A Comissão de Segurança Pública do Senado, em uma sessão realizada nesta terça-feira (9), aprovou um requerimento para uma audiência pública virtual com Elon Musk, presidente do X (Twitter).
O objetivo é esclarecer as alegações de Musk sobre pressões de políticos e membros do judiciário brasileiro para censurar vozes de parlamentares e jornalistas na plataforma.
A iniciativa foi proposta pelo senador Eduardo Girão (Novo-CE).
Além de Musk, a audiência contará com os jornalistas Sérgio Tavares e Michael Shellenberger, este último um dos nomes por trás da revelação dos chamados “Twitter Files Brazil”.
Esta série de documentos expõe conversas internas do Twitter que sugerem tentativas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre outros órgãos, de infringir o Marco Civil da Internet e direitos fundamentais para investigar usuários baseados em hashtags específicas.
“Vitória do Brasil e da Liberdade! Conseguimos aprovação para que o Senado ouça, ainda que virtualmente, Elon Musk e Michael Shellenberger sobre o escândalo Twitter Files, que põe a nu a censura política no país”, anunciou Girão em sua conta no X.
Veja o vídeo:
Moraes faz acusação seríssima contra um dos maiores escritórios jurídicos do país
O escritório de advocacia Pinheiro Neto é um dos maiores e mais respeitados do Brasil, reconhecido internacionalmente por sua excelência, alto nível e apurado profissionalismo.
O time do ‘Pinheiro Neto’ é composto por advogados de primeiríssima linha, juristas brilhantes e certamente entre os melhores do país.
A banca tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e ainda nos Estados Unidos e no Japão.
É o escritório Pinheiro Neto que defende os interesses da rede social “X”, antigo Twitter, no Brasil.
O ministro Alexandre de Moraes acusou o escritório Pinheiro Neto de “beirar a litigância de má-fé” na sua defesa do X.
Resta saber o que significa “beirar” no linguajar do magistrado.
AO VIVO: Elon Musk dobra a aposta / Militares americanos cobram explicação do Brasil (veja o vídeo)
O embate continua!
Elon Musk não recuou e continua soltando o verbo contra o ministro Alexandre de Moraes e o governo Lula.
E não para por aí!
Os militares americanos estão apoiando Musk. E agora?
O deputado federal Capitão Alden é autor do requerimento que convoca Rui Costa a prestar esclarecimentos sobre o suposto envolvimento em esquema de fraudes com respiradores.
Quem poderia imaginar isso vindo de um ministro de Lula?!
Para falar sobre esses e outros assuntos, o Hora Notícia recebe o vereador Rubinho Nunes, de São Paulo, a vereador Fernanda Barth, de Porto Alegre, e o analista político Rony Gabriel. Apresentação de Berenice Leite. Assista no canal Fator Político BR, o seu canal de notícias na internet!
Veja o vídeo:
Após absolvição de Moro, partidos analisam votos de juízes para cartada final no TSE
Os partidos autores das ações contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) por suspeita de abuso de poder econômico nas eleições de 2022 confirmaram que vão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após a absolvição do ex-juiz da Lava Jato por 5 a 2 em julgamento encerrado nesta terça-feira (9) no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
A maioria dos juízes criticou a somatória dos gastos da pré-campanha de Moro à Presidência da República com as despesas da campanha como candidato a senador paranaense, sem a devida individualização dos valores apresentados nos autos. De acordo com os magistrados, nem o PL e nem a Federação PT-PV-PCdoB detalharam os gastos de pré-campanha de Moro pagos pelo fundo eleitoral e não demonstraram comparativos com os demais candidatos para configuração do abuso e, consequentemente, o desequilíbrio no pleito.
Com exceção dos votos divergentes apresentados pelos desembargadores José Rodrigo Sade e Julio Jacob Junior, ambos nomeados pelo presidente Lula (PT), a maioria da Corte acompanhou o voto do relator pela absolvição de Moro e pelo afastamento do uso do caso da ex-senadora Selma Arruda como precedente pela cassação de Moro. Em 2019, a ex-parlamentar foi cassada por gastos na pré-campanha para produção de jingles, propaganda e materiais de campanha, o que no entendimento dos cinco juízes paranaenses se diferencia da denúncia sofrida pelo atual senador.
