Vídeo mostra homens encapuzados em viaturas mandando comércio fechar as portas em Sobral

Reprodução

Homens encapuzados sentados nas janelas de viaturas mandaram comerciantes fecharem as portas na tarde desta quarta-feira (19), no Centro de Sobral, Região Norte. Um vídeo mostra as viaturas passando, por volta de 14h, com homens fazendo gestos com os braços, indicando para baixarem as portas das lojas. A situação ocorre em meio a atos de paralisação de grupos policiais em Fortaleza, Região Metropolitana e no interior do Estado. 

Minutos após a passagem dos militares, policiais civis, juntamente com guardas municipais, foram ao local e tranquilizaram os comerciantes, afirmando que podiam abrir as lojas normalmente. Parte dos trabalhadores voltou a abrir o comércio, mas alguns permaneceram com as portas fechadas. 

View this post on Instagram

Homens encapuzados sentados nas janelas de viaturas mandaram comerciantes fecharem as portas na tarde desta quarta-feira (19), no Centro de Sobral, Região Norte. Um vídeo mostra as viaturas passando, por volta de 14h, com homens fazendo gestos com os braços, indicando para baixarem as portas das lojas. A situação ocorre em meio a atos de paralisação de grupos policiais em Fortaleza, Região Metropolitana e no interior do Estado. ⠀ Minutos após a passagem dos militares, policiais civis, juntamente com guardas municipais, foram ao local e tranquilizaram os comerciantes, afirmando que podiam abrir as lojas normalmente. Parte dos trabalhadores voltou a abrir o comércio, mas alguns permaneceram com as portas fechadas. ⠀ Em Sobral, 240 agentes de segurança que fazem parte da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) chegaram a paralisar as atividades, de acordo com apuração do Sistema Verdes Mares, mas parte voltou ao trabalho no início da tarde. Vinte viaturas e 10 motocicletas do moto patrulhamento estavam paradas durante a manhã desta terça. ⠀ O secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, declarou que os homens envolvidos nas ações em todo o Estado são "pessoas que se autointitulam como policias militares", e “alguns foram identificados". De acordo com ele, o grupo foi retirado da folha de pagamento. (Vídeo: Vc Repórter) #segurança #diáriodonordeste #dn

A post shared by Diário do Nordeste (@diariodonordeste) on

Em Sobral, 240 agentes de segurança que fazem parte da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) chegaram a paralisar as atividades, de acordo com apuração do Sistema Verdes Mares, mas parte voltou ao trabalho no início da tarde. Vinte viaturas e 10 motocicletas do motopatrulhamento estavam paradas durante a manhã desta quarta. 

O secretário da Segurança Pública do Ceará, André Costa, declarou que os homens envolvidos nas ações em todo o Estado são “pessoas que se autointitulam como policias militares”, e “alguns foram identificados”. De acordo com ele, o grupo foi retirado da folha de pagamento.  

“Infelizmente, temos grupos da Polícia Militar que têm praticado crimes militares e atos de vandalismo”, disse o secretário. 

Até agora, 261 policiais militares serão investigados por crimes militares e devem responder por motim, revolta e insubordinação. 

Mulheres que se dizem esposas de militares também participam dos atos e serão responsabilizadas, destacou o secretário. Elas podem responder, conforme Costa, pelos crimes de motim e revolta. 

O governador Camilo Santana publicou um pronunciamento em suas redes sociais nesta quarta (19). Ele informou que entrou em contato com o Governo Federal “para solicitar apoio de tropas federais para garantir, juntos com nossas forças de segurança, a proteção da população, nossa prioridade absoluta”. 

REAJUSTE SALARIAL 

Grupos de militares estão insatisfeitos com o reajuste oferecido pelo Governo do Estado, embora cinco associações de profissionais de segurança tenham participado de acordo quanto à proposta.  

Durante a manhã desta quarta, homens encapuzados furaram pneus de viaturas nas proximidades do 18° Batalhão da PM, no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. 

