O Brasil vai se tornando, a cada dia de governo Lula que passa, no país onde há duas realidades. A primeira é a realidade que todo mundo vê com os olhos e a lógica. A segunda é a realidade do governo – e essa realidade é hoje o avesso do avesso do avesso. Este Brasil onde tudo é o contrário do que o presidente Lula diz aparece a cada “evento” oficial – ou seja, a cada aglomeração de gatos gordos para comemorar algo que fizeram errado.
A última dessas quermesses foi o que os serviços de propaganda, pagos por você, chamaram de “inauguração” de um dos mais sinistros assaltos jamais cometidos contra o Erário: o Comperj, obra da Petrobras que levou dezoito anos para ser inaugurada, não serve para aquilo que foi planejada e provocou um prejuízo, em dinheiro de hoje, de 70 bilhões de reais.
Para o presidente da República, o conto de terror do Comperj é uma prova do sucesso empresarial das estatais, e dos imensos benefícios que ela traz para os pobres
Mudaram o nome da coisa para “Complexo de Energias de Boaventura”, dentro da sua estratégia de anular a realidade objetiva e substitui-la por uma mentira oficial. Mas o desastre continua exatamente do mesmo tamanho. O tal complexo da Petrobras, de Lula e das empreiteiras de obras foi tocado durante anos a fio pelos mais agressivos escroques que já passaram pela estatal – muitos dele condenados por corrupção pela Lava Jato.
Deu os maiores prejuízos da história da empresa, que durante a administração de Lula já carrega a construção da refinaria mais cara do mundo (20 bilhões de dólares e ainda não está pronta), da prodigiosa compra de uma montanha de ferro velho na Califórnia e outros feitos d’armas desse tipo.
Para o presidente da República, entretanto, o conto de terror do Comperj é uma prova do sucesso empresarial das estatais, e dos imensos benefícios que ela traz para os pobres. Tirou 70 bilhões de reais do bolso deles e levou quase 20 anos de obras, mas foi mais uma lição de como “o Estado” consegue resolver problemas melhor do que ninguém neste país. Afasta ainda mais a Petrobras de fazer a única coisa que dá certo, que é a extração de petróleo em alto mar, e enterra a empresa em atividades monopolistas, improdutivas e fadadas ao prejuízo.
Estaria muito ruim se fosse só isso, mas Lula sempre arranja uma maneira de piorar os seus piores momentos. Na inauguração do Comperj, seu novo mamute de estimação, usou o fracasso do “complexo” como exemplo de como o “Estado” é bom e como a iniciativa privada é ruim para a economia. Saiu, mais uma vez, com um destampatório contra a privatização da Vale, que já tem 30 anos e fez o valor da empresa subir de R$ 40 bilhões para R$ 250 bi – e chamou de “idiotas” quem tem uma opinião diferente da dele sobre a privatização da Petrobras. Lula é isso. Com ele, o certo vira errado, o bom vira ruim e a virtude vira vício.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/jr-guzzo/comperj-brasil-avesso-lula-certo-agora-errado-virtude-vicio/
Inaceitável!
O ministro Ricardo Lewandowski disse que é “inaceitável” revogar visto americano de autoridades que censuram cidadãos americanos. O garoto-propaganda da audiência de custódia, uma espécie de SAC, Serviço de Atendimento ao Criminoso, não gostou da ameaça feita por congressistas republicanos, que ingressaram com um pedido para que o governo Biden cancele o visto de gente como Alexandre de Moraes. Onde já se viu?!
Para Lewandowski, toda empresa deve cumprir as leis do país, pois ninguém está acima delas. O ministro lulista ignora justamente o cerne da questão: quem não vem cumprindo as leis do próprio país é quem deveria ser seu guardião. O X de Elon Musk, afinal, decidiu parar de obedecer a exigências ilegais, atestando que, no Brasil, “a lei viola a lei”. Ninguém está acima das leis mesmo, inclusive o STF!
