Para começar este resumo de notícias. Aprovar a convocação ou convite de uma testemunha na CPI da Covid do Senado não significa, necessariamente, que a pessoa citada comparecerá à comissão . Estatisticamente falando, a chance maior é do oposto. Levantamento feito pela Gazeta do Povo sobre os registros dos trabalhos do colegiado identificou que cerca de dois terços dos 137 nomes aprovados não precisaram falar aos senadores.
Base do governo esvazia. Líderes do Centrão já se movimentam para um possível desembarque da base do governo do presidente Jair Bolsonaro a partir do ano que vem. Reservadamente, parlamentares do PP, PL e Republicanos admitem que podem se distanciar do governo caso Bolsonaro não amplie sua capilaridade política para a disputa da reeleição – o que esses parlamentares consideram essencial para que eles próprios consigam se reeleger em 2022 associados à imagem do presidente.
Mudança no esquema vacinal. O Ministério da Saúde prepara uma portaria para suspender a recomendação de que as vacinas da gripe e da Covid-19 sejam aplicadas em intervalo mínimo de 14 dias. Com isso, quem for a um posto a partir de outubro poderá receber as duas vacinas ao mesmo tempo. Com essa medida, o ministério espera alavancar a vacinação contra a gripe, prejudicada pela pandemia.
Política, Economia e Utilidade Pública
Indústria se recupera. A indústria está operando acima dos piores momentos da pandemia: segundo o IBGE, a produção cresceu 7% no período de 12 meses encerrados em julho, em comparação com o intervalo anterior. É a maior expansão nesse “giro anual” desde fevereiro de 2011 . No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o avanço foi de 11% em relação a igual período do ano passado. Além disso, o setor também foi o que mais cresceu na economia brasileira ao longo dos últimos 12 meses.
Vetos mantidos. Com acordo entre lideranças partidárias, a Câmara manteve sete vetos do presidente Jair Bolsonaro. Um deles manteve a impossibilidade de empresas e pessoas físicas deduzirem do Imposto de Renda valores investidos na contratação de leitos para uso do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse e os outros vetos acordados foram mantidos na Câmara e, por isso, a decisão não seguiu para votação no Senado.
Atualização. O Brasil registrou mais 210 mortes por Covid-19 e outros 14.423 novos casos, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 21.366.395 diagnósticos positivos 594.653. Quanto à vacinação, foram imunizados 144.921.382 com a primeira dose e 87.329.496 com a segunda.
Colunas e podcasts
Celebração estranha. Paulo Polzonoff Jr. comenta a demissão de Alexandre Garcia da CNN e fala que isso diz muito sobre quem a celebrou.
Partido em crise. Rodrigo Constantino escreve sobre a humilhante resposta que João Amoedo recebeu no Novo.
Preços fora de controle. O podcast 15 Minutos discute a alta da inflação e o drama de famílias e empresas.
Opinião da Gazeta
Até onde o desmanche da Lava Jato pode ir. Por mais surreal que isso pareça, o Supremo Tribunal Federal conseguiu desorganizar tanto o trabalho da Operação Lava Jato que, agora, o Estado brasileiro corre o risco de ser obrigado a entregar aos ladrões o dinheiro que eles confessaram ter roubado e devolveram aos cofres públicos após admitir seus crimes. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O que impediria o STF de inovar novamente, tornando nulos todos os atos de Moro independentemente do réu ou condenado, e dispensando qualquer necessidade de comprovação de nulidades ou irregularidades?
Para Inspirar
Veja onde encontrar as vitaminas e minerais que os brasileiros menos consomem. Vamos falar de alimentação saudável e bem-estar? A equipe do Sempre Família elaborou uma lista mostrando em quais alimentos você pode encontrar as vitaminas das quais precisa. Saiba tudo clicando aqui.
Tenha um ótimo dia!
Be the first to comment on "Os “convocados” que não foram ouvidos na CPI da Covid. Centrão já faz planos para 2022"