Dos 27 governadores, apenas 13 compareceram à reunião com presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quinta-feira (31). Alguns não foram porque nem quiseram discutir o assunto, e outros participaram para discordar da proposta de mudança na Constituição. O plano seria unificar a segurança pública, como se fosse um “SUS da segurança”, em que os governadores receberiam instruções diretas do governo federal, o que, segundo eles, invadiria a autonomia dos estados.
Alguns governadores se posicionaram contra isso, como Cláudio Castro (PL), Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e, principalmente, Ronaldo Caiado (União Brasil), que deu uma verdadeira aula de segurança pública, usando o exemplo de Goiás. Ele chegou a dizer: “Eu não entendo nada de segurança pública do Amazonas, de São Paulo ou do Rio de Janeiro, mas de Goiás eu entendo.” E mencionou o entorno de Brasília, que, segundo ele, não está mais sendo um problema para o governador do Distrito Federal.
Congresso não deve aprovar desmilitarização das polícias militares
O que eu queria comentar também é sobre o capítulo de Direitos Humanos do programa do PT. Desmilitarização das PMs, descriminalização das drogas e a soltura de milhares de presos. Imagina só que solução isso daria! Não vai passar. Os governadores já devem estar orientando suas bancadas estaduais para não votar a favor disso. Não tenho a menor dúvida quanto a isso.
Eleições municipais mudaram o discurso sobre a direita
Agora, uma outra questão que eu gostaria de levantar: vocês notaram que, de repente, aquilo que era chamado de extrema-direita sumiu do discurso? Antes, só se falava em extrema-direita. Tínhamos esquerda e extrema-direita. Mas, após a eleição, em que a centro-direita se mostrou maioria — algo em torno de dois terços, no mínimo, do país — parece que houve uma ordem de cima e, agora, só se fala em “direita”. A extrema-direita desapareceu. Ainda não consegui entender o que aconteceu, mas isso me deixa receoso. Parece que perdemos a individualidade. Estranho isso.
Alta do dólar pressiona governo federal a cortar gastos
Haddad estava programado para viajar à Europa, com destinos como Paris, Londres, Berlim e Bruxelas. Só que o presidente Lula disse “não”. Como é que vai viajar com o dólar disparando desse jeito? Na sexta-feira (1°), o dólar chegou perto de R$ 5. Não sei em quanto está agora, mas o dólar turismo já passou de R$ 6. Quem deve em dólar está desesperado.
Parece que Lula está punindo Haddad, que queria viajar, mas, na verdade, quem não quer cortar os gastos é o próprio Lula. Ele afirma que não há gastos no governo, apenas investimentos. Mas isso é um sofisma. Ele rotula o gasto como “investimento”, dizendo que vai render frutos no futuro. Só que enche a administração pública de comissionados, com pessoas que ganham sem concurso, indicadas pelo partido, além das mordomias, aviões e viagens desnecessárias no mundo digital, sem falar da folha de pagamento gigantesca.
Eu sou testemunha disso. Estou em Brasília há quase meio século. Quando o mundo digital chegou, imaginei que o computador substituiria boa parte do pessoal. A cada três pessoas, seria necessária apenas uma. O que aconteceu, porém, foi o oposto: de três pessoas, passou-se para nove. A administração pública cresceu fisicamente, com a construção de anexos em todos os ministérios. Parece que é dinheiro de ninguém, mas é o dinheiro suado do povo, que está pagando juros altíssimos no cartão de crédito, 438% ao ano no rotativo.
Exercício militar na fronteira é recado para Maduro
Para encerrar, quero comentar sobre a crise com a Venezuela. O país emitiu uma nota chamando o Brasil de “mentiroso” e “agressivo”. O Brasil, por sua vez, assinou um pedido com os países árabes na ONU para embargar o envio de armas a Israel. No entanto, Israel recentemente enviou mísseis para o Brasil, que serão usados em Roraima para evitar que os blindados de Maduro invadam a Guiana via Roraima.