Em nota, o PT do Paraná aposta que o TSE deve ter um entendimento diferente sobre a jurisprudência do caso Selma Arruda, o que pode levar à cassação do mandato de Moro na instância superior. “Respeitamos a decisão do TRE-PR, mas discordamos. Até mesmo os votos contrários à cassação deixaram clara a vultuosidade da pré-campanha de Moro. A conclusão desconsidera o montante global e sua gravidade no desequilíbrio da disputa, como entende há muito a jurisprudência. Aguardaremos a publicação dos votos para preparar o recurso para o TSE, onde esperamos a reversão da decisão, como já julgado no caso Selma Arruda”, afirma a nota petista. A previsão é que o processo de Moro chegue ao TSE em maio.
De acordo com o advogado da Federação encabeçada pelo PT, Luiz Eduardo Peccinin, a análise do TSE deve levar em conta os precedentes que o Tribunal já tem sobre os casos de abuso econômico em pré-campanha, o que pode resultar em uma decisão diferente do TRE-PR. Além disso, ele afirma que os juízes eleitorais em Brasília podem avaliar o caso Moro com “distanciamento dos fatos”.
“O TRE está aqui no Paraná. Acredito que seja até uma decisão difícil de tomar pela cassação do senador do próprio estado. Já o TSE tem esse distanciamento do calor dos fatos, do momento. Então, acredito que o TSE pode tomar uma decisão bastante coerente com a jurisprudência que deve ser formada daqui para frente”, declarou Peccinin.
Em nota, os advogados do PL Bruno Cristaldi e Guilherme Ruiz Neto afirmaram que os votos divergentes e até mesmo alguns dos convergentes cederam “excelente argumentação” para o recurso ao TSE. “Tivemos inclusive votos que consideraram o total de gastos acima de R$ 1,2 milhão (mais de 24% do teto de gastos da campanha), concluindo, com o devido respeito ao julgador, equivocadamente pela ausência de abuso do poder econômico.”
Os representantes da sigla lembram que o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral foi pela cassação de Moro e dos suplentes no Paraná, o que também pode ser usado na chegada do processo em Brasília. “Seguimos convictos que o TSE dificilmente validará uma decisão que abre caminho para candidatos se lançarem a um cargo com maior teto e depois registrarem candidatura a outro, de menor expressão – burlando assim a verificação de eventual abuso de poder econômico em pré-campanha”, ressaltam os advogados em nota.
O advogado do senador, Gustavo Guedes, respondeu que está feliz pela absolvição no TRE-PR com a demonstração de que não houve nenhuma ilegalidade na pré-campanha e também durante a campanha de Moro. Ele afirmou que aguarda o recurso ao TSE para analisar o caso.
“Temos que esperar a publicação do acórdão, eventuais embargos de declaração e os recursos ao TSE. Se assim for, estaremos preparados para acompanhar esse caso em Brasília também”, disse. “Essa jurisprudência e a decisão sinalizam para uma necessidade do Congresso enfrentar esse assunto e que se crie, efetivamente, um período e uma disciplina de pré-campanha que até agora não há”, acrescentou.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/parana/apos-absolvicao-de-moro-partidos-analisam-votos-de-juizes-para-cartada-final-no-tse/
Justiça argentina determina bloqueio de bens e quebra de sigilo bancário de Alberto Fernández
A justiça da Argentina determinou o bloqueio de bens e a quebra de sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Alberto Fernández, em meio a um escândalo envolvendo a contratação irregular de seguros e desvio de dinheiro público. As informações foram reveladas pelo jornal Clarín, nesta terça-feira (9).
As investigações começaram com uma denúncia, que foi acatada pelo Ministério Público argentino em fevereiro, quando o peronista foi denunciado formalmente. O caso gira em torno de irregularidades geradas a partir de um decreto presidencial de 2021 do antigo governo, que impôs ao setor público a obrigação de contratar seguros para empréstimos a aposentados e pensionistas exclusivamente com a empresa Nación Seguros.
Segundo as denúncias recebidas pelo MP, a estatal subcontratou intermediários que recebiam comissões de 17%, taxa três vezes superior às de mercado, e cujos ganhos chegaram a 20 bilhões de pesos argentinos por ano (R$ 120 milhões em valores atuais).