Inaceitável, ministro Lewandowski, é o ladrão ter voltado à cena do crime, como diria Alckmin. Inaceitável é o próprio Alckmin ser seu vice e posar ao lado de terroristas
Em regimes tirânicos de republiquetas das bananas, há apenas um verniz de legalidade em atos que são puro arbítrio, já que a hipocrisia é a homenagem que o vício presta à virtude. Até na Venezuela existe esse papinho de soberania nacional e respeito às leis do país. Aliás, o discurso lulista e alexandrino no Brasil é indistinguível das falas de Nicolás Maduro. Todo ditador se parece…
O que os censores querem é abusar do poder mantendo as aparências, para que não sofram as consequências internacionais de seus atos criminosos. Mas é justamente isso que pode mudar com as iniciativas de Maria Elvira Salazar e outros congressistas. Há um projeto de lei que menciona especificamente Alexandre de Moraes, e Donald Trump pode voltar à Casa Branca, não custa lembrar.
Se isso acontecer, fica mais provável uma punição americana aos abusadores brasileiros. O país pode até mesmo acabar sofrendo sanções econômicas, como seus companheiros Rússia, Irã e Venezuela. Na ONU, antes de ter seu microfone cortado, Lula enalteceu justamente o eixo sul contra o Ocidente. O Brasil está oficialmente no “eixo do mal”, no grupo de países que abominam o Estado de Direito e a própria democracia.
Como será que os tucanos de mercado que fizeram o L se sentem agora? Será que Arminio Fraga está contente com o resultado de suas escolhas? O que João Amoedo e Elena Landau pensam da possibilidade de o Brasil sofrer punições por praticar censura contra cidadãos americanos? Ao menos se livraram de Bolsonaro, né, que escrevia uns tweets “desrespeitosos”…
Inaceitável, ministro Lewandowski, é o ladrão ter voltado à cena do crime, como diria Alckmin. Inaceitável é o próprio Alckmin ser seu vice e posar ao lado de terroristas num evento em que “morte à América” é gritado. Inaceitável é comunista no STF. Inaceitável é o Brasil receber navios iranianos que dão suporte a terroristas. Inaceitável é censurar indivíduos e toda uma plataforma por questões políticas e eleitorais.
Alguns ministros querem fazer tudo isso e depois curtir a Disney, uma piscina milionária em Key Biscayne ou o cheiro de maconha em New York. Eles não querem ficar restritos a Havana e Caracas. Mas isso pode mudar se Trump vencer e retornar ao poder, com Elon Musk fazendo parte de seu governo. Os ministros lulistas podem curtir a praia em Varadero, mas melhor se despedirem de Miami…
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/inaceitavel-ricardo-lewandowski-comunista/
URGENTE: Prisão “imediata” de Nicolas Maduro é decretada
Nesta segunda-feira (23), um tribunal federal na Argentina ordenou a prisão “imediata” do ditador venezuelano Nicolás Maduro e do ministro do Interior Diosdado Cabello por crimes contra a humanidade.
A ordem judicial foi emitida em resposta a um recurso do promotor argentino Carlos Stornelli, após uma decisão anterior ter rejeitado a queixa contra os dois venezuelanos.
Os membros do tribunal federal, Pablo Bertuzzi, Leopoldo Bruglia e Mariano Llorens, ordenaram que “os mandados de prisão de Nicolás Maduro e Diosdado Cabello sejam executados imediatamente, e que sua prisão internacional seja solicitada via Interpol para fins de extradição para a República Argentina”, de acordo com a resolução.
“Foi comprovado que existe na Venezuela um plano sistemático de repressão, desaparecimento forçado de pessoas, tortura, homicídios e perseguição contra uma parte da população civil, desenvolvido pelo menos desde o ano de 2014 até o presente”, diz um trecho da decisão, divulgado pelo jornal La Nación.
A ordem vem horas após a Suprema Corte da Venezuela emitir um mandado de prisão contra o presidente da Argentina, Javier Milei, em meio a uma controvérsia entre os dois países sobre a detenção em território argentino – e a entrega aos Estados Unidos – de um avião de carga que Washington alega ter sido vendido por uma companhia aérea iraniana sancionada a uma empresa estatal venezuelana.
