Quem pode substituir Joaquim Levy na presidência do BNDES

"| Foto: Leo Pinheiro/Valor

Com a saída de Joaquim Levy da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), anunciada na manhã deste domingo (16), o governo federal ainda não anunciou quem irá ocupar o cargo. Levy entregou sua carta de demissão após ser criticado publicamente pelo presidente Jair Bolsonaro, que disse que ele estava “com a cabeça a prêmio há algum tempo”.

Segundo informações divulgadas pelos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, cinco nomes são cotados para substituir Levy na presidência do BNDES. Veja quem são eles:

Salim Mattar

Atual secretário especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, Salim Mattar iria para o BNDES para levar à frente uma das ideias que vêm sendo aventadas, de que o banco passe a ser o responsável por tocar as privatizações do governo. A avaliação é de que, com a redução do tamanho do banco na concessão de crédito, ele perdeu a relevância que tinha para o fomento da economia. Dono da Localiza, maior empresa de aluguel de carros do Brasil, Mattar foi convidado a integrar o governo pelo ministro Paulo Guedes.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-14.png

Solange Vieira

Funcionária de carreira do BNDES, Solange Vieira foi diretora-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) durante os governos Lula e Dilma Rousseff. Seu nome ganhou força porque, inicialmente, o governo busca uma solução interna para a saída de Levy.

Geraldo Bubniak

Carlos Alexandre da Costa

Também indicação direta de Paulo Guedes, o economista Carlos Alexandre da Costa participou da elaboração do plano econômico da campanha de Bolsonaro e assumiu neste ano a Secretaria de Produtividade e Emprego. Ela já foi diretor de planejamento, crédito e tecnologia do BNDES em 2017, durante a gestão Michel Temer.

“| Gazeta do Povo”

Gustavo Franco

Ex-presidente do Banco Central e integrante da equipe responsável por elaborar o Plano Real durante o governo Fernando Henrique Cardoso, Gustavo Franco assumiu recentemente a presidência do conselho do BNDES. “A primeira missão é solidificar o novo jeito de refletir e decidir sobre o destino da organização”, afirmou antes de tomar posse. Ele é filiado ao Partido Novo.

“| Eduardo Almeida”

Carlos Thadeu de Freitas Gomes

Ex-diretor financeiro do BNDES de agosto de 2017 até o fim da gestão Michel Temer, Carlos Thadeu de Freitas Gomes voltou recentemente ao banco como conselheiro, nomeado por Gustavo Franco.

Confira matéria do site Gazeta do Povo.

Be the first to comment on "Quem pode substituir Joaquim Levy na presidência do BNDES"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*