A legislação argentina proíbe a subcontratação de apólices, motivo pelo qual o peronista e ao menos outras 32 pessoas estão sendo investigadas, por ordem do juiz federal Julián Ercolini, incluindo o corretor de seguros Héctor Martínez Sosa; sua esposa e ex-secretária do chefe de Estado, María Marta Cantero; além do ex-chefe da Nación Seguros Alberto Pagliano. Fernández nega as acusações.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/justica-argentina-determina-bloqueio-de-bens-e-quebra-de-sigilo-bancario-de-alberto-fernandez/
Ameaçado por impeachment, Alexandre de Moraes articulava saída honrosa do STF. Aí…*
“Depois do que vimos nos documentos divulgados por Elon Musk, só há uma saída para o ministro Alexandre de Moraes”, disse o senador Rodrigo Pacheco, com um leve tremor na voz. Ele se referia a uma série de e-mails e mensagens informais do ministro para a equipe do Twitter no período pré-Musk, e que deixam clara a intenção do STF de interferir na eleição presidencial e de eliminar qualquer oposição aos desmandos do tribunal.
Foi, de fato, um dia histórico, aquele. Um dia que muitos acharam que jamais chegaria. “Tudo não passa de um blefe”, disse o ministro Luís Roberto Barroso na ocasião. Se bem que, naquela época, o então presidente do STF tinha todos os motivos do mundo para transpirar essa arrogância toda. Afinal, ele tinha a imprensa inteira ao seu lado. Uma imprensa disposta a impor a narrativa falaciosa da “soberania nacional ameaçada” a fim de proteger os ministros do STF e sua versão canastrona de democracia.
Esse, aliás, é o grande problema dos poderosos que se aliam à imprensa – e vice-versa. Até certo ponto, a imprensa os protege, é verdade. Mas esse cordão de isolamento simbólico também os impede de ver o horizonte da realidade. Foi o que aconteceu com Barroso e os agora ex-ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Dias Toffoli. Eles foram incapazes de se preparar para uma tempestade que simplesmente não viram, tantos eram os bajuladores em seu entorno. E choveu, hein?! Como choveu!
Não foi por falta de aviso. Aqui neste espaço mesmo, perdi a conta dos textos que de alguma forma exortavam os ministros do STF a reconhecerem a fragilidade de seu poder. O próprio Alexandre de Moraes, que agora articula uma saída honrosa (ou menos humilhante) do STF e da vida pública, ilustrou várias colunas que falavam da importância da humildade. Simplesmente porque a gente é humano e erra mesmo, pô. E por isso tem que se colocar sempre numa posição em que o perdão venha fácil. Porque, mais uma vez, a gente é humano e erra mesmo. E, mais cedo ou mais tarde, chega a hora em que só uma coisa nos salva: o perdão.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/polzonoff/ameacado-por-impeachment-alexandre-de-moraes-articula-saida-honrosa-do-stf/
O gradual isolamento de Alexandre de Moraes
O que temos em curso no Brasil hoje é uma aliança instável entre tucanos e petistas, para que o “sistema” pudesse resgatar seu poder de antes e afastar a ameaça de um governo honesto de direita. Para tanto, tiveram que soltar Lula, torná-lo elegível e recolocá-lo na cena do crime, como diria Alckmin.
Muita gente poderosa faz parte desse “consórcio”, que envolve a velha imprensa e muitos empresários. Alexandre de Moraes certamente não age sozinho, e em vários momentos importantes teve apoio do plenário do STF para seus atos. São muitos cúmplices no verdadeiro golpe que nossa democracia sofreu.
O maçarico do mundo todo, aceso por Musk, está esquentando o cangote dos verdadeiros golpistas, que só defendem uma “democracia” sem a participação da direita.
Mas não resta dúvidas de que Alexandre de Moraes é o maior ícone desse regime de exceção implantado no Brasil. Por isso acredito que, em algum momento, o próprio “sistema” vai oferecer sua cabeça para sair ileso e impune do que fez até aqui.
Moraes seria uma espécie de pitbull da turma, e por isso mesmo pode assumir o papel de “bode expiatório”, levar a culpa pelo que o restante consentiu ou permitiu, ainda que por omissão. Ao se tornar o foco das pesadas críticas e denúncias do dono do X e um dos homens mais ricos do mundo, Moraes reagiu com o fígado, dobrando a aposta, o que torna o custo de mantê-lo cada vez maior para o “sistema”.