Além disso, parece que a base aérea de Parnamirim, em Natal, vai voltar aos seus tempos de “trampolim da vitória”. Mais de 100 aviões participarão de um exercício militar de defesa, com a participação de Argentina, Paraguai, Peru, Portugal, Estados Unidos, Brasil, Chile, e com os nossos F-5 Mike, AMX e os Gripen F-39. Parece que estamos mandando um recado para Maduro: “Pare com isso.”
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/alexandre-garcia/governadores-lula-seguranca/
Os infernos que não são nossos
Não, o paraíso não é aqui. Quem acredita nisso estará sempre no caminho errado, longe dos valores morais, apartado da vida espiritual, das virtudes. A busca pelos prazeres terrenos vai arrastá-lo sempre para os pecados. A sensação passageira será de liberdade total, em meio à inevitável escravidão. Será sempre prisioneiro de seus desejos aquele que se imagina acima do bem e do mal, aquele que repete sem parar que “o importante é ser feliz”, “é aproveitar cada momento”, não importam as consequências disso, nem para os outros, nem para si próprio.
As dores dos outros não são consideradas. Há um desprezo absoluto por elas. Os mundanos, em sua frivolidade quase diabólica, também se esforçam para desprezar seus próprios sofrimentos. Com certa dificuldade, às vezes. Quando não conseguem disfarçar seu padecimento, negá-lo, entregam-se à revolta, amaldiçoam qualquer possibilidade de aprendizagem, de crescimento, de remissão e redenção. O que eles querem é poder, dinheiro. Eles são deuses tortos, querem agora, querem aqui.
Os corruptos foram alçados a uma estranha categoria de “santos”. Todos os ilícitos fartamente comprovados praticados por um grupo específico viraram casos de “injustiça”
Não há mais fidelidade, senão ao que não presta. Não há mais verdade, não há mais compromissos com a justiça, com o bem. Assim estamos nesse mundo. Os honrados, os íntegros são empurrados para o inferno. Os pulhas, os patifes tomaram o controle de tudo. E se protegem, e protegem os seus. Os pecados agora foram transformados em virtudes, que passaram a ser condenadas. Está tudo do avesso, está tudo em chamas. A degeneração e a decadência parecem implacáveis.
Tentam assegurar o paraíso na Terra, o falso firmamento, a toda espécie de bandido. Traficantes, assaltantes, assassinos, estupradores, pedófilos, a “justiça dos homens” decidiu absolvê-los. Aos corruptos deram mais, eles foram alçados a uma estranha categoria de “santos”. Há, para isso, todo um esquema doutrinário e uma jurisprudência desprovida de qualquer lógica. Todos os ilícitos fartamente comprovados praticados por um grupo específico viraram casos de “injustiça”.
Talvez estejam agora em busca de uma reparação para essa gente tão especial: Lula, Sérgio Cabral, José Dirceu, José Genoino, João Paulo Cunha, Henrique Pizzolato, Valdemar Costa Neto, Geddel Vieira Lima, Renan Calheiros, Aldemir Bendine, André Vargas, Beto Richa, Eduardo Cunha, João Santana, João Vaccari Neto, José Carlos Bumlai, a turma das empreiteiras, os irmãos Batista…
A confraria dos “deuses” do STF pode “editar o país” à vontade, usando quaisquer pretextos furados, quaisquer teses e narrativas insustentáveis. Não há mais civilização, democracia, respeito às leis. O sistema promove a grande farra da impunidade, empilhando, às toneladas, abusos, arbítrios e ilegalidades. Fala em “armação, fruto de um projeto de poder”, apontando para os outros, fugindo do espelho. Quer derrotar, assim, a cidadania, as liberdades… Acha-se invencível, mas sua visão revisionista não é capaz de mudar o inferno interior de cada um que está no sistema, seu inferno na Terra e o inferno das profundezas.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/luis-ernesto-lacombe/pecados-virtudes-inversao-corruptos-santos/
Esquerda, direita e o radical de centro
A última eleição para governador do Rio de Janeiro foi disputada por um candidato de esquerda conhecido por suas críticas à polícia e pela defesa da descriminalização das drogas. Eu fiz uma previsão: antes que a campanha termine, ele irá à missa, renunciará às drogas e vestirá o uniforme da polícia militar. Das minhas três previsões, errei apenas uma. Um fenômeno parecido foi observado na última eleição para prefeito de São Paulo, quando um candidato – também da esquerda – que construiu uma reputação como ativista radical tentou, sem muito sucesso, se posicionar como um candidato de “centro”.
