Metade das onças-pintadas do mundo vivem no Brasil. Entre elas, Ousado, que teve as quatro patas queimadas pelo fogo que arrasa o Pantanal, mas sobreviveu. O incêndio, contudo, segue colocando a espécie em risco.
Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.
O fogo que se alastra pelo Pantanal devasta a mata nativa e coloca em risco a rica fauna local. Até as destemidas onças-pintadas, animais que pesam até 150 quilos e estão no topo da cadeia alimentar pantaneira, estão em risco. Das mais de 170 mil onças-pintadas que existem no mundo, 86 mil vivem no Brasil. Entre elas, Ousado. O jovem macho de dois anos por pouco não foi uma das vítimas fatais do incêndio. Neste episódio, Renata Lo Prete conta como ele foi salvo pela equipe de resgate. Renata conversa também com o biólogo Fernando Tortato, da ONG Panthera, que trabalha pela proteção de felinos selvagens, e com Cláudia Geigher, repórter da TV Globo que cobre a região há duas décadas. Fernando detalha as características da onça-pintada, sua relevância para o ecossistema e as consequências da tragédia ambiental para seu habitat. Cláudia conta as repercussões do incêndio para os demais animais do bioma e atualiza como está o trabalho dos voluntários para conter as chamas.
Be the first to comment on "O Assunto #279: Onça-pintada sob ameaça no Pantanal"