Rafael Moraes Moura e Amanda Pupo
Estadão
O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, disse nesta quarta-feira (12) que a operação trouxe um novo padrão “jurídico” e de “natureza ética” e que isso não é suscetível de qualquer retrocesso.
A fala de Fachin ocorre após o site “The Intercept” Brasil publicar o conteúdo vazado de supostas mensagens trocadas pelo então juiz federal Sergio Moro, e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.
UMA REALIDADE – Esta é a primeira vez que Fachin se manifesta publicamente sobre o tema. “A Lava Jato é uma realidade e não acredito que esta realidade venha a ser afastada por qualquer circunstância conjuntural”, disse Fachin nesta quarta-feira.
“A operação trouxe um novo padrão normativo, jurídico, portanto, e também de natureza ética ao Brasil e à administração pública. Tenho confiança plena que isso não é suscetível de qualquer retrocesso”, completou o ministro.
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O ministro Edson Fachin, que é um homem decente e está desambientado no Supremo, onde a maioria conspira para libertar Lula e inviabilizar a Lava Jato, deu uma declaração coerente com a realidade. Não será possível destruir a Lava Jato e cancelar as condenações, com base no lobby montado para atacar Moro e Dallagnol. O máximo que se vai conseguiu e libertar Lula e isso pode acontecer no próximo dia 25, quando a Segunda Turma terminará de julgar o recurso em que a defesa acusa Moro de agir com imparcialidade. A investida contra Moro e Dallagnol, às vésperas desse julgamento parece ser coincidência, mas não é. Depois voltaremos ao assunto, que é importantíssimo. (C.N.)
Be the first to comment on "Lava Jato não é suscetível de qualquer retrocesso, diz Fachin sobre ataques a Moro"