Em seu editorial de hoje, até a Folha de SP busca certo afastamento, aceitando a premissa falsa de que “salvar a democracia” era uma meta nobre, mas que os meios começam a parecer excessivos. Diz o jornal de esquerda:
Decerto o sentido da crítica a Moraes não soa descabido. O ministro já estendeu bem além do razoável uma frente de investigação nada transparente, ademais questionável desde a origem. Ao atacar um problema real, o das ameaças à democracia, Moraes adentrou um terreno pantanoso, o de definir o que é verdade e o que não é, atoleiro do qual parece não conseguir sair.
No Roda Viva desta segunda, sob o comando da militante Vera Magalhães, o senador Flávio Bolsonaro respondeu que não acredita no impeachment de Alexandre como solução para nossos problemas. Essa chamada incomodou muito bolsonarista, mas recomendo a entrevista na íntegra. Flávio não deixou de responsabilizar Alexandre por seus atos ilegais. Ele apenas ofereceu uma saída “honrosa” ao sistema.
É seu papel de “good cop” dentro da família. Não resta dúvida de que Flávio é o mais diplomático deles, defensor do diálogo com o inimigo. Ele disse que esperava do próprio STF uma autocorreção de rumo, para que resgatasse a credibilidade perdida perante o povo. E foi direto: “É preciso encerrar todos esses inquéritos ilegais”.
Para quem não acha que haverá uma revolução salvadora no país, alguma ponte com o “sistema” precisa ser construída. Não é uma estratégia absurda. O maçarico do mundo todo, aceso por Musk, está esquentando o cangote dos verdadeiros golpistas, que só defendem uma “democracia” sem a participação da direita. A solução mais imediata para se preservar as galinhas dos ovos de ouro é se livrar do enorme bode na sala.
É pouco afastar Alexandre para quem vem sendo alvo de tantas injustiças. Mas é um começo. É uma retomada gradual da normalidade institucional. Ou o “sistema” entende a necessidade deste passo, ou vai declarar guerra ao mundo todo, não só ao dono do X. E o custo disso para o Brasil será insuportável. O “sistema” terá de transformar mesmo o Brasil numa Venezuela, o que será terrível para muitos ali.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo-constantino/gradual-isolamento-de-alexandre-de-moraes/
PLANO DA OPOSIÇÃO
FONTE: JBF https://luizberto.com/plano-da-oposicao/
Jornalista que investiga Twitter Files no Brasil conta como Musk acusa TSE de violar liberdades
O jornalista Eli Vieira, da equipe da Gazeta do Povo, que investiga o caso Twitter Files no Brasil explica nesta semana no programa Assunto Capital como documentos internos do X (antigo Twitter) provam que o TSE, parlamentares e membros do Ministério Público tentaram obter informações de cidadãos brasileiros com pedidos à rede social com o alegado intuito de fazer pesca probatória de provas.
Vieira vem investigado o caso em parceria com o jornalista americano Michael Shellenberger, que revelou nos Estados Unidos como a antiga administração do X colaborou com o Partido Democrata em casos que podem ser entendidos como censura na rede social.
O jornalista vai explicar como a recente disputa entre o ministro Alexandre de Moraes e o bilionário Elon Musk não começou com um comentário de Musk sobre Moraes, mas sim no relacionamento prévio de autoridades brasileiras com as empresas de tecnologia conhecidas como Big Techs.
Assunto Capital é um videocast transmitido ao vivo de Brasília, onde os jornalistas da Gazeta do Povo conversam de forma descontraída com parlamentares, membros do Executivo e analistas sobre os temas de política mais quentes da semana.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/republica/jornalista-que-investiga-twitter-files-no-brasil-conta-como-musk-acusa-tse-de-violar-liberdades/
Câmara libera mais R$ 15 bilhões a Lula com mudança de última hora no arcabouço fiscal
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça (9) um dispositivo que pode permitir ao governo antecipar a expansão do limite de gastos de 2024 e liberar uma despesa extra estimada em cerca de R$ 15 bilhões.
O texto foi aprovado por 304 votos a 136 e, se validado pelo Senado, permitirá que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destrave esse valor imediatamente “por ato do Poder Executivo”, sem a necessidade de nova aprovação pelo Congresso Nacional.
A medida foi inserida de última hora em um projeto de lei complementar que trata da recriação do DPVAT, seguro que indeniza vítimas de acidentes de trânsito. O relator do texto foi o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) com articulação do governo – ele, no entanto, não participou da votação e teve o relatório lido pelo deputado Rubens Pereira Junior (PT-MA), vice-líder de Lula na Câmara.
