Em entrevista concedida logo após tomar posse no cargo de Ministro da Saúde, o Dr. Marcelo Queiroga falou sobre as ações complementares que o Governo Federal implementará em conjunto com os demais Poderes da República e as Unidades da Federação no combate à pandemia do coronavírus. Ressaltou a importância do papel da imprensa na divulgação das orientações sanitárias, a fim de que a população se conscientize da necessidade de unir esforços nessa difícil empreitada. Disse que o trabalho do Ministério será pautado em evidências científicas. Fez um apelo contundente para que todos colaborem, pondo em prática medidas essenciais de prevenção, como o uso de máscaras, evitar aglomerações, manter distanciamento e lavar as mãos com frequência. Comentou sobre a capacidade operacional do Sistema Único de Saúde-SUS e assumiu o compromisso do governo em vacinar um milhão de brasileiros por dia no curto prazo.
É bem verdade que a partir do início março a situação se agravou muito, em consequência do elevadíssimo número de casos de contaminação e da incapacidade estrutural da rede hospitalar, pública e privada, em prestar a assistência ao grande contingente de enfermos que para ela foi levado na busca de socorro emergencial. Infelizmente, nem todos estão conseguindo o atendimento adequado e muitos acabam perdendo a vida.
Mesmo diante desse quadro dramático, não se pode negar, por dever de justiça, que mudanças positivas estão ocorrendo nos últimos dias. Segundo notícia do Consórcio de Veículos de Imprensa, os profissionais do SUS bateram recorde e conseguiram aplicar na última quarta feira (1º/4) 1.055.669 doses de vacina contra a Covid-19 em apenas 24 horas (a média diária até então era de cerca de 300.000 doses). Apesar de altamente alvissareiro, o feito não teve a mesma repercussão com que a mídia vem dando a fatos negativos. Outro ponto positivo a registrar é que houve sensível melhora na comunicação e no relacionamento entre os representantes dos entes federativos envolvidos na problemática da pandemia, especialmente a partir da criação do comitê de crise para acompanhamento das ações contra o coronavirus. A esse respeito cabe destacar o apoio dado pelo Congresso Nacional, tanto na agilização e aprovação de projetos voltados para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade, como também no que se refere ao esforço de uniformizar o discurso e as orientações emanadas do Ministério da Saúde, com vistas a evitar desperdício de recursos e maximizar os resultados.
Parabéns aos profissionais do SUS e ao Dr. Queiroga e equipe de colaborares pela dedicação, competência, profissionalismo e comprometimento com a causa da saúde do povo brasileiro. Os cumprimentos são extensivos ao Presidente Bolsonaro pela decisão de tomar a vacina. Bons exemplos são sempre bem-vindos, principalmente quando eles vêm de cima. Vamos caminhar para frente, todos imbuídos do sentimento comum de solidariedade, fé e esperança de que tudo vai passar com a graça de Deus, da ciência e dos verdadeiros heróis da saúde que estão na linha de frente dessa guerra. Nosso foco é o Brasil. Brasília, 5/4/21.
José Leite Coutinho.
Be the first to comment on "MUDANÇAS POSITIVAS"