Mas o que é ser um político “de centro”? E já que estamos falando disso, o que é ser “de direita” ou de “esquerda”? Jair Bolsonaro é o maior fenômeno político brasileiro das últimas décadas. Para reconhecer isso não é preciso gostar de Bolsonaro, nem achar que ele é perfeito. Basta observar a realidade. Bolsonaro é um fenômeno de comunicação. No Brasil, poucos políticos e autoridades podem andar pelas ruas despreocupados. Bolsonaro anda, e por onde vai ele atrai multidões.
Esse é um dos aspectos do fenômeno Bolsonaro.
O outro aspecto, que ainda não é devidamente reconhecido, tem a ver com seu período como presidente, de 2019 a 2022. O governo de Jair Bolsonaro, que teve Paulo Guedes no Ministério da Economia, foi o primeiro, do qual eu tive conhecimento, que aplicou o ideário conservador e liberal. Ele enxugou a máquina do Estado, reduziu impostos e privatizou um terço das empresas estatais. A orientação geral da política econômica foi a de reduzir a burocracia, o peso e o protagonismo do Estado, dando liberdade e protagonismo à iniciativa privada e aos cidadãos.
Muita gente acha que o debate sobre esquerda e direita é uma tolice que não leva a nada. Estão profundamente enganados. A forma como você enxerga o mundo determina a forma como você governa um país, um estado ou uma cidade
O governo Bolsonaro foi o primeiro – que eu me lembre – que defendeu o direito do cidadão de ter armas para se defender de criminosos e proteger sua liberdade. Aliás, não me lembro de ter ouvido outro presidente usar tantas vezes a palavra liberdade. O governo Bolsonaro foi também o primeiro desde a redemocratização que terminou gastando menos do que gastava quando começou. Isso não é opinião. São fatos.
As realizações do governo de Jair Bolsonaro são importantes não apenas porque apontam o caminho da prosperidade, mas porque são consequência direta das ideias professadas pelo presidente. Ideias de direita. Ideias têm consequências. Ideologias – como comunismo ou socialismo – têm consequências nefastas porque, como disse o escritor americano George Packer, a ideologia já tem a resposta antes que a pergunta seja feita.
É importante lembrar isso agora, quando parece haver uma disputa entre políticos sobre qual deles representaria melhor a direita. Não é suficiente o político dizer “sou de direita”. É preciso que tudo o que ele fez até agora, e a sua história política, sejam coerentes com as ideias que a direita prega.
Muita gente acha que o debate sobre esquerda e direita é uma tolice que não leva a nada. Estão profundamente enganados. A forma como você enxerga o mundo determina a forma como você governa um país, um estado ou uma cidade. Determina também como você faz, interpreta e aplica leis, como conduz as relações internacionais e até sua disposição moral de condenar criminosos por seus atos ou de considerá-los “vítimas da sociedade”.
O núcleo do pensamento de esquerda é a ideia de que o Estado tem que ser grande, gastar muito e resolver tudo. Para a esquerda o indivíduo deve ser totalmente subordinado ao governo que, na busca por uma certa justiça social, deve interferir em todos os aspectos da vida privada. Ao indivíduo cabe pagar impostos e servir ao Estado.
O núcleo do pensamento de direita é o oposto. Para conservadores e liberais, o indivíduo é soberano e a função essencial do Estado é garantir os direitos do indivíduo, apenas isso – todas as outras atividades devem ficar com a iniciativa privada.
Não é correto dizer que a “maioria das pessoas não é de esquerda e nem de direita”. A maioria dos brasileiros é a favor de punição rigorosa para criminosos, e isso é uma pauta de direita. A maioria dos brasileiros é a favor da redução de impostos, novamente uma pauta fundamental da direita. A maioria dos brasileiros é contra a liberação das drogas – e liberação das drogas é um item essencial da pauta de esquerda.
