CRATEÚS E O FENÔMENO POLÍTICO MARCELO MACHADO

TENTAREI  ENTENDER E EXPLICAR AOS LEITORES DESTE BLOG E DE MINHAS REDES SOCIAIS, O FENÔMENO POLÍTICO MARCELO MACHADO, QUE COMEÇOU A SER DESENHADO NO FINAL DOS ANOS DE 1990, SALVO ENGANO, QUANDO, INEXPERIENTE NA POLÍTICA ELE DISPUTOU A SUA PRIMEIRA ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE CRATEÚS. NESSA ELEIÇÃO, FOI ELE O PREFERIDO DAS URNAS, MAS NÃO FOI O ELEITO.

ERA MARCELO UM JOVEM COMERCIANTE E DISTRIBUIDOR DO REFRIGERANTE PEPSI-COLA EM CRATEÚS, QUE O TORNOU CONHECIDO POR MARCELO DA PEPSI.

MARCELO DEIXOU DE LADO O SEU INSUCESSO NA POLÍTICA E ENTREGOU-SE AO TRABALHO EM SUA EMPRESA E A TOCAR A VIDA, ADIANDO O SONHO DE SER PREFEITO.

PASSARAM-SE OS ANOS, QUASE TRÊS DÉCADAS, DISTANTE E DESLIGADO DA POLÍTICA E ATUANDO EM OUTRA ATIVIDADE COMERCIAL.

EXITOSAMENTE. FUNDARA E DIRIGIA UMA LOJA DE AVIAMENTOS, DE TECIDOS E DE OUTROS ARTIGOS, SOB A FANTASIA COMERCIAL “BRISA MALHAS”.

A POLÍTICA, EM 2015. DEIXAVA TRANSPARECER UM FIM MELANCÓLICO NAS ENTRANHAS DA GESTÃO MUNICIPAL EXERCIDA PELO PREFEITO MAURO SOARES, DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT) QUE, NA CONDIÇÃO DE VICE-PREFEITO, TORNOU-SE O HERDEIRO POLÍTICO DO EX-PREFEITO E ATUAL DEPUTADO ESTADUAL CARLOS FELIPE SARAIVA BEZERRA, QUE HAVIA RENUNCIADO AO MANDATO PARA SE ELEGER DEPUTADO ESTADUAL.

EIS QUE CHEGAMOS AO ANO DE 2016 E A MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA ERA UMA CHALEIRA FERVENTE A AQUECER OS CALDEIRÕES DE CRATEÚS.

O PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CUJO MAIOR FEITO EM CRATEÚS TERIA SIDO O DE ELEGER DOIS VEREADORES, ENCABEÇOU A CHAPA COM O PREFEITO MAURO SOARES NA CABEÇA, TENDO  ELE A MÁQUJINA MUNICIPAL A SEU FAVOR.

MAURO SOARES ACREDITAVA QUE PARTIA COM RELATIVA VANTAGEM SOBRE A SEGUNDA CHAPA ENTÃO ENCABEÇADA POR IVAN MONTE CLAUDINO, QUE MOSTRAVA RELATIVA FORÇA POLÍTICA NUMA SEGUNDA TENTATIVA DE SE ELEGER PREFEITO DE CRATEÚS.

A PARTIR DO QUADRO ACIMA, LIERANÇAS POLÍTICAS EXPERIENTES PERCEBERAM QUE UM NOME DE ALTO VALOR MORAL E INATACÁVEL, COM SITUAÇÃO FINANCEIRA A GARANTIR-LHE A CAMPANHA ELEITORAL, PODERIA REVOLUCIONAR A CONJUNTURA POLÍTICA DO MOMENTO EM CRATEÚS E DAR-LHE A VITÓRIA.

UMA UNIÃO DE FORÇAS POLÍTICAS FOI ACORDAR MARCELO MACHADO DO ANTIGO SONHO DE SER PREFEITO DE SUA TERRA, LEVANDO EM MÃO UM IMAGINÁRIO CHAMAMENTO: ”ESTA É A HORA, MARCELO!!!”

CAUTELOSO, MARCELO NÃO REPELIU A IDEIA COM UM “NÃO” E NEM A ACATOU COM UM “SIM”. DA SURPRESA DESSE PRIMEIRO CONTATO POLÍTICO, LIDERANÇAS SE ENGAJARAM NO RECEM-NASCIDO PROJETO POLÍTICO, ENXERGANDO NO CANDIDATO O HOMEM ÍNTEGRO, DE NOME LIMPO, SEM ARESTAS, BEM SUCEDIDO COMO EMPRESÁRIO E, NUMA FRIA ANÁLISE, SURGINDO COMO  MAIS CAPACITADO, O MAIS BEM VISTO E ACEITO PELA POPULAÇÃO.