A mudança no arcabouço fiscal prevê que o governo pode abrir crédito suplementar caso a avaliação das receitas seja favorável no relatório de avaliação do Orçamento do segundo bimestre, a ser divulgado em 22 de maio. Contudo, o texto aprovado pelos parlamentares antecipa esse prazo, permitindo que o crédito seja aberto após a primeira avaliação bimestral de receitas e despesas, já divulgada em 22 de março.
A medida visa garantir ao governo a liberação desse valor em meio às incertezas sobre a arrecadação, especialmente relacionadas às medidas de ajuste e aos dividendos da Petrobras. Em agosto do ano passado, o governo anunciou medidas que reforçariam o caixa em R$ 167,6 bilhões, mas depois reduziu para R$ 144,13 bilhões.
O pacote de medidas para fechar as contas do Orçamento manteve boa parte das projeções de receitas, com algumas alterações. O governo ainda busca flexibilizações em medidas como a reoneração de municípios e empresas de 17 setores.
Além disso, tenta garantir o ingresso no caixa dos dividendos extraordinários da Petrobras, estimados em R$ 12,59 bilhões, embora o cenário mais provável seja o pagamento de apenas 50% desse valor.
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/economia/camara-libera-15-bilhoes-lul-amudanca-arcabouco-fiscal/
Milei faz acordo com EUA para instalação de base na Argentina visando recuperação das Malvinas
O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou nesta segunda-feira (8) que a instalação de uma base dos EUA na província da Terra do Fogo é parte da estratégia de seu governo para recuperar as ilhas Malvinas, de domínio do Reino Unido e cuja soberania é reivindicada pelo país sul-americano.
“O que aconteceu outro dia foi o maior ato de soberania dos últimos 40 anos, porque, ao estabelecer uma base militar em Ushuaia (cidade na Terra do Fogo), isso respalda nossa reivindicação da Antártida. É o primeiro passo para começar a pensar na recuperação das Malvinas”, afirmou Milei em uma entrevista ao portal de notícias Neura.
A instalação de uma base americana na Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina, como uma “porta de entrada” para a Antártida, foi anunciada na semana passada durante uma visita da general do Comando Sul dos EUA, Laura Richardson, ao país.
O presidente argentino disse que as Malvinas, foco de uma guerra entre a Argentina e o Reino Unido em 1982, devem ser recuperadas “por meio de canais diplomáticos”.
“É um processo de longo prazo”, destacou. Por outro lado, Milei reiterou que a base espacial que a China tem na província argentina de Neuquén (sudoeste) e à qual os EUA se opõem por causa de supostos objetivos militares “será auditada de acordo”.
Em outra parte da entrevista, que durou cerca de três horas, Milei confirmou que a Argentina comprou 24 aeronaves F16 e reiterou que os EUA e Israel são os países com os quais seu governo decidiu se aliar na política externa. Ele também insistiu que a embaixada argentina em Israel será transferida para Jerusalém Ocidental.
“É falso que isso coloque a Argentina no radar de ataques. Nós já estamos no mapa. A diferença é se somos covardes ou estamos do lado do bem”, afirmou o presidente da Argentina, país que sofreu dois ataques terroristas contra alvos judeus em Buenos Aires na década de 1990. (Com Agência EFE)
FONTE: GAZETA DO POVO https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/milei-faz-acordo-com-eua-para-instalacao-de-base-na-argentina-visando-recuperacao-das-malvinas/
Senadores tentam esticar mandato para 10 anos alterando o Código Eleitoral
Há uma “costura” no Senado para que o relatório de Marcelo Castro (MDB-PI) sobre o novo Código Eleitoral amplie os mandatos de senadores de oito para intermináveis dez anos. Fonte da Mesa do Senado garante que o conchavo envolve, além do relator, o notório Davi Alcolumbre (União-AP) e Jorge Kajuru (PSB-GO). A ideia é incorporar proposta de Kajuru ao projeto de coincidência de mandato, fazendo as alterações necessárias para garantir mais dois anos de mandato.
Deputado 5 anos
Deputados também teriam mais um ano, com a coincidência de eleições e o fim da reeleição. Deputados passariam a ter mandatos de cinco anos.
Esticada divide
Há senadores que se manifestaram contra a alteração. “Não é consenso e não estou de acordo”, diz Márcio Bittar (União-AC).
