Comunidade de venezuelanos no Brasil se pronuncia contra deputado petista

A Rede de Venezuelanos no Brasil (Redeven) publicou um comunicado na quarta-feira (20/5), condenando atos do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS).

No documento, os venezuelanos se pronunciam para “condenar os reiterados atos de desrespeito do deputado federal do Partido dos Trabalhadores (PT-RS), Paulo Roberto Severo Pimenta, ao povo da Venezuela“.

A rede venezuelana refere-se no pronunciamento ao fato ocorrido em 13 de novembro de 2019, dentro da Embaixada da Venezuela, em Brasília, quando em uma filmagem o deputado do PT foi gravado agredindo fisicamente cidadãos do país vizinho.

Em defesa dessa ditadura, o deputado Pimenta tem adotado um comportamento vergonhoso que não está à altura da função parlamentar que representa. Isso ficou evidente quando, em 13 de novembro de 2019, foi gravado enquanto agredia fisicamente a cidadãos venezuelanos dentro da Embaixada da Venezuela em Brasília, que, pelas disposições do direito internacional, é território sob a jurisdição do Estado venezuelano.“, escreve a Redeven.

Confira um vídeo

Os venezuelanos também se manifestam no documento contra a postura do deputado no processo de repatriação do corpo diplomático de Nicolás Maduro.

Recentemente, em coordenação com o regime de Caracas, o deputado federal se prestou para a politização do processo de repatriação do corpo diplomático de Nicolás Maduro atuante no Brasil, com base em argumentos falsos que só pretendiam interferir numa prerrogativa que é exclusiva do poder executivo brasileiro, como é a de gerir as relações diplomáticas com outros Estados. Tudo para criar um “jogo de cena” e impedir a expulsão inevitável dos diplomatas. Inevitável, pois suas cartas credenciais já estavam vencidas e porque estavam usurpando funções em nome de um regime que já não é mais reconhecido pelo Estado brasileiro e mais outros 50 Estados.“, escreve a Redeven.

Confira abaixo o comunicado emitido pela Redeven

COMUNICADO: A COMUNIDADE DE VENEZUELANOS NO BRASIL SE PRONUNCIA PARA CONDENAR OS ATOS DE DESRESPEITO DO DEPUTADO FEDERAL PAULO PIMENTA (PT) COM O SOFRIMENTO DO POVO VENEZUELANO

A rede de venezuelanos no Brasil se pronuncia perante a opinião pública brasileira para condenar os reiterados atos de desrespeito do deputado federal do Partido dos Trabalhadores (PT-RS), Paulo Roberto Severo Pimenta, ao povo da Venezuela, e que constituem uma afronta às vítimas da ditadura de Nicolas Maduro.

É de conhecimento público que a Venezuela padece uma crise política, econômica e social sem precedentes no continente, cuja única e exclusiva responsabilidade pertence à ditadura de Nicolas Maduro. Vinte e um anos de chavismo apenas conseguiram o mérito de alcançar graus de destruição superiores aos de países que experimentaram terríveis conflitos bélicos. Entre 2014 e 2019, conseguiram reduzir o Produto Interno Bruto (PIB) em mais de 65%. No mesmo período, conseguiram colocar a Venezuela na liderança do ranking mundial da fome, somente atrás do Iêmen, da República Democrática do Congo e do Afeganistão.

A nível político, o chavismo destruiu a institucionalidade democrática e os canais que teriam permitido dirimir as diferenças, como é o normal em sistemas democráticos. E, sem importar o sofrimento dos cidadãos que padecem as consequências da emergência humanitária complexa que existe no país, Nicolás Maduro se nega a permitir a criação de um governo de emergência nacional que seja capaz de devolver o país aos trilhos democráticos e que permita começar a resolver nossos problemas de forma pacífica, democrática e constitucional.

Apesar das evidências irrefutáveis sobre a responsabilidade de Nicolás Maduro sobre a crise venezuelana, o deputado Paulo Pimenta tem agido como principal aliado desta ditadura no Brasil, numa absoluta falta de respeito com o sofrimento dos mais de 260 mil venezuelanos que residem neste país.

Em defesa dessa ditadura, o deputado Pimenta tem adotado um comportamento vergonhoso que não está à altura da função parlamentar que representa. Isso ficou evidente quando, em 13 de novembro de 2019, foi gravado enquanto agredia fisicamente a cidadãos venezuelanos dentro da Embaixada da Venezuela em Brasília, que, pelas disposições do direito internacional, é território sob a jurisdição do Estado venezuelano. Essa ação ilegal ocorreu apesar da recorrente apelação ao argumento da soberania nacional e da necessidade de uma “solução entre venezuelanos” para evitar que o regime de Nicolás Maduro responda internacionalmente pelos crimes cometidos e que foram extensamente documentados por organismos multilaterais como a Organização de Estados Americanos e as agências do sistema de Nações Unidas.

Recentemente, em coordenação com o regime de Caracas, o deputado federal se prestou para a politização do processo de repatriação do corpo diplomático de Nicolás Maduro atuante no Brasil, com base em argumentos falsos que só pretendiam interferir numa prerrogativa que é exclusiva do poder executivo brasileiro, como é a de gerir as relações diplomáticas com outros Estados. Tudo para criar um “jogo de cena” e impedir a expulsão inevitável dos diplomatas. Inevitável, pois suas cartas credenciais já estavam vencidas e porque estavam usurpando funções em nome de um regime que já não é mais reconhecido pelo Estado brasileiro e mais outros 50 Estados.

Portanto, como cidadãos venezuelanos residentes no Brasil, condenamos categoricamente as posturas tomadas pelo deputado Paulo Pimenta que em nada representam o sentir e o desejo do povo venezuelano. Essas posturas tampouco contribuem para a reconstrução das instituições democráticas venezuelanas e para atenção da crise que padece o nosso país.

Repudiamos a atuação de um deputado, que, se supõe entender a importância do Parlamento para os sistemas democráticos, mas apoia abertamente um regime que tem violentado de forma reiterada a imunidade parlamentar dos seus pares deputados na Venezuela e que hoje mantém cinco deles em injusta prisão.

Um democrata não defende ditaduras. Por isso, esclarecemos que a posição do deputado Paulo Pimenta jamais nos representará.

20 de maio de 2020

Rede de Venezuelanos no Brasil (REDEVEN)

Clique aqui para fazer download do documento em PDF.

Confira matéria Terça Livre.

Be the first to comment on "Comunidade de venezuelanos no Brasil se pronuncia contra deputado petista"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*