O sociólogo holandês Gert Hofstede tem um trabalho clássico sobre cultura, que analiso no meu livro Jogando Para Ganhar. Hofstede demonstrou que os valores da classe média e dos pobres são valores de direita. Só os ricos podem se dar ao luxo de defender o radicalismo revolucionário da esquerda.
Ideias têm consequências. Aqueles que preferem ignorar isso se refugiam em uma posição política batizada de “centro”. Mas o que é ser “de centro”? Se a esquerda quer cobrar impostos altíssimos, e a direita quer reduzir a carga tributária, o que deseja o político de “centro”? Manter os impostos como estão? Mas a carga tributária do Brasil é elevadíssima – maior do que a dos Estados Unidos.
A esquerda quer liberar as drogas. A direita quer manter a proibição. Qual é a posição “de centro” nessa questão? Liberar até 40 gramas de maconha?
A verdade é que, como a esquerda atingiu a hegemonia na cultura, no ensino, no entretenimento, na mídia e na intelectualidade, boa parte do que passa hoje por senso comum consiste, na verdade, de ideias de esquerda. Isso faz com que boa parte das posições “de centro” sejam, na verdade, posições de esquerda.
Por isso é preciso ter cuidado com termos como “centro-direita”, que significam coisas diferentes para pessoas diferentes, ou não significam nada. “Centro”, no Brasil, se tornou um passe livre para o político flex, aquele que apoia qualquer ideia ou política pública, independente das consequências, desde que lhe seja politicamente conveniente.
Esse é o “centro” da questão.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/roberto-motta/esquerda-direita-e-o-radical-de-centro/
Lula ordena que Haddad não viaje para a Europa em meio à alta do dólar
O giro do ministro da Fazenda Fernando Haddad por Paris, Londres, Berlim e Bruxelas não vai mais acontecer. Programada para começar na segunda-feira (4) e terminar no sábado (9), a viagem foi adiada a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi divulgada na manhã deste domingo (3) pela Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério da Fazenda.
“A pedido do presidente Lula, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, estará em Brasília ao longo da próxima semana, dedicado aos temas domésticos. Por essa razão, a viagem à Europa, prevista para segunda-feira (4), não será realizada neste momento. A agenda em questão será retomada oportunamente”, diz a nota.
A viagem aconteceria num momento de alta histórica do dólar. A moeda americana fechou a semana cotada em R$ 5,87, maior nível desde maio de 2020. O dólar turismo já vem sendo vendido a R$ 6,08. Sendo assim, a decisão de manter o ministro no país durante a semana soa como uma sinalização ao mercado, que dava sinais de insatisfação com a viagem para a Europa de Haddad num período de incertezas.
Na última terça-feira (29), o ministro da Fazenda declarou que não havia prazo para divulgação de medidas voltadas ao corte de gastos públicos. Após a declaração, o dólar iniciou uma subida que terminou com a cotação de R$ 5,87 de sexta-feira. Em uma semana, a alta acumulada do dólar foi de 2,9%.
Analistas atribuem essa alta à condução fiscal do país, uma vez que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem relutando em cortar gastos. Parlamentares da oposição passaram os últimos dias reclamando da viagem de Haddad, como se o ministro estivesse fazendo vistas grossas para a inquietação do mercado.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/economia/lula-ordena-que-haddad-nao-viaje-para-a-europa-em-meio-a-alta-do-dolar/
Moradores de Valência recebem Rei Felipe da Espanha com arremessos de lama
Arremessos de lama e gritos de “fora” marcaram a recepção da comitiva do rei Felipe VI, da rainha Letizia, do presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, e do presidente regional de Valência, Carlos Mazón, em sua chegada em Paiporta neste domingo (3). O município foi o epicentro das enchentes que devastaram a província de Valência, na Espanha, na última terça-feira (29).