Deixa estar
Bittar é contra até a coincidência de eleições, a serem realizadas a cada cinco anos. “Votar de dois em dois anos não faz mal a ninguém”, diz.
Mandato menor
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) já acha um exagero os atuais oito anos de mandato: “Penso que tem de reduzir para 5 anos”.
Direção da Enel é ignorada pelo controlador italiano
A direção da Enel Energia vem sendo aconselhada a se demitir e cuidar da vida, em razão da atitude dos controladores italianos que não dão a mínima ao tormento que a empresa enfrenta no Brasil. A Enel SP viu ontem confirmada a multa de R$165,8 milhões aplicada pela agência reguladora Aneel em razão do apagão de novembro passado. Os italianos não dão a mínima para a direção brasileira, que somente toma conhecimento pela imprensa de eventuais decisões dos italianos.
Apenas fantoches
Os dirigentes da Enel no Brasil, em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro, são tratados como meros fantoches da cúpula que vive em Roma.
Diz que não estou
Quando os pepinos ocorrem no Brasil, os italianos estão dormindo e mandam dizer que estão. Os dirigentes brasileiros que se virem.
Gigante europeia
O Estado italiano é o maior acionista (23,6%) da Enel (Ente Nazionale per L’Energia Eletrica), maior empresa da Europa em valor de mercado.
Poder sem Pudor
Sem contestações
Reza a lenda política no Paraná que, filiado à Arena, Horário Vargas quase se deu mal ao apoiar o candidato do MDB à prefeitura de Ponta Grossa, em 1976. O partido se reuniu para expulsá-lo, mas na hora agá ele nem sequer foi admoestado. “Você tinha muito apoio?”, quis saber um repórter, intrigado. O político respondeu secamente: “38.” O repórter: “Votos?” Ele esclareceu: “38 cano longo, carga dupla…”
Democracia in natura
O democrático X (ex-Twitter) leva tão a sério o direito à liberdade de expressão que ativistas oportunistas xingam seu dono e pregam seu fechamento sem o risco de serem banidos. Já xingar ministro do STF…
Serventia da casa
Chororô de Janja na disputa entre Musk e Moraes não passou batido na oposição. O deputado Marcel van Hatten (Novo-RS) mandou para a primeira-dama o passo a passo para desativar a conta da rede social.
E o caçula, nada?
Falante no caso Elon Musk, que, aliás, levou internet a regiões remotas da Amazônia, Lula ainda não abriu a boca para falar sobre o caçula Luís Claudio, acusado de espancar física e moralmente a ex-mulher.
Descendo do telhado
Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates começa a descer do talhado onde subiu há dez dias, após Lula recusar audiência. Pode ser salvo pela tentativa do Planalto de fingir que não interfere na estatal.
Frase do dia
“Precisamos levar nossos funcionários para lugar seguro”
Elon Musk, maior acionista do X, preocupado com ameaças a seu pessoal no Brasil
Vai ao TSE
Ao menos no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o senador Sérgio Moro (União) escapou da cassação. O placar ficou em 5 a 2. Os dois votos divergentes foram de desembargadores indicados por Lula.
Ouvindo vozes
Teoria de André Janones (Avante-MG) de que o pano de fundo da briga Musk x Moraes é o comércio de lítio, usados em carros elétricos, virou chacota nas redes sociais, que apontou como fonte “vozes da cabeça”.
Barraco
Pedido de moção de louvor a Elon Musk terminou em barraco entre os deputados Gilvan da Federal (PL-ES) e Glauber Braga (Psol-RJ), que se chamaram de moleque, frouxo, defensor de bandido e por aí vai.
Despejo de dados
Ameaçado no Brasil, Elon Musk, respondeu a pedido do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG): fará “despejo de dados” sobre decisões do STF após “garantir a segurança” dos seus funcionários no Brasil.
Pergunta na rede
Se Lula, Janja, Rodrigo Pacheco, Alexandre Moraes etc. acham o X (ex-Twitter) um “terra sem lei”, por que não encerram suas contas?
Ignorados pelos patrões italianos, diretores da Enel podem se demitir
A direção da Enel Energia vem sendo aconselhada a se demitir e cuidar da vida, em razão da atitude dos controladores italianos que não dão a mínima ao tormento que a empresa enfrenta no Brasil. A Enel SP viu ontem confirmada a multa de R$165,8 milhões aplicada pela agência reguladora Aneel em razão do apagão de novembro passado. Os italianos não dão a mínima para a direção brasileira, que somente toma conhecimento pela imprensa de eventuais decisões dos italianos.
