.Mael Vale

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) questionou nesta segunda-feira (18), o motivo pelo qual as autoridades brasileiras não agiram contra Francisco Wanderley Luiz (Tiu França), o homem-bomba que se explodiu em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (13).

Osmar cita que França antecipou o ato suicida nas redes sociais, onde postava constantes ataques contra instituições da República e políticos.

“Aqui, como em qualquer lugar do mundo se monitoram, os lunáticos que ameaçam pelas redes pessoas, principalmente autoridades Pergunto: por que esse, dos rojões no STF, não foi monitorado, se falava barbaridades pela internet e até havia marcado a data para uma ação ?! Ele inclusive antecipou o gesto suicida”, declarou o deputado.

O autor das explosões

Francisco Wanderley Luiz (Tiu França) foi ex-candidato pelo PL ao cargo de vereador do município de Rio do Sul, em 2020. Na ocasião, ele recebeu 98 votos e não conseguiu uma vaga na Câmara Municipal.

Segundo declarado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tiu França teria R$ 263 mil em bens, divididos entre motocicletas, três carros e um prédio residencial.

O homem-bomba, atualmente morava em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal. No imóvel, policiais acharam sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Casa de França foi incendiada

Como noticiou o Diário do Poder, neste domingo (17), a casa de Tiu França foi incendiada. A residência fica localizada na cidade de Rio do Sul (SC), município a 188 km de Florianópolis, capital catarinense.

A ex-esposa de França, Daiane Dias foi apontada por familiares de Francisco como a responsável pelo incêndio.

A mulher sofreu queimaduras de 1º, 2º e 3º graus pelo corpo, segundo o Corpo de Bombeiros.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e01-brasil/osmar-quer-saber-por-que-homem-bomba-nao-foi-monitorado

Bolsonaro expõe nível de Janja lembrando Michelle

Michelle Bolsonaro -Foto: Alan Santos.Redação

O ex-presidente Jair Bolsonaro nem precisou elogiar o comportamento da sua mulher, ex-primeira-dama Michelle, para criticar a atual ocupante do posto, que se tem destacado pelas bobagens que afirma e até por vulgaridades como insultar aos palavrões o empresário Elon Musk, futuro integrante do governo dos Estados Unidos. Habituado a comparar seus ministros com os atuais, Bolsonaro se recusa a cotejar as primeiras-damas: “não dá pra fazer comparação em nenhum aspecto”, avalia. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Quatro Estados querem Michelle disputando o Senado, sinal da sua popularidade. Mas ela deve ser candidata no Distrito Federal.

Nem a turma do cerimonial sabia o que fazer com Janja, que chegou com Lula para a recepção do G20. Cônjuges não estavam previstos.

Lula não desfilou de mãos dadas com Janja no G20. Petistas vazaram que ele estaria “irritado” com a vulgaridade do xingamento a Elon Musk.

FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/bolsonaro-expoe-nivel-de-janja-lembrando-michelle

Alexandre Garcia

REUNIÃO DO G20 DEVE TERMINAR COM MAIS CONVERSA E NADA DE PRÁTICO

Reunião do g20
Primeira sessão reunindo líderes do G20 no Rio de Janeiro

A reunião do G20 no Rio de Janeiro começou na segunda, termina na terça, haverá uma declaração conjunta e ficará tudo por isso mesmo. Todos viajaram, gastaram dinheiro dos seus contribuintes, 20 representantes de países, chefes de governo, chefes de Estado – só Vladimir Putin não veio para não ser preso, já que o Brasil estaria obrigado a isso por ser um dos signatários do tratado que deu validade ao Tribunal Penal Internacional.

De tudo o que está sendo dito na reunião do G20 ficam duas considerações. Muita gente fala de clima, mas o Sol, que é o dono do clima na Terra, não participa das reuniões. As pessoas falam em “combater o clima”, mas é impossível combater o Sol. Ícaro se deu mal. Temos de explicar para as pessoas que há ciclos: desde que a Terra existe, ela depende das explosões solares. Temos de conviver com isso e nos adaptar, evitar que haja o agravamento de situações.

