O juiz Luiz Antônio Bonat, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, suspendeu o envio de outros dois processos contra o ex-presidente Lula – os relacionados ao Instituto Lula – à Justiça Federal do Distrito Federal. A decisão ocorreu horas após a 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal declarar na terça (23) a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro no caso do triplex do Guarujá (SP). A remessa dos processos foi determinada pelo ministro Edson Fachin na decisão em que foram anuladas todas as condenações de Lula.
Às 20h36 de terça, Bonat registrou que em princípio o reconhecimento da parcialidade de Moro no processo que resultou na primeira condenação de Lula prejudica a declinação, à Justiça Federal do DF, de outras ações contra o petista na Lava Jato. As decisões que determinaram a remessa à Brasília das ações sobre o terreno do Instituto Lula e as doações da Odebrecht à instituição foram dadas por Bonat no último dia 16.
Com o reconhecimento da suspeição de Moro na condução do processo, os atos instrutórios autorizados pelo ex-juiz na ação, como depoimentos e quebras de sigilo, são anulados. Assim, não há possibilidade de haver convalidação de tais decisões.
Be the first to comment on "Juiz de Curitiba suspende envio das ações do Instituto Lula à Brasília"