A represália aumenta as tensões entre Venezuela e Argentina, que têm se intensificado desde que Milei assumiu o poder em dezembro, levando a uma ruptura nas relações diplomáticas.
O caso contra Maduro e seu braço direito foi levado aos tribunais argentinos pelo Fórum Argentino pela Democracia na Região no início de 2023, levando em conta a jurisprudência argentina em direitos humanos e o princípio da jurisdição universal que permite ação contra crimes contra a humanidade, mesmo que tenham sido cometidos fora de suas fronteiras.
De acordo com os demandantes, um plano sistemático de repressão, desaparecimento forçado de pessoas, tortura, homicídios e perseguição contra dissidentes está em vigor na Venezuela desde 2014.
Justiça manda soltar Deolane Bezerra e outros investigados em operação sobre bets
A Justiça de Pernambuco mandou soltar, na noite desta segunda-feira (23), a influenciadora Deolane Bezerra e outras 17 pessoas presas durante a Operação Integration, que investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro, proveniente de jogos de azar.
A decisão foi assinada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Eduardo Guilliod Maranhão, que analisou um habeas corpus impetrado pela defesa de Darwin Henrique Filho, dono da Esportes da Sorte, uma das empresas alvo da operação.
Na decisão, o desembargador citou que o Ministério Público de Pernambuco ainda não ofereceu denúncia contra os envolvidos, além disso, o órgão devolveu o inquérito à Polícia Civil para a realização de mais diligências.
“Em verdade, a partir do momento em que o Órgão Ministerial não se mostra convicto no oferecimento da denúncia, mostram-se frágeis a autoria e a própria materialidade delitiva, situação esta que depõe contra o próprio instituto da prisão preventiva prevista na norma adjetiva penal”, disse Maranhão.
O desembargador reforçou que “se inexistem elementos para o oferecimento da denúncia, a prisão dos acusados deve ser imediatamente relaxada sob pena de configuração de constrangimento ilegal”.
Maranhão manteve as ordens de bloqueio de valores e sequestros de bens dos investigados determinas na operação.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/justica-manda-soltar-deolane-bezerra-operacao-sobre-bets/
Justiça decreta prisão de Gusttavo Lima em investigação sobre bets
A Justiça de Pernambuco decretou, nesta segunda-feira (23), a prisão do cantor Gusttavo Lima. A decisão é um desdobramento da Operação Integration, que prendeu a influenciadora e advogada Deolane Bezerra no início do mês. A defesa do cantor classificou a ordem de prisão como “injusta” e “sem fundamentos legais”.
A Polícia Civil investiga uma suposta organização criminosa que atua em jogos ilegais, incluindo bets e jogo do bicho, e lavagem de dinheiro. A juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, determinou a prisão do cantor.
Na decisão, a magistrada citou que a “intensa relação financeira” de Gusttavo Lima com os alvos da operação “inclui movimentações suspeitas” e “levanta sérias questões sobre sua própria participação em atividades criminosas”. O processo tramita em sigilo. Além do cantor, um empresário também teve a prisão preventiva decretada.
“É imperioso destacar que Nivaldo Batista Lima [nome verdadeiro do cantor], ao dar guarida a foragidos, demonstra uma alarmante falta de consideração pela Justiça. Sua intensa relação financeira com esses indivíduos, que inclui movimentações suspeitas, levanta sérias questões sobre sua própria participação em atividades criminosas”, disse a juíza.
“A conexão de sua empresa com a rede de lavagem de dinheiro sugere um comprometimento que não pode ser ignorado”, acrescentou. A juíza apontou que uma aeronave utilizada por Gusttavo Lima para uma viagem à Grécia teria sido usada para deixar dois investigados no exterior.
Na ocasião, o cantor viajou para comemorar seu aniversário, entre os convidados estavam José André da Rocha Neto, dono da casa de apostas Vai de Bet, e a esposa do empresário, Aislla Rocha.
