- Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus (Mt. 22:21). É correta a interpretação da citada passagem bíblica de que não se deve misturar questões políticas ou econômicas com religião, muito embora nem todos observem esse preceito, mesmo sabendo que o Brasil é um país laico. Mas o sentido que pretendo destacar aqui é o de sentimento de justiça. Como se sabe, todo governo realiza bons projetos e outros não tão bons como gostaríamos. O problema é que os apoiadores governistas sempre aprovam todas as ações do Executivo, indistintamente, enquanto os oposicionistas as reprovam, sem exceção. Com a devido respeito, não vejo lógica nesse raciocínio. Há que se separar o joio do trigo. Em relação ao governo atual e apenas para exemplificar, penso ser dever de justiça -independentemente de ideologia ou de qualquer outra coisa – enaltecer os resultados altamente positivos que vêm sendo alcançados pelos Ministérios da Infraestrutura e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fruto do trabalho duro e competente dos titulares de ambas as Pastas e de suas equipes de trabalho.
- Como já comentado, a Câmara dos Deputados aprovou por 408 votos a favor e 67 contra e em ritmo relâmpago o projeto de lei que altera dispositivos da Lei de Responsabilidade Administrativa. Com as modificações feitas, as porteiras foram escancaradas, notadamente para aqueles que são chegados à prática de malfeitos. Pelo texto aprovado, ficará muito difícil descobrir se o ato de improbidade foi praticado intencionalmente ou se por descuido ou negligência. Além do aspecto da retroatividade, os deputados reduziram para 180 dias, prorrogável por igual período, o período para conclusão do inquérito. Com isso, as investigações mais complexas não serão concluídas por esgotamento de prazo. As justificativas apresentadas pelo relator, Carlos Zarattini e pelo Presidente da Casa, Artur Lira, não são convincentes. Para o Presidente Bolsonaro, a Lei da Improbidade vai ajudar bastante. Mas não esclareceu em que aspecto. O projeto segue agora para apreciação no Senado. Espera-se que lá sejam feitos os necessários ajustes para que as portas de incentivo à corrupção não fiquem totalmente abertas.
- Como antigo morador do Sudoeste, cumprimento o Governador Ibaneis Rocha pela boa noticia por ele divulgada de que acabou de assinar a ordem de serviço para a construção do viaduto que ligará o Sudoeste ao Parque da Cidade. Trata-se de velha reivindicação dos moradores do bairro. A obra foi prometida pelo então Governador Rollemberg, mas só agora deixou de ser uma promessa para se tornar realidade em breve. Os trabalhos terão início na próxima semana e deverão ser concluídos no prazo de um ano e seis meses. O objetivo é dar fluidez ao trânsito e evitar os frequentes acidentes que ocorrem principalmente na rotatória entre as avenidas Central e da Jaqueiras. Parabéns à comunidade do Sudoeste, aos que para aqui se dirigem por algum motivo e ao governador pela decisão adotada
Nosso foco é o Brasil.
Brasília, 22/06/2021. José Leite Coutinho
Be the first to comment on "EN PASSANT Nº 04"