E temos de parar de usar chavões. Não falam mais de “enchente” no meu Rio Grande do Sul; dizem “tragédia climática”. Mas como assim? Foi uma enchente. Claro que ela é causada pela chuva, que é consequência do clima; e é uma tragédia, mas uma tragédia administrativa, do Estado brasileiro, porque não limparam as calhas dos rios. Eu nasci em 1940 e tivemos enchentes muito grandes em 1940 e 1941; foram muito maiores, mas a calha dos rios estava mais livre. A cada enchente anual essa calha vai enchendo; não limpam, e depois chamam as novas enchentes de “tragédia”.

* * *

Mais um caso de roubo de armas em quartéis do Exército 

O Exército confirmou a notícia da Gazeta do Povo sobre o roubo de nove pistolas Beretta 9mm em um batalhão de infantaria em Cascavel (PR). Um amigo, oficial do Exército, que serviu na Vila Militar me contou que as facções criminosas costumam ou infiltrar recrutas ou conquistar recrutas para sua causa, oferecendo dinheiro, claro, para furtar armas. O Exército está investigando o caso de Cascavel, mas em outubro do ano passado foi ainda mais grave: foram 13 metralhadoras pesadas, ponto 50, e mais oito calibre 7,62. Seis militares e dois civis foram indiciados.

Eu não esqueço de outro caso bem mais famoso, em 1969: em um batalhão de infantaria em Quitaúna, cidade de Osasco (SP), o capitão Carlos Lamarca, ao trair o Exército, levou 63 fuzis FAL e dez metralhadoras INA – que eram uma porcaria, mas na época eram o que se tinha – e muita munição. Eu lembro quando o general Antônio Gabriel Esper era comandante em São Paulo, mais recentemente, ele foi buscar fuzis roubados e conseguiu recuperar todos. O Exército tem de mostrar que esse tipo de ação não fica impune.

* * *

Previdência dos militares não entrará no pacote do Haddad 

Soube na segunda-feira que a previdência dos militares não vai ser tocada pelos cortes. Estão falando nisso para assustar e fragilizar as Forças Armadas, mas há resistência e não vai sair esse corte – aliás, não sei nem se os outros cortes vão sair, porque o ministro da Fazenda vai protelando, protelando. Vamos ver o que acontece depois do G20, porque o déficit público pelo excesso de gastos segue aumentando, exatamente por causa de coisas desnecessárias. Cargos, ministérios, burocratas, tudo por razões políticas. Este governo criou 14 ministérios que não existiam no governo passado. As estatais davam lucro no governo passado, mas agora a maioria dá prejuízo, porque misturam política com o serviço público.

* * *

STF demorou, mas validou contratação por CLT no serviço público

Falando em serviço público, o Supremo confirmou, por 8 votos a 3, uma reforma administrativa do século passado, mas que só agora foi votada. Os ministros decidiram que é possível haver contratação no regime de CLT no serviço público, com exceção dos cargos de Estado, como procurador, auditor fiscal ou juiz.

FONTE: JBF https://luizberto.com/reuniao-do-g20-deve-terminar-com-mais-conversa-e-nada-de-pratico/

Deputado questiona Secom sobre fortuna destinada à TV Globo

Questionamento foi feito por deputado Gustavo Gayer (PL) | Foto: Montagem/Revista Oeste

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) pediu à Secretaria de Comunicação do Governo Federal (Secom) detalhes sobre os pagamentos feitos pelo Palácio do Planalto à TV Globo.

Segundo apuração do portal O Antagonista, em menos de dois anos, a emissora já recebeu R$ 177,2 milhões em publicidade do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cerca de R$ 200 mil a mais do que tinha recebido nos quatro anos da gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Um levantamento feito pela Veja mostrou que a emissora da família Marinho foi a principal beneficiada com contratos de publicidade firmados pela Secom em 2024, com cerca de R$ 87,2 milhões.

O montante ultrapassa os R$ 86,3 milhões contratados ao longo de 2022, ano em que a emissora mais fechou contratos com governo Bolsonaro.

FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/politica/deputado-questiona-secom-sobre-fortuna-destinada-a-tv-globo/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

‘É insustentável Bolsonaro não ser candidato em 2026’, diz Marcio Bittar

cpi ongs

Em 30 de junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por 5 votos a 2, pela inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por oito anos, contados a partir da disputa de 2022. A decisão, no entanto, não foi suficiente para que o ex-chefe do Executivo perdesse sua popularidade. Parlamentares da oposição, por exemplo, já sinalizam as trajetórias definidas para sua elegibilidade em 2026.

Nas últimas semanas, Bolsonaro declarou-se como o “único candidato da direita” para a próxima eleição presidencial. Membros do tribunal fundamentaram a decisão na suposta prática de abuso de poder político e de uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros em 18 de julho de 2022.

Em entrevista a Oeste, o senador Marcio Bittar (União Brasil-AC) afirmou que a defesa do presidente de honra do Partido Liberal vai continuar tentando uma saída no Judiciário. Mas o plano B está no Congresso Nacional, com a aprovação do PL da Anistia, de autoria de Bittar e que beneficia Bolsonaro. O texto pode ser posto em análise com as novas presidências da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que devem ser ocupadas por Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), respectivamente.

FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/politica/e-insustentavel-bolsonaro-nao-ser-candidato-em-2026-diz-marcio-bittar/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

PF prende militares e policial por suposta tentativa de golpe e assassinato de autoridades

Operação contra suposto golpe foi autorizada por ministro do STF | Foto: Montagem/Revista Oeste

Foram presos quatro militares (da ativa e reserva) das Forças Especiais do Exército (os chamados “kids pretos”) e um policial federal.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a operação, em virtude de ele próprio ser alvo do suposto conluio.

Conforme a PF, as investigações revelaram que a organização criminosa utilizou “elevado nível de conhecimento técnico-militar” para planejar, coordenar e executar ações ilícitas nos meses de novembro e dezembro de 2022.

Entre as ações, de acordo com os agentes, havia um “detalhado planejamento operacional, denominado ‘Punhal Verde e Amarelo”.

O plano, que seria executado no dia 15 de dezembro de 2022, teria como objetivo matar Lula e o vice- presidente Geraldo Alckmin.

Também estariam nos planos a prisão e a execução de Moraes. Segundo a PF, o juiz do STF vinha sendo monitorado continuamente, caso o suposto golpe de Estado fosse consumado.

FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/brasil/pf-prende-agente-federal-e-militares-por-suposta-tentativa-de-golpe/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Estados brasileiros enfrentam escassez ou irregularidade no abastecimento de 12 vacinas

Vacinas

Mais de 12 tipos de vacinas apresentam falta ou distribuição irregular em diferentes Estados do Brasil. A informação foi divulgada pelas Secretarias Estaduais de Saúde. Entre os imunizantes mais afetados estão os destinados à proteção contra varicela, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e covid-19.

De acordo com a Folha de S.Paulo, todas as Secretarias Estaduais relataram dificuldades no fornecimento de vacinas. Ceará e Roraima, no entanto, garantiram abastecimento regular. As secretarias de Acre, Rondônia e Amapá não responderam ao contato.

Em outubro, 18 Estados ficaram sem estoque de vacinas contra a covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). Especialistas identificaram três fatores principais para a situação: validade expirada dos imunizantes, atrasos nas entregas para Estados e municípios e a desorganização do Ministério da Saúde.

Questionada, a pasta não forneceu resposta atual. No entanto, anteriormente, havia negado a escassez e afirmado ter distribuído 1,2 milhão de doses atualizadas. O ministério também informou que concluiu um pregão para a compra de 69 milhões de doses nos próximos dois anos.

No Sul do pais, o Rio Grande do Sul enfrenta ausência de vacinas infantis contra covid desde maio | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Estados afetados pelo desabastecimento realizam substituições em alguns casos. A pentavalente tem sido usada no lugar da DTP. A tetraviral, por sua vez, substitui a vacina contra varicela. As Secretarias Estaduais asseguram que essas trocas seguem orientações do Ministério da Saúde.

FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/politica/vacinas-estados-brasileiros-enfrentam-escassez-ou-irregularidade-no-abastecimento-de-12-imunizantes/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification

Be the first to comment on "O problema não é a Janja – mas sim o marido dela"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*