Os dirigentes da Enel no Brasil, em São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro, são tratados como meros fantoches da cúpula que vive em Roma.
Quando os pepinos ocorrem no Brasil, os italianos estão dormindo e mandam dizer que estão. Os dirigentes brasileiros que se virem.
O Estado italiano é o maior acionista (23,6%) da Enel (Ente Nazionale per L’Energia Eletrica), maior empresa da Europa em valor de mercado.
Alcolumbre pauta na CCJ penduricalho de Pacheco para juiz e promotor
Está na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, presidida por Davi Alcolumbre (União-AP), uma proposta de autoria de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) que cria penduricalho para turbinar salários de juízes e promotores.
A proposta de Pacheco institui o pagamento de quinquênio para os membros do Judiciário e do Ministério Público, com início em 5% do salário e teto de 35%.
Para justificar o extra, Pacheco alega que as carreiras da magistratura e do MP “precisam ser atrativas” e diz que a “proposta de emenda não valida nem consagra supersalários”.
A proposta ainda dá uma ajuda para que as autoridades consigam alcançar o prazo dos cinco anos, que garante acesso ao benefício, com mais facilidade. Atividades jurídicas desenvolvidas antes da entrada nas carreiras contempladas, como advocacia, por exemplo, poderão ser usadas na contagem.
A projeto foi relatado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO) que se posicionou favorável ao penduricalho.
Elon Musk descobre Nikolas Ferreira: ‘Homem corajoso’
Os embates com o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fizeram Elon Musk se aproximar dos liberais e dos conservadores brasileiros. Durante o fim de semana, por exemplo, o dono do Twitter/X interagiu com o deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) nas redes sociais. Agora, na madrugada desta quarta- feira, 10, elogiou o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
“Brave man”, escreveu Elon Musk, ao comentar o vídeo do discurso de Nikolas Ferreira na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em novembro de 2023. A tradução do termo em inglês é “homem corajoso”.
Na ocasião, o parlamentar defendeu os valores associados ao conservadorismo e ao liberalismo, como a família e a liberdade individual.
“Os conservadores defendem a vida privada, o trabalho e a família, mas, se não nos levantarmos para a vida pública, nossa vida privada estará em perigo”, alertou Nikolas Ferreira.
FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/politica/elon-musk-descobre-nikolas-ferreira-homem-corajoso/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification
Lula provoca Elon Musk e afirma que ‘bilionário fazendo foguete precisa aprender a viver aqui’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva provocou o dono do Twitter/X, Elon Musk, durante a cerimônia de anúncio da parceria de R$ 730 milhões com os municípios para combater o desmatamento e os incêndios florestais na Amazônia. A provocação ocorreu de maneira indireta, sem citação do nome do empresário sul-africano.
“Hoje temos gente que não acredita que o desmatamento e as queimadas prejudicam o planeta terra”, disse Lula. “E muita gente não leva a sério o que significa a manutenção das florestas para manutenção da qualidade de vida nesta casa enorme que é o nosso planeta e que a gente não tem para onde fugir.”
A provocação veio na sequência. “Tem até bilionário tentando fazer foguete, tentando fazer viagem para ver se encontra algum espaço lá fora, não tem”, afirmou o petista. “Ele vai ter de aprender a viver aqui. Vai ter de usar o muito do dinheiro que tem para ajudar a preservar isso aqui, a melhorar a vida das pessoas.”
Desde o fim de semana, Elon Musk passou a criticar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente não respondeu diretamente às recentes declarações de Elon Musk. Nesta segunda-feira, 8, o dono do Twitter/X chamou o ministro do STF de ditador e afirmou que este mantém Lula na coleira.
FONTE: REVISTA OESTE https://revistaoeste.com/politica/lula-provoca-elon-musk-e-afirma-que-bilionario-fazendo-foguete-precisa-aprender-a-viver-aqui/?utm_source=pushnews&utm_medium=pushnotification
DEFESA
FONTE: JBF https://luizberto.com/defesa/
Be the first to comment on "AO VIVO: Elon Musk será ouvido pelo Senado e situação pode se complicar para Moraes (veja o vídeo)"