AÇÕES CONTRA A SEGURANÇA 

Os atos contra a Segurança Pública foram registrados entre a noite de terça-feira (18) e esta quarta-feira (19), nos municípios de Sobral, Barbalha, Canindé, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Quixadá. 

Além de bloquearem o acesso a batalhões policiais e a saída de viaturas, os envolvidos estão furando os pneus dos veículos. 

Resumo da cobertura

  • Em Sobral, na Região Norte, homens encapuzados mandaram comerciantes fechar as portas na tarde desta quarta-feira (19). Cena, no Centro da cidade, foi registrada em vídeo.
  • Governo do Ceará pede a Moro apoio de tropas federais.
  • 261 policiais militares são investigados por crimes militares no Ceará relacionados a paralisações e danos a viaturas da corporação
  • Pelo menos outras sete cidades do Estadotambém registraram paralisação de grupos de policiais. 
  • De acordo com André Costa, os homens encapuzados são “pessoas que se auto-intitulam como policias militares. Alguns foram identificados”
  • A crise de representantes dos policiais com o governo se deu a partir da negociação do reajuste salarial da categoria

Homens encapuzados sentados nas janelas de viaturas mandaram comerciantes fechar as portas, na tarde desta quarta-feira (19), no Centro de Sobral, Norte do Ceará. Um vídeo mostra as viaturas passando com homens fazendo gestos com os braços, indicando para baixarem as portas das lojas. Minutos depois, policiais civis e guardas municipais foram ao local e tranquilizaram os comerciantes, afirmando que eles podiam abrir as lojas normalmente. Parte dos trabalhadores voltou a abrir o comércio, mas alguns permaneceram com as portas fechadas. 

PontoPoder

O senador Cid Gomes (PDT) publicou vídeo nas redes sociais convocando os sobralenses a esperá-lo no aeroporto para reunião sobre a crise na segurança. “Poderia ter uma atitude que já tive como governador, de apelar para as autoridades federais e esperar que as coisas se resolvessem, governador tem que fazer assim mesmo”, disse. Cid era o governador do Ceará na greve da PM de 2012.

A partir de dados obtidos via Lei de Acesso à Informação junto à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), o Sistema Verdes Mares mostrou que, nos últimos seis anos, 12 associações ligadas aos agentes de segurança pública receberam R$ 126,8 milhões. 

“Há indícios de que esses recursos estão sendo alocados para fins eleitoreiros e de movimento paredista. Isso já faz com que haja um a conotação da importância dessa comissão”, disse o deputado estadual Evandro Leitão (PDT).

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) o pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as verbas milionárias recebidas pelas associações de policiais e bombeiros militares do Ceará.

De acordo com o Governo do Estado, não há determinação que impeça os festejos de Carnaval no Ceará. Também garante que as forças de segurança pública trabalham para garantir a tranquilidade durante o feriado.

 No 17º, no Conjunto Ceará, cinco viaturas estão com pneus vazios, mas não há bloqueio de entrada e saída na unidade. 

Em Caucaia, no 12º Batalhão, há 35 viaturas na frente e na lateral da unidade, todas com pneus esvaziados, além da presença de cerca de 10 PMs encapuzados.

O Sistema Verdes Mares esteve no 17º, 18º e 12º Batalhões na manhã desta quarta-feira. No 18º Batalhão, há policiais concentrados dentro da unidade, com chegada de alimentos para os agentes e até para crianças. 


Pronunciamento do governador

Camilo Santana: “ações que têm o objetivo único de prejudicar a segurança das famílias cearenses e espalhar pânico entre a população, reforçadas por centenas de fake news, numa espécie de guerra psicológica nas redes sociais”

O governador Camilo Santana publicou um pronunciamento em suas redes sociais. Ele informou que entrou em contato com o Governo Federal “para solicitar apoio de tropas federais para garantir, juntos com nossas forças de segurança, a proteção da população, nossa prioridade absoluta.”

