‘Desumano com quem precisa’, diz vítima de anúncio falso de emprego no RJ
Dezenas de desempregados que madrugaram em uma fila após serem enganados com um falso anúncio de empregos em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, disseram estar indignados com toda a situação.
“Fiquei frustrada porque peguei dinheiro emprestado pra poder vir aqui, me endividando ainda mais e chegar aqui e acontecer isso. Eu acho desumano com quem precisa. É uma falta de amor ao próximo”, desabafou Jaqueline Pessanha, que está desempregada há quatro anos.
Também em busca de uma oportunidade, Amanda Carvalho passou pela mesma situação.
“Cheguei aqui e fiquei chateada depois de ter pegado mais de uma hora de trânsito nessa Alameda, saí de casa cedo, peguei dinheiro com a minha mãe porque eu não tinha. É uma revolta enorme”, lamentou Amanda.
Érica Ferreira Machado foi uma das pessoas que chegaram à fila às 4h.
“Eu fiquei sabendo por uma mensagem de áudio no WhatsApp. Minha mãe passou para mim, eu passei para as minhas primas, e assim foi”, lembra. “No Facebook eu até não acredito muito. Mas no WhatsApp? Mandando vir para cá? Eles dão o endereço, eles dão a data! É muita sacanagem com o povo!”, revoltou-se Érica.
“É muita perversidade! Tem gente que não tem comida em casa, paga passagem e vê uma falsidade dessa?”, indigna-se Ana Cláudia Ferreira de Souza.
Falso anúncio
Áudios que circulavam por WhatsApp esta semana davam conta da inauguração de uma suposta sede do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ) na Avenida Feliciano Sodré.
“Quem tiver desempregado na sua família, manda pro Sine Niterói, a inauguração vai ser sexta-feira, dia 16, na rua da rodoviária, oito da manhã. Eu não vou ‘tá’ lá. Eu trabalho na matriz, eu trabalho na sede, lá no Rio. Manda a galera pra cá porque tem muito emprego, muito emprego. Manda todo mundo pra cá. Sexta-feira, dia 16 de agosto, levar todos os documentos. Eu não vou tá lá, mas vai ter muita vaga de emprego, manda a galera toda pra lá”, dizia um dos áudios.
Paralelamente, postagens no Facebook afirmavam haver cerca de 1.500 vagas na nova unidade.
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais afirmou tratar-se de uma informação falsa.
“Nós não temos neste presente momento nenhum Sine sendo inaugurado [em Niterói]”, disse Ana Asti, subsecretária de Emprego e Renda, ao Bom Dia Rio.
“Estou muito sensibilizada. Realmente é uma falta de respeito com a população. Esse tipo de informação mexe com a vida das pessoas”, afirmou Ana.
Somente às 7h15, quando um funcionário da Prefeitura de Niterói chegou ao endereço e avisou às pessoas que não haveria inauguração, a fila se desfez.
Desemprego no RJ
Dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo IBGE mostram que, no RJ, 1,3 milhão de pessoas estão sem ocupação – quase a metade, 500 mil, procura emprego há mais de dois anos.
O levantamento também mostrou que a renda média do morador do RJ está praticamente estagnada. No ano passado, era de R$ 2.612; este ano, foi para R$ 2.702.
Be the first to comment on "‘Desumano com quem precisa’, diz vítima de anúncio falso de emprego no RJ"