A escalada do dólar nos últimos dois meses e as baixas expectativas em relação à retomada da economia em 2019, entre outros fatores, não abalaram os planos da Arcos Dorados, operadora do McDonald’s na América Latina. Dos R$ 1,25 bilhão em investimentos anunciados ainda em 2017 para os países da região, 60% vêm sendo aplicado no Brasil, segundo o vice-presidente de comunicação corporativa e relações com investidores da Arcos Dorados, David Grinberg.
“Esse valor está sendo destinado à expansão e modernização das unidades no Brasil, que contam com nova arquitetura e design e trazem mais interatividade a partir da implantação de totens de autoatendimento, menu board digital e tablets nas mesas”. As mudanças, segundo ele, fazem para de um projeto global “que traduz a visão McDonald´s do futuro”. “Hoje, já são mais de 200 restaurantes neste novo conceito no país”, explica Grinberg.
No total, o Brasil tem 968 restaurantes da rede, sem contar outros pontos de venda, como quiosques, e que fazem do McDonald’s a terceira maior franquia do país, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising.
De fato, o McDonald’s está investindo pesado em tecnologia. Ainda em março deste ano, a gigante do fast food fez sua maior aquisição em 20 anos: a da Dynamic Yield, startup de inteligência artificial que vai ajudar o McDonald’s a adivinhar o que o cliente quer comer antes mesmo que ele faça o pedido.
A meta ousada de abrir 18 mil vagas neste ano, 20% a mais do que a abertura de postos registrada em 2018, está mantida. “Mais do que isso, nosso compromisso como empregador é dar a oportunidade para que os jovens brasileiros encontrem e identifiquem no McDonald’s a oportunidade de ingressar em um trabalho formal. 90% das nossas equipes são formadas por pessoas com menos de 25 anos e um de nossos principais objetivos é continuar investindo em projetos e parcerias em prol da educação e capacitação profissional dos jovens em toda a América Latina”. A maioria das vagas previstas é de atendente de restaurante, mas também há sempre programas de estágio e outras oportunidades.
A desvalorização cambial do real e do peso argentino, além da operação problemática na Venezuela, tem tido um efeito significativo nos resultados da Arcos Dorados. Se considerada a variação cambial, a receita da operadora no primeiro trimestre de 2019 caiu 14% na América Latina em relação ao último trimestre de 2018, para US$ 731 milhões, e 6,6% no Brasil, para US$ 340,8 milhões. Sem essa variação, a receita teve alta de 12% na AL e 8,6% no país.
Ainda assim, o lucro registrado no período foi expressivo: US$ 12,2 milhões em todos os países onde a Arcos Dorados atua, um resultado 24 vezes maior do que no mesmo período de 2018. Por isso, também, o fôlego para manter os planos, sem deixar de olhar para a realidade do consumidor brasileiro. É aí que entram as promoções e as ações de marketing coordenadas nacionalmente.
Neste mês de maio, McDonald’s, Burger King e, mais tarde, Subway, estão travando uma verdadeira guerra de promoções. O Burger King foi o primeiro, ainda em 2017, a lançar pela primeira vez a promoção dos dois hambúrgueres por R$ 15. No fim do ano passado foi a vez do McDonald’s fazer o mesmo, a R$ 14,90, com dois de seus clássicos. O último a entrar na briga foi o Subway, com dois sanduíches a R$ 14,90.
“Nossa decisão de fazer promoções é parte de uma estratégia de estar ao lado do cliente que quer fazer suas refeições no McDonald’s. Em 2016, por exemplo, quando o país passava por um momento econômico bastante desafiador, lançamos a linha premium Signature. O que muitos acreditavam ser uma estratégia ruim, se mostrou um dos nossos grandes acertos dos últimos anos. Atendemos os clientes que queriam um produto mais indulgente, aquele que queria um sanduíche mais ‘gourmet’ – mas estava com o dinheiro mais curto – e, também, antigos clientes que não frequentavam mais os nossos restaurantes”, explica Grinberg.
Durante a conferência de divulgação de resultados, em maio, os diretores da Arcos Dorados revelaram que essas campanhas fortemente coordenadas ajudaram a elevar em 6,8% as vendas das unidades com mais de um ano de operação. No caso do Subway, a promoção tem ajudado a aumentar as vendas dos franqueados da rede em 31%.
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