Franco estava enterrado em mausoléu do Vale dos Caídos, que virou centro de peregrinação de seus simpatizantes. Restos mortais foram transferidos para cemitério ao norte de Madri.
A exumação dos restos mortais do ditador espanhol Francisco Franco do mausoléu do Vale dos Caídos, a 50 km de Madri, começou na manhã desta quinta-feira (24), informou o governo da Espanha.
Um helicóptero vai transportar os restos mortais para o cemitério de El Pardo-Mingorrubio, 23 km ao norte da capital espanhola, onde estão os restos mortais da sua mulher, Carmen Polo, de acordo com a France Presse. Simpatizantes do ditador foram para cemitério para a acompanhar a mudança de túmulo.
O general de origem galega foi vencedor da guerra civil de 1936-1939 e esteve à frente do país até a sua morte em 1975. Ele foi enterrado no enorme mausoléu católico que é visitado a cada ano por milhares de turistas e virou local de peregrinação para simpatizantes de Franco.
Foi do primeiro-ministro Pedro Sánchez, do Partido Socialista, a iniciativa de remover os restos mortais. A família de Franco e três entidades chegaram a tentar impedir na Justiça a retirada da ossada, mas em setembro o Supremo Tribunal da Espanha autorizou a exumação.
Be the first to comment on "Restos mortais do ditador espanhol Franco são exumados"