Dezenas de voluntários e moradores indignados receberam a comitiva com insultos e os confrontaram com gritos de “fora, fora”, enquanto o rei e a rainha tentavam conversar com os jovens que se aproximavam. Paiporta contabiliza mais de 60 mortes devido às enchentes, que causaram pelo menos 213 óbitos na província, além de um número indeterminado de pessoas desaparecidas no maior desastre natural da Espanha até agora neste século.
Com o rosto sujo de lama, assim como seu casaco, o rei continuou a caminhar por uma das principais ruas da cidade, no ponto zero da tempestade. Felipe tentou tranquilizar vários voluntários, que estavam muito abalados após cinco dias de desastre devido às enchentes. A rainha também conversou com algumas das pessoas indignadas, enquanto os gritos de “fora, fora” e alguns insultos dirigidos a todas as autoridades continuavam.
Inicialmente, os seguranças abriram guarda-chuvas para evitar que a lama caísse sobre a comitiva. Os equipamentos foram fechados posteriormente, enquanto o rei continuava caminhando e parando para conversar com voluntários e moradores.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/moradores-de-valencia-recebem-rei-felipe-da-espanha-com-arremessos-de-lama/
Queda no banheiro é fatal para o maior ícone de todos os tempos da música romântica brasileira
O artista tinha 86 anos, chegou a ser levado para hospital, mas não resistiu.
Agnaldo Rayol morreu nesta segunda-feira (4), em São Paulo.
Segundo um produtor que trabalhava com o artista, ele caiu no banheiro de casa, durante a madrugada. Foi levado para o hospital, chegou a ser entubado, mas não resistiu.
Agnaldo Rayol dono de uma carreira repleta de sucessos. Com uma voz marcante, ele conquistou multidões.
São 75 anos de carreira, mais de cinquenta discos gravados e milhões de cópias vendidas.
No ano passado, Agnaldo ficou internado por causa de uma pneumonia, mas se recuperou e foi para casa. O artista nasceu no Rio de Janeiro, em 1938.
Leia a nota enviada pela assessoria do cantor:
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos, ocorrido na manhã de hoje no Hospital HSANP, localizado no bairro de Santana, em São Paulo. O artista, que marcou gerações com sua voz inconfundível e presença carismática, faleceu após uma queda em seu apartamento nessa madrugada.
Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agradece as manifestações de carinho e apoio. Informações sobre o velório e cerimônia de despedida serão divulgadas em breve.”
“Retorno de Trump é a certeza de um mundo melhor”
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) divulgou neste domingo (3) nas redes sociais um vídeo em apoio ao candidato a presidente do Estados Unidos, Donald Trump.
Bolsonaro afirma que o retorno do republicano é a “certeza de um mundo melhor”.
“Em seu governo, os Estados Unidos projetavam poder. Não tivemos guerra. A paz se fez presente em todo o globo. Hoje vemos guerras, a volta do terrorismo e a censura aprisionando a todos.”
Faltando um dia para a eleição, Trump e a vice-presidente Kamala Harris (Partido Democrata) estão tecnicamente empatados em 7 swing States (ou Estados-pêndulo), aqueles em que não há uma preferência definida e vão decidir o pleito.
Para ser eleito, é preciso ao menos 270 delegados dos 538 em disputa.
Projeções do site Real Clear Politics mostram Kamala com 211 delegados e Trump, com 219.
Considerando a vantagem numérica pela média das pesquisas nos Estados em disputa, o republicano venceria em 5 e seria eleito com 287 delegados. Já a democrata levaria em 2 e somaria 236.
Bolsonaro age nos bastidores para emparedar o STF e “carta na manga” para 2026 é revelada
O ex-presidente Jair Bolsonaro tem intensificado suas articulações políticas, fazendo apelos a senadores aliados para que priorizem suas reeleições em 2026 em vez de disputar governos estaduais. Essa estratégia visa fortalecer a bancada de direita no Senado e, eventualmente, garantir uma maioria qualificada de 54 senadores necessária para possíveis pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a partir de 2027, quando ocorrerá a renovação de 2/3 da Casa Legislativa.
Um poderosa “carta na manga”.
