Gilmar Mendes diz que intervenção militar é ‘tese de lunático’

Gilmar Mendes durante sessão no STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes classificou como “irresponsável” a interpretação do Artigo 142 da Constituição Federal que legitima a possibilidade de intervenção das Forças Armadas para conter excessos do Judiciário. Ele também disse que a tese é “loucura” e “de lunático”.

As declarações do ministro foram dadas ao jornal O Valor Econômico, nessa 4ª feira (3.jun.2020). Assista a íntegra (44min50s):

Na ocasião, Gilmar Mendes rebatia uma declaração do procurador-geral da República, Augusto Aras. O procurador-geral afirmou na 3ª feira (2.jun), ao programa Conversa com Bial, da Rede Globo, que caso 1 Poder invada a competência do outro, pode estar ensejando uma possível intervenção:

“Quando o artigo 142 estabelece que as Forças Armadas devem garantir o funcionamento dos Poderes constituídos, essa garantia é no limite da garantia de cada Poder. Um poder que invade a competência de outro, em tese, não há de merecer a proteção que garante a Constituição.”

No mesmo dia, Aras emitiu uma nota rechaçando a possibilidade de 1 golpe militar e afirmando que a Constituição brasileira “não admite” tal ato.

A possibilidade de usar o artigo 142 para legitimar uma intervenção militar foi levantada há 30 anos pelo advogado constitucionalista e professor de Direito Ives Gandra Martins. Segundo ele, o artigo 142 da Constituição permite que as Forças Armadas sejam usadas como Poder Moderador caso algum dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) considere que tem sua competência invadida por outro.

Em entrevista ao Poder360, em 1º de junho, Gandra comparou o artigo 142 a armamentos nucleares, que são incorporados ao arsenal de 1 país para não serem usados –apenas como forma de dissuasão.

Gandra acrescentou que não é o presidente da República, chefe supremo das Forças Armadas, quem decide pela possível intervenção. “São os comandantes militares.”.

Confira matéria Diário do Poder.

Be the first to comment on "Gilmar Mendes diz que intervenção militar é ‘tese de lunático’"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*