Todos os bairros de Fortaleza têm casos de Covid-19 e 90 registram mortes pela doença

Todos os bairros de Fortaleza têm casos de Covid-19 e 90 registram mortes pela doença

Dados foram apresentados no boletim mais recente da Secretaria Municipal da Saúde, atualizado nesta segunda-feira (27).

O número de bairros de Fortaleza com registros de mortes em decorrência de Covid-19 subiu de 79 para 90, segundo o mais recente boletim epidemiológio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta segunda-feira (27). O informe também revelou que o novo coronavírus já está presente em todos os 121 bairros da capital cearense.

Barra do CearáVicente Pinzón e Cais do Porto seguem entre as regiões da cidade com maior número de mortes pela doença, com 15, 12 e 10 óbitos respectivamente.

Em relação ao número de casos confirmados do novo coronavírus, os dados mostraram que houve uma queda no número de registros na área nobre da capital, como Meireles e Aldeota, região que foi o epicentro inicial da doença. Houve deslocamento dos casos de Sars-Cov-2 para duas regiões extremas: o leste da zona litorânea e de forma simultânea para a área leste, que agora concentram mais casos.

Internação precoce em postos de saúde

Um novo protocolo de atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 na rede municipal de saúde deve entrar em vigor até sexta-feira, 1º de maio. O prefeito Roberto Cláudio anunciou em live, na noite desta segunda-feira (27), que seis postos de Fortaleza ganharão uma base destinada ao diagnóstico precoce da doença. Será escolhida uma unidade de cada regional da Cidade. O objetivo é reduzir a demanda das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Havendo o diagnóstico imediato nas novas bases, o caso poderá ser encaminhado para o Hospital de Campanha montado no Estádio Presidente Vargas, sem passar por uma Upa. 

“A gente vai iniciar sexta-feira um novo protocolo ligando diretamente à atenção primária, atendimento que acontece na comunidade no posto de saúde, a uma eventual internação. Normalmente, isso está se dando atráves da Upas. Até para desafogar e também fazer um reconhecimento precoce de quem é, eventualmente, pode ter critério de internação precoce”.

As seis bases instaladas nos postos de saúde terão teste de coleta de swab, eletrocardiograma, serviço laboratorial e um ambulância para realizar o transporte seguro dos casos suspeitos para o Hospital de Campanha do PV. Os nomes dos postos serão revelados durante a semana.

Ainda na transmissão nas redes sociais, o prefeito também anunciou que as Upas ganharam mais leitos. No total, vão passar de 140 vagas pra 170 leitos.

O número de pacientes com diagnóstico positivo para Covid-19 no Ceará passou de 6.478 para 6.783, segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), na tarde desta segunda-feira (27). Conforme a plataforma IntegraSUS, as mortes causadas pela doença subiram de 377, às 9h, para 397 em comparação com o boletim das 9h. 

Fortaleza lidera o número de casos confirmados além dos óbitos, acumulando 5.326 casos e 316 mortes. No domingo (26), a capital cearense registrava 4.991 diagnósticos positivos para a doença e, nesta segunda-feira, ultrapassou o patamar dos 5 mil

Confira matéria do Site Diário do Nordeste


Be the first to comment on "Todos os bairros de Fortaleza têm casos de Covid-19 e 90 registram mortes pela doença"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*