FORMARAM A CHAPA E BATERAM ENTÃO O MARTELO. VEIO A ELEIÇÃO DE 2016, COM MARCELO  MACHADO SUPLANTANDO O PREFEITO MAURO SOARES COM 6.025 VOTOS DE MAIORIA. AS DEMAIS CANDIDATURAS SUMIRAM NA POEIRA DAS URNAS E MARCELO MARCHADO OBTEVE, SOZINHO, UMA ESPETACULAR VITÓRIA  AO OBTER 50,61% DOS VOTOS.                          

AS URNAS CONSAGRARAM MARCELO COMO O PREFERIDO, O PREDILETO E O ELEITO, SEM QUALQUER CONTESTAÇÃO. UMA VITÓRIA JAMAIS VISTA EM CRATEÚS; IMPACTANTE, RETUMBANTE E PLENA DE ALEGRIA.

ERA DO CONHECIMENTO GERAL, À ÉPOCA, O PRECÁRIO ESTADO FINANCEIRO DA PREFEITURA RECEBIDA PELO NOVO PREFEITO MARCELO FERREIRA MACHADO. AS ALEGRIAS DA RETUMBANTE VITÓRIA ARREFECERAM UM POUCO O ÂNIMO DO NOVO PREFEITO PELA VISÍVEL QUEBRADEIRA DA PREFEITURA. DIANTE DE UMA MONTANHA DE DIFICULDADES FINANCEIRAS, MARCELO IMPRIMIU SEU MODO PESSOAL PARA ADMINISTRAR O BAGUNÇADO ORÇAMENTO MUNICIPAL. PRIMEIRO, SENTOU-SE EM CIMA DO COFRE. DEPOIS, AVALIOU AO SEU MODO COMO RESOLVER A EQUAÇÃO DE TRANSFORMAR O MENOS EM MAIS E COLOCAR A CONTABILIDADE MUNICIPAL EM DIA COM FUNCIONÁRIOS, FORNECEDORES E CREDORES DIVERSOS. MONTOU A SUA EQUIPE PRESTIGIANDO MUITOS JOVENS. TRABALHOU DURO, DURANTE MESES, ATÉ ALTAS HORAS DA NOITE. ERAM TRÊS EXPEDIENTES DIÁRIOS, MUITO ESTICADOS, ALMOÇANDO E JANTANDO EM SEU GABINETE. OS PROBLEMAS SE AVOLUMAVAM E TUDO DEPENDIA DE DINHEIRO QUE NÃO HAVIA E QUE A ARRECADAÇÃO NÃO PRODUZIA.

PACIENTE E CAUTELOSO. COMEÇOU A NEGOCIAR, SOBREMODO, COM O HOSPITAL SÃO LUCAS, ENTRE OUTROS.

SEU PRIMEIRO ANO DE GESTÃO FOI DEDICADO A DESCASCAR ABACAXI, PAGAR PRECATÓRIOS E FREAR AS DIFICULDADES.

DAÍ EM DIANTE, COM O COFRE SEMPRE TRANCADO, PROPICIOU INESPERADO AUMENTO SALARIAL AOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E AOS PROFESSORES E NENHUMA GREVE OCORREU DURANTE SUA GESTÃO.

EIS QUE OBRAS DOS GOVERNOS, ESTADUAL E FEDERAL, COMEÇARAM A SER INAUGURADAS COM A PRESENÇA DO GOVERNADOR CAMILO SANTANA, QUE CAIU DE AMOR POLÍTICO PELO NOSSO PREFEITO E PASSOU, COM FREQUÊNCIA, A VISITAR O NOSSO MUNICÍPIO, TENDO SEMPRE UMA GRANDE RECEPTIVIDADE DE NOSSO POVO. MUITAS OBRAS FORAM DESTINADAS A CRATEÚS PELO GOVERNADOR CAMILO SANTANA.

