Por ocasião da comemoração dos 57 anos da pioneira Rádio Educadora de Crateús, que ocorrerá neste sábado, 24 de agosto, em concorrido evento no Teatro Rosa Moraes, às 17 horas, será prestada merecida homenagem (in memoriam) ao empresário JOSÉ DA SILVA LEITÃO, pioneiro na distribuição de gás butano através da então subsidiária da Petrobras,Tropigas.
JOSÉ DA SILVA LEITÃO (ZÉ LEITÃO) nasceu em Nova Russas, no dia 13 de janeiro de 1938, filho de Júlio Melo Leitão e Maria do Carmo Leitão, ainda jovem, iniciou sua atividade comercial com a compra e venda de aguardente em regime de distribuição por toda a região de Crateús. Posteriormente, os ventos o levaram a residir no vizinho estado do Rio Grande do Norte, onde se fixou na cidade de Mossoró, tendo abraçado o ramo de construção civil, com sua empresa que se estendeu pelos municípios de Apodi, Pau dos Ferros e outras cidades daquele estado e estendendo-se ainda esta atividade até Crateús, em parceria com o seu filho Fernando Leitão.
Em Crateús, tornou-se também agropecuarista e se tornou senhor de várias propriedades rurais. De espírito inquieto e ampla visão foi residir por algum tempo no novo Estado brasileiro de Roraima, onde implantou uma revenda da TRIPIGÁS, unidade pioneira.
Em resumo, José da Silva Leitão exerceu suas maiores atividades na cidade de Crateús, que adotou como sua terra e se tornou crateuense ao receber o Título de Cidadania concedido pela Câmara Municipal.
Zé Letão foi um homem dedicado ao trabalho e portador e ao empreendimento, sendo dotado de grande visão e tino comercial. Seus filhos e demais descendentes e seus amigos estão hoje lhe prestando esta merecida homenagem.
Por César Vale.
Be the first to comment on "RÁDIO EDUCADORA DE CRATEÚS – 57 ANOS"