Enquanto o presidente americano Donald Trump e o Irã trocam ameaças comerciais, navios como o USS Whirlwind estão na linha de frente dos crescentes atritos, patrulhando os canais estratégicos do Golfo Pérsico.
Aqui, as embarcações da Marinha Americana aproximam-se dos navios iranianos diariamente.
“Se nós os vemos e eles fazem contato, nós apenas lhes dizemos que somos um navio de guerra da coalizão. É apenas um diálogo profissional normal”, disse o tenente-comandante Yilei Liu, comandante do navio. “Todo mundo está apenas tentando entender o que os outros estão fazendo”.
Um barco de patrulha de 178 pés, o Whirlwind é um dos 21 navios destacados com a 5ª Frota dos EUA em Manama, Bahrein, que realiza vigilância e operações como embarque e busca de embarcações suspeitas. O objetivo declarado da missão é garantir a liberdade de navegação e comércio em um dos canais mais vitais do mundo.
No mês passado, quando minas de limpet foram detonadas em dois petroleiros no Golfo de Omã, forçando as tripulações a abandonar os navios enquanto espessas nuvens de fumaça negra surgiam no ar, a Marinha dos EUA respondeu aos apelos de socorro. Esses incidentes ocorreram depois que as autoridades dos Emirados Árabes Unidos disseram que quatro navios haviam sido sabotados no porto de Fujairah, nos Emirados Árabes Unidos.
Os Estados Unidos culparam o Irã pelos ataques. O Irã nega a responsabilidade.
Os incidentes aconteceram em um cenário de crescente atrito entre Teerã e Washington depois que o governo Trump retirou-se do acordo nuclear no ano passado e voltou a impor sanções econômicas ao Irã. Na segunda-feira (8), o Irã ultrapassou o limite máximo de enriquecimento de urânio estabelecido pelo acordo de 2015 que Teerã negociou com os Estados Unidos e as potências mundiais, segundo um porta-voz da Organização de Energia Atômica do Irã.
O Pentágono enviou cerca de 2.500 soldados adicionais para a região do Golfo Pérsico no mês passado, citando informações de que o Irã estaria planejando prejudicar os interesses dos EUA. A demonstração de força incluiu o envio de um porta-aviões e um navio de assalto anfíbio.
De todos os seus recursos militares, a Marinha é o elemento de dissuasão mais visível dos Estados Unidos.
Liu não entrou em detalhes sobre a proteção adicional de força implementada nos últimos meses. “Estamos basicamente prontos para responder a qualquer tipo de ação adversária regional”, disse Liu, de San Diego, cujo comando do Whirlwind é seu primeiro depois de 13 anos na Marinha. “Somos treinados para defender o navio, somos treinados para lutar e estamos prontos para lutar. Estamos preparados para agir, se necessário, contra quaisquer ameaças na região”.
Apesar do drama dos últimos meses, para os marinheiros que patrulham a via marítima, a rotina é normal.
Em um dia de calor na semana passada, o Whirlwind deixou o porto de Manama para realizar um exercício conjunto com seu navio irmão, o USS Hurricane.
O Whirlwind navegou a uma velocidade de 32 nós, passando por tradicionais barcaças de madeira e petroleiros. Um quinto do petróleo do mundo passa pelo Estreito de Ormuz, onde as rotas de navegação se limitam a apenas alguns quilômetros de extensão.
Uma grande parte da missão do barco de patrulha é a vigilância, disse Liu. “Nós olhamos o que as pessoas estão fazendo, padrões de vida”.
O Whirlwind é um dos menores navios da Marinha dos EUA, e todos os quatro oficiais e 26 marinheiros precisam trabalhar a bordo. Por exemplo, o especialista em culinária Jonathan Osuna, que sob o convés cozinha espaguete e almôndegas ao som de Frank Sinatra, também leva o navio ao porto.
“Porque somos tão pequenos, praticamente todo mundo faz de tudo”, disse o tenente Erik Anastos, oficial de operações, de Arlington, Virgínia.
Após o hasteamento de uma enorme bandeira americana, a tripulação é ordenada a estar “pronta para ação adversária”, ocupando as estações de armas que incluem quatro metralhadoras montadas e um sistema de mísseis Griffin. Eles vestem seus capacetes e proteção corporal.
“Quando operamos as estações de armas, toda a equipe se envolve de alguma forma”, disse o tenente Austin Nodolf, oficial de armas. “As pessoas que lidam com as linhas, os homens de TI, basicamente todo tipo de pessoal opera as torres de artilharia”.
Na parte de trás do navio há um convés de barco com largura de sete metros, que pode deslizar na água para que a tripulação possa embarcar em outros navios. Mas a única vez que ele foi usado nos últimos meses foi em uma missão humanitária em cooperação com a marinha do Qatar. A tripulação trabalha em coordenação com as marinhas aliadas na região, incluindo do Bahrein, Iraque, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.
O navio passa no máximo dez dias em patrulha fora do porto a cada vez. No meio tempo, a tripulação realiza exercícios de rotina.
A temperatura em Manama tem ficado em torno de 43 graus Celsius. Mas no convés do navio de quatro motores, o termômetro atinge 48,8 graus Celsius. Assim, embora tenha havido uma perspectiva crescente de hostilidades com o Irã, o desafio mais imediato é o calor, de acordo com o médico José González, do Texas, que tem a tarefa de lidar com qualquer questão de saúde a bordo.
“Estamos fazendo a mesma coisa que sempre fazemos”, disse Gonzalez. “Nada mudou.”
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