COM A SUA GESTÃO MARCADA PELA SIMPLICIDADE E PELA ECONOMIA DE GASTOS, MARCELO RENOVOU A FACE DE CRATEÚS, QUE HOJE DESPONTA COMO DOS MAIS  ORGANIZADOS, MELHOR AVALIADOS E PRÓSPEROS MUNICÍPIOS DO DO CEARÁ. O NOVO CENTRO ADMINISTRATIVO, AGORA MODERNAMENTE EQUIPADO E INSTALADO NA PARTE SUPERIOR DO BANCO DO BRASIL, CONCENTRA A QUASE TOTALIDADE DA ENTÃO NOVA GESTÃO ADMINISTRATIVA MUNICIPAL.

A CIDADE TRANSFORMOU-SE EM UM CANTEIRO DE OBRAS EM EEXECUÇÃO; A MALHA ASFÁLTICA FOI MULTIPLICADA. AO INTERIOR NÃO FALTOU A DEVIDA ASSISTÊNCIA MUNICIPAL; ESTRADAS FORAM SEMPRE BEM RECUPERADAS A TEMPO E HORA E MUITAS FORAM ABERTAS. MARCELO CONSEGUIU COM O GOVERNADOR A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA LADEIRA EM TUCUNS LIGANDO O CEARÁ AO PIAUÍ. A ESTRADA DA PRODUÇÃO TORNOU-SE UMA REALIDADE E A GESTÃO FLUIU COMO UMA MÁQUINA AZEITADA.

FECHANDO O CICLO DE QUATRO ANOS DE UMA EFETIVA E SINGULAR GESTÃO ADMINISTRATIVA, EM QUE A CORRUPÇÃO NÃO TEVE A SUA VEZ, POIS QUE NENHUMA NOTÍCIA DE MALVERSAÇÃO DE VERBAS OU DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA FOI IDENTIFICADA, EIS QUE, MARCELO MACHADO, AGORA CONSAGRADO COMO MELHOR GESTOR MUNICIPAL DA HISTÓRIA DE CRATEÚS, PARTIU CÉLERE PARA A REELEIÇÃO, IGNORANDO A OPOSIÇÃO QUE NÃO CONSEGUIU, SEQUER, MOSTRAR A CARA DE SEUS CANDIDATOS.  QUE VEXAME!!!

MARCELO MACHADO FOI REELEITO PREFEITO DE CRATEÚS COM A VOTAÇÃO MAIS EXPRESSIVA E CONSAGRADORA DA NOSSA HISTÓRIA POLÍTICA, COM  50,61% DOS VOTOS VÁLIDOS, E MAIORIA DE 21 MIL SUFGRÁGIOS, EM PLENA PANDEMIA.

SEU PRIMEIRO MANDATO ENCAROU MÚLTIPLAS DIFICULDADES QUE FORAM VENCIDAS PELA HONESTIDADE, PELA EFICIÊNCIA E PELO COMPROMISSO. JAMAIS ALGUÉM OUVIU FALAR EM QUALQUER DESPERDÍCIO EM SUA GESTÃO; JAMAIS A EMPÁFIA, A PETULÂNCIA E A VAIDADE SUBIRAM À CABEÇA DO PREFEITO EM DESAFIO À SUA RECONHECIDA HUMILDADE E SIMPLICIDADE. NUNCA NEGOU AS SUAS ORIGENS DE HOMEM DO CAMPO E DA POUCA ESCOLARIDADE. NO ENTANTO, A HUMILDADE O EXALTOU. HOJE, MARCELO TEM UM DISCURSO PRONTO PARA CADA OCASIÃO, E DIANTE DA MAIS GRADUADA PERSONALIDADE POLÍTICA. SOMENTE UMA COISA O ENVAIDECE: CINCO FILHAS, TODAS COM GRADUAÇÃO SUPERIOR.

MARCELO MACHADO, AGORA ENRIQUECIDO DE EXPERIÊNCIA POLÍTICA E DE GESTÃO ADMINISTRATIVA, COM CERTEZA, VAI EXECUTAR O SEU PROJETO PARA CRATEÚS NOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS. AGORA, IRÁ SURFAR NA ONDA DE VENTOS FAVORÁVEIS. TERÁ QUATRO ANOS PARA REALIZAR SEUS SONHOS PARA A SUA CIDADE. E, ESTE HOMEM ESPERANÇOSO, CHEIO DE INABALÁVEL FÉ EM DEUS, SERÁ O HOMEM E O PREFEITO MAIS LEMBRADO DE NOSA HISTÓRIA.

PARABÉNS MARCELO MACHADO! PARABÉNS CRATEÚS!

Be the first to comment on "CRATEÚS E O FENÔMENO POLÍTICO MARCELO MACHADO"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*