Na última semana, Bolsonaro realizou reuniões no Senado para consolidar o apoio do PL à candidatura de Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência do Senado em 2025. Em uma dessas reuniões, o ex-presidente pediu pessoalmente ao senador Marcos Rogério (PL-RO) que buscasse a reeleição ao Senado em vez de concorrer ao governo de Rondônia.
O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), também recebeu sinal verde de Bolsonaro para seguir a mesma linha e tentar sua reeleição em 2026.
Apesar dessas movimentações, o tema do impeachment de ministros do STF não foi abordado diretamente nas conversas com Alcolumbre. Os aliados de Bolsonaro reconhecem que, por buscar apoio de partidos governistas, Alcolumbre não pode se comprometer com uma agenda anti-STF antes das eleições internas que definirão o próximo presidente do Senado, sucessor de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Sob o comando da incompetente Nísia, Ministério da Saúde põe fogo em milhões de doses de vacinas
Mais um escândalo na pasta comandada pela socióloga Nísia Trindade, ministra da Saúde de Lula, certamente premiada com o ministério em razão de tudo que fez para atrapalhar a gestão anterior – por incompetência ou má-fé – quando presidia a FioCruz.
A notícia foi publicada na coluna de Tácio Lorran, no site Metrópoles:
“O Ministério da Saúde já incinerou, em 2024, 10,9 milhões de vacinas com o prazo de validade expirado. A maior perda se refere a imunizantes da Covid-19, mas há também doses para febre amarela, tétano, gripe e outras doenças.
A quantidade de imunizantes desperdiçados deve ser maior ainda, uma vez que o estoque do Ministério da Saúde armazena outras 12 milhões de doses que já venceram, incluindo 9 milhões da Janssen contra a Covid-19. As vacinas também devem ser incineradas.
Os dados foram obtidos pela coluna via Lei de Acesso à Informação (LAI). A resposta foi enviada em 25 de outubro.
Entre os imunizantes já incinerados, cerca de 6,4 milhões de doses eram para a Covid-19. A doença já matou mais de 5,1 mil pessoas no Brasil neste ano, de acordo com dados da pasta.
Já a DTP, vacina infantil que previne a difteria, o tétano e a coqueluche, aparece em seguida, com 3,1 milhões de doses incineradas. Depois, consta o imunizante contra febre amarela: foram 663,2 mil doses perdidas.
Como os dados são parciais, os números podem aumentar até o fim de 2024. A Saúde ainda explicou, em ofício, que ‘não possui gerência sobre a incineração no âmbito estadual’.”
O governo Lula não é apenas o mais incompetente da história. É o mais cruel.
As atrocidades praticadas pela pasta da Saúde são inconcebíveis.
O caso da contaminação por HIV de pacientes transplantados no Rio de Janeiro há um mês é outro exemplo. A própria ministra reconheceu que sabia do caso, mas que não tocou a investigação adiante por ‘falta de evidências’.
“Apenas quando se caracteriza suspeição de possível ação criminosa é que a polícia deve ser acionada. E a partir do momento que novos casos foram verificados e que indícios começam a ser levantados, é que eu procurei a Polícia Federal, que é o papel que cabe a uma instância federal”, disse.
Além de incompetente, Nísia é cruel.
Telebras admite ‘pedalada’ e diz que rombo em 2025 pode ultrapassar R$ 184 mi
Em documento acessado pela reportagem, a empresa pública afirmou que o rombo em 2025- estimado em R$ 184 milhões – pode superar o dobro em relação a este ano.
Depois da reportagem, parlamentares do partido Novo pediram apuração do tribunal. O ministro Antonio Anastasia, relator do processo, cobrou a Telebras e o Ministério das Comunicações, responsável por supervisionar as atividades da estatal.
Na resposta ao TCU, a Telebras confirmou ter usado a ferramenta orçamentária denominada Despesas de Exercícios Anteriores (DEA) para rolar compromissos de 2023 para o orçamento deste ano. O TCU considera esse tipo de procedimento irregular.
