Maior equipamento hoteleiro do Cariri por mais de uma década, o hotel, que teve seu nome alterado pela antiga empresa que o administrava, segue com rumo indefinido. Sua construção foi um marco para a economia da cidade,
Apesar de já ser bastante conhecida e visitada por turistas e romeiros de todo o País, até o início da década de 1970, Juazeiro do Norte ainda não dispunha de um hotel moderno, amplo, e confortável como a própria cidade vizinha de Crato. Por isso, a construção do Hotel Municipal, inaugurado em 22 de julho de 1972, foi um marco na gestão do prefeito Orlando Bezerra de Menezes. Erguido no coração da cidade, em frente à Praça Padre Cícero, o prédio completou, na última semana, seis meses fechado desde que a Prefeitura reassumiu a sua gestão e segue sem definição para uso.
Com a finalização do Termo de Acordo com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, a gestão municipal conseguiu reaver o equipamento, em outubro do ano passado, após 10 anos sob administração da SR Empreendimentos, que rebatizou o prédio para Cariri Plaza Hotel. Depois disso, o local passou por avaliações da Coordenação de Patrimônio, com acompanhamento jurídico.
Hoje, o Hotel Municipal conta com três guardas civis municipais fazendo a sua vigilância enquanto aguarda o prefeito Arnon Bezerra definir seu destino. “Temos a ideia de trabalhar como hotel-escola. Há uma experiência como a de Guaramiranga. Acho que temos essa carência. Isso poderia qualificar ainda mais o Município como destino turístico. Atualmente, a região já conta com mais de 10 mil leitos”, explica o secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro, Júnior Feitosa.
O “plano B” é o prédio voltar a ser cedido para a iniciativa privada, porém, “precisa de alguém com capital forte para investir, porque está bastante deteriorado”, pondera o secretário. Segundo Feitosa, o prédio foi entregue com a parte elétrica “comprometida”, como classificou. “Os móveis são arcaicos. Precisa refazer a parede, a pintura”, descreveu. Mesmo diante de toda indefinição, a ideia é que o equipamento, devido ao apelo histórico que representa, continue na área de turismo e não seja cedido para empreendimentos de outro setor.
História
A construção do Hotel Municipal esteve correlacionada com a do Terminal Rodoviário Intermunicipal, onde hoje funciona o Colégio Militar. A ideia era consolidar uma estrutura urbana para o acolhimento dos romeiros, além de garantir pujança ao turismo da cidade. E deu certo. Personalidades como Pelé, Renato Aragão, Roberto Carlos, Nelson Gonçalves e Luiz Gonzaga já se hospedaram no hotel que foi um marco para Juazeiro do Norte.
JUAZEIRO
Be the first to comment on "Histórico Hotel Municipal de Juazeiro completa seis meses fechado"