Seis dos sete hospitais da rede estadual do RJ estão lotados

Hospital Regional Zilda Arns — Foto: Divulgação/Secretaria Estadual de Saúde

Nesta segunda-feira (27), apenas o Zilda Arns, em Volta Redonda, tinha leitos vagos. Terminou o prazo dado pela Justiça para que a rede federal ceda vagas.

Seis de sete hospitais da rede estadual do RJ estavam lotados nesta segunda-feira (27). Apenas o Zilda Arns, em Volta Redonda, tinha vagas.

Nesta segunda, 285 pacientes internados com coronavírus ou com sintomas aguardavam transferência. No sábado (25), essa fila era de 339 pessoas.

Também nesta segunda, vence o prazo para que a rede federal ceda vagas para o tratamento da Covid-19.

A lotação para pacientes de Covid-19 na rede estadual era a seguinte:

  1. Instituto Estadual do Cérebro (Centro), com 44 vagas de UTI: lotado
  2. Hospital Anchieta (Caju), com 14 de UTI e 61 de enfermaria: lotado
  3. Hospital Pedro Ernesto (Vila Isabel), com 51 de UTI e 48 de enfermaria: lotado
  4. Instituto de Infectologia São Sebastião (Lapa), com sete vagas de UTI: lotado
  5. Instituto Estadual do Tórax Ary Parreiras (Niterói), com 10 de UTI e sete de enfermaria: lotado
  6. Hospital Universitário de Vassouras, com 50 de UTI: lotado
  7. Hospital Zilda Arns (Volta Redonda): 80 de UTI e 149 de enfermaria: 75% de lotação

Na rede municipal do Rio, dos 419 leitos de enfermaria, 41 estavam livres (9,7%). Na UTI, de 137 vagas, 31 estavam disponíveis (22,6%).

Rede federal

Vence nesta segunda-feira o prazo de 48 horas estabelecido pela Justiça do RJ para que os seis hospitais federais do Município do Rio passem a liberar os leitos livres para pacientes de outras unidades públicas.

De acordo com a Defensoria Pública da União, às 17h haverá uma audiência com membros da Defensoria, Ministério Público Federal, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Advocacia-Geral da União.

A decisão, que foi tomada na última quarta-feira (22) — houve feriado nesse tempo —, também determinou que a União esclarecesse, sob pena de multa diária, quais são as providências tomadas para garantir os insumos básicos e material de proteção individual (EPIs) que estão faltando nos hospitais federais para o combate da Covid-19.

Os hospitais citados na decisão são:

  1. Hospital Federal do Andaraí
  2. Hospital Federal de Bonsucesso
  3. Hospital Federal Cardoso Fontes
  4. Hospital Federal de Ipanema
  5. Hospital Federal da Lagoa
  6. Hospital Federal dos Servidores do Estado

Também ligado à rede federal, o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, da Unirio, estava sem vagas nesta segunda. “Os 18 leitos de CTI estão ocupados — oito com pacientes entubados, em estado grave”, disse o diretor, Fernando Ferry.

Famílias relatam demora

Na espera por uma transferência, famílias relatam angústia — e nem sempre a vaga chega.

O pai da técnica em enfermagem Soraia Cavalcante morreu com sintomas de Covid-19, e agora as atenções se voltam para a mãe dela.

“Meu pai vinha se tratando de um câncer no Inca, onde morreu. Logo após esses dias, minha mãe apresentou os sintomas, e foi constatado pela tomografia que ela precisava ser internada num leito de um CTI porque o quadro dela já vinha se agravando. Que nossa mãe tenha a oportunidade de se tratar, ela é nova, ativa”, pediu.

Pacientes que não têm Covid-19 mas que precisam de atendimento médico estão na mesma fila.

Uma delas é Jorgelina Souza da Silva, de 62 anos. Ela está internada com quadro grave de diabetes na UPA de Jardim Irís, em Meriti, e precisa ser transferida com urgência para um leito de CTI.

Mesmo com uma liminar da Justiça, a transferência ainda não aconteceu.

De acordo com a filha de Jorgelina, Irisângela Souza, a mãe foi internada no último domingo (19) com pressão alta e já está com o funcionamento dos rins afetado.

“Nós estamos desesperados. Minha mãe está viva, ela não está morta, e eles estão deixando minha mãe morrer”, disse Irisângela.

Confira matéria do site G1.

Be the first to comment on "Seis dos sete hospitais da rede estadual do RJ estão lotados"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*