A DEA é um instrumento legítimo. No entanto, só deve ser usado em casos excepcionais, delimitados em lei diferentemente do uso feito pela estatal. Fora das regras, pode:
- Aumentar artificialmente o orçamento de um órgão; Acumular dívidas para a União; Distorcer resultados fiscais; Consumir recursos dos anos seguintes, impactando negativamente o planejamento do governo.
Sob a influência do senador Davi Alcolumbre (União-AP), a estatal substituiu toda a diretoria e acomodou aliados.
À reportagem, a Telebras afirmou que vai se manifestar no processo do TCU.
Segundo apurou o UOL, a Telebras declarou ao TCU ter informado a “todas as partes interessadas” sobre o uso da DEA, mas não mencionou quais foram esses órgãos ou ministérios.
Dois ofícios de fevereiro de 2024, obtidos pelo portal, revelam que a Telebras relatou ao Ministério das Comunicações “um saldo” de R$ 80 milhões em DEA para este ano.
A pasta comandada por Juscelino Filho disse ao TCU ter feito “reuniões ministeriais em articulação com os órgãos centrais” para “tratar da situação da Telebras”. O ministério contou à Corte ter discutido, nas ocasiões,
“implicações e riscos decorrentes desse cenário adverso”.
A pasta citou duas reuniões ocorridas neste ano sobre a questão.
Uma em 19 de março, com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Comunicações, Juscelino Filho, integrantes das pastas e um representante da Receita.
Outra no dia 9 de abril, com os mesmos ministros, seus assessores e o presidente da Telebras, Frederico de Siqueira.
A Fazenda disse à reportagem que
“não tem competência para administrar questões orçamentárias, operacionais e administrativas de outros ministérios ou de empresas estatais”.
FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/politica/telebras-admite-pedalada-e-diz-que-rombo-em-2025-pode-ultrapassar-r-184-mi/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification
Funcionário confessa ter desviado R$ 500 mil de empresa para apostar no Jogo do Tigrinho
Um funcionário de uma empresa em Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí, confessou ter desviado R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho.
A identidade do funcionário permanece em sigilo. Ele está sendo investigação por furto qualificado e associação criminosa. Em depoimento na última sexta-feira, 1º, ele mencionou nomes de outros possíveis envolvidos na ação.
O delegado Marcos Halan, da Polícia Civil do município, relatou que a empresa denunciou formalmente o funcionário. Dias depois, o ele se apresentou para prestar esclarecimentos, com o objetivo de evitar a prisão.
“A empresa nos procurou relatando que um funcionário tinha praticado um furto com a ajuda de outras pessoas, no valor em torno de R$ 500 mil”, disse Halan. Com o início da auditoria na empresa, o desvio já chega a R$ 600 mil.
“Posteriormente, o jovem veio até a polícia para apresentar a versão dele, confessando ter jogado o dinheiro na plataforma do Jogo do Tigrinho”, acrescentou o delegado. Em depoimento, o homem chegou a depositar R$ 140 mil na plataforma em um único dia.
O acusado vai responder criminalmente, e os outros suspeitos vão ser ouvidos pela polícia. “Nós ainda estávamos apurando o caso, e a empresa ainda estava fazendo a auditoria”, explicou Halan.
“Mas ele deve responder por furto qualificado e por associação criminosa, porque tem mais pessoas envolvidas que colaboraram com ele nos furtos”, acrescentou. “Ele mencionou os nomes de todos os outros envolvidos.”
FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/brasil/funcionario-confessa-desviar-r-500-mil-de-empresa-para-apostar-no-jogo-do-tigrinho/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification
Inquérito pode apontar mais vitimas de assédio
Já se passaram 45 dias desde a abertura do inquérito sobre denúncias de assédio e importunação sexual contra Silvio Almeida, ex-ministro dos Direitos Humanos do governo Lula (PT), mas não há sinal de conclusão dos trabalhos. O ministro André Mendonça, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), não tem pressa. Acha importante que a PF utilize do tempo que for necessário. No Congresso circula que depoimentos de testemunhas à Polícia Federal revelaram outras vitimas de assédio.
Desconfiança
Movimentos em defesa da mulher e políticos de oposição temem que o governo Lula aja novamente para passar pano no ex-ministro.
