A Polícia Federal, com apoio da Receita Federal do Brasil, deflagrou nesta terça-feira (24), em Manaus (AM), a Operação Desvio de Conduta, para investigar a participação de servidores dos Correios e da Receita no desvio de produtos que se encontravam no fluxo postal.
Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão temporária e dois mandados de afastamentos cautelares, todos cumpridos na capital amazonense. Os mandados foram expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal do Amazonas.
Segundo as investigações, um servidor e uma funcionária da Receita Federal que trabalhavam na atividade de fiscalização do órgão, realizavam desvios sistemáticos de mercadorias que se encontravam no fluxo postal e encaminhavam para receptadores que tinham a incumbência de vender esses produtos nas plataformas digitais.
A PF apura ainda a possível participação de funcionários dos Correios, bem como de terceiros nos crimes.
Os indiciados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de peculato, pertencimento a organização criminosa e receptação. Se condenados, poderão cumprir pena de até 19 anos de reclusão.
O nome da operação é uma alusão aos funcionários que deveriam zelar pela fiscalização e bom funcionamento das instituições, mas, por um desvio de conduta, acabaram adentrando no mundo do crime. (Com informações da Comunicação Social da PF no Amazonas)
Be the first to comment on "PF investiga desvio de mercadorias nos Correios por meio de servidores"