Governador se pronuncia

O governador Camilo Santana publicou um pronunciamento em suas redes sociais. Ele informou que entrou em contato com o Governo Federal “para solicitar apoio de tropas federais para garantir, juntos com nossas forças de segurança, a proteção da população, nossa prioridade absoluta.”

Viaturas da Polícia Militar de pelo menos sete municípios do interior do Ceará amanheceram nesta quarta-feira (19) paradas, com os pneus esvaziados.

Foto: Edson Freitas

Se quiser rever a entrevista do secretário André Costa, assista ao vídeo abaixo:


Fim da entrevista coletiva

André Costa finaliza a entrevista coletiva afirmando que o Governo do Estado não irá recuar em nenhuma ação

Os serviços realizados pelo Corpo de Bombeiros e pelas delegacias têm funcionado normalmente segundo André Costa.

Serviços

Os serviços realizados pelo Corpo de Bombeiros e pelas delegacias têm funcionado normalmente segundo André Costa

André Costa

Apoio de forças federais está sendo analisado, segundo o secretário.

Coletiva de imprensa

Segundo André Costa, crianças têm sido usadas nos atos.

Grupos encapuzados

André Costa: “estamos trabalhando para identificar todos [envolvidos nos atos]”

Entrevista

André Costa: “Nós não toleraremos nenhuma dessas condutas

André Costa: “Infelizmente, temos grupos da Polícia Militar que têm praticado crimes militares e atos de vandalismo”

Secretário da Segurança

André Costa: “Infelizmente, temos grupos da Polícia Militar que têm praticado crimes militares e atos de vandalismo”

Protestos de policiais

261 estão respondendo a Inquéritos Policiais Militares (IPM), segundo André Costa

“Estamos trabalhando muito focados na proteção da população cearense”, afirma André Costa.

Coletiva de imprensa

Secretário André Costa fala agora

Coletiva

A coletiva da Secretaria da Segurança deve começar em instantes. Participam o secretário André Costa; o comandante geral da policia militar, Alexandre Ávila; o secretário executivo da Sspds, Paulo Sérgio Braga; o delegado geral da Policia Civil, Marcus Rattacasso; e o perito geral da Perícia Forense do Ceará, Ricardo Macêdo.

O repórter Leábem Monteiro relata situação em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Antônio Bezerra.

Batalhões fechados

No Interior, há batalhões da PM fechados em pelo menos 7 cidades: Crato, Juazeiro, Barbalha, Sobral, Canindé, Quixadá e Iguatu.

Pedido de CPI

O pedido de criação de uma CPI para investigar irregularidades em associações de policiais e bombeiros deve ser oficializado hoje na Assembleia LegislativaCOMPARTILHARhá 6 horasViaturas paradas

Viaturas estão paradas em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. Homens encapuzados esvaziam os pneus.

Foto: José Leomar

Reestruturação salarial

As ações tiveram início depois que a proposta de reestruturação salarial de militares começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Estado,

Três presos

Em Fortaleza, três soldados foram presos por cercar uma viatura para secar pneus no Bairro Antônio Bezerra, nas imediações do 18º Batalhão de Polícia Militar.

Atos contra a Segurança

Pelo menos cinco atos contra a Segurança Pública foram registrados no Ceará, entre a noite de terça-feira (18) e a madrugada desta quarta-feira (19).

Inquérito Policial Militar

Em meio a um cerco judicial para coibir a possibilidade de manifestações e paralisações de militares no Ceará, o Governo do Estado instaurou Inquérito Policial Militar (IPM) contra 150 policiais envolvidos em atos que configuram crime militar.

Protestos de policiais

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) convocou uma coletiva de imprensa para falar, às 11h, sobre os protestos no Ceará de parte dos policiais militares.

Confira matéria do Site Diário do Nordeste

Be the first to comment on "Vídeo mostra homens encapuzados em viaturas mandando comércio fechar as portas em Sobral"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*