Omissão oficial
O governo e o próprio Lula são acusados de não agirem contra Silvio Almeida, apesar de saberem de tudo desde 2023.
Trinta dias
A legislação estabelece trinta dias para a conclusão de inquéritos, mas o delegado pode solicitar a ampliação do prazo, e Mendonça concederá.
Priapismo
A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) contou à PF que o assédio de Silvio Almeida começou antes da posse, já indicados ministros.
FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/inquerito-pode-apontar-mais-vitimas-de-assedio
Dória em carta a Lula: ‘Queria ter a chance de dizer que errei’
Afastado da política, o ex-governador de São Paulo João Dória enviou uma carta ao presidente Lula (PT) tentando uma reaproximação. Quem entregou a carta foi o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), informa o jornal O Globo, com quem teve atritos dentro do PSDB quando ambos pertenciam ao partido, hoje em decadência.
Dória é dono do Lide, grupo de líderes empresariais com interesses em projetos públicos e privados. Desde que Lula chegou ao poder, segue o jornal, Dória tem encontrado resistência de encontrar políticos do primeiro escalão de Brasília.
Além de Lula e do próprio Alckmin, o empresário buscou se aproximar de figuras como Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí, e os tucanos Rodrigo Garcia e Bruno Araújo.
Agora, Dória se chama de “João conciliador”, segundo a reportagem, uma brincadeira com o bordão “João trabalhador”, usado ao ingressar na política.
Mercado financeiro espera dólar mais caro e inflação mais alta
O Banco Central divulgou nesta segunda-feira (4) mais uma edição do Boletim Focus, documento com a expectativa do mercado financeiro em relação ao desempenho da economia brasileira.
Pela quinta semana consecutiva, os analistas financeiros revisaram para cima a expectativa em relação ao IPCA, marcador oficial da inflação. O índice, esta semana, ficou em 4,59% para 2024. Estava em 4,55% na semana passada. A novidade desta edição é que houve impacto na inflação prevista até para 2026, reajustada para 3,61% ante o 3,60% da semana anterior.
A projeção para a cotação do dólar também foi impactada. Há 4 semanas a expectativa era da moeda sendo negociada em R$5,40. Na semana passada, o valor subiu para R$5,45 e na edição de hoje do Focus está em R$5,50. O mercado também reajustou as projeções para 2025, R$5,43; 2026, R$5,40; e 2027, R$5,40.
A previsão para o PIB também foi reajustada com ligeira alta, passou de 3,08% para 3,10% este ano. Não houve alteração para os anos seguintes.
Governo Lula criou ‘filiais’ do Ministério da Cultura e deu cargos a petistas, diz jornal
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estabeleceu uma rede de escritórios do Ministério da Cultura em todos os Estados brasileiros, empregando 80 servidores. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.
Esses escritórios, amplamente preenchidos por membros do PT, têm como função principal influenciar a seleção de ONGs para formar comitês culturais estaduais, parte de uma política nacional que visa a investir R$ 58,8 milhões na “difusão cultural” nos próximos dois anos.
O Ministério da Cultura alega que a escolha dos comissionados é baseada em sua experiência no setor cultural, não sendo a filiação partidária um requisito. No entanto, o texto também afirma que o governo Lula opera com uma ampla base partidária para “promover a coalizão política e fortalecer a democracia”.
O Estadão revelou que algumas ONGS selecionadas para receber fundos públicos têm ligações com petistas e membros do próprio ministério, incluindo uma organização associada a um empresário acusado de desviar recursos culturais e outra administrada por um candidato a vereador que utilizou o espaço para atividades eleitorais.
Dos 26 escritórios estaduais, 19 são liderados por membros do PT, um por um filiado ao PSB e outro por um integrante do Psol. Os outros cinco coordenadores, embora não tenham filiação formal, possuem ligações políticas significativas.
FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/politica/governo-lula-criou-filiais-do-ministerio-da-cultura-e-deu-cargos-para-petistas-diz-jornal/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification
Be the first to comment on "Governadores discordam de proposta de Lula para centralizar a segurança pública"