Montadora anunciou a decisão em fevereiro, a fim de encerrar a fabricação de caminhões na América do Sul. Unidade é uma das mais antigas do país e já foi ‘berço’ dos Jeep Willys.
A Ford encerra, nesta quarta-feira (30), depois de 52 anos, a produção de veículos na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
A decisão foi anunciada 8 meses antes e, ao longo deste tempo, foi cogitada a venda da unidade, mas nada se concretizou até agora.
Nesta quarta, ao confirmar o fim da linha, a Ford afirmou que “as negociações envolvendo a venda da planta para o grupo Caoa ainda estão em andamento, sem decisão conclusiva até o momento, e a Ford reitera que continua fazendo todos os esforços cabíveis para alcançar um resultado positivo”.
O fechamento em São Bernardo acontece no ano do centenário das operações da montadora americana no Brasil. A unidade do ABC era uma das fábricas de veículos mais antigas do Brasil.
Ela empregava 2.350 funcionários no começo do ano. Desses, apenas mil, que são da área administrativa, serão mantidos. Eles deixarão a sede de São Bernardo em março do ano que vem.
Além desta fábrica, a montadora tem outras duas unidades no país: a de Camaçari, na Bahia, onde está concentrada a produção de carros, entre eles Ka e EcoSport, além de motores, e uma fábrica exclusiva de motores e transmissões, em Taubaté (SP). Existe também um campo de provas em Tatuí (SP), onde carros são testados.
Fim da produção de caminhões
Os últimos modelos a saírem da linha de montagem no ABC são caminhões. O Fiesta, único carro de passeio que era feito no local, teve a produção desativada em junho, o que levou ao corte de 750 funcionários.
Com o fim da linha de caminhões, outros 600 trabalhadores serão dispensados a partir desta quinta (31).
“Quero agradecer aos funcionários de São Bernardo pelo seu profissionalismo e dedicação durante vários anos. Mesmo após o anúncio feito em fevereiro, eles nunca deixaram de cumprir com suas obrigações, produzindo produtos de altíssima qualidade e cuidando da segurança”, afirmou o presidente da Ford América do Sul, Lyle Watters, em comunicado.
Quando anunciou a decisão de fechar a fábrica, em fevereiro passado, a Ford informou que o objetivo era acabar com a operação de caminhões na América do Sul. A montadora tem adaptado sua estratégia, que está sendo direcionada para SUVs e picapes.
Ainda neste ano, a Ford anunciou uma aliança com a Volkswagen para desenvolverem veículos em conjunto, o que também reduz custos para ambas as fabricantes.
“Temos uma visão otimista para o Brasil e o futuro da Ford, com a continuidade de nossas operações nas fábricas de Camaçari e Taubaté e no Campo de Provas de Tatuí”, disse Watters.
Sem destino definido
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Ford vai levar os funcionários restantes de São Bernardo para um edifício comercial em São Paulo. Com isso, a fábrica do ABC deverá ficar abandonada.
Continuam as negociações com a Caoa para a venda da unidade. A empresa brasileira de Carlos Alberto de Oliveira Andrade é dona de metade da operação da chinesa Chery no Brasil e também é responsável por produzir e comercializar alguns carros da Hyundai no país.
Antigo berço de Willys
A unidade da Avenida do Taboão é, na verdade, uma das primeiras fábricas de automóveis do país.
Antes de ficar nas mãos da Ford por mais de 5 décadas, ela foi idealizada e construída pela extinta Willys-Overland do Brasil.
A inauguração foi em 1954, com a produção do Jeep Willys. Depois deles, vieram os modelos Aero, Rural, CJ-5 e Itamaraty.
Em 1967, a Ford comprou a Willys, e assumiu a fábrica de São Bernardo. Além da unidade, a empresa do oval azul terminou o desenvolvimento do Corcel, o primeiro Ford a ser produzido ali, no ano seguinte.
Depois dele, vieram diversos outros modelos conhecidos, como Ka, Escort, Maverick, Del Rey, Verona e Pampa. Todos montados no espaço, que fica separado por uma cerca de outra fabricante, a Mercedes-Benz.
Em 2001, a Ford inaugurou uma fábrica de Camaçari, transferindo quase toda a produção de automóveis para o local. Em contrapartida, São Bernardo recebeu a linha de caminhões, vinda da extinta unidade do Ipiranga, na capital paulista.
Veja fotos antigas da fábrica da Ford:
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