PIB reagindo, vacina a caminho e ladrões na cadeia. Dia de boas notícias

O PIB brasileiro cresceu 7,7% nesse terceiro trimestre, graças à indústria e ao setor de serviços.| Foto: Bigstock

Eu posso resumir o evento do Pátria Solidária, no Palácio do Planalto, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, como uma reunião daqueles que fazem e que são uma resposta àqueles que não querem deixar fazer. Entre esses, o PSB, que entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal e que resultou na suspensão do decreto que instituiu o Plano Nacional de Educação Especial por obra do ministro Dias Toffoli.

Durante o evento a ministra Damares Alves disse que usou R$ 7 milhões em doações de alimentos para alimentar pessoas que ficaram sem comida durante a pandemia. O presidente da Caixa afirmou que há 2,2 mil funcionários com deficiência no banco.

Além disso, o presidente da Embratur falou que o turismo está tentando incluir pessoas com deficiência. O ministro da Ciência e Tecnologia falou dos centros que foram criados em Uberlândia para ajudar pessoas superdotadas.

PIB começa a se recuperar

O PIB cresceu 7,7% nesse terceiro trimestre. Isso é recuperação, já que no segundo trimestre houve uma queda de 9,3%. O FMI havia divulgado que o Brasil teria uma recessão de 9%, mas vai ser metade disso graças à reação do povo brasileiro.

O mês de outubro já mostrava que esse seria o cenário, já que houve recorde em criação de emprego, em arrecadação federal, as exportações estão em alta no acumulado do ano, além do superávit que supera o ano passado em 22%.

Vacina para Covid-19 chega em dois meses

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que as doses da vacina contra o coronavírus do laboratório AstraZeneca/Oxford chegam até fevereiro. Além disso, o Brasil está entre os países do Covax, uma coalizão que tenta garantir o acesso igualitário ao imunizante.

O Congresso Nacional liberou uma verba de quase R$ 2 bilhões para que a FioCruz possa importar 100 milhões de doses do imunizante da AstraZeneca. No segundo semestre chegarão mais 160 milhões.

Como houve um acordo de transferência de tecnologia do imunizante entre a AstraZeneca e o Brasil, o Instituto Manguinhos poderá fabricar no país a vacina. Mas é claro que a vacina ainda precisa passar pela chancela da Anvisa.

Ladrões de banco na cadeia

A polícia prendeu nove suspeitos de assaltar um banco em Criciúma. As prisões aconteceram em Gramado (RS), São Leopoldo (RS), Torres (RS) e Três Cachoeiras (RS). Na quarta-feira (2), foi encontrado um galpão usado pelos assaltantes.

Ao contrário do que diz o noticiário, eu não acho que o assalto foi bem planejado. Isso porque eles deixaram explosivos para trás, o dinheiro e ainda foram filmados por moradores próximos ao banco. Tudo isso vai ajudar a polícia a encontrá-los.

Que a polícia continue prendendo. Porque eles têm um grande estímulo: um PM que foi baleado durante o roubo e está hospitalizado. Ele é um símbolo da polícia que jura entregar a vida para salvar a vida e o patrimônio dos outros.

Foto de perfil de Alexandre Garcia

Alexandre Garcia

Colunas sobre política nacional publicadas de domingo à quinta-feira. *Os textos do colunista não expressam, necessariamente, a opinião da Gazeta do Povo.

Be the first to comment on "PIB reagindo, vacina a caminho e ladrões na cadeia. Dia de boas notícias"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*