“Na ida, a aeronave transportou Nivaldo Lima e o casal de investigados, seguindo o trajeto Goiânia – Atenas – Kavala. No retorno, o percurso foi Kavala – Atenas – Ilhas Canárias – Goiânia, o que sugere que José André e Aislla possam ter desembarcado na Grécia ou nas Ilhas Canárias, na Espanha”, disse a magistrada.
“Esses indícios reforçam a gravidade da situação e a necessidade de uma investigação minuciosa, evidenciando que a conivência de Nivaldo Batista Lima com foragidos não apenas compromete a integridade do sistema judicial, mas também perpetua a impunidade em um contexto de grave criminalidade”, reforçou.
Em nota, o TJPE destacou que foi determinado o bloqueio de bens dos envolvidos, “visando garantir a reparação dos danos e a eficácia das medidas judiciais”. Os alvos da ordem judicial também deverão entregar seus passaportes à justiça e terão os registros de armas de fogo suspensos.
Além disso, a Justiça “também manteve todos os decretos de prisão já expedidos anteriormente, incluindo o da influenciadora Deolane Bezerra, e determinou a difusão vermelha junto à Interpol para a captura dos que estão foragidos”. Cinco investigados foram incluídos na lista de difusão vermelha da Interpol.
Decisão cita que Gusttavo Lima comprou 25% da Vai de Bet
Segundo o documento, no dia 1º de julho de 2024, Gusttavo Lima “adquiriu uma participação de 25% na empresa Vai de Bet”. A justiça considerou que esse fato “acentua ainda mais a natureza questionável de suas interações financeiras”.
“Essa associação levanta sérias dúvidas sobre a integridade das transações e a legitimidade dos vínculos estabelecidos”, diz a decisão.
“É fundamental ressaltar que, independentemente de sua condição financeira, ninguém pode se furtar à Justiça. A riqueza não deve servir como um escudo para a impunidade, nem como um meio de escapar das responsabilidades legais”, afirmou a juíza Andrea Calado da Cruz.
O nome do cantor apareceu na investigação quando a Operação Integration foi deflagrada. A Polícia Civil de São Paulo apreendeu um avião CESSNA 560XLS que pertencia à empresa de Gusttavo Lima, a Balada Eventos e Produções.
Na ocasião, a defesa da empresa informou que a aeronave tinha sido vendida para a J.M.J Participações, companhia de José André da Rocha Neto, dono da Vai de Bet. O cantor afirmou que não tinha mais vínculo com a aeronave.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/justica-decreta-prisao-de-gusttavo-lima-em-investigacao-sobre-bets/
SAÍDA TEMPORÁRIA
FONTE: JBF https://luizberto.com/saida-temporaria/
PODERÃO SER SOLTOS
FONTE: JBF https://luizberto.com/poderao-ser-soltos/
VEXAME INTERNACIONAL
FONTE: JBF https://luizberto.com/vexame-internacional/
Filha condenada pelo assassinato de ex-ministro do TSE finalmente deve ser presa
Julgada pelo Tribunal do Juri, a arquiteta Adriana Villela foi condenada a 61 anos e 3 meses de prisão pelos assassinatos do pai, o ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela; da mãe, Maria Villela; e da empregada, Francisca Nascimento.
O triplo homicídio ocorreu em agosto de 2009.
Em outubro de 2019, Adriana Villela passou pelo julgamento mais longo já ocorrido no TJDFT (foram 10 dias de trabalhos, com mais de 103 horas de duração), e foi condenada.
A defesa de Adriana recorreu e ela permanece solta, aguardando o julgamento do recurso.
Entretanto o novo posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) fez com que os assistentes de acusação ingressassem com requerimento pedindo a imediata prisão da condenada.
O Recurso Extraordinário (RE) 1235340, do Supremo Tribunal Federal (STF), entendeu que condenados por júri popular podem ser presos imediatamente após a decisão. A decisão foi tomada pela Corte em 12 de setembro e contou com a maioria dos votos.
Assim, os assistentes de acusação de uma das vítimas do processo que ficou conhecido como “crime da 113 Sul” requereram à Justiça do DF o início do cumprimento da pena de prisão de Adriana Villela.
O pedido foi apresentado pelos advogados contratados da família de Francisca Nascimento, uma das vítimas.
Aécio é apoiador ‘secreto’ do prefeito candidato à reeleição em BH
Longe dos holofotes desde o escândalo de corrupção na Lava Jato, o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) tenta voltar ao poder apoiando quase secretamente a reeleição do prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD). Amigos do tucano brincam: “ele sofre de crise de abstinência do poder”, vendo em Fuad a esperança de retomar o protagonismo. Aécio precisa combinar os “russos”: Fuad está em 3º nas pesquisas, tem menos da metade do líder, Mauro Tramonte (Republicanos).
Ciscando pra dentro
Além da própria força eleitoral, Tramonte ganhou apoio de lideranças como Alexandre Kalil, ex-prefeito de BH muito popular em Minas.
Nem aí em 2020
Em 2020, o PSDB não apoiou a chapa de Fuad, que era vice de Kalil, mas este ano os tucanos até desistiram da candidatura própria.
Tucano já era?
Aécio parece resistir à passagem de bastão em Minas, após as duas eleições de Romeu Zema (Novo) e o despertar de Kalil para a política.
Intenções de voto
A mais recente pesquisa Marca (MG-00538/24) mostra a liderança de Tramonte (31,3%) contra 15,4%% de Bruno Engler e 14,7% de Fuad.
PT admite Marina ‘Autoridade’, mas saindo do MMA
Líderes do PT tentam convencer Lula (PT) a se livrar da ministra mosca-morta do Meio Ambiente, Marina Silva, agora que ela finalmente admitiu ter sido “insuficiente” a ação do governo contra os incêndios de matas e florestas no Brasil, os mais devastadores em 20 anos. O PT nunca engoliu a nomeação de Marina porque ela abandonou o partido para criar o Rede e sempre desdenhou da liderança de Lula. Agora, o PT admite Marina na “Autoridade Climática”, desde que deixe o cargo de ministra.
Briga no governo
Mais uma vez, o embate está entre o ministro Rui Costa (Casa Civil) e o PT de Gleisi Hoffmann, que detesta Marina e é correspondida.
Fatias
Marina quer continuar ministra, mas indicando mais um “parceiro” de ONG para a “Autoridade”, que ficaria subordinada ao seu gabinete.
Pra depois
Lula tentou resolver o impasse antes da assembleia da ONU. Não deu. Prometeu bater o martelo na volta, no máximo até o início de outubro.
Poder sem Pudor
A ditadura da poesia
Nomeado interventor do Amazonas por Getúlio Vargas, o poeta Álvaro Maia sempre encontrava tempo para cometer versos. Mas dava duro. Certo dia, o prefeito de Lábrea reclamou do promotor da cidade: “O senhor precisa demitir o homem. Ele bebe muito, dá escândalo. Até já ficou nu na beira do rio. E isso não é nada, há coisa muito pior…” O interventor se interessou: “É mesmo?” O prefeito se animou: “Além de todos os vexames, ele ainda é poeta!” O prefeito foi posto pra fora do gabinete e demitido no mesmo instante.
Tudo como dantes
A expectativa, até no próprio governo Lula, é que o ‘X’ volte a funcionar no Brasil até o fim desta semana. Será retorno da rede social como era antes, com perfis censurados e obedecendo ao Supremo.
Jornalismo na veia
Sobrou para a rede inglesa BBC a revelação de que Lula (PT) recebeu executivos da petroleira multinacional Shell antes de seu discurso “pró-meio-ambiente” nas Nações Unidas, em Nova York (EUA).
Indignação seletiva
A reunião secreta de Lula com executivos da Shell nos EUA pegou mal… nas redações dos veículos de comunicação, mas o mercado gostou: ações da petroleira fecharam em alta de 0,4% na segunda (23).
É ruim, esconde
O FBI encontrou bilhete no qual o homem preso admite que fracassou na tentativa de matar Donald Trump, mas a agência de notícias AP ainda chama isso de “aparente tentativa de assassinato”. Fez escola Rubens Ricúpero, ex-ministro de Itamar Franco: “o que é ruim a gente esconde”.
Frase do dia
“Ela esbanja. Nós pagamos a conta”
Deputado General Girão (PL-RN) sobre governo esconder gastança de Janja nos EUA
É uma droga
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) cobrou do governo explicações sobre como um caminhão dos Correios foi usado para transportar duas toneladas de maconha em Cascavel (PR). A PRF apreendeu o veículo.
Nery faz muita falta
Faleceu no Rio Sebastião Nery, 93, um dos jornalistas e escritores mais importantes do nosso tempo. As despedidas começam às 8h desta terça (24) na capela 7 do crematório do Memorial do Carmo, no Rio.
É recorde!
O Brasil bateu recorde e emitiu 183 milhões de toneladas de carbono devido aos incêndios. Foram 65 milhões de toneladas só em setembro. A conta é do Serviço de Monitoramento Atmosférico Copernicus.
Brasil em chamas
O senador Marcos Rogério (PL-RO) cobra mais ação e menos lacração do governo Lula contra os incêndios que destroem o País, “discursos vazios não apagam incêndio. O Brasil precisa de ação imediata”.
Pergunta na operação
Dois escândalos, duas medidas?
FONTE: DP https://diariodopoder.com.br/coluna-claudio-humberto/aecio-e-apoiador-secreto-do-prefeito-fuad-em-bh
Numerosa comitiva de Lula é barrada e petista cancela ida a evento de Clinton
A volumosa comitiva do presidente Lula se envolveu em um barraco em um evento promovido pela fundação do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
O presidente Joe Biden decidiu comparecer ao evento e a segurança precisou ser reforçada. Houve a necessidade de limitar a quantidade de gente da comitiva de Lula, recheada de ministros, embaixadores e demais assessores.
Com rigoroso protocolo de segurança, além de limitar a quantidade de pessoas no espaço, a segurança de Biden decidiu revistar o staff de Lula, o que causou irritação na comitiva.
A decisão foi vista como inaceitável. Fontes ouvidas pelo portal Uol relataram que houve rispidez entre os seguranças do brasileiro e do norte americano. Com a quebra de protocolo, Lula decidiu não participar do evento e seguiu para uma premiação promovida pela fundação Bill e Melinda Gates.
Candidata a prefeita do Guarujá sofre atentado a tiros
A Polícia Civil de São Paulo está investigando uma tentativa de homicídio contra a candidata à prefeitura de Guarujá (SP), Thaís Margarido (União Brasil), ocorrida na noite deste domingo (22).
De acordo com a polícia, o carro no qual estava Thaís Margarido, uma assessora, e duas crianças, de 8 e 10 anos, foi atingido por diversos disparos de arma de fogo quando a candidata deixava o bairro Santa Cruz dos Navegantes, onde havia feito uma caminhada em sua campanha eleitoral. Não houve feridos.
“A vítima compareceu à delegacia onde prestou depoimento. O carro foi apreendido e passará por perícia. O caso foi registrado como tentativa de homicídio na Delegacia de Guarujá”, diz o texto de nota da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
De acordo com a assessoria da candidata, cinco tiros atingiram o carro na estrada do Santa Cruz. “Quando já estavam na estrada do Santa Cruz, num trecho de mata, escutaram vários tiros. A assessora, que dirigia, conseguiu acelerar e escapar do local. Cinco tiros atingiram o veículo. Ninguém ficou ferido”, diz a nota da candidata.
Thaís Margarido lamentou o ocorrido e afirmou permanecer na disputa política. “Isso foi muito grave, eu estava com duas crianças no banco de trás. Não compreendo ainda o motivo para isso. Agora eu só preciso ficar com a minha família, entender o que aconteceu hoje, e seguir, porque é isso que farei, eu vou seguir”, disse.
Estavam no carro a filha de oito anos da candidata e a filha, de 10 anos, do candidato a vereador Nildo Fernandes (União Brasil).(Com ABr)
Be the first to comment on "O Brasil do avesso de Lula: o